Evento Acadêmico

Semana do Meio Ambiente da Universidade de Caxias do Sul - Solo e Sustentabilidade

De 30 de maio a 3 de junho de 2015

A Universidade de Caxias do Sul desenvolve atividades no intuito de aglutinar os setores da instituição que trabalham com as questões ambientais otimizando as ações na área. A Semana do Meio Ambiente é um momento para reflexão e conscientização do papel de cada um na busca do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental. Suas atividades envolvem toda a comunidade universitária, alunos, funcionários e professores da instituição são chamados a participar da programação.

Neste ano a ONU - Organização das Nações Unidas decretou 2015 como o "Ano Internacional dos Solos" e espera que a iniciativa sirva para mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e os perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo. No Brasil, as comemorações sobre o tema estão sendo incentivados pela SBCS - Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, uma das mais antigas e tradicionais sociedades científicas do Brasil.

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo reúne mais de mil pesquisadores de todas as universidades e instituições de pesquisa e extensão do país. Além de promover eventos para circulação dos conhecimentos sobre os solos, a SBCS edita livros, um Boletim Informativo e a Revista Brasileira de Ciência do Solo. "A Ciência do Solo brasileira é uma das mais competentes do mundo e uma referência para solos tropicais na América Latina e África. No entanto, ainda temos ainda dificuldades em sermos ouvidos e inseridos em processos de tomada de decisão para o uso correto dos solos no Brasil", lamenta o pesquisador Gonçalo de Farias, Presidente da SBCS. Estimulando o debate sobre o tema, a SBCS espera que a sociedade brasileira e principalmente gestores públicos, imprensa e formadores de opinião atentem para os problemas causados pela degradação dos solos na economia e no ambiente natural como um todo.

Os solos sustentam não apenas a produção agropecuária, mas também as cidades e empreendimentos industriais como a mineração. "Infelizmente as pessoas só pensam nos solos quando acontecem as tragédias como os deslizamentos de terra causados por chuvas e a contaminação provocadas por excessos de aditivos químicos ou mineração. Ainda assim as informações são apenas factuais e não aprofundam no tema considerando o solo como o meio onde acontecem as tragédias sociais ou ambientais", diz Gonçalo Farias.

A degradação do solo é reconhecida como componente de risco para manutenção da vida no planeta. Enquanto isso, o aumento da população implica em maior demanda por alimentos e matéria prima vegetal. Depara-se assim com o dilema de, ao mesmo tempo, produzir alimentos, reduzir os impactos ambientais causados pelo uso intensivo do solo, recuperar grande parte dos recursos naturais já degradados e, ainda, preservar os sistemas naturais remanescentes.

Programação

Objetivo

Promover a consciência ambiental de forma a levar a comunidade acadêmica e o público em geral a fazer uma reflexão sobre sua responsabilidade socioambiental.

Público-Alvo

Comunidade universitária e público em geral.

Coordenação

Professor Ms. Gilson César Borges de Almeida

Comissão Organizadora

  • Prof. Ms. Gilson Cesar Borges de Almeida
  • Profa. Dra. Luciana Scur
  • Prof. Mario Coser (NUPRA)
  • Profª. Margarete Fátima Lucca ( UCS - Região das Hortênsias)
  • Funcionária Patrícia Batian Alberti

Informações

Central de Atendimento - Galeria Universitária
Telefones: (54) 3218-2800 - (54) 3218-2152 - (54) 3218-2322
Extensaocursos@ucs.br - Conheça a UCS - Endereço das Unidades Universitárias