O Ristorante Dolce Italia, que integra o complexo da Escola de Gastronomia da UCS será ampliado e modernizado a partir de mais uma parceria formalizada entre a Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, o Centro Empresarial de Flores da Cunha, a empresa Florense, e a Universidade de Caxias do Sul.
Nesta terça-feira, dia 17 de abril, em almoço no Ristorante Dolce Italia, foi assinado o contrato de início das obras com a Construtora Unic Ltda. (foto), vencedora da licitação para a execução do projeto de autoria dos arquitetos da UCS, Bruna de Oliveira e Douglas Paiz.
Na foto acima, os parceiros celebram a parceria. Da esquerda para a direita, o professor Odacir Graciolli, vice-reitor da UCS; Lucas Daniel Carenhato, da Construtora Unic Ltda.; Alessandro Cavagnolli, do Centro Empresarial de Flores da Cunha; Evaldo Kuiava, reitor da UCS; Lídio Scortegagna, prefeito de Flores da Cunha; Eliana Castellan de Sales e Ézio Ribeiro de Salles, diretores da empresa Florense. [ Leia mais.]
O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, recebeu uma comitiva da China na tarde desta sexta-feira, dia 6 de abril. A delegação da cidade de Changzhou passou por Caxias do Sul e realizou um roteiro de visitas. Estiveram no Brasil representantes do governo municipal em áreas como educação, turismo, saúde, relações exteriores, negócios e investimentos.
O objetivo da comitiva na Universidade era trocar experiências e discutir temas responsáveis por impulsionar o desenvolvimento na área da educação. Na UCS, eles conheceram a estrutura da Instituição e buscaram estreitar os laços no campo universitário.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul
A primeira turma de 23 alunos, deu início, em 1968, ao curso de Ciências Econômicas, tornando-se embrião do futuro Campus Universitário da Região dos Vinhedos.
Bento Gonçalves comemora, neste ano, os 50 anos da implantação do primeiro curso superior no município, Ciências Econômicas, que à época era denominado Faculdade de Economia e Administração Campus Bento Gonçalves. Instalado em março de 1968, nas dependências da Escola Federal de Viticultura e Enologia - por meio de um convênio entre a Universidade de Caxias do Sul e o Ministério da Educação - , ele torna-se o primeiro curso superior do Campus Universitário de Bento Gonçalves - hoje, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - e fora da sede, em Caxias do Sul. Em clima de reencontro e de boas memórias, a solenidade comemorativa foi realizada nesta terça-feira, 10 de abril, no auditório Professor José Carlos Köche, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos.
O sub-reitor do CARVI, Miguel Angelo Santin, agradeceu a todos os gestores, docentes e profissionais que já atuaram no Campus, trabalhando por seu desenvolvimento, além dos alunos pioneiros ao buscarem a graduação e encontrarem guarida na Universidade. "Sem a iniciativa de vocês, não estaríamos aqui hoje", afirmou, citando as cerca de 25 graduações oferecidas em áreas como Ciências Sociais Aplicadas, Saúde, Engenharias e Educação, e os 10.800 acadêmicos formados na trajetória. "A abertura da primeira turma em Bento, em 1968, mostra que a UCS nasceu para ser regional e comunitária, por estar sempre ao lado da comunidade", afirmou. Santin ainda reforçou a importância da parceria entre o CARVI e a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI), também exaltada pelo reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava. [ Leia mais.]
Nesta segunda-feira, 9 de abril, a Universidade de Caxias do Sul esteve presente no evento de pré-lançamento do projeto #BombaTôFora, realizado em São Paulo, destinado a apoiadores e parceiros da iniciativa. Participaram o reitor da UCS, professor Evaldo Kuiava, e os professores Ricardo Rodrigo Rech, coordenador da graduação em Educação Física e do Instituto de Medicina do Esporte da Instituição, e da área de Educação Física no projeto, e Rosa Maria Rahmi Garcia, do curso de Medicina.
Criado pelo Núcleo de Endocrinologia do Exercício da Medicina Esportiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pela agência Y&R, em parceria com a UCS, o programa nacional de prevenção do uso de esteroides anabolizantes e similares e atendimento aos seus usuários envolverá ciência, comunidade e Estado para esclarecer, minimizar o uso, atender e reabilitar usuários. O #BombaTôFora, que relaciona-se a um grave problema mundial, considerando sua prevalência, tem a coordenação geral do chefe do Serviço de Endocrinologia do Exercício e do Esporte e Preceptor do Ambulatório de Endocrinologia do Exercício e do Esporte do Centro de Traumatologia do Esporte da UNIFESP, Clayton Luiz Dornelles Macedo.
Ainda antes de seu lançamento, o projeto foi considerado o melhor artigo científico em concurso da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados e selecionado, como primeiro colocado, para representar a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) em edital da Unesco, com financiamento do Fundo Internacional para Eliminação de Dopagem no Desporto. Em breve serão divulgados mais detalhes sobre a ação, que busca o apoio de parceiros nas áreas de Medicina, Nutrição, Psicologia e Educação Física, além de laboratórios, indústrias farmacêuticas, marcas e entidades esportivas e de mídia.
Ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 5 de abril, a primeira Assembleia do ano do Conselho Universitário, ocasião em que tomaram posse os seguintes conselheiros:
Representantes da Categoria-Docente Titular: professora Dra. Vania
Beatriz Merlotti Herédia (titular) e professor Dr. Alexandre Viecelli (suplente).
Representantes da
Categoria-Docente Adjunto: professor Dr. Álvaro Fraga
Moreira Benvenuto Junior (titular) e professor Dr. Gabriel
Sperandio Milan (suplente).
