Avaliação Online

A Avaliação On-line tem consequências!

O processo de autoavaliação, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UCS, é fundamental para manter uma escuta qualificada das percepções da comunidade acadêmica
Os resultados dessa escuta são utilizados pelos Gestores Acadêmicos (Coordenadores de Cursos, Diretores de Áreas, Diretores de Campi, Pró-Reitorias e Reitoria) no planejamento de ações para melhoria contínua das condições de oferta dos cursos
Veja aqui as principais ações relatadas pelas Áreas e Campi da UCS

Ações de Melhoria Realizadas


Áreas do Conhecimento

Ações Gerais de Infraestrutura

Laboratórios de Ensino - Bloco S

  • Novos equipamentos no Laboratório de Microscopia 503 - Bloco S:
    • 35 microscópios; Câmera LEICA DM750 + câmera ICC50w (wi-fi)
  • Novos equipamentos no laboratório de microscopia 506 - Bloco S:
    • Câmera LEICA DM750 + câmera ICC50w (wi-fi)
  • Laboratório 510 - bloco S veterinária: compra de datashow
  • Novo laboratório de Microscopia (bloco S - 413): 21 microscópios e microscópio com câmera transferidos do laboratório 503
  • Confeccionados cerca de 1000 lâminas de histologia, para melhorar a qualidade das aulas de histologia/embriologia/patologia dos diferentes cursos.
  • Laboratório quim. farmacêutica 515 - Bloco S: Compra de espectrofotômetro de varredura
  • Compra de objetivas de 40x e 100x dos microscópios Zeiss Axiostar para laboratórios do Bloco S - 102/104/506
  • Manutenção preventiva de todos os microscópios dos laboratórios Bloco S - 102/104/503/506/510
  • Compra de Fonte para eletroforese digital - Laboratório de Imunologia
  • Espectrofotômetro digital com faixa visível de 325 1000nm - Bloco S - 417 Bioquímica
  • Densitômetro da escala de McFarland - Bloco S - 102/104 Microbiologia utilizado para aulas e pesquisas de TCC/mestrado/doutorado
  • Colocação de pia com torneira no laboratório 503 Histologia
  • Compra de vidrarias
  • Manutenção preventiva Cabine de segurança biológica Classe II
  • Pintura de laboratórios

Laboratórios de Ensino - Bloco 57:

  • Transferência de um microscópio com câmera do S-506 para o bloco 57-310: melhoria na qualidade de imagem e dinâmica da aula
  • Compra de objetivas de 40x os laboratórios do Bloco 57 (todos os microscópios foram recuperados)
  • Manutenção preventiva dos microscópios dos laboratórios Bloco 57-309/310
  • Compra de vidrarias
  • Manutenção preventiva Cabine de segurança biológica Classe II

Laboratório de Simulação da Vida - Bloco H:

  • Utilização plena da infraestrutura do laboratório de simulação da VIDA - Bloco H (demanda de diferentes cursos nos laboratórios de habilidades e de simulação)
  • Whatsapp do laboratório para contato entre técnicos e professores
  • Criação de fluxo de doação de medicamentos e ampolas vencidas de hospitais e clínicas para o laboratório de simulação da vida

Laboratórios de Ensino - Bloco Anatômico:

  • Conserto de tanque dos cadáveres
  • Whatsapp do laboratório para contato direto entre técnicos e professores
  • Organização dos documentos de cadáveres da instituição

Vila Poliesportiva:

  • Instalação das placas de energia solar para aquecimento da piscina;
  • Instalação de projetor nas salas 301 e sala rítmica
  • Instalação de caixas de som na piscina para eventos do curso de educação física e
  • atividades da vila
  • Melhorias nos vestiários masculino e feminino do ginásio I
  • Compra de 03 Esteiras para Academia

Museu:

  • Manutenção e ambientação do Aquário Grande

IHVET:

  • Inauguração, em 2023, do serviço de Tomografia para animais de pequeno porte: acréscimo nos serviços de saúde animal na Serra e no Estado; disponível para a comunidade externa e, em especial, para formação integral dos alunos
  • Finalização, em 2023, da sala multimídia para acompanhamento de cirurgias em tempo real realizadas nos blocos cirúrgicos do IHVET ou em qualquer sala no mundo: alunos acompanham cirurgias em sala externa com alta qualidade de som e imagens

Questões pedagógicas:

