Pibid-UCS
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Pró-Reitoria Acadêmica - Cursos de Licenciatura

Pibid-UCS (2018-2020)

Consulte o projeto Pibid-UCS 2014-2018.

O projeto institucional Pibid-UCS, apresentado à Capes em atendimento ao Edital nº 7/2018. Segue abaixo uma síntese das principais partes do Projeto submetido à Capes.

Objetivos

  • Proporcionar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura o resgate do valor de ser professor em um contexto de transformações contínuas, que abrem interrogações e novas linhas de análise a partir de um trabalho conjunto e das relações de alianças entre as diferentes licenciaturas que compões as áreas de ciências da natureza, matemática, ciências humanas linguagens, arte, educação física e pedagogia, a partir de uma metodologia de ensino que promova a aprendizagem ativa dos estudantes e promova reflexões sobre a docência por todos os atores sociais envolvidos neste programa de formação para docência.
  • Construção de uma metodologia participativa e interreflexiva entre a pesquisa educacional realizada na Universidade e o contexto da educação básica, permitindo aos bolsistas atuarem como mediadores deste processo ao trazer para o ambiente acadêmico os anseios e dificuldades encontrados nas escolas parceiras, a fim de encontrar soluções e levar a escola novas tecnologias ou estratégias docentes, que atendam ás demandas diagnosticadas.
  • Promover trocas de experiências entre os bolsistas dos diferentes núcleos, buscando um olhar interdisciplinar, que possibilitará a proposição de novas ações e interlocuções solidárias, que garantam a formação de docentes capazes de desenvolver de forma integrada um trabalho pedagógico, rompendo o caráter estanque das disciplinas. Cativar os futuros professores para a curiosidade, abertura de espírito, gosto pela colaboração, pela cooperação e pelo trabalho em comum.
  • Desenvolver competências e habilidades de escrita dos licenciandos por meio de registros escritos das vivências no PIBID para publicação no blog, elaboração de artigos ou resumos para apresentação em congressos, exercitando o domínio da língua culta e divulgando as ações executadas e os resultados obtidos de forma reflexiva e fundamentada pela leitura de textos acadêmicos e publicações de autores que têm trazido inegáveis contribuições para o campo educativo e a pesquisa em Educação.

Como os subprojetos se articulam com o projeto institucional

O subprojeto de Pedagogia será desenvolvido na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo o permanente diálogo entre as escolas participantes, para troca de informações e sugestões sobre essa área do conhecimento. Assim, as práticas de letramento e de alfabetização vinculadas às de numeramento serão capazes de projetar significado para os alunos, atribuindo-lhes sentido em suas práticas sociais, bem como estarão colaborando no desenvolvimento do raciocínio, na ampliação das possibilidades de estabelecer relações entre problemáticas distintas e de elaborar propostas que contribuam para o universo social em que vivem.

O subprojeto multidisciplinar integrará três núcleos organizados a partir das afiidades entre as áreas das diferentes licenciaturas que os comporão, a fim de ampliar ações desenvolvidas em edições anteriores do Pibid, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, estabelecendo o permanente diálogo entre os bolsistas, para troca de PLATAFORMA FREIRE 28/09/2018 13:32:32 1 informações e sugestões, na busca constante pelo desenvolvimento de novas metodologias de ensino que possibilitem não apenas a aprendizagem ativa, como também criem alternativas pedagógicas e adotem práticas inovadoras. Em linhas gerais, o subprojeto multidisciplinar se caracterizará por estabelecer um processo de aprendizagem ativa, em um ambiente cooperativo e orientado para aprendizagem do aluno. Esta proposta permitirá que os bolsistas de iniciação articulem suas ações com os Projetos Político Pedagógicos das Escolas parceiras e estejam alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC.

O Núcleo de Ciências da Natureza e Matemática reunirá bolsistas das Licenciaturas em Biologia, Física, Química e Matemática e trabalhará na perspectiva da "alfabetização científica", uma vez que em diferentes projetos utilizará uma linguagem própria para orientar os estudantes por meio da experimentação e da pesquisa, desenvolvendo habilidades voltadas à observação, percepção de fenômenos, coleta de dados, organização e montagem dos experimentos, elaboração de gráficos e relatórios, científicos. Bem como criará espaços que permitiram aos alunos socializarem suas pesquisas em exposições escolares, internas ou externas, bem como em outors eventos de divulagação científica.

O Núcleo de Ciências Humanas e Educação Física reunirá bolsistas das Licenciaturas em História, Filosofia e Educação Física trabalhará no sentido de auxiliar na "leitura do mundo" do educando, oferecendo instrumentos que possibilitem o desenvolvimento de sua capacidade de análise, interpretação e sistematização da realidade social. Assim, estimulará uma formação ética que valoriza os direitos humanos; o respeito ao meio ambiente e à própria coletividade. Neste contexto, a Educação Física, através dos esportes, abordar questões éticas e morais, bem como relacionar aspectos da história dos esportes e as relações sociais envolvidas.

O Núcleo de linguagens reunirá as Licenciaturas de Letras Português, Inglês, Artes Visuais e Música promoverá diferentes ações educativas e reflexões sobre as linguagens, realidade escolar, prática docente e acolhimento, fomentando reflexões sobre interdisciplinaridade, ensino de línguas e respectivas literaturas, bem como abordará os objetos do conhecimento da Arte: Contextos e práticas. Processos de criação. Matrizes estéticas e culturais. Patrimônio cultural. Arte e tecnologia. Em síntese buscará atender as diretrizes da BNCC que define o foco da área de Linguagens e suas Tecnologias como a ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens, contribuindo com o aprofundamento das aprendizagens nas diferentes linguagens - e no diálogo entre elas e com as outras áreas do conhecimento.

