A Fundação Universidade de Caxias do Sul

Conheça a história e como a FUCS opera atualmente

Pelo desenvolvimento da nossa comunidade

A FUCS é uma entidade beneficente de assistência social, comunitária e filantrópica, que procura manter-se em permanente diálogo com a sociedade regional. Através de suas mantidas, busca os interesses da coletividade e o resultado do seu trabalho é totalmente reinvestido na qualificação da sua ação e no aprimoramento dos serviços oferecidos à comunidade.

Tem, em seu plano estratégico, a determinação de constituir-se como um espaço de independência e autonomia, propício à investigação, à experimentação, à criação e à inovação nas diferentes áreas do conhecimento, mesclando a experiência acumulada dos mais vividos ao entusiasmo das novas gerações para originar novas formas de saber que contribuirão para expandir as fronteiras do progresso social.

Pelo desenvolvimento da nossa comunidade

O Início da nossa história

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Pessoa Jurídica de Direito Privado, foi constituída em outubro de 1973, em substituição à Associação Universidade de Caxias do Sul, criada em 1966 pelos idealizadores da Universidade de Caxias do Sul: o Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom Benedito Zorzi; o Prefeito Municipal Hermes João Webber; e o médico Virvi Ramos, Presidente da Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima.

Essas instituições eram as mantenedoras dos primeiros cursos de educação superior instalados em Caxias do Sul e seus representantes acreditavam que a união em torno da implantação de uma universidade em Caxias do Sul era uma condição indispensável para a promoção do desenvolvimento da região. Esse ideal, configurou-se na Universidade de Caxias do Sul, constituída oficialmente em 10 de fevereiro de 1967, através do decreto nº 60.200, do presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.

Os Conselhos

Em 10 de janeiro de 1974, a constituição do primeiro Conselho Diretor e os Estatutos da Fundação Universidade de Caxias do Sul foram publicados pelo Diário Oficial do Rio Grande do Sul e, em 18 de março de 1974, o Ministério da Educação homologou os processos de reconhecimento do Estatuto da FUCS, que passou, então, a ter um Conselho Diretor formado por representantes do Ministério da Educação, das prefeituras da região, da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Mitra Diocesana, e da Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima.

Atualmente, a FUCS é administrada pelo seu Conselho Diretor, dos quais participam representantes do Município de Caxias do Sul, da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Mitra Diocesana de Caxias do Sul, da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e da Universidade de Caxias do Sul e auxiliado pelo Conselho Curador.

Através de seus Conselhos, a FUCS busca a sustentabilidade econômica, ambiental e social. A atuação da Presidência, junto aos Conselhos, busca o atendimento dos anseios de seus públicos (internos e externos).

As reuniões dos Conselhos Diretor e Curador são mensais e o Conselho Diretor, em seus encontros, avalia as performances da gestão econômica e financeira das mantidas, analisa pontualmente os indicadores, o cumprimento do orçamento e determina a visão da gestão estratégica geral da Instituição. Já o Conselho Curador, avalia a pauta da auditoria interna e externa e fiscaliza os números contábeis, interagindo com o Conselho Diretor.

Mantidas

As instituições que integram a FUCS

Universidade de Caxias do Sul

A Universidade de Caxias do Sul - UCS é uma instituição de ensino superior, de caráter comunitário e regional, com atuação direta na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Integra a Fundação Universidade de Caxias do Sul, entidade jurídica de Direito Privado.

Reitor: Gelson Leonardo Rech

Acessar o Site