O reitor Evaldo Kuiava apresentou, nesta quarta-feira, durante a reunião da Reitoria com os diretores das Áreas de Conhecimento, os novos coordenadores da pró-reitoria Acadêmica e da pró-reitoria de Pesquisa e Pos-Graduação. Os novos coordenadores assumem suas funções a partir do dia 1º de junho.
Na foto, o registro do encontro desta quarta-feira. Da esquerda para a direita: Romeu Luiz Bertuol (Coordenadoria de Projetos); Gilberto Hummes (Coordenadoria de Extensão); Evandro Aguiar da Rosa (Coordenadoria do Projeto UCS.Tec); o reitor Evaldo Kuiava; Flávia Fernanda Costa (Coordenadoria Pedagógica); Daniel Antônio Faccin (Coordenadoria de Serviços); Matheus Parmegiani Jahn (Coordenadoria de Pesquisa); e Roberto Itacyr Mandelli (Coordenadoria de Programação Acadêmica). O professor Fabiano Larentis, que assume a Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu, não estava presente na ocasião.
A partir de junho, as equipes das pró-reitorias ficam assim constituídas:
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
Pró-Reitora - Nilda Stecanela
Coordenadoria de Extensão - Gilberto Hummes
Coordenadoria Pedagógica - Flávia Fernanda Costa
Coordenadoria de Programação Acadêmica - Roberto Itacyr Mandelli
Coordenadoria do Projeto UCS.Tec - Evandro Aguiar da Rosa
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Pró-Reitor - Juliano Rodrigues Gimenez
Coordenadoria de Pesquisa - Matheus Parmegiani Jahn
Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu - Fabiano Larentis
Coordenadoria de Projetos - Romeu Luiz Bertuol
Coordenadoria de Serviços - Daniel Antônio Faccin
Coordenadoria Executiva do TecnoUCS - Enor José Tonolli Júnior
Participantes compartilharam experiências e discutiram temas como Ética e Educação para a Paz.
A Universidade de Caxias do Sul sediou, nesta sexta-feira, 18 de maio, o V Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas. A programação, na Sala Florense, no Bloco M do Campus-Sede, reuniu ouvidores de diversas instituições para a troca de experiências e conhecimento sobre a atividade. Participaram integrantes da Faculdade Murialdo, da Universidade La Salle (Unilasalle), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra - Campus Canoas), da Universidade Feevale, da Universidade do Vale do Taquari (Univates), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), da Universidade de Santa Cruz (Unisc) e também da Cooperativa Nova Aliança, de Flores da Cunha.
A professora Sirlei Feltes, coordenadora da Ouvidoria da UCS, abriu o evento lembrando de competências e características associadas à atividade, requisitadas na execução da profissão. "Ser ouvidor é ser generoso, é poder pensar no outro e também nas gerações futuras, dedicando-se aos estudantes e instituições", resumiu.
Representando o Fórum Nacional de Ouvidores Universitários - Região Sul, a vice-presidente, Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller, ouvidora da Unisc, explicou que, como organização não governamental, o Fórum une ouvidores das instituições brasileiras nos âmbitos público, particular e comunitário - convidando os presentes para o encontro nacional, entre 22 e 24 de agosto em Teresina, no Piauí. Segundo ela, a ouvidoria é um trabalho complexo, humano, e de relação com a comunidade, que atua com base na legislação. "É um setor muito importante e local de acolhimento, escuta para corpo discente, docente e comunidade. É preciso ouvir para sermos ouvidos", declarou.
Abordando um dos temas do evento, "Ética na Ouvidoria", o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, enalteceu a reflexão sobre o papel do profissional. Citando o escritor Rubem Alves, destacou a "escutatória", papel principal do ouvidor, diante da tão valorizada oratória."Sem ouvir o que o outro tem a dizer perdemos a dimensão humana. Um papel importante é a postura ética de olhar o outro e buscar entendê-lo, não somente por palavras, mas, por aquilo que expressa com olhar, com o corpo, e que muitas vezes não consegue exprimir". Como uma ponte, comparou, o ouvidor escuta e direciona as demandas aos responsáveis por cada área, exercendo, também, o papel pedagógico de educar para a apropriação de responsabilidades.
O encontro ainda contou com a contribuição do professor Paulo César Nodari, que apresentou a palestra "Educação para Paz".
O reitor Evaldo Antonio Kuiava participou, na noite desta segunda-feira (14), do Painel Migrações Recentes: Limites e Desafios, organizado pela UCS em parceria com a Escola do Legislativo caxiense. Realizado no auditório do Bloco E, o evento teve a participação de acadêmicos e docentes da UCS, migrantes senegaleses e membros da comunidade.
