A SEMANA DO MEIO AMBIENTE da UCS em 2017 ocorre em um período festivo da comemoração dos 50 anos de trajetória da Universidade. Neste tempo a instituição cumprindo o seu papel social vem desenvolvendo e contribuindo para o cuidado com o meio ambiente em todas as suas dimensões, natural, artificial, cultural e do trabalho. Inúmeras pesquisas são realizadas pelos diversos cursos da instituição e servem como sustento e alavanca a impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, do país e do mundo. As atividades da Semana do Meio Ambiente da UCS são fruto das parcerias com as diversas Áreas de Conhecimento da Universidade, grupos de pesquisas que desenvolvem atividades voltadas para o meio ambiente e comunidades em geral. Assim além da programação apresentada são vinculados os links de acesso para os eventos associados os quais incluem exposições, palestras, minicursos, vídeo debates, entre outros. Também é feita a divulgação das atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente desenvolvida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul, bem como as atividades do III AMBIENTUR- Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos que ocorrerá no município de Antônio Prado nos dias 08 a 11 de junho e tem a UCS como instituição organizadora através do Instituto de Saneamento Ambiental-ISAM.
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2017 como o "Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento". A data reconhecerá "a importância do turismo internacional e, em particular, a designação de um ano internacional de turismo sustentável para o desenvolvimento, para promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações". Também busca promover uma "melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo".
De acordo com o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas(OMT), Taleb Rifai - "a declaração pela ONU de 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento é uma oportunidade única para fazer avançar a contribuição do setor do turismo para os três pilares da sustentabilidade -econômica, social e ambiental - aumentando a consciência sobre um setor que é frequentemente subestimado". Segundo ele "temos grande expectativa de prosseguir com a organização e implementação do Ano Internacional, em colaboração com governos, organizações relevantes do Sistema das Nações Unidas, outras organizações internacionais e regionais e todas as outras partes interessadas relevantes". A decisão segue o reconhecimento dos líderes globais na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) de que "um turismo bem concebido e bem gerido" pode contribuir para as três dimensões do desenvolvimento sustentável, para a criação de empregos e para o comércio. A decisão de adotar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento ocorreu em um momento particularmente importante, quando a comunidade internacional adotou a nova Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral da ONU em setembro de 2015. O turismo aparece como meta em três dos novos objetivos globais da ONU.