Submissão de Trabalhos


1. DIRETRIZES GERAIS PARA A SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL EM GT

1.1. Os Grupos de Trabalho (GT) serão os espaços para a comunicação oral e discussão de pesquisas concluídas, ou em desenvolvimento, relacionadas aos temas do evento.

1.2. Os 9 GTs existentes que possuem temáticas pertinentes à educação foram criados a fim de acolher a diversidade de pesquisas que integram o meio acadêmico.

1.3. Serão oferecidas até dez (10) vagas por GT para comunicações orais de estudantes e/ou egressos da pós-graduação stricto sensu, e mais quatro (04) vagas para estudantes de graduação ou graduados, estes últimos com a obrigatoriedade da coautoria de orientadores. Em caso de não preenchimento das quatro vagas para estudantes de graduação, estas podem ser ocupadas por comunicações de estudantes de pós-graduação stricto sensu.

1.4. O prazo para a inscrição de resumos expandidos nos GTs é de 26 de agosto de 2019 a 23 de setembro de 2019. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail coloquiodiscente@gmail.com. A avaliação dos mesmos será feita pelos coordenadores de GT de 16 de setembro a 29 de setembro. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail específico do GT escolhido. A divulgação das comunicações orais aceitas será realizada partir de 30 de setembro.

1.5. Cada trabalho poderá contar com um autor e no máximo dois coautores. Autores e coautores devem estar inscritos no evento, tanto na modalidade pós-graduação como na graduação.

1.6. Cada participante poderá inscrever apenas um (1) resumo expandido com comunicação oral no evento na condição de autor ou coautor. A exceção neste caso se aplica aos professores orientadores de estudantes de graduação e pós-graduação que optarem por inscrever mais de um trabalho em coautoria de diferentes orientandos.

1.7. O tempo máximo para comunicação oral de cada trabalho em GT será de 15 minutos.

1.8. Sugerimos que os participantes que desejarem utilizar recursos visuais tragam sua apresentação salva em pendrive no formato PDF.

1.9. A relação final dos resumos selecionados para comunicação oral será divulgada na página oficial do evento até a data de 30 de setembro.

1.10. Os GTs que não receberem o número mínimo de três (03) inscrições, até a data prevista no cronograma, serão cancelados. Os resumos submetidos serão realocados em outros GTs que envolvam temáticas similares, de acordo com critérios da comissão organizadora.

1.11. Os GTs ocorrerão na data de 09 de outubro de 2019, com duas modalidades de horários: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, sendo que, pela manhã, apresentam, no máximo, 8 trabalhos por GT e, à tarde, apresentam, no máximo, 6 trabalhos por GT.

1.12. Não haverá devolução dos valores das inscrições por desistência ou ausência dos autores.

1.13. Os certificados de participação serão disponibilizados na página https://www.ucs.br/site/extensao/, no campo Certificados On-line. No caso de submissão de trabalhos, os certificados serão fornecidos somente aos participantes que realizarem comunicação oral.

1.14. Dúvidas podem ser esclarecidas por intermédio do e-mail do evento: coloquiodiscente@gmail.com.

1.15. Os e-mails para o envio dos resumos são os seguintes, de acordo com cada GT:

GT1 - Violências e cultura de paz
gt1pluralidade@gmail.com

GT2 - Hospitalidade: migrações e etnias
gt2hospitalidade@gmail.com

GT3 - Pluralidade: o outro e suas diferenças
gt3culturadepaz@gmail.com

GT4 - Educação sensível, arte e cultura
gt4educacaosensivel@gmail.com

GT5 - Desafios éticos e políticos na docência
gt5desafioseticos@gmail.com

GT6 - Histórias, memórias e políticas educacionais
gt6historias@gmail.com

GT7 - Movimentos sociais e economia solidária
gt7movimentossociais@gmail.com

GT8 - Tecnologia e inovação
gt8tecnologia@gmail.com

GT9 - Expressões artísticas da linguagem
gt9expressoesartisticas@gmail.com

2. NORMAS PARA A PRODUÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

2.1. O IV CEDU preconiza, exclusivamente, a submissão de comunicações em Grupo de Trabalho no formato de resumos expandidos, os quais, ao término do evento, serão publicados nos Anais do IV CEDU. Cada trabalho poderá ser inscrito em 01 (um) GT, que deverá ser indicado no momento da submissão. Os trabalhos serão selecionados e agrupados pelos(as) coordenadores(as) dos GTs, conforme os critérios estabelecidos por eles.

2.2. O resumo expandido da comunicação deverá conter os seguintes itens: introdução (tema e problema da pesquisa), objetivo (o que se pretendeu), relação clara com o GT escolhido, orientação teórica (abordagens, teorias e conceitos que guiaram a pesquisa), método (como procedeu), resultados (a que chegou) e conclusões (reflexões geradas). Os itens não precisam estar no texto sob a forma de subtítulos, desde que sejam desdobrados no corpo da escrita.

2.3. O resumo expandido deverá apresentar: a. Título (máximo de 15 palavras, em negrito e centralizado, com letras maiúsculas); b. Nome(s) do(s) autor(es), seguindo a ordem de maior titulação para a menor.

3. O resumo deverá ser constituído por, no mínimo, 1.200 e no máximo 1.500 palavras (contando título, resumo, palavras-chave e referências). As palavras-chave deverão ser de, no mínimo, três (3) e, no máximo, de cinco, (5). A indicação do Grupo de Trabalho (GT) deverá ser apresentada ao final de todo o trabalho (não entrando para a contagem de palavras).

2.4. Os arquivos deverão ser, obrigatoriamente, salvos na extensão doc ou docx, assim como digitados em programa de editor de texto no padrão Microsoft Office Word, com fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1.5, justificado; e margens: superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm.

2.5. A autoria (nome completo) deverá vir abaixo do título, à direita e em caixa alta (letras maiúsculas). Em nota de rodapé (asterisco) devem ser colocadas as respectivas informações sobre: titulação, filiação institucional, grupo de pesquisa (quando houver), agência financiadora (quando houver) e e-mail.

2.6. Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas.

2.7. Nos corpos dos textos não deverão conter figuras, imagens e/ou quadros agregados.

2.8. Serão admitidas citações indiretas e as diretas de até três (3) linhas que devem estar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem ser indicadas conforme normas ABNT 6023.

2.9. O uso de notas de rodapé deverá ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (exemplo: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento Simples e texto justificado.

2.10. Caso sejam utilizadas referências no corpo do resumo, elas deverão ser colocadas no final do texto e de acordo com as regras ABNT (norma 6023).