  • Reestruturação curricular dos cursos de Viticultura e Enologia
  • Mais ofertas de cursos de extensão para conteúdos emergentes
  • Capacitação dos professores e feedback da avaliação on-line individualmente com encaminhamento ao NAPED para suporte pedagógico

Outras ações relacionadas com cursos da Área

Estética e Cosmética:

  • manutenção de equipamento de vapor, radiofrequência
  • revitalização de cadeiras e mochos do laboratório 208
  • aquisição de novos carrinhos auxiliares para laboratório 208
  • aquisição de: cabeçotes de lED azul, vermelho e infravermelho
  • aquisição de caneta de jato de plasma para laboratórios 210 e 212
  • aquisição de material auxiliar para laboratórios, tais como: bandejas de inox, pincéis e demais insumos para área capilar, facial e corporal

Podologia:

  • manutenção de equipamentos
  • revitalização de cadeiras e mochos do laboratório 208
  • aquisição de novos carrinhos auxiliares para laboratório 208
  • aquisição de: cabeçotes de lED azul, vermelho e infravermelho
  • aquisição de caneta de jato de plasma para laboratórios 210 e 212
  • Revitalização do Ambulatório de Podologia no CECLIN

Educação Física:

  • Conforme demandas dos alunos na avaliação online:
    • Inclusão de data shows nas sala 301 e Sala de Práticas corporais
    • Pintura da entrada do Bloco 70 da Educação Física

Nutrição:

  • Compra de utensílios para o laboratório de técnica dietética
  • Compra de equipamentos de avaliação corporal
  • Compra de materiais para educação alimentar e nutricional
  • Substituição da sala do coordenador do curso
  • Instalação de ar condicionado no Lab de Avaliação e Educação Nutricional

Odontologia:

  • Aquisição de novos equipamentos para implantodontia, periodontia, endodontia e para a central de esterilização

Melhorias da Área

  • Infraestrutura
    • Aquisição de novos datashows
    • Atualização das máquinas com discos SSD de 3 laboratórios
    • Pintura dos banheiros dos blocos G, D e 71.
    • Revitalização do átrio do bloco G
    • Melhoria da calçada entre o bloco 71 e o 48
    • Impermeabilização e pintura interna do Bloco 71
    • Atualização do servidor de licenças de software educacional
    • Aquisição de plotter para produção de material gráfico
    • Troca da iluminação e adição de mesas e cadeiras da Área de Convivência entre os Blocos G e V
    • Substituição dos vidros quebrados/trincados do bloco G
  • Laboratórios
    • Melhoria do Laboratório de Hidráulica e Pneumática (otimização do espaço, ajustes de bancada e adição de datashow)
    • Aquisição de 6 novos microscópios metalográficos para o Laboratório de Materiais e Metalografia
    • Aquisição de módulo didático (mini planta de processos químicos) para utilização dos estudantes durante as aulas práticas de diversas disciplinas das Engenharias.
    • Aquisição de equipamento digital para lâmpada estroboscópica, gerador eletrostático Van de Graaff 400 KV e tubo espectral de hidrogênio para o Laboratório de Física
    • Adição/substituição das cortinas dos laboratórios de física
  • Experiência Acadêmica
    • Oferta de bolsas integrais (auxílio instalação/saúde/seguro, passagens e bolsa) para intercâmbio (Graduação Sanduíche) com universidades francesas para os cursos de Engenharia Automotiva, Elétrica, de Materiais, Mecânica, de Produção e Química
    • Reativação dos Diretórios Acadêmicos: Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação; Licenciatura em Matemática.
  • Revisão e atualização contínua dos currículos dos cursos da Área de Humanidades.
  • Atualização de acervo bibliográfico para os cursos da Área.
  • Renovação de testes psicológicos para o Curso de Psicologia e SEPA.
  • Implementado em 2023 o acordo com o Ministério Público para acompanhamento e atendimento de vítimas de violência urbana, com participação dos alunos de Psicologia supervisionados pelos professores.
  • Participação no PARFOR dos cursos: Pedagogia Presencial e as Segundas Licenciaturas EaD em Pedagogia, Letras-Português e Geografia.
  • Incentivo, organização e apoio à continuidade de Semanas Acadêmicas dos Cursos com participação de Diretórios Acadêmicos.
  • Encontros entre estudantes e Coordenações de curso como um espaço de escuta e de alinhamentos sobre o curso da Universidade.
  • II Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento Humano: com envio de trabalhos de estudantes de Humanidades com premiação para estudantes da área
  • Ações de comunicação: criação das redes sociais da Área de Humanidades (@ucshumanas) e envio regular de informes via lista de e-mail.
  • Ações de melhoria de infraestrutura
    • Disponibilização de espaços pedagógicos reformados (salas de aula e auditório) no Bloco H.
    • Atualização gradual de equipamentos disponíveis nas salas de aula dos blocos H e E.
    • Renovação da cobertura entre o Bloco E para os demais blocos do Campus Sede
    • Instalação de versões atualizadas do programa QUANTIM GIS e Google Earth Pro em laboratórios de informática para apoio às disciplinas com conteúdos relacionados aos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs)
    • Análise das respostas na Avaliação On-line no âmbito dos Colegiados e NDEs dos cursos e planejamento de melhorias a partir das análises
  • Cursos EaD: melhoria na comunicação com a implantação de novas ferramentas
    • Mktzap, comunicação com alunos via whatsapp; e
    • Ambiente de Comunidades para interação entre alunos e dos alunos com a coordenação