Em sua intervenção, o reitor tratou da exclusão das diferenças como algo que se repete na história humana e o preconceito se perpetua nas práticas diárias - e deve ser combatido com ainda mais força pela comunidade acadêmica. "Este encontro é a oportunidade de reafirmar os valores da UCS de respeito às diferenças e de fomento ao debate"
O reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Rodrigues Gimenez, e a pró-reitora Acadêmica, Nilda Stecanela, participaram nesta segunda-feira, dia 7 de maio, na Universidade de Passo Fundo (UPF), do seminário internacional "O modelo comunitário na educação superior: uma visão de futuro". A proposta era discutir o modelo das comunitárias e as principais questões que impactam a expansão e o fortalecimento da educação superior de qualidade no país. Participaram do seminário, além dos gestores das universidades associadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), representantes da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), e do governo do estado do RS. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Abílio Afonso Baeta Neves, falou sobre a pós-graduação no âmbito das universidades comunitárias.
Promovido pela UPF, em parceria com o COMUNG, o seminário, que tratou de temas relevantes paras ICES, teve a participação do professor Tristan Mc Cowan, do Institute of Education da University College London, que estuda a educação superior em vários países da África e América Latina. No Brasil, McCowan mantém, há mais de 20 anos, colaborações com pesquisadores de diversas universidades, inclusive com a UCS, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, desde 2014. Com interesse no modelo das universidades comunitárias, McCowan acredita ser necessário uma maior divulgação, dentro e fora do país, desse modelo institucional, que se caracteriza por "laços fortes com a comunidade" e pelas "oportunidades de inovação" que fomenta.
O reitor Evaldo Kuiava, 2º vice-presidente do COMUNG, falou aos participantes durante o seminário e destacou a necessidade de pensar sobre o momento atual das universidades brasileiras, com a educação sendo vista como "mercadoria".
A matéria completa sobre o Seminário pode ser lida no Site do COMUNG.
A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, em concerto realizado na noite da última quarta-feira, dia 3 de maio, em São Sebastião do Caí, levou ao palco o espetáculo "Acuarela del Sur", com o violonista, compositor, ator e folclorista argentino radicado no Brasil, Lúcio Yanel, que, por 35 anos de sua carreira percorreu a América do Sul pesquisando formas, sons e ritmos. O espetáculo, no Centro de Cultura do município, marcou, além dos 25 anos de regionalização da Universidade de Caxias do Sul - implantada a partir de 1993 em diversos municípios da região de abrangência da Instituição - comemorou os 143 anos de São Sebastião do Caí.
O concerto foi prestigiado pelo reitor Evaldo Kuiava, pelo prefeito Clóvis Alberto Pires Duarte e pela diretora do campus, professora Janete Maria Bonfanti. Com a regência do maestro Manfredo Schmiedt, o concerto mesclou os sons dos instrumentos das cordas, das madeiras e dos metais com o violão de Lucio Yanel.
Regionalização - Há 25 anos, a UCS deu início ao seu projeto de regionalização, levando cursos de graduação e de extensão a municípios de sua região de abrangência. O Programa de Regionalização da UCS foi aprovado, em 19 de fevereiro de 1993, pela Portaria 211/93 do Ministério da Educação, quando foram criados unidades universitárias em Nova Prata, Guaporé, Farroupilha, Bento Gonçalves e Vacaria.
Em São Sebastião do Caí as atividades iniciaram-se no segundo semestre de 2000, nas dependências do Parque Centenário. Em agosto de 2001, foi inaugurada a nova instalação da unidade universitária, com a presença do então vice-presidente da República, Marco Maciel. E, em 2011, a UCS instalou na região, no município de Bom Princípio, o Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC/UCS), com o objetivo de realizar ações para a inovação e o desenvolvimento da área de materiais cerâmicos.
O presidente da Câmara Municipal de Flores da Cunha, vereador Moacir Ascari Fera (na foto, com o reitor Evaldo Kuiava), esteve na Universidade, nesta quinta-feira, dia 3, para entregar ao reitor Evaldo Kuiava e ao vice-reitor Odacir Deonísio Graciolli as moções de congratulações dos vereadores daquele munícipio pela recondução dos dois aos cargos de reitor e vice-reitor da UCS para o período de 2018 a 2022.
A homenagem é "o reconhecimento de um trabalho comprometido com o desenvolvimento social e pela oportunidade de mais uma vez estarem engajados aos interesses da Universidade, sempre voltados para a coletividade e qualificação institucional". Os vereadores também agradeceram "a parceria da UCS com o município pela instalação da primeira e conceituada Escola de Gastronomia UCS/ICIF no Brasil, desde o ano de 2004, a qual é um orgulho para a nossa Instituição".