A Universidade de Caxias do Sul desenvolve atividades no intuito de aglutinar os setores da Instituição que trabalham com as questões ambientais otimizando as ações na área. A Semana do Meio Ambiente é um momento para reflexão e conscientização do papel de cada um na busca do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental. Suas atividades envolvem toda a comunidade universitária e alunos, funcionários e professores da Instituição são chamados a participar da programação.
Neste ano de 2014, designado pela ONU como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, o foco especial da Semana do Meio Ambiente, refere-se à questão da mudança do clima. O objetivo da ONU é levar informações para todo o planeta antecipando a Terceira Conferencia Internacional sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, que será realizada em setembro em Samoa, e estimular um maior entendimento sobre a importânica dessas ilhas e da urgência de protegê-las, tendo em vista seus riscos e vulnerabilidades, particularmente em relação à mudança do clima.
Na palavras do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon ?O Planeta é a ilha compartilhada por todos nós. Devemos nos unir para protegê-la?. Assim é importante reconhecer que todos nós enfrentamos os mesmos desafios e estamos conectados e unidos por um objetivo comum de uma vida próspera e sustentável no planeta Terra. Devemos falar mais alto em solidariedade um pelo outro e, particularmente, pelos cidadãos dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
Vamos participar da Semana do Meio Ambiente, seja organizando campanhas para a limpeza da sua rua ou promovendo iniciativas pela redução do desperdício de alimentos, dias sem carro, diminuição do uso de plástico, exibições de arte, movimentos de plantio de árvores, shows, recitais e apresentações de dança, iniciativas de reciclagem, campanhas online e competições. Toda ação conta. Quando multiplicada por uma comunidade global, o impacto de nossas vozes e ações individuais se torna exponencial.
Promover a consciência ambiental de forma a levar a comunidade acadêmica e o público em geral a fazer uma reflexão sobre sua responsabilidade socioambiental.
Comunidade universitária e público em geral.
Professor Ms. Gilson César Borges de Almeida