Grupos de Trabalho


GT1: História e Política
Ementa: Ementa: O presente grupo de trabalho tem por objetivo promover discussões acerca da história e da política em interface com a educação. Acolhe trabalhos que versem sobre história da educação, políticas para a educação, polarização política, relação educação/escola/sociedade, práticas educacionais no presente, educação crítica e formação política como caminho para a emancipação.
Coordenadores: Matheus Borsatto, Manuela Ciconetto Bernardi, Eliana Rela e Nilda Stecanela.

GT2: Gênero, Diversidade e Questões Étnico-Raciais
Ementa: O presente grupo de trabalho acolhe trabalhos convergentes com a Diversidade, Gênero e Questões Étnico-Raciais, dialogando com a interseccionalidade dos marcadores sociais das diferenças, desigualdades, preconceito ou discriminação. Pensando no outro como um sujeito histórico e social, o objetivo deste GT é promover momentos de diálogos, fomentar reflexões e compartilhar experiências com discentes, docentes e pesquisadores acerca dos temas listados.
Coordenadores: Joelma Couto Rosa, Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, Eliana Sacramento e Terciane Ângela Luchese.

GT3: Práticas Inclusivas
Ementa: O presente GT acolhe trabalhos que evidenciam estudos e pesquisas sobre práticas inclusivas na contemporaneidade, considerando os desafios frente aos processos educacionais da/na educação básica e superior, visando o protagonismo e valorização de temáticas inclusivas.
Coordenadores: Erisson Emer, Querubina Aurélio Bezerra, Claudia Bisol e Cristiane Welter.

GT4: Filosofia
Ementa:O GT Educação e Filosofia acolhem pesquisas com temas pertinentes à filosofia da educação. Aqui pretende-se discutir temas relacionados à Ética, Estética, Alteridade, Diálogo, Intersubjetividade, Subjetividade, Filosofia da Diferença, Cultura, Sociedade, entre outras possibilidades que dialoguem com a proposta do GT no que diz respeito à filosofia.
Coordenadores: Maria Zilda Valim, Antônio Paulo Valim Vega, Délcio Antônio Agliardi, Evaldo Kuiava e Geraldo Antônio da Rosa.

GT5: Linguagens e Tecnologia
Ementa: O grupo de trabalho Linguagens e Tecnologias tem por objetivo a divulgação de estudos e práticas relacionados aos processos educacionais que são vinculados às múltiplas linguagens, em suas diversas áreas do conhecimento, e às diferentes possibilidades do uso das tecnologias digitais na educação. Ou seja, os trabalhos submetidos para esse GT devem contemplar reflexões, contribuições e investigações que visem promover discussões contextualizadas e interdisciplinares no que se refere às linguagens, bem como implicações do uso das tecnologias nos cenários educacionais contemporâneos.
Coordenadores: Júlia Schenkel, Sabrina Arsego Miotto, Cristina Pescador e Tânia Maris de Azevedo.

GT6: Gerações e Processos Educacionais
Ementa: O presente Grupo de Trabalho intitulado Gerações e Processos Educacionais, tem por objetivo acolher pesquisas científicas tecidas no contexto educacional, entrelaçando gerações e processos educacionais por meio do diálogo entre os aspectos sociais que se constitui nas relações educacionais, produzindo conhecimentos e saberes que impulsionam a reflexão sobre a temática, perante o atual cenário pós-pandêmico que se apresenta. Assim, tenciona-se a pesquisa entre os saberes apresentados, buscando alternativas de aprendizagem por meio de um diálogo entre Gerações e Processos Educacionais. Tendo como ponto de partida o rigor ético, estético e político nas submissões, evidenciando o compromisso social da pesquisa acadêmica.
Coordenadores: Lucinda Arsego, Isadora Alves Roncarelli, Andréa Wahlbrink e Flávia Brochetto Ramos.

GT7: Formação Docente e Docência
Ementa: O presente GT acolhe trabalhos que evidenciam estudos e pesquisas sobre a formação de professores e suas relações com a docência frente aos processos educacionais, educação básica e educação superior na contemporaneidade.
Coordenadores: Flávia Roberta dos Santos, Betânia Maria Lidington Lins, Andréia Morés e Simone Corte Real Barbieri.