Evento Acadêmico

Seminário - Redes de Colaboração

Caxias do Sul - Dia 13 de setembro de 2018, no Bloco M, Espaço Corporativo UCS Florense - Campus-Sede.


Inicial

Palestrantes


UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - BRASIL

Maria Emilia Camargo
Possui Licenciatura em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Licenciatura em Administração e Controle pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Bacharelado em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), graduação em Licenciatura em Economia e Mercado pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Realizou Estágio Senior no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal em Georeferenciamento aplicado ao fluxo do conhecimento. Coordenadora do mestrado e doutorado em administração da Universidade de Caxias do Sul, no período de junho de 2012 a julho de 2017. Professora e Coordenadora pela UCS do doutorado em Administração em associação entre a Universidade de Caxias do Sul e PUCRS, no período de junho de 2011 a julho de 2017. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul e Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul. Lidera um grupo de pesquisa (GPMA) sobre Pesquisa Multidisciplinar em Administração, cadastrado junto ao CNPq Pesquisadora do CNPq nível 1-C, no período de 1993-2002. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq- Nivel 2 (2013 a 2016). Pesquisadora de Produtividade do CNPq a partir de 2018. Gestora do Pólo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra. Seus principais interesses de pesquisa são: Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Controle Estatístico de Processo, Inovação Tecnológica, Gestão do Conhecimento, Construção e Validação de Escalas. Meta-análise. Teoria de Resposta ao Item. Modelagem de Redes Neurais. Séries Temporais. Patentometria.

Margarete Luisa Arbugeri
Pós doutoranda na Área de Inovação Social e desenvolvimento de indicadores financeiros e não financeiros. Pesquisadora na área de Contábeis e Administração, atuando em projetos com as Cadeias Produtivas, inovação social, coesão social, gestão econômica e financeira e governança corporativa. Possui doutorado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2015) em associação com a PUCRS, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal) , mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010), especialização em Controladoria pela Universidade de Caxias do Sul (2000), Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul (1996), Graduação em Bacharel em Administração pela Faculdade Anglo Americano de Caxias do Sul (2014). Tem atuação com projetos em cadeias produtivas juntamente com governo do estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, Governo Vêneto e Universidade C'Afoscari, Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Aveiro e CIATEJ, bem como atuado com projetos com a OCERGS e SESCOOP.

UNIVERSIDADE DE AVEIRO - PORTUGAL

Antonio Jorge Fernandes
Doutor em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade de Barcelona (1996 - reconhecido pela UFMG em 2008), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1980). Pesquisador e conferencista em congressos nacionais e internacionais em Economia do Turismo, Economia da Energia, Impactos Econômicos do Turismo, Gestão de Atrações Turísticas, Turismo e Sustentabilidade. Professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro - Portugal. Experiência profissional na gestão acadêmica e administrativa no setor de ensino superior. Pesquisador da Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro - Portugal.

Maria Elisabeth Pereira
Professora auxiliar do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro (Portugal), onde coordena a Mobilidade Internacional, bem como os programas Erasmus + e Campus Europae para estudos de Economia. Ela pertence à unidade de pesquisa do GOVCOPP. É presidente do Comitê de Assuntos de Economia e Administração de Empresas do Campus Europae - European University Foundation. Foi membro e presidente do painel de economia e negócios da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem um Mestrado em Economia (Universidade de Coimbra) e um Doutoramento em Competitividade Empresarial e Económica (Universidade de Aveiro). Ela leciona nos níveis de graduação (1º ciclo) e pós-graduação (2º e 3º ciclo), nomeadamente Economia Monetária, Macroeconomia, Economia Internacional, Estudos Aplicados Económicos, Introdução à Economia, Clusters Industriais e Competitividade e Economia de PME. Ela tem sido supervisor de nacional e internacional de M.Sc. e teses de doutoramento. Ela foi professora visitante em algumas universidades europeias. É autora de várias dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais indexadas, livros e capítulos de livros e relatórios institucionais. Ela também é revisora de periódicos nacionais e internacionais. Em nível de pesquisa, está envolvida em diversos projetos nacionais e internacionais, como coordenadora e pesquisadora, nos campos de competitividade e inovação. Ela está envolvida em vários projetos nacionais e internacionais, como coordenadora e pesquisadora, nas áreas de competitividade e inovação. Ela esteve envolvida como coordenadora e palestrante em várias escolas internacionais de verão, bem como presidente e membro do comitê científico em conferências internacionais.

CENTRO DE INVESTIGACIÓN Y ASISTENCIA EN TECNOLOGÍA Y DISEÑO DEL ESTADO DE JALISCO A.C. (CIATEJ) - MÉXICO

Rogelio Prado Ramírez
Pesquisador em Tecnologia de Alimentos desde 1990 no CIATEJ. Experiência profissional na indústria cervejeira e química (8 anos). Supervisor técnico de pelo menos 45 projetos de P & D; técnico responsável por pelo menos 12 projetos em alimentos e bebidas e projetos de reforço de infraestrutura (Unidade de Monterrey, Zapopan, Merida). Diretor de tese de graduação e pós-graduação. Experiência em processos de conservação e técnicas de separação aplicadas a alimentos e bebidas. Fundraiser CONACYT. Membro do SNI (C) a partir de 1 de Janeiro de 2018. Engenheiro Químico, Mestre em Análise de Sistemas Industrial, Doutorado em Ciências de Biotecnologia Processos em todos da Universidade de Guadalajara. Pesquisa experimental estadia na Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha. Experiência em projetos relacionados à indústria de alimentos e ingredientes, o desenvolvimento em processos, linhas de produção e equipamentos de processo, avaliação e seleção de tecnologias e desenvolvimento de projetos produtivos. Gerente técnico do projeto para fortalecer a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com base em frutas e legumes no estado de Chiapas (sul do México).

