Evento Acadêmico


Semana do Meio Ambiente - Universidade de Caxias do Sul

Poluição e Resíduos:como buscar a sustentabilidade?

De 3 a 7 de junho de 2019

A Universidade de Caxias do Sul desenvolve atividades no intuito de aglutinar os setores da instituição que trabalham com as questões ambientais otimizando as ações na área, sendo a Semana do Meio Ambiente um momento para reflexão e conscientização do papel de cada um na busca do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental. As atividades da Semana do Meio Ambiente envolvem toda a comunidade universitária. Alunos, funcionários e professores da instituição são chamados a participar das diversas atividades programadas.

Neste ano o tema do dia Mundial do Meio Ambiente é a "Poluição do Ar" e o país que sediará as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho, será a China. Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidade e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.

A cidade sede do evento será Hangzhou, na província de Zheijang. Porém, o governo chinês também se comprometeu a organizar as celebrações em várias partes do país. O anúncio foi feito enquanto ministros do Meio Ambiente de todo o mundo participavam, em março de 2019, do fórum ambiental global de mais alto nível, a Quarta Assembleia da ONU para o Meio Ambiente(UNEA), em Nairóbi, e após a publicação de um relatório de revisão sobre o controle da poluição do ar em Pequim nos últimos 20 anos.

Segundo Joyce Msuya, diretora-executiva interina da ONU Meio Ambiente " a China será uma grande anfitriã global das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019. O país demonstrou liderança no combate à poluição do ar internamente e, agora, pode ajudar a estimular outras partes do mundo a agirem. A poluição do ar é um desafio global e urgente que afeta a todos. A China irá, agora, liderar o impulso e estimular a ação global para salvar milhões de vidas".

O País asiático, com seu crescente setor de energias verdes, emergiu como um líder climático. Metade dos veículos elétricos e 99% dos ônibus elétricos do mundo circulam dentro de suas fronteiras. Ao sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019, o governo chinês poderá mostrar sua inovação rumo a um ambiente mais limpo. Segundo um novo relatório da ONU sobre poluição na Ásia e no Pacífico, a implementação de 25 políticas voltadas para tecnologias poderia resultar na redução de 20% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) e de 45% das emissões globais de metano, o que poderia impedir a elevação da temperatura global em até um terço de grau Celsius.

Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo; a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano; a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030.

Objetivo

Promover a consciência ambiental de forma a levar a comunidade acadêmica e o público em geral a fazer uma reflexão sobre sua responsabilidade socioambiental.

Público-Alvo

Comunidade universitária e público em geral.

Coordenação

Gilson César Borges de Almeida - UCS

Comissão Organizadora

Programação

Dia 5 de junho
19h40min - Peça de Teatro: Não Acaba na Lata - Companhia Teatral "Tem Gente Teatrando"
Local: UCS Teatro - Bloco M

20h30min - Painel: Resíduos Sólidos e Sustentabilidade
Painelistas: Neide Pessin (Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias); Nilva Lúcia Rech Stédile (Área do Conhecimento de Humanidades) e Emerson Rodrigues da Silva (Área do Conhecimento de Ciências da Vida)

Dia 3 de junho
Das 18h30min às 21h20min - Exposição: Alternativas para Compostagem de Lixo Orgânico
Organizador: Phillipe Dummer - Técnico em Meio Ambiente, Sócio na Energia Natural-Soluções em Energias Renováveis e integrante do MARH-Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias.
Local: Hall de entrada do Campus Universitário da Região das Hortênsias

Dia 4 de junho
Das 18h30min às 21h20min. - Exposição: Equipamentos de Energias Alternativas
Organizador:  Phillipe Dummer -Técnico em Meio Ambiente, Sócio na Energia Natural-Soluções em Energias Renováveis e integrante do MARH-Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias.
Local: Hall de entrada do Campus Universitário da Região das Hortênsias

Dia 5 de junho
Das 19h às 20h20min - Distribuição de sementes crioulas pelos participantes do curso - Jardim e Horta Orgânica do Programa UCS Sênior Hortênsias
Local: Hall de entrada do Campus Universitário da Região das Hortênsias

Dia 6 de junho
20h - Palestra*: Meio Ambiente: Perspectivas Futuras - Jackson Muller - Biólogo, doutor em Ecologia, Mestre em Bioquímica
Local: Auditório Campus Universitário da Região das Hortênsias.
* Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Dia 7 de junho
19h40min - Oficina sobre compostagem no Campus

Criação de uma composteira na UCS/CPRA.
Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero.

Composteira: recipiente usado para verter resíduos orgânicos e assim poder reciclar.

Dia 3 de junho
19h40min - Palestra: Alternativas para o Aproveitamento Energético de Resíduos - Adiló Didomênico
Local: Campus Universitário de Vacaria - Campus 2 - Bloco B - Auditório

Informações

Central de Atendimento - Telefone: (54) 3218-2145
Extensaocursos@ucs.br - Conheça a UCS - Endereço das Unidades Universitárias