Evento Acadêmico

Seminário UCS Visitando um Futuro Sem Limites

Caxias do Sul - Dia 26 de julho de 2017


INICIAL

OFICINAS

LEEST - TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE A PLASMA: O QUE SÃO E APLICAÇÕES
A Engenharia de Superfícies consiste em desenvolver processos que confiram as propriedades de serviço desejadas a um determinado material através do controle das características de sua respectiva superfície. Modernamente, tem-se realizado esforços para compatibilizar materiais de baixo custo (ex.: polímeros sintéticos) ou com propriedades especiais (ex.: elevada resistência à fadiga, resposta a estímulos das vizinhanças) com meios nos quais sua aplicação direta é inviável. Os tratamentos de superfície constituem uma importante área na Engenharia de Superfícies. Mais especificamente a utilização de plasma nestes tratamentos promovem eficiência e condições ambientais mais favoráveis à sua aplicação.

PROTOTIPAGEM RÁPIDA: DO COMPUTADOR PARA O MUNDO REAL
A Tecnologia de Prototipagem Rápida consiste na manufatura de peças por meio do processo de adição de materiais. Nessa técnica não existe a necessidade da fabricação de ferramentas intermediárias, nem limitação quanto à geometria da peça, permitindo a fabricação da peça diretamente do modelo digital, ou seja, modelo CAD. Tal técnica é aplicada para diminuição do ciclo de desenvolvimento de produtos, permitindo aos desenvolvedores de produtos verificarem as características físicas da peça, quanto à sua forma final, montagem e testes de laboratório, dependendo da aplicação. Empresas do ramo de design, utilidades domésticas, eletrônica, automobilística, construção civil, etc vem usando tal técnica para diminuição do tempo de desenvolvimento, minimização de erros e lançamento de produtos antes de seus concorrentes.

SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS: UMA APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA INQUIRY BASED LEARNING
A oficina tem por objetivo realizar uma atividade sobre substâncias puras e misturas, utilizando como estratégia a aprendizagem por questionamento - Inquiry based learning. Trata-se de uma sequência didática experimental, na qual os professores participantes poderão replicá-la em suas escolas, com estudantes do 9º ano do ensino fundamental ou 1º ano do ensino médio, evidenciando a aprendizagem ativa e significativa, além de discutir possibilidades de aplicação da estratégia.

MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA: OBSERVAR O QUE OS OLHOS NÃO VEEM
A principal função de qualquer microscópio é tornar visível ao olho humano o que for muito pequeno para tal. A forma mais antiga e usual é a lupa seguida do microscópio óptico, que ilumina o objeto com luz visível. Mais moderno é o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) que utiliza elétrons para que seja possível observar até a escala manométrica. O MEV se tornou um instrumento imprescindível nas mais diversas áreas: eletrônica, geologia, ciência e engenharia dos materiais, ciências da vida, etc. Em particular, o desenvolvimento de novos materiais têm exigido um número de informações bastante detalhado das características microestruturais só possível de ser observado no MEV.

REOLOGIA: OBTENÇÃO DE ESPUMAS E PEÇAS DE POLIURETANO
Materiais poliméricos vem sendo utilizados em muitas aplicações da vida moderna. Seu uso têm se tornado constante em automóveis, aviões, habitações e muitos outros segmentos. A presente oficina tem como objetivo fazer demonstrações sobre a obtenção de polímeros como o poliuretano. A oficina deverá ocorrer através de exposição de como é possível gerar objetos a partir da polimerização do poliuretano. Pretende-se elucidar como esses materiais são gerados e onde são aplicados no cotidiano. Para tanto está previsto a obtenção de objetos em moldes de silicone e espumas.

ROBÓTICA CRIATIVA
Conceitos de Física e de Lógica que podem ser trabalhados com Robótica Educacional utilizando a Plataforma LEGO. Este tipo de atividade contribui para a consolidação de conhecimentos e interdisciplinaridade, bem como oportuniza e fortalece a convivência, a comunicação e atividades em equipe.