O Seminário Expansão e Estabilidade na Alvenaria integra as atividades do Projeto Expansão por Umidade (EPU) em Blocos Cerâmicos, desenvolvido no Instituto de Materiais Cerâmicos da Universidade de Caxias do Sul e faz parte do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em parceria com a Universidade de Caxias do Sul.
Iniciado em 2013, este projeto tem como objetivos gerais a qualificação do uso dos recursos minerais existentes, a seleção de matérias primas adequadas para minimizar a EPU, a garantia de desempenho durante a vida útil do produto acabado e a capacitação do Rio Grande do Sul como polo de inovação da indústria cerâmica.
O Seminário visa compartilhar com os profissionais, empresários e estudantes da área da Engenharia e Arquitetura os conhecimentos sobre Expansão por Umidade (EPU), termo técnico que designa a dilatação apresentada por materiais cerâmicos quando em contato com a água na forma líquida ou de vapor. A EPU é um efeito indesejado na construção civil, pois a água adsorvida ao longo do tempo de vida útil desses materiais pode causar danos irreversíveis à estabilidade na estrutura das edificações.
Coordenação - Prof. Dr.-Ing. Robinson Carlos Dudley Cruz - Diretor do Instituto de Materiais Cerâmicos - IMC/UCS e coordenador do Projeto Expansão por Umidade (EPU) em Blocos Cerâmicos.
Inscrições - Até 5 de outubro.
Local - Auditório do Centro de Eventos da Prefeitura de Bom Princípio - Av. Guilherme Winter, 25 - Centro, Bom Princípio-RS
Realização - Instituto de Materiais Cerâmicos IMC/UCS - TECNOUCS
Apoio
Informações - Instituto de Materiais Cerâmicos - IMC/UCS
Telefone (51) 3634-1100 - imc@ucs.br