Grupos de Trabalho



GT1: Educação e (auto)transformação: bem comum, autonomia, inovação e novos futuros.

Este GT acolhe estudos, pesquisas e práticas sobre a educação fundamentada nos direitos humanos, entendendo o ensino e a aprendizagem como resultados de esforços sociais compartilhados, que buscam construir caminhos coletivos sustentáveis, por meio da reconstrução das relações das pessoas reciprocamente, com o planeta e com a tecnologia, alterando rumos e reimaginando futuros.

Coordenadores Nilda Stecanela, Danilo Romeu Streck, Maria de Fátima Fagherazzi, Lucila Guedes de Oliveira, Sonia Prigol.

GT2: Informação, subjetividade e significação

Este GT acolhe estudos, pesquisas e práticas com base na contextualização da importância da relação entre informação, subjetividade e significação na área da Educação. Discussão sobre as inter-relações entre eles e seu impacto no processo educativo. Práticas educacionais que promovem a reflexão sobre a informação, a subjetividade e a significação. Estratégias pedagógicas para desenvolver a consciência crítica em relação a esses conceitos e o debate sobre a integração desses elementos no currículo escolar. O papel das tecnologias e mídias digitais na formação da subjetividade e na atribuição de significado à informação. Reflexão sobre o uso ético e responsável das tecnologias no contexto educacional. Desafios enfrentados na promoção de uma educação que considere a interação entre informação, subjetividade e significação.

Coordenadores Geraldo Antonio de Rosa, Marcus Comandulli, Antonio Paulo Valim Vega, Fabiana Perotoni, Robélia Aragão da Costa.

GT3: Diferença, linguagens e acolhimento

Este GT acolhe estudos, pesquisas e práticas que sejam convergentes com as perspectivas dos seguintes temas: Diferença, Linguagens e Acolhimento. Dialogando com as interseccionalidades de raça/etnia, classe, gêneros, sexualidades e demais marcadores sociais, pensando em como a educação pode contribuir para uma reflexão acolhedora e integradora através da diversidade de pensamentos e da pluralidade de sujeitos. O objetivo deste GT é promover momentos de diálogos, fomentar reflexões e compartilhar experiências com discentes, docentes e pesquisadores acerca dos temas listados.

Coordenadores Jefferson Pereira de Almeida, Flávia Brocchetto Ramos, Rudson Adriano Rossato da Luz, Thailise Fontoura Brandolt da Rocha, Andréa Wahlbrink Padilha da Silva

GT4: Processos educacionais, gestão e pertencimento

Este GT tem por objetivo ampliar espaços de interlocução e reflexão sobre as pesquisas relacionadas aos processos educacionais, gestão e pertencimento, acolhendo estudos, pesquisas e práticas que evidenciem os processos educacionais que englobam a elaboração de currículos, avaliação, desenvolvimento de habilidades e estratégias pedagógicas que atendam as necessidades dos alunos. A gestão no contexto educacional diz respeito à administração e coordenação de todos os recursos e atividades, bem como supervisão e organização de pessoal. Entendemos o pertencimento como o sentimento de integração e acolhimento de indivíduos no território escolar, que pode ser incentivado por práticas inclusivas, respeito à diversidade, e a promoção de relações positivas e colaborativas. Sendo assim, contempla debates acerca das aprendizagens, metodologias de ensino, gestão das instituições de ensino e inclusão nas relações educacionais.

Coordenadores: José Edimar de Souza, Cláudia Bisol, Agenor Lopes Filho, Odair Camatti, Andressa Abreu da Silva, Camila Pellizzer.

GT5: Cultura digital, docência e protagonismo discente

Este GT tem por objetivo promover o diálogo entre estudantes, docentes e pesquisadores (as), acolhendo assim a comunicação de estudos, pesquisas e práticas na área da educação que tenham como temas a cultura digital, a docência e o protagonismo discente no cenário educacional contemporâneo.

Coordenadores: Cristina Pescador, Cristiane Backes Welter, Paulo Pasqual, Leonardo Poloni, Roberto Oliveira Jr.