A economia de recursos energéticos e naturais com o foco na proteção e preservação do meio ambiente, são demandas mundiais importantes para o desenvolvimento tecnológico sustentável de países emergentes como o Brasil. Tais demandas motivaram a realização do Projeto Aproveitamento de Resíduos de Rochas no Desenvolvimento de Produtos Cerâmico-Poliméricos, na busca por soluções inovadoras para a produção de novos materiais com propriedades otimizadas, que possam ser aplicadas como revestimentos na construção civil.
Realizado no âmbito do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos do RS e do Polo de Inovação Tecnológica do Vale do Caí, o projeto teve aporte de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SDECT-RS). O seu foco está no desenvolvimento e caracterização de materiais compósitos à base de resíduos provenientes do corte de rochas, de construção e de demolição (RDC's). Esses resíduos podem ser utilizados como agregados para a fabricação de corpos cerâmico-poliméricos, que possuam características físico-químicas, mineralógicas, granulométricas e mecânicas adequadas. Tais características auxiliam na seleção de formulações com níveis adequados de atrito, associado ao escorregamento e derrapagem, e de desgaste e abrasão associado à resistência e durabilidade do revestimento.
Geração de produtos inovadores (compósitos cerâmicos-poliméricos), a partir do aproveitamento de resíduos de extração de rochas e da construção civil.
Instituto de Materiais Cerâmicos - IMC/UCS - Telefone (+55 51) 3634-1100 - imc@ucs.br ou mrfsoares@ucs.br.