Joaliné Pardo Nuñez
Bióloga da Universidade Nacional Autônoma do México, mestre em Ciências do Desenvolvimento Rural pelo Colégio de la Frontera Sur (Chiapas, México) e Ph.D. em pesquisa em ciências sociais, com especialização em sociologia pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais do México. Trabalhou em organizações da sociedade civil em questões de política ambiental, estudos de impacto ambiental, desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade e organização para produção. Seus temas de estudo acadêmico têm sido: o uso de recursos naturais comestíveis não cultivados por comunidades agrícolas indígenas e o estudo do movimento pela soberania alimentar no México, compreendendo aspectos estratégicos e organizacionais. Atualmente colabora com o Laboratório de Prospecção Tecnológica em Alimentos e Nutrição (PROTEAA) com a análise socioambiental das cadeias de valor para materiais agrícolas prioritários na região sul-sudeste do México. Sou candidata ao Sistema Nacional de Pesquisadores do país.

María De Lourdes Flores López
Professor do CONACYT-CIATEJ, vinculado ao Laboratório de Prospecção Tecnológica em Alimentos desde 2016. Doutor em Antropologia pelo Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social (CIESAS-DF). Mestre em Ciências da Saúde com especialização em Nutrição e Nutriologia pela Universidade Metropolitana Autônoma de Xochimilco (UAM-X). Pós-doutorado na Universidade Autônoma do Estado de Morelos (UAEM). Av. Normalistas No. 800 Colinas de la Normal C.P. 44270, Guadalajara, Jalisco.

Ever Sánchez Osorio
Candidato Nacional Enquirer (SNI), pós-doutorado em sociologia (janeiro-agosto de 2015) pelo Instituto de Pesquisa Sociológica da Universidade Autônoma Benito Juarez de Oaxaca (IISUABJO). Doutorado e mestrado em sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Autônoma Benemérita de Puebla (ICSyH-BUAP). Licenciado em sociologia pela Divisão Acadêmica de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Juárez Autónoma de Tabasco (DACSyHUJAT). A pesquisa foi sobre desenvolvimento local e regional, estudos sobre poder, etnia, município, formação do estado, cidadania, governança, movimentos sociais e cotidiano. Analisa os tópicos de prospecção social e tecnológica, sociedade de risco, exclusão digital e sociologia da tecnologia. Participa nos Organismos Acadêmicos "Estudos Políticos" e "Sociedade Rural" do IISUABJO. Como parte de sua atividade acadêmica e de divulgação, participou de vários fóruns nacionais e internacionais, publicou em algumas revistas e escreveu alguns capítulos de livros sobre tópicos específicos. Linhas de pesquisa: vida cotidiana, formação do Estado, governança e cidadania.

Ariel Vázquez Elorza
Doutor em Problemas Econômico Agroindustriais pela Universidade Autônoma de Chapingo, mestre em Administração Pública pela Universidade de Anahuac (Norte), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade do Chile e Engenheiro de Economia Agrícola pela Universidade Autônoma Agrária Antonio Narro. Atuou como Professor de Pesquisa em Tempo Integral no Programa de Gestão da Educação e Políticas Públicas na Unidade Acadêmica Multidisciplinar Zona Huasteca - Universidade Autônoma de San Luis Potosí. É professor do CONACYT-CIATEJ no Laboratório Inter-regional de Prospecção Tecnológica para o desenvolvimento inovador de alimentos e nutrição no CIATEJ. Gerente Técnico do Projeto Nacional de Problemas 1406 CONACYT CIATEJ.

David Israel Contreras Medina
Professor CONACYT - ligado ao Centro de Pesquisa e Assistência em Tecnologia e Design do Estado de Jalisco A.C (CIATEJ), dentro do Laboratório Inter-regional de Prospecção Tecnológica para o Desenvolvimento Inovador de Alimentos e Nutrição (PROTEAA). Doutor em Administração pela Universidade Autônoma de Querétaro. Atualmente desenvolve linhas de pesquisa dentro dos temas de cadeias de valor, gestão do conhecimento e prospecção. Ele participou da construção de mais de 30 projetos no México e atua em 7 deles com base em café, mezcal, polvo e abóbora. Autor de artigos, livros e capítulos de livros e é candidato a pesquisador nacional para o sistema nacional de pesquisadores no México.

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORES DA CUNHA

Fatima Rosane Herber Ortiz
Secretária de Turismo de Flores da Cunha, graduada em Letras Tradutor e em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul, Sommelier Internacional pela UCS/Fisar, Coordenadora da Rota Turística Vales da Serra.

Stella Mari Pradella
Secretária Municipal da Agricultura de Flores da Cunha, graduada em Agronomia pela Universidade de Caxias do Sul
Pós Graduada em Agronegócio pela USP/ Esalq, Secretária do Conselho Municipal de Agricultura de Flores da Cunha.

FECOVINHO / COOPERATIVA VITIVINÍCOLA NOVA ALIANÇA

Helio Luiz Marchioro
Diretor Executivo da FECOVINHO, possui graduação em Tecnólogo em cooperativismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1978) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990).