Este GT acolhe estudos, pesquisas e práticas sobre a educação fundamentada nos direitos humanos, entendendo o ensino e a aprendizagem como resultados de esforços sociais compartilhados, que buscam construir caminhos coletivos sustentáveis, por meio da reconstrução das relações das pessoas reciprocamente, com o planeta e com a tecnologia, alterando rumos e reimaginando futuros.
Coordenadores Nilda Stecanela, Danilo Romeu Streck, Maria de Fátima Fagherazzi, Lucila Guedes de Oliveira, Sonia Prigol.
Este GT acolhe estudos, pesquisas e práticas com base na contextualização da importância da relação entre informação, subjetividade e significação na área da Educação. Discussão sobre as inter-relações entre eles e seu impacto no processo educativo. Práticas educacionais que promovem a reflexão sobre a informação, a subjetividade e a significação. Estratégias pedagógicas para desenvolver a consciência crítica em relação a esses conceitos e o debate sobre a integração desses elementos no currículo escolar. O papel das tecnologias e mídias digitais na formação da subjetividade e na atribuição de significado à informação. Reflexão sobre o uso ético e responsável das tecnologias no contexto educacional. Desafios enfrentados na promoção de uma educação que considere a interação entre informação, subjetividade e significação.
Coordenadores Geraldo Antonio de Rosa, Marcus Comandulli, Antonio Paulo Valim Vega, Fabiana Perotoni, Robélia Aragão da Costa.
Este GT acolhe estudos, pesquisas e práticas que sejam convergentes com as perspectivas dos seguintes temas: Diferença, Linguagens e Acolhimento. Dialogando com as interseccionalidades de raça/etnia, classe, gêneros, sexualidades e demais marcadores sociais, pensando em como a educação pode contribuir para uma reflexão acolhedora e integradora através da diversidade de pensamentos e da pluralidade de sujeitos. O objetivo deste GT é promover momentos de diálogos, fomentar reflexões e compartilhar experiências com discentes, docentes e pesquisadores acerca dos temas listados.
Coordenadores Jefferson Pereira de Almeida, Flávia Brocchetto Ramos, Rudson Adriano Rossato da Luz, Thailise Fontoura Brandolt da Rocha, Andréa Wahlbrink Padilha da Silva
Este GT tem por objetivo ampliar espaços de interlocução e reflexão sobre as pesquisas relacionadas aos processos educacionais, gestão e pertencimento, acolhendo estudos, pesquisas e práticas que evidenciem os processos educacionais que englobam a elaboração de currículos, avaliação, desenvolvimento de habilidades e estratégias pedagógicas que atendam as necessidades dos alunos. A gestão no contexto educacional diz respeito à administração e coordenação de todos os recursos e atividades, bem como supervisão e organização de pessoal. Entendemos o pertencimento como o sentimento de integração e acolhimento de indivíduos no território escolar, que pode ser incentivado por práticas inclusivas, respeito à diversidade, e a promoção de relações positivas e colaborativas. Sendo assim, contempla debates acerca das aprendizagens, metodologias de ensino, gestão das instituições de ensino e inclusão nas relações educacionais.
Coordenadores: José Edimar de Souza, Cláudia Bisol, Agenor Lopes Filho, Odair Camatti, Andressa Abreu da Silva, Camila Pellizzer.
Este GT tem por objetivo promover o diálogo entre estudantes, docentes e pesquisadores (as), acolhendo assim a comunicação de estudos, pesquisas e práticas na área da educação que tenham como temas a cultura digital, a docência e o protagonismo discente no cenário educacional contemporâneo.
Coordenadores: Cristina Pescador, Cristiane Backes Welter, Paulo Pasqual, Leonardo Poloni, Roberto Oliveira Jr.