A beleza da vida é que depois de algum tempo a gente ganha experiência e muitas histórias para contar.

Programa UCS Sênior é notícia

Clique nas imagens para ampliá-las.

Documentário EnvelheSer, com lançamento nacional, aborda as questões do idoso na contemporaneidade.

Produzido em parceria pela UCS TV e o Canal Futura, documentário foi realizado com a participação e o apoio do Programa UCS Sênior - Educação e Longevidade, comemorando também os 25 anos de atuação da Universidade na área do envelhecimento humano.

"A Universidade de Caxias do Sul tem um legado que nos orgulha muito: 25 anos de um trabalho que se articula na pesquisa, no ensino e na extensão na área do envelhecimento humano, um tema que cada vez mais interessa à sociedade". Assim, o professor Delcio Antonio Agliardi sintetizou a trajetória da Universidade de Caxias do Sul na área do envelhecimento humano, durante o evento de comemoração pelos 25 anos do Programa UCS Sênior, que teve como ponto de destaque o pré-lançamento do documentário "EnvelheSer", produzido pela UCS TV em parceria com o Canal Futura, que tem lançamento nacional nesta segunda-feira, 20 de junho, e prossegue até 1º de julho, no programa Sala de Notícias do Canal Futura, às 14h30min e às 20h30min. Produzido longo de 2015, o documentário tem dez episódios, editados a partir da 45 horas de gravação - a edição final tem pouco mais de duas horas - com 70 pessoas, constituindo um mosaico de experiências, relatos, estudos, histórias e lembranças, pesquisas e dados sobre as principais questões que envolvem a população idosa na contemporaneidade.

No evento, realizado na tarde de sexta-feira (17), uma plateia predominantemente de idosos lotou o UCS Teatro para, entre outras atividades, assistir a um dos dez episódios que fazem parte do documentário, justamente o que trata da interação do idoso com as tecnologias digitais. Apresentado pela jornalista e produtora da série, Adriana Antunes, o episódio enfoca as dificuldades e as alegrias dos idosos na utilização de smartphones e redes sociais, com depoimentos de alunos do Programa, professores e pesquisadores da Universidade.

O professor Jacob Hoffmann, diretor do Centro de teledifusão Educativa (CETEL), agradeceu o "apoio imediato" do Canal Futura, a "colaboração total" do Programa UCS Sênior e o "trabalho competente" da equipe da UCS TV que assina o documentário. "Esse documentário é uma imagem qualificada da nossa Universidade que vai para todo o país". Acácio Jacinto, representante do Canal Futura, destacou que o envelhecer é uma temática delicada, que sensibiliza e emociona, mas que é pouco discutida em nossa sociedade. "Desde o primeiro momento, o Canal Futura entendeu a relevância do projeto da UCS TV e se orgulha pela parceria".

A economista Ana Amélia Camarano, pesquisadora do IPEA e sócia honorária da Sociedade Brasileira de Geriatria, convidada para participar do evento, juntamente com a professora Vânia Herédia, coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre o Envelhecimento Humano na UCS, fizeram um intervenção destacando a rápida mudança do perfil demográfico da população brasileira que, de acordo com o censo do IBGE (2013), indica que a população idosa vai passar dos atuais 14,9 milhões para 58,4 milhões até 2060, com a expectativa média de vida do brasileiro passando de 75 anos para 81 anos. Ana Amélia Camarano destacou o perfil heterogêneo da população sênior e a necessidade de ampliar o debate sobre a preparação para a velhice, do ponto de vista individual, mas, principalmente, na perspectiva das políticas públicas que possam facilitar a vida do idoso.

Além de autoridades e representantes de entidades que atuam na área do idoso, de autoridades acadêmicas e gestores, o evento teve participação expressiva dos alunos do programa UCS Sênior. Cerca de 1500 alunos estão matriculados no Programa, nas unidades de Caxias do Sul, Canela e Vacaria. O Programa atende homens e mulheres entre 50 e 95 anos, que, independentemente do nível de escolaridade, estado civil, ou condição socioeconômica têm em comum o desejo de aprender e de envolver-se em ações e projetos que possam ressignificar sua vivência, abraçando novas oportunidades de formação e interação, ao longo da vida. Reafirmando essa premissa, dois grupos de alunos que participam da oficina de "Artes Cênicas: o prazer de interpretar, rir e emocionar" ganharam muitos aplausos da plateia ao apresentar esquetes com uma visão bem humorada do cotidiano dos idosos que frequentam as atividades do Programa.

Em sua intervenção, o reitor Evaldo Kuiava agradeceu a todos que contribuíram para que a Universidade pudesse ter uma trajetória reconhecida na área do envelhecimento humano. Agradeceu também à parceria que possibilitou que o Programa UCS Sênior, a UCS TV e o Canal Futura se unissem para produzir um conteúdo audiovisual "que vai mostrar, em rede nacional, a qualidade das ações desenvolvidas pela Universidade de Caxias do Sul".

Para encerrar, o Coral Vívere, criado no âmbito do Programa UCS Sênior, encantou o público com uma apresentação musical, que exemplifica uma das frases muito repetidas ao longo do evento: "é preciso escolher o caminho da felicidade".

Fotos: Laís Dal Picolli.

Fique por dentro
das últimas notícias

O depoimento
de quem participa

Para quem quer saber sobre
o tema do envelhecimento

Coordenadoria de Extensão
Programa UCS Sênior | Equipe
Central de Atendimento - Cidade Universitária

Telefone
54 3218-2355