Grupos de Trabalho


Grupo de Trabalho 1: História e Políticas

Coordenação: Matheus Wilian de Jesus Reis e Thainá Cristina Guedes
Ementa: O presente grupo de trabalho tem por objetivo promover discussões acerca da história e da política em interface com a educação. Acolhe trabalhos que versem sobre história da educação, políticas para a educação, polarização política, relação educação/escola/sociedade, práticas educacionais no presente, educação crítica e formação política como caminho para a emancipação.
E-mail GT: historiaepolitica.cedu2022@gmail.com

Grupo de Trabalho 2: Inclusão, Gênero, Diversidade e questões Étnico-raciais

Coordenação: Aline Marques Copetti e Eduarda Monteiro de Souza
Ementa: O presente grupo de trabalho acolhe resumos de pesquisas (bibliográficas/empíricas) em andamento ou concluídas, que tragam temáticas convergentes com a Inclusão, Gênero, Diversidade e Questões Étnico-Raciais, dialogando com a interseccionalidade dos marcadores sociais das diferenças, desigualdades, preconceito ou discriminação. Pensando no outro como um sujeito histórico e social, o objetivo deste GT é promover momentos de diálogos, fomentar reflexões e compartilhar experiências com discentes, docentes e pesquisadores acerca dos temas listados.
E-mail GT: gt2cedu2022@gmail.com

Grupo de Trabalho 3: Filosofia

Coordenação: Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju e William Gustavo Machado
Ementa: O GT Educação e Filosofia acolhem pesquisas com temas pertinentes à filosofia da educação. Aqui pretende-se discutir temas relacionados à Ética, Estética, Alteridade, Diálogo, Intersubjetividade, Subjetividade, Filosofia da Diferença, Cultura, Sociedade, entre outras possibilidades que dialoguem com a proposta do GT no que diz respeito à filosofia.
Email GT: gtfilosofiacedu@gmail.com

Grupo de Trabalho 4: Linguagens e Tecnologias

Coordenação: Gislaine Zanotto Rech e Patrícia Bado Auler
Ementa: O grupo de trabalho Linguagens e Tecnologias tem por objetivo a divulgação de estudos e práticas relacionados aos processos educacionais que são vinculados às múltiplas linguagens, em suas diversas áreas do conhecimento, e às diferentes possibilidades do uso das tecnologias digitais na educação. Ou seja, os trabalhos submetidos para esse GT devem contemplar reflexões, contribuições e investigações que visem promover discussões contextualizadas e interdisciplinares no que se refere às linguagens, bem como implicações do uso das tecnologias nos cenários educacionais contemporâneos. Complementarmente, os textos acolhidos pelos GTs também precisam conectar-se com a proposta do presente evento, tratando sobre posicionamentos frente ao metaverso, aos conflitos mundiais ou às eleições presidenciais.
Email GT: linguagensetecnologiascedu22@gmail.com

Grupo de Trabalho 5: Gerações e Processos Educacionais

Coordenação: Eliana Ebbing e Maria Elisabete Fernandes
Ementa: O presente Grupo de Trabalho intitulado Gerações e Processos Educacionais, tem por objetivo acolher pesquisas científicas tecidas no contexto educacional, entrelaçando gerações e processos educacionais por meio do diálogo entre os aspectos sociais que se constitui nas relações educacionais, produzindo conhecimentos e saberes que impulsionem a reflexão sobre a temática, perante o atual cenário pós-pandêmico que se apresenta. Assim, tenciona-se a pesquisa entre os saberes apresentados, buscando alternativas de aprendizagem por meio de um diálogo entre Gerações e Processos Educacionais, tendo como aspecto relevante a pandemia de Covid-19 que alterou as metodologias de ensino e de aprendizagem no mundo inteiro. Tendo como ponto de partida o rigor ético, estético e político nas submissões, evidenciando o compromisso social da pesquisa acadêmica.
Email GT: avalia.gt5@gmail.com