A Universidade de Caxias do Sul possui uma tradição na formação de professores para a educação básica. Muitos dos nossos cursos de licenciaturas já completaram 50 anos e a implantação, em 2014, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid-UCS, uma inciativa da Capes, à qual aderiram universidades públicas e comunitárias, é um desafio que une acadêmicos, professores e gestores em torno de um objetivo maior: a qualificação da educação básica da rede pública do nosso país.

A ideia é inserir os acadêmicos das Licenciaturas no cotidiano das escolas, promovendo a troca de saberes e a integração entre a educação superior e a educação básica, numa perspectiva que privilegia ações interdisciplinares capazes de articular a teoria e a prática necessárias à formação dos docentes.

Logo azul do Pibid

A participação no Pibid-UCS viabiliza-se através da concessão de bolsas Capes. A seleção dos bolsistas é feita através de processo seletivo regulamentado por edital, conforme os critérios da Capes.

Projeto Pibid-UCS - 2022-2024

Estratégias de institucionalização da iniciação à docência

Os acadêmicos que participam do Pibid-UCS, quer como bolsistas ou voluntários, podem utilizar a carga horária das atividades do Pibid como "Atividade Complementar Obrigatória". Além das horas de atividades no Pibid, a participação em congressos, elaboração de resumos e publicação de artigos também podem ser revertidas em atividades complementares e em pontuação para ingresso em Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Forma de seleção dos discentes e professores supervisores

Os bolsistas serão selecionados a partir de edital elaborado pela UCS. No caso da Iniciação à Docência podem se inscrever acadêmicos regularmente matriculados na primeira metade do curso de licenciatura da UCS, conforme definido pela Portaria Capes nº 83, de 27 de abril de 2022. Assim, podem concorrer alunos que tenham cursado até sessenta por cento (60%) da carga horária total do curso ou estejam matriculados até o 4º semestre e a seleção se dará por análise documental.
A seleção dos professores supervisores é realizada por meio de edital, cujos critérios de inscrição estarão em consonância com a Portaria Capes nº 83, de 27 de abril de 2022.

Segue abaixo uma síntese das principais partes do Projeto Institucional Pibid-UCS, submetido à Capes, em atendimento ao Edital nº 23/2022.

Os principais objetivos do Programa Pibid/UCS, são:

  • formar professores para atuar na Educação Básica comprometidos com o desenvolvimento do ser humano, com iniciativa, com senso de responsabilidade social e com capacidade reflexiva, crítica, técnica e científica que lhes permitam inovar sua prática no campo educacional.
  • oferecer condições para construção dos conhecimentos, das habilidades e das competências necessárias ao desenvolvimento das atividades docentes em termos de políticas curriculares como a BNCC;
  • orientar as experiências educativas em princípios que contemplem os valores de igualdade, solidariedade, cidadania e responsabilidade;
  • aprofundar os fundamentos teórico-metodológicos da organização do trabalho pedagógico, diversidade e inclusão escolar nas escolas de educação básica do Estado do Rio Grande do Sul;
  • propiciar a organização didático pedagógica, gestão da sala de aula; saberes da docência, dentre os quais os saberes da práxis, a partir do desenvolvimento de atividades de pesquisa e ação;
  • contribuir na construção de um novo olhar as diferentes áreas do conhecimento, bem como a interdisciplinaridade na atividade docente da Educação Básica;
  • impulsionar junto às escolas parceiras do programa possibilidade de se utilizar de recursos e ferramentas tecnológicas contribuindo com ações escolares de ensino híbrido;
  • incentivar escolas públicas de Educação Básica, a mobilizando seus professores como formadores dos futuros docentes e tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para a docência.

O Projeto Institucional Pibid/UCS e seus subprojetos desafiam coordenadores, supervisores e bolsistas à superação da dicotomia teoria e prática, a assumirem posições críticas e reflexivas visando exitosas experiências formativas.
O Projeto Pibid/UCS é um espaço para a formação dos saberes, sendo espaço político e pedagógico privilegiado de articulação da teoria e prática por meio de ações que promovam o exercício da práxis como laboratório de vivência e análise do funcionamento das diferentes concepções pedagógicas. Constitui campo-vivência da teoria e prática, significando e ressignificando atividades educativas e pedagógicas.