A Área de Humanidades é destaque nas avaliações de cursos pelo MEC/INEP
Conceito de Curso por Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento:

  • Curso de Serviço Social - EaD - Conceito 5
  • Curso de Letras LIBRAS - Conceito 5

Conceito Preliminar de Curso (CPC) (ENADE+insumos):

  • Curso de Serviço Social (presencial) - Conceito 5
  • Curso de Bacharelado em Filosofia - Conceito 5
  • Curso de Licenciatura em Filosofia - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Pedagogia: Caxias do Sul e Bento Gonçalves (Presencial) - Conceito 4 ; Pedagogia (EaD) - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em História - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Geografia - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Letras Inglês - Conceito 4
  • Curso de Licenciatura em Letras Português - Conceito 3
  • Curso de Psicologia - Conceito 4 (Campus de Bento Gonçalves) e Conceito 3 (Campus de Caxias do Sul)

Obs.: em todos esses resultados a avaliação dos estudantes tem destaque (nas entrevistas com as comissões nos processos de reconhecimento ou pela prova e questionário respondidos no ENADE).

Ações Relacionadas com Infraestrutura e Pessoal Técnico

  • Compra de datashows para salas de aulas e upgrade de computadores em laboratórios de informática
  • Aquisição de ilha de edição de áudio nova para laboratório e assinatura de 5 pacotes Adobe como upgrade a ilhas de edição de vídeo
  • Substituição de itens depreciados por novos em banheiros para a qualificação da infraestrutura
  • Constante substituição de telas de data-shows e troca de cabos HDMI para conexão com computadores
  • Melhorias de layout, rede, telefonia e inserção de adesivação (estética) em sala dos Coordenadores dos cursos de Tecnologia, Relações Públicas, Gastronomia e Turismo.
  • Promoção de funcionários que redunda na melhor remuneração do profissional
  • Acréscimo de carga horária de funcionário de Laboratório de Informática e de Laboratório de Áudio para ampliar o atendimento às aulas e passar a prestar serviços em todos os blocos das SOCIAIS

Questões Pedagógicas

  • Redução do número de estudantes em algumas turmas para execução ideal do Plano de Ensino proposto
  • Alteração de Planos de Ensino de disciplinas para a melhoria das dinâmicas de sala de aula e incorporação de ferramentas e possibilidades de incremento a aulas a partir de parcerias da UCS BUSINESS SCHOOL

Ações de Melhoria da Infraestrutura:

  • Com base nas demandas dos estudantes e professores, estão sendo providenciados junto à Diretoria Administrativa melhorias das salas de aula, laboratórios e auditórios do Bloco 58.
  • Manutenção das cadeiras das salas de aula com a substituição dos estofados;
  • Instalação de tomadas três pinos nas salas de aula para utilização de notebooks pelos acadêmicos e professores;
  • Substituição de telas de projeção, manutenção de cabos HDMI e data-shows que apresentaram problemas;
  • Substituição dos quadros verdes por quadros brancos (serão instalados em julho durante o recesso);
  • Criação da sala do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento do Curso de Direito, contando com computador, sala para reuniões e ambiente para estudos;
  • Transferência do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita - SAJU para o Bloco 58, sendo realizado a ampliação das salas de atendimento, secretaria, arquivo, sala de espera, além da troca de alguns computadores;
  • As turmas de Prática Jurídica estão sendo realizadas, sempre que possível, no Bloco 71. Os laboratórios do Bloco 71 oferecem equipamentos com excelente desempenho, potencializando os resultados práticos das atividades.