Como o projeto de iniciação à docência se articula com as práticas como componente curricular e as atividades teórico-práticas dos cursos de licenciatura da IES.

A partir da experiência anterior do Pibid-UCS conclui-se que a iniciação à docência é um excelente meio de qualificação profissional aos estudantes de licenciatura, ao possibilitar a elaboração e desenvolvimento de estratégias docentes desafiadoras e inovadoras.

Outra riqueza deste programa foi propiciar aos bolsistas uma vivência no ambiente escolar e a convivência com as professoras supervisoras, que puderam compartilhar suas experiências. Em contrapartida, as escolas se beneficiaram pela atuação responsável dos bolsistas, que possibilitaram a realização de atividades práticas diversificadas e, assim, puderam enriquecer a aprendizagem dos alunos das escolas parceiras.

Foi constatado um grande envolvimento dos discentes nas atividades aplicadas pelos bolsistas do PIBID e as práticas e estratégias de ensino diversificadas foram importantes na compreensão dos conteúdos propostos em sala de aula. Dessa forma, o PIBID foi eficiente desenvolvendo um futuro profissional reflexivo, participativo e investigativo na função docente. A articulação com as práticas como componente curricular e as atividades teórico-práticas dos cursos de Licenciatura da UCS se dá de forma indireta pela qualificação dos acadêmicos que desenvolvem diferentes estratégias que ampliam a experiência formativa do curso e estabelecem um vínculo mais estreito entre a formação acadêmica e a prática docente.

No campo da Arte os acadêmicos tomam consciência de que a busca de novas metodologias para ensinar arte não é garantia de bons resultados, dessa forma centram-se em projetos que proporcionam sentido para os alunos, criando condições para a aprendizagem significativa de conteúdos específicos de artes visuais, como elementos da composição, técnicas e linguagens de expressão, Além de promover a reflexão sobre intencionalidade na produção artística, preconceito e identidade.

No campo da Música é inegável o processo de amadurecimento dos alunos bolsistas em sua formação, visto que se mostram mais reflexivos e atuantes em sua área, além de mais seguros em relação à sua futura atuação profissional.

Por meio dos subprojetos de Letras os pibidianos são levados a refletir que a visão de estudar para bem ensinar deve estar sustentada por uma prática e por escolhas que deem conta das interações textuais presentes na realidade e desafiando para a busca de sentidos do que está ou não sendo ensinado nas nossas escolas. Ao trabalhar com línguas estrangeiras no sentido do acolhimento, possibilita-se o contato com pessoas de meios, países, línguas e culturas diferentes para refletirem e interagirem, levando à construção de suas próprias identidades. além de possibilitar aos bolsistas a construção de suas habilidades e competências de ensino de língua estrangeira utilizando os recursos da escola pública.

Os projetos desenvolvidos pelos licenciandos das Ciências da Natureza e Matemática incluem estratégias inovadoras que exploram os recursos presentes e, muitas vezes subutilizados na escola parceiras, assim como a elaboração de materiais alternativos como jogos didáticos e maquetes, desenvolvendo habilidades docentes de trabalhar com atividades práticas de campo ou laboratório de forma a possibilitar a visualização e compreensão de fenômenos e relacionar as os conteúdos teóricos da Matemática, Física, Química e Biologia com o cotidiano.

Os projetos desenvolvidos pelos pibidianos da História e Filosofia promovem questionamentos e reflexões éticas e históricas mirando uma formação mais humana e completa que pode fazer uma saudável diferença no futuro de todos. Além de desafiar os licenciados a desenvolverem atividades de aprendizagem utilizando-se das tecnologias.

Os pibidianos da educação física desenvolvem procedimentos seguros e estratégias metodológicas diversificadas no sentido de auxiliar o desenvolvimento global dos educandos.

Estratégias de institucionalização da iniciação à docência

Os acadêmicos que participam do Pibid-UCS, quer como bolsista ou voluntários, podem utilizar as horas rabalhadas como "Atividades Complementares Obrigatórias" dos diferentes cursos de Licenciatura. Além das horas de atividades no Pibid, a participação em congressos, elaboração de resumos e publicação de artigos também podem ser revertidas em atividades complementares e em pontuação para ingresso em Cursos de Pós-Graduação Stricto Senso.

Forma de seleção dos discentes e professores supervisores

Os bolsistas serão selecionados a partir de edital elaborado pela IES. No caso da Iniciação à docência poderão se inscrever acadêmicos regularmente matriculado na primeira metade do curso de licenciatura da UCS, conforme definido na Seção III, art. 9º, inciso I, do edital nº 07/2018 da Capes. Assim, poderão concorrer alunos que tenham cursado até sessenta por cento (60%) da carga horária total do curso ou estejam matriculados até o 4º semestre e a seleção se dará por análise documental. A seleção de supervisores continuará sendo realizada através de edital, cujos critérios de inscrição estarão em consonância com os documentos do edital nº 7/2018 do PIBID/CAPES e a seleção dos inscritos se dará por entrevista, na qual os coordenadores dos núcleos em conjunto com os coordenadores adjuntos, no caso do subprojeto multidisciplinar, identificarão a disponibilidade para o cumprimento da carga horária necessária, e sua adequação às diferentes propostas.

Pró-Reitoria de Graduação
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