O subprojeto de Pedagogia tem por objetivo:

Contribuir para a formação profissional em perspectiva reflexiva a partir da experiência pedagógica em diferentes atividades da Educação Básica, bem como, analisar e compreender o cotidiano escolar tendo a educação por competência como referência para construção da cidadania (como competência social), de uma forma de vida em sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Incentivar para que o estudante bolsista permaneça na licenciatura e sinta-se estimulado a continuidade de estudos, incentivando atuação como docente e pesquisador na Educação Básica da rede pública.

O subprojeto de História e Geografia, tem como temática "Lugar e memória: a produção do espaço por meio da memória, lugar, identidade e territorialidades em Caxias do Sul (RS)", tem como objetivo:

  • Realizar colaborativamente, com licenciandos e supervisores, diagnóstico do contexto escolar e da comunidade onde a instituição escolar está inserida, respeitando-se a sua realidade histórico-espacial, para a aplicação das ações previstas;
  • Planejar e executar experiências metodológicas e tecnológicas adequadas à superação de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, bem como, oferecer condições para a expressão cultural dos educandos da(s) escola(s) parceira(s);
  • Identificar e valorizar o papel das memórias individuais e coletivas na comunidade escolar, na produção de novas identidades e territorialidades na cidade de Caxias do Sul (RS);
  • Compreender o espaço como uma experiência viva da memória, revelando elementos das experiências das pessoas com o lugar, valorizando suas narrativas;
  • Desenvolver ações para que os educandos percebam o seu lugar no mundo, as relações com o passado e o presente, articulando conceitos interdisciplinares das disciplinas de História e Geografia;
  • Qualificar o processo de formação inicial docente, inserindo o licenciando no cotidiano escolar e na pesquisa, e estreitando vínculos entre a escola, a universidade e a comunidade;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita dos envolvidos no subprojeto, com produção de memorial descritivo-reflexivo, contemplando o percurso formativo proporcionado pela participação no Pibid;
  • Conhecer, valorizar a pluralidade do patrimônio material e imaterial de Caxias do Sul;
  • Identificar e mapear as novas referências espaciais do patrimônio imaterial de Caxias do Sul no entorno da comunidade escolar valorizando o espaço vivido dos alunos e suas histórias de vida;
  • Reconstruir uma nova memória articulando passado (tempo) e presente (espaço) identificando o valor histórico, cultural relevantes para as memórias coletiva e individual, através da identidade do mundo vivido da escola; e
  • Ampliar alternativas didático-pedagógicas no ensino-aprendizagem de história e geografia valorizando o patrimônio cultural de Caxias do Sul.

A partir da experiência anterior do Pibid-UCS conclui-se que a iniciação à docência é um excelente meio de qualificação profissional aos estudantes de licenciatura, ao possibilitar a elaboração e desenvolvimento de estratégias docentes desafiadoras e inovadoras.
Outra riqueza deste programa é propiciar aos bolsistas uma vivência no ambiente escolar e a convivência com as professoras supervisoras que compartilham suas experiências. Em contrapartida, as escolas se beneficiam pela atuação responsável dos bolsistas, que possibilita a realização de atividades práticas diversificadas e, assim, podem enriquecer a aprendizagem dos alunos das escolas parceiras.
Foi constatado um grande envolvimento dos discentes nas atividades e nas práticas de ensino diversificadas que foram importantes na compreensão dos conteúdos propostos em sala de aula.
Dessa forma, o PIBID é eficiente, pois contribui para o desenvolvimento de um profissional reflexivo, participativo e investigativo na sua atuação docente. A articulação com as práticas como componente curricular, as atividades teórico-práticas dos cursos de Licenciatura da UCS se dá de forma indireta pela qualificação dos acadêmicos que desenvolvem diferentes estratégias que ampliam a experiência formativa do curso e estabelecem um vínculo mais estreito entre a formação acadêmica e a prática docente.