Ações de Melhoria Pedagógica:

  • Oferta de cursos de extensão nas diversas áreas do conhecimento jurídico, integralizando a aprendizagem de sala de aula;
  • Realização da Sessão Externa de Julgamento da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS), integrando os alunos do Curso de Direito de todos os Campi;
  • Capacitação e atividades de formação continuada para os professores;
  • Revisão dos critérios de avaliação das disciplinas e atualização dos planos de ensino das disciplinas do curso;
  • Aquisição do software Law In Action para qualificação dos alunos para aprovação da OAB (em tramitação);
  • Alteração da modalidade de oferta das disciplinas de Administrativo II, Processo Tributário e Deontologia, de EAD para presencial, para o Currículo S.

Infraestrutura

  • Ações de manutenção e reforma nos prédios do Campus 8 envolvendo:
    • Requalificação e pintura das paredes e teto do hall inferior, banheiros e salas de aula do mesmo pavimento;
    • Requalificação e pintura de paredes e teto do hall e superior e circulações adjacentes;
    • Pintura da marquise e guarda corpo do terraço sul;
    • Manutenção na rede de abastecimento dos bebedouros;
  • Biblioteca
    • lavagem das paredes e teto que apresentavam mofo;
    • troca de vidros trincados;
    • recolocação de proteção/suporte lâmpadas de emergência
    • conserto de infiltrações e pintura;
    • conserto de vazamento na caixa d'água do banheiro;
    • troca de 4 computadores disponíveis para consulta.
  • Laboratório de Informática: 21 novos computadores instalados;
  • Novos Datashow instalados em 4 salas de aula;
  • Instalação de tomadas de três pinos nas salas de aula para utilização dos notebooks pelos acadêmicos;
  • Troca de cortinas desgastadas nas salas de aula;
  • Reformada de cadeiras desgastadas;
  • Afinação de pianos de estudo;
  • Troca dos encordoamentos dos violões de estudo;
  • Nova sala para disciplinas de desenho com conexão direta ao Laboratório de Informática equipada com material básico para desenho a mão;
  • Instalação de ponto de wi-fi em salas de aula com sinal baixo de internet;
  • Alteração do local da secretaria para melhor atendimento aos acadêmicos;
  • Novas instalações para o TalieSEM- escritório modelo de arquitetura e urbanismo.
  • Relocação de maquinário na maquetaria para criação de sala aberta aos alunos, com atendimento do técnico no horário da noite (a ser finalizada em 2024)
  • Início da organização do Acervo de Artes Amaro Albuquerque - Acervo de obras doadas pelos artistas que expões na Galeria do Campus 8 e do Clube da Gravura.
  • Realocação do Laboratório de Serigrafia - Novo espaço mais amplo (a ser concluído em 2024).
  • Criação do Espaço de Convivência no hall do Ateliê de Artes (a ser concluído em 2024).
  • Laboratório de Malharia: aquisição de estantes de metal para melhor organização do material. Realizado Acordo de voluntariado com acadêmica para o funcionamento da máquina eletrônica.
  • Tecidoteca melhor organizada para pesquisa de tecidos pelos alunos.

    Questões pedagógicas

  • Reestruturação curricular dos cursos de Moda e Design de Interiores;
  • Oferta de cursos de extensão para apoiar a aprendizagem em diferentes disciplinas;
  • Análise das respostas na Avaliação On-line no âmbito dos NDEs dos cursos e planejamento de melhorias.

Campi Universitários

Melhorias implementadas no Campus Vale do Caí

  • Infraestrutura:
    • Compra de novos computadores para atualização das máquinas dos Laboratórios de Informática e na biblioteca;
    • Construção de uma quadra de esportes coberta;
    • Cabos HDMI e data-shows que apresentavam problemas estão sendo substituídos;
    • Manutenção das cadeiras nas salas de aula com substituição dos estofados;
    • Melhorias nas condições do auditório com a modernização da mesa e microfones;
    • Trocas de cortinas nas salas de aula e demais espaços do Campus
    • Colocação de mural com projetor no saguão para o registro de mensagens e interação dos estudantes, professores e comunidade acadêmica
    • Manutenção preventiva dos ar-condicionados do Campus;
    • Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do campus;
    • Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para a transmissão das aulas;
    • Revitalização da comunicação visual do Campus, com adesivagem nas colunas e mensagem nos degraus da escada central;
  • Ações Acadêmicas:
    • Capacitação e atividades de formação continuada para professores;
    • Alinhamento da programação acadêmica para oferta de disciplinas presenciais;
    • Capacitação periódica dos funcionários técnico-administrativos;
    • Realização de eventos vinculados ao Poder Judiciário, relacionados a Semana da Justiça pela Paz em Casa, com o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, por meio de ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.

