Um encontro de integração com os novos professores da UCS, que iniciam suas atividades neste semestre, foi realizado na manhã desta quarta-feira (28), na Sala dos Conselhos do Bloco A, no Campus-Sede. Cerca de 30 docentes foram recebidos pela equipe de Recursos Humanos da Instituição.
O reitor Evaldo Kuiava e o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato deram as boas-vindas aos professores, desejando sucesso no início desta nova caminhada. Rossato lembrou o momento de transformação na Universidade, isto é, a reestruturação dos cursos de graduação com a reformulação curricular dos cursos. "Nosso país também vive um momento de transformação política, ética e econômica e a educação é a solução para os seus problemas. E a nossa missão, na Universidade, é produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade".
Ao acolher os novos docentes, o reitor Evaldo Kuiava lembrou seu início na Instituição há 25 anos, e onde teve a felicidade de fazer a escolha de seguir sua carreira na UCS - ocupando posições de professor, diretor de Centro de Ensino, pró-reitor e reitor. "A UCS oferece muitas oportunidades e que cada um possa fazer nela o seu projeto de vida. A Universidade foi construída, há 51 anos, para ajudar no desenvolvimento da região. Esta é a nossa missão". Aos professores que ingressam na UCS, o reitor desejou "força, ânimo e coragem na caminhada do dia a dia".
O reitor Evaldo Kuiava esteve em Bento Gonçalves na manhã desta terça-feira, dia 20, para falar aos professores que integram as equipes diretivas de 71 escolas e de 3 Núcleos de Educação de Jovens e Adultos da região de abrangência da 16º Coordenadoria Regional de Educação. O evento que abriu as atividades letivas de 2018 foi realizado no Bloco J do Campus Universitário da Região dos Vinhedos e, segundo o coordenador da 16ª CRE, professor Leonir Olímpio Rasador, "a palestra do reitor oferece-nos embasamento e nos enche de motivação para enfrentar os desafios que teremos pela frente".
Também participaram do encontro, o sub-reitor do CARVI, professor Miguel Ângelo Santin e os diretores acadêmicos Fernando Ben e Cicero Zanoni. Veja como foi a cobertura do evento realizada pela Rádio Difusora.
Desafios. Movimento. Estas foram as expressões mais citadas no encontro que reuniu, na tarde desta segunda-feira, dia 19, a quase totalidade dos professores da Universidade e a Reitoria, com o objetivo de dar as boas-vindas aos docentes e divulgar as estratégias da gestão superior que devem balizar vida institucional. Ao abrir o encontro, o reitor Evaldo Kuiava destacou o entusiasmo necessário para que todos possam atender às demandas dos estudantes e também às demandas institucionais.
A necessidade de aumentar a geração de recursos para dar sustentabilidade às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação também foi bastante enfatizada pelo reitor como um dos grandes desafios para 2018. "Precisamos gerar recursos para investir nas pessoas", resumiu o reitor ao explicar o conceito de unidade de negócio que está sendo implantado na Instituição com a finalidade de "incrementar a sustentabilidade da Instituição, utilizando diferenciais competitivos, como a infraestrutura da Universidade, dispondo produtos e serviços à comunidade".
O reitor também apresentou o desempenho econômico-financeiro dos últimos quatro anos e os resultados contábeis de 2017, agradecendo a todos pelo apoio às medidas implementadas pela Reitoria para manter o equilíbrio financeiro da Universidade. [ Leia mais ]
O bispo Diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, acompanhado pelos Pe. Paulo César Nodari - representante da Mitra Diocesana no Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul - e Pe. Tiago Camozzato, conduziu, no final da tarde de quinta-feira, 15 de fevereiro, na Catedral Santa Teresa, a missa em celebração aos 51 anos da UCS.
A primeira leitura da celebração foi realizada pelo reitor Evaldo Kuiava e o salmo pelo professor Everaldo Cescon, diretor da Área do Conhecimento de Humanidades. Na homilia, o bispo abordou a instalação da Universidade de Caxias do Sul, lembrando a importância do evento em 1967, ganhando espaço na imprensa.
Nestes 51 anos, a UCS se consolidou como uma das melhores universidades comunitárias do Brasil, conquistando a condição de referência em ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento da Região Nordeste do Rio Grande do Sul.
A Universidade de Caxias do Sul e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por meio do reitor Evaldo Kuiava e do presidente da entidade Ivonei Pioner, intensificaram, no último dia 7 de fevereiro, a parceria existente entre as instituições. O encontro marcou o alinhamento de projetos que irão dar sequência durante o ano. Em março de 2015, no Centro de Convivência do Campus-Sede, a Universidade e a Câmara de Dirigentes Lojistas inauguram o espaço CDL/UCS, uma unidade de atendimento, onde o associado encontra os serviços e orientações da entidade.
Agora, o fortalecimento desta parceria prevê ações como empréstimo de auditórios para eventos da CDL, realização de cursos de extensão aos associados da entidade, adequação de uma sala - na sede da entidade da CDL - com o nome da UCS, realização do programa de aprendizagem para capacitar jovens ao mercado de trabalho, apoio em ações e atividades promovidas pela UCS.