Representantes da Categoria-Docente Auxiliar e Assistente: professor Me. Sidnei Alberto Fochesatto, (titular) e professor Me. Jefferson Roberto Panarotto (suplente).
Representantes da ADUCS: professor Me. João Vicente Franco de Godolphim (titular) e professora Me. Marlova Jaqueline Macedo Mendes (suplente)
Representantes do DCE: acadêmicos Otniél Alves Borges e Thales
Rodrigues da Silva (titulares) e Barbara Moreschi e Ângelo
Henrique Boff (suplentes).
Ação orientativa e gratuita visa esclarecer e conscientizar contribuintes sobre possibilidade de destinação do imposto de renda devido a programas sociais.
A campanha Destine Certo teve início nesta quarta-feira (04/04), no saguão do bloco J da Universidade de Caxias do Sul. Com a participação de professores e alunos do curso de Ciências Contábeis e do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Instituição, a ação visa conscientizar e esclarecer contribuintes e profissionais contábeis ao apresentar as possibilidades de destinação do imposto de renda devido para fundos de apoio a programas sociais, a partir de embasamento legal e exemplos. A ação continua neste 5 de abril, das 14h às 20h, na UCS, e nos dias 7 e 8 de abril, no mesmo horário, no primeiro andar do Shopping San Pelegrino.
A abertura das atividades contou com a presença do reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, de alunos, professores e representantes das entidades envolvidas na organização da iniciativa: Sescon-Serra Gaúcha (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), FENACON (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis), Sincontec Serra (Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade), CRC/RS (Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul), Delegacia da Receita Federal de Caxias do Sul, ADCE (Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas) e COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Também integra o quadro de apoiadores o Shopping San Pelegrino.
o reitor registrou a importância do envolvimento dos acadêmicos com as entidades de classe para seu desenvolvimento e aprendizado, e a coordenadora do curso de graduação em Ciências Contábeis, Marlei Salete Mecca, enfatizou o cunho social da atividade. "Os atendimentos não têm custo, então, além de contribuir com a sociedade a partir das orientações, contamos com o envolvimento dos alunos, buscando diferenciais para a construção de sua aprendizagem", destacou.
O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, professor Ambrósio Luiz Bonalume, acompanhado pelo reitor da UCS, professor Evaldo Kuiava, recebeu, na manhã desta quarta-feira, dia 4 de março, as alunas Juliana Salles, Maria Eduarda Ramos e Natália Boschetti e a professora Tatiana Bisoto do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC) que conquistaram o primeiro lugar no Festival Internacional de Engenharia, Ciências e Tecnologia, realizado na cidade de Monastir, na Tunísia, no norte da África.
O presidente enfatizou a gratidão e o reconhecimento da dedicação ao trabalho de pesquisa que as levou a participar do Festival. "A interação entre as mantidas da Fundação - CETEC, UCS, CETEL e Hospital Geral - faz com que a qualidade de ensino seja engrandecida e mostra o que diferencia estar em uma Universidade". [ Leia mais.]
Estudo estabelece, em nove áreas, 60 projetos e 220 ações para o futuro da região.
A Universidade de Caxias do Sul recebeu, nesta segunda, 2 de abril, reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) em que foram debatidas estratégias para a captação de recursos e a execução dos projetos constantes no Plano de Desenvolvimento Regional 2015-2030.
Elaborado por professores pesquisadores da UCS das áreas de Urbanismo e Habitação, Energia, Logística, Saúde, Turismo, Economia, Finanças Públicas, Educação, Segurança, Meio Ambiente e Saneamento, o plano prevê 60 projetos e 220 ações nestes segmentos a serem realizados até o final da próxima década.
Realizado no Salão de Atos da Reitoria, no Bloco A do Campus-Sede da UCS, o encontro contou com a presença de prefeitos, vereadores e líderes de entidades empresariais e de classe de municípios abrangidos pelo Corede Serra. Na ocasião, os projetos de cada área foram apresentados pelos professores da UCS que participaram da estruturação do plano.
Ao todo 32 cidades fazem parte do órgão, que, juntamente com os Coredes das regiões das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra, compõe uma das nove regiões funcionais em que foram divididos os 28 Coredes existentes no Rio Grande do Sul.
União de forças
Sob orientação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, o governo do Estado definiu, em 2015, que cada conselho regional criasse um plano de desenvolvimento para os 15 anos seguintes. Na região, a UCS foi escolhida por licitação para prestar o serviço ao conselho.
De tal forma, o presidente do Corede Serra, Isidoro Zorzi, ex-reitor da UCS, destacou, na abertura da reunião, a importância da união dos municípios em torno das demandas regionais firmadas no estudo. "Nossa luta agora é para que os órgãos do Estado assumam as propostas de cada região como parte dos planos de governo", apontou. "Se juntarmos todas as partes - municípios, iniciativa privada, sociedade e academia - vamos ter condições de levantar os recursos para a execução dos projetos, mas para isso é preciso que todos busquem a mesma direção", complementou.
Lembrando o conceito de tripla hélice - em que poder público, setor empresarial e universidades atuem em conjunto pelo desenvolvimento socioeconômico com base na tecnologia e na inovação - o reitor Evaldo Kuiava salientou que a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento é um exemplo do cumprimento, pela UCS, de seu papel na região.
Kuiava também reforçou o discurso do presidente do Corede, Isidoro Zorzi, observando a necessidade de que as demandas sejam pensadas sistemicamente, para que o processo de desenvolvimento regional ocorra de forma ampla e conjunto. "Só conceitos não mudam nada. Precisamos agora, na prática, de sintonia na ação", defendeu.