Questões Pedagógicas e de Formação Continuada

  • Revisão contínua dos currículos dos Cursos.
  • Atividades de formação continuada de professores e funcionários técnico-administrativos.

Ações de Melhoria da Infraestrutura

  • Colocação e manutenção de cabos HDMI nas salas de aula, melhorando a conexão para projeção de material.
  • Instalação de computadores novos nos Laboratórios de Informática (LINF):
  • CD-410 - 26 computadores;
  • CD-411 - 26 computadores;
  • CD-413 - 21 computadores.
  • Atualização de computadores já disponíveis com instalação de SSD e Memória RAM:
  • A-200 - 31 computadores;
  • CD-406 - 26 computadores.
  • Substituição de modelos de projetores multimídia por versões mais recentes.
  • Criação de Laboratório Maker (atividades educativas envolvendo criatividade e materiais alternativos, incluindo impressão 3D).
  • Aumento no tamanho da área de projeção do datashow em alguns LINFs, Auditórios e Salas, para melhor visualização do material.
  • Instalação de ar condicionado no Laboratório de Fisioterapia, para conforto térmico.
  • Disponibilização de computador para uso em sala de aula com Chrome OS.
  • Reposição de materiais de laboratório e para aulas práticas.

Melhorias na Biblioteca

  • Melhoria e otimização dos computadores de consulta na Biblioteca.
  • Criação de cantinho da leitura para crianças na Biblioteca.
  • Atualização do acervo bibliográfico, contemplando, especialmente, os cursos implantados recentemente.

Melhorias na Acessibilidade

  • Melhoria na acessibilidade à Central de Atendimento.
  • Compra de kit de acessibilidade para LINF (3 teclados Braille e Baixa Visão + 3 fones de ouvido).

Outras ações de manutenção e revitalização

  • Manutenção de cadeiras de sala de aula com encosto e/ou assento desgastados.
  • Manutenção de cortinas em LINFs.
  • Revitalização da comunicação visual do Campus na entrada dos blocos principais.
  • Revitalização da cantina no Bloco A.
  • Pintura das faixas de segurança e meios-fios na Alameda do Campus e criação de mais faixas de segurança.

Com base na avaliação dos estudantes através de registros nos formulários da avaliação, o Campus da Região das Hortênsias implementou as seguintes melhorias:

  • Cursos e Disciplinas
    • Em relação ao desempenho dos professores: Os coordenadores dos cursos de graduação conversaram com os docentes procurando, quando necessário, encontrar meios para superar dificuldades.
    • Oferta de atividades - cursos, palestras, oficinas, orientações individuais, pela Universidade visando a formação continuada dos professores.
    • Atualização constante do acervo - físico e virtual, da biblioteca do Campus.
    • Implantação de novos cursos de graduação presenciais - hoje o Campus conta com a oferta de 10 graduações.
  • Infraestrutura
    • Instalação de cabos HDMI nas 25 salas de aula.
    • Substituição dos 24 computadores do Laboratório de Informática 104.
    • Substituição dos 02 computadores da biblioteca utilizados para consulta ao acervo pelos estudantes.
    • Reposição permanente de materiais dos laboratórios utilizados pelas graduações em Gastronomia, Nutrição e Hotelaria.
    • Substituição dos computadores das 3 salas de atendimento onde ocorrem as disciplinas práticas das graduações em Direito, Nutrição e Psicologia.
    • Substituição de 02 grandes fornos instalados nos Laboratórios utilizados pelas graduações e em oficinas.
    • Manutenção em parte dos telhados de alguns prédios do Campus.
    • Manutenção constante em cadeiras e classes das salas de aula.
    • Instalação do elevador para acesso aos dois blocos - 3 e 4, em fase de orçamentação. A instalação será feita neste ano de 2024.
    • Climatização das salas de aula: Realizado o orçamento em março deste ano. Previsão de instalação até maio de 2025.

Em relação à avaliação docente:

  • Os coordenadores de cursos analisaram, em conjunto com os professores, os resultados das avaliações procurando, quando necessário, encontrar meios para superar dificuldades;
  • Em alguns casos, foram sugeridas capacitações específicas para professores.
  • Os professores das disciplinas de EAD foram encaminhados para os cursos de atualização para o uso do sistema.

