Da mesma maneira que fizemos em nossa vida, os primeiros barulhos serão feitos com boca, com a voz e com o corpo. A medida que formos "crescendo", experimentaremos materiais e seus sons. Construiremos brinquedos sonoros até chegarmos aos instrumentos musicais. As possibilidades são muitas. Existe um roteiro inicial que poderá ser transformado pelo grupo. O certo é que o resultado será de muito movimento, criação e alegria. Faremos muitos barulhinhos bons.
No repertório da infância, movimento e desafio são palavras de ordem e o corpo traduz a capacidade da criança de experimentar, inventar, arriscar e se expressar livremente. Da mesma forma que desafia o corpo na expectativa de atingir seus limites, o faz com as palavras, que se tornam verdadeiros brinquedos. A riqueza da língua materna, a musicalidade da voz falada, a rima, métrica e poesia, a criatividade e inventividade das crianças somadas a uma infinidade de movimentos corporais, compõem a diversidade rítmica do repertório. Nas quadrinhas, parlendas, histórias, adivinhas, trava-línguas e brincadeiras ritmadas, como corda, fórmulas de escolha e brincadeiras de mão, o brinquedo é a palavra, tecida num texto recitado, com rima e metro. Apesar de recitado, apresenta variações de altura, se movimenta por saltos, graus conjuntos ou permanece numa mesma nota, criando um discurso musical variado, com esboços de cadências, marcando ponto de partida, tensão e repouso, bem como a expressividade desse repertório recitado. E deste brinquedo palavra que trataremos nessa oficina. As rodas de verso serão também experimentadas, trazendo a possibilidade de praticarmos a improvisação com as quadrinhas.