Em relação à infraestrutura:

  • Renovação dos data-shows;
  • Instalação dos computadores dos laboratórios de informática, na biblioteca, na sala dos coordenadores, no SAJU e secretaria.
  • Substituição parcial dos quadros verdes para quadros brancos;
  • Melhoria em acessibilidade:
    • disponibilização de teclados para baixa visão
    • disponibilização de fones para baixa audição

Melhorias de Infraestrutura

  • Atualização dos computadores do laboratório]
    • Aquisição de 10 computadores novos
  • Investimento em câmeras de segurança no Campus
  • Instalação de aparelhos de ar condicionado em algumas salas de aula totalizando 8 aparelhos
  • Instalação de climatizadores no auditório
  • Substituição do fornecedor de internet (de transmissão à rádio para fibra)
  • Aquisição de equipamentos, como câmeras com tripé, para transmissão das aulas
  • Melhorias no paisagismo/jardinagem e entrada do campus
  • Iluminação da Rodovia junto com a Prefeitura
  • Substituição de 80 estofados das cadeiras nas salas de aula do Campus em fevereiro de 2023
  • Substituição de 50 estofados das cadeiras nas salas de aula do Campus em março de 2024

Melhorias na Experiência Acadêmica e da Comunidade

  • Alinhamento da programação para oferta de disciplinas presenciais
  • Colocação de puffs e disponibilidade de mesas no saguão para estudo e/ou convivência
  • Para locais mais amplos de estudo, estamos verificando parcerias para salas temáticas
  • Atualização do acervo da biblioteca
  • Instalação do Coworking em andamento
  • Sala temática OAB (parceria)
  • Curso de Psicologia implantado e com conceito 5; outros cursos novos em implantação

Melhorias em Acessibilidade

  • disponibilização de teclados para baixa visão
  • disponibilização de fones para baixa audição

Infraestrutura em Geral:

  • Substituição de 54 cadeiras nas salas de aula do Campus no final de 2023
  • Substituição de 100 cadeiras nas salas de aula do Campus em fevereiro de 2024
  • Instalação de uma torre para os acadêmicos carregarem celulares, com apoio da Unimed Vale das Antas
  • Instalação de 2 novos datashows
  • Instalação de ar condicionado nas salas 206 e 207
  • Pintura do primeiro andar (área de Agronomia)
  • Instalação de tomadas de 3 pinos nas salas de aula

Disponibilização/Organização de novos espaços:

  • Organização de sala para a Empresa Júnior
  • Salas dos Diretórios Acadêmicos
  • Salas de Estudos para Acadêmicos (308)

Infraestrutura de Laboratórios:

  • Engenharias
    • Instalação de programas para engenharias: AutoCad 24 (Slinf450); SolidWorks no Laboratório de Informática no 1º Andar (102)
    • Instalação de ar condicionado
  • Informática
    • Novo laboratório com 17 novos computadores (Sala 308)
    • Instalação de 2 aparelhos de ar condicionado
  • Melhorias nos laboratórios e área experimental de agronomia
    • Laboratório de Análises Agronômicas instalado na casa da área experimental para apoio na execução de TCCs e aulas práticas
    • Instalação da Estação Meteorológica
    • Pomar e irrigação
    • Cercamento da área experimental
    • Estufa
    • Contratação de funcionária técnica agrícola para a área experimental

Biblioteca:

  • Atualização da biblioteca com novos livros para o curso de Direito:
    • Vade Mecum: Vade Mecum RT 2024; Vade Mecum Saraiva - Tradicional - 37ª edição 2024; Vade Mecum Acadêmico de Direito Rideel 38ª Edição - 2024
    • CLT (atualizada): CLT-LTr 2023: Edição Comemorativa dos 80 anos da CLT; Clt Acadêmica Saraiva - 23ª edição 2023
    • Direito do Trabalho (atualizado): Curso de Direito Do Trabalho - 15ª edição 2023; Direito do Trabalho Esquematizado - 9ª edição 2023; Direito do Trabalho - 2023
    • Código de Processo Civil (atualizado): Código de Processo Civil Comentado - 21º edição 2023 - RT; Código de Processo Civil e Legislação Processual em Vigor - 54ª edição 2023; Curso de Processo Civil - 2023 - RT
  • Atualização da biblioteca com novos livros para Engenharias:
    • Duas edições de Introdução à Engenharia
    • Fundamentos de Desenho Técnico Mecânico
    • Desenho Técnico Mecânico