O reitor Evaldo Antonio participou da cerimônia de inauguração do Espaço Gourmet da Associação dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul (ADUCS), realizada nesta quarta-feira, 26 de setembro, com a participação de associados e convidados. O espaço foi constituído graças à parceria de longa data com as empresas Evviva, do Grupo Bertolini, e Tramontina, que assinam o projeto do espaço. "A sede da ADUCS constitui-se em um espaço de convívio agradável que valoriza os professores", definiu o reitor, enaltecendo, ainda, a pró-atividade no estabelecimento de parcerias com empresas de relevância no cenário regional e nacional.
Representando a Fundação Universidade de Caxias do Sul, o diretor de Relações com o Mercado, Celso Ferrarini, parabenizou a iniciativa ao reconhecer o esforço empreendido, avaliando a inauguração como um ato de transparência e valorização de todos os envolvidos, que ilustra o modo de trabalho exercido pela Universidade.
O presidente da ADUCS, João Vicente Franco de Godolphim, ressaltou a importância do novo ambiente, tanto na relação com as duas empresas parceiras, quanto por constituir um espaço de convivência e confraternização para os professores. A professora Ana Cristina Fachinelli Bertolini, representando a Evviva - Grupo Bertolini, destacou o seu relacionamento com a Instituição e, também, a importância de mobiliários na formação de ambientes de convívio. Representando a Tramontina, Giovani Pivato e Vinicius Benini, ambos egressos da UCS, agradeceram possibilidade de colaborar com uma Universidade "tão prestigiada e valorizada".
A Universidade de Caxias do Sul sediou, entre 19 e 22 de setembro, o 19º Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática. Considerado o maior evento da área no Brasil, o Congresso é uma promoção da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP), com a realização da Regional Rio Grande do Sul (ABMP-RS). A UCS foi apoiadora especial e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apoiador institucional. Com abordagens que contemplaram a "Psicossomática, Novas Perspectivas e suas Novas Práticas", a programação incluiu cursos pré-congresso, mesas-redondas e mesas de discussão de casos clínicos com a presença de profissionais de todo o país, promovendo, ainda, o debate com gestores de saúde sobre a implantação de políticas públicas e a apresentação de trabalhos científicos.
Além de integrar a mesa de abertura do evento, no dia 20 de setembro (foto), o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, palestrou sobre o tema Tessituras da Vida: testemunho de uma trajetória. "Tecer a vida é ser protagonista de sua própria história. Tecer a vida com dignidade é a arte de fazer nascer o bem. É um ato intencionalmente filosófico. É o caminho para voltar a nascer, para converter a natureza natural em natureza espiritual", afirmou, em sua fala. Também palestraram no Congresso: a pró-reitora Acadêmica, Nilda Stecanela, que abordou O papel da escola nas aprendizagens culturais de gênero; o coordenador do curso de Medicina, Renato Rombaldi; o coordenador do curso de Educação Física, Ricardo Rodrigo Rech; e a professora do curso de Psicologia, Verônica Bohm.
Nesta terça-feira, 18 de setembro, 21 funcionários contratados e promovidos por meio de recrutamento interno, entre agosto e setembro, foram recebidos no evento Dialogando com o Reitor, no Salão de Atos do Bloco A. O encontro, que tem entre seus objetivos a integração e o alinhamento dos funcionários às diretrizes institucionais, é realizado pelo Gabinete do Reitor em parceria com a Diretoria Administrativa e Financeira e a Gerência de Recursos Humanos.
Aberto com a apresentação de um dueto de cordas da Orquestra Sinfônica, o encontro começou com as boas-vindas do gerente da Recursos Humanos, Nilton Kleber Nicolodi, que lembrou de sua própria trajetória na Universidade e ressaltou a importância de ser contratado e estar empregado no cenário atual, bem como da importância da qualificação para abraçar as oportunidades que se apresentam, indicando algumas das possibilidades de capacitação oferecidas pela Universidade.
O reitor Evaldo Kuiava também recordou sua história na UCS, iniciada enquanto aluno de Filosofia, durante três anos, que se somam a outros 25 anos de atuação na docência e gestão universitária. Ele compartilhou detalhes sobre a história da UCS e apresentou seus principios filosóficos, diretrizes e estrutura organizacional. "A UCS, em 51 anos já formou mais de 100 mil pessoas, é a maior do estado e uma das maiores do país no âmbito das universidades comunitárias". Para o reitor, "atuar em uma Instituição que se volta para a comunidade é gratificante, motivador e acredito que esse é o modelo para o futuro das organizações, que ajudam na formação de uma sociedade melhor". Sem deixar de evidenciar a importância de uma formação técnica e científica, o reitor destacou, acima de tudo, "a formação humana para atender às demandas da vida".
A partir do Seminário de Planejamento e Orçamento, realizado no dia 4 de setembro, a equipe da Assessoria de Planejamento e Orçamento e da Diretoria Administrativa e Financeira (APLO/DAFI) já deu início às reuniões de trabalho com as equipes diretivas das unidades universitárias, para revisar e definir os objetivos e as açoes da Unidade e dar as orientações necessárias quanto à elaboração da planilha do Orçamento de Receitas 2019.
Até o dia 28 de setembro, todas as unidades serão visitadas, e até o dia 5 de outubro, a proposta de Orçamento de Receitas de cada Unidade deve ser encaminhada para a APLO/DAFI. Pelo cronograma apresentado no dia 4 de setembro, durante o mês de outubro haverá uma nova rodada de reuniões de trabalho e, até 5 de novembro, as informações de cada Unidade referentes ao Planejamento e Orçamento de Despesas e Investimentos deverão estar no sistema de dados da Instituição. Em 2019, iniciam-se as reuniões de acompanhamento e avaliação do Planejamento.
Este domingo, 16 de setembro, foi dia de priorizar a saúde animal e o contato com a comunidade: no Campus-Sede da UCS, os eventos Festa dos Pets e Vet Day reuniram um público interessado em saber mais sobre os cuidados com seus pets e a atuação profissional em Medicina Veterinária. A realização foi do curso de graduação em Medicina Veterinária da Instituição, do programa de relacionamento UCS Minha Escolha e do Grupo Project Play Eventos. Entre outras atrações, a comunidade também pôde conhecer os ambientes de ensino, pesquisa e extensão do curso.
O reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, marcou presença e pontuou a relevância da interação e apresentação de infraestrutura e potencial de atendimento aos alunos, em sua formação, e à comunidade, que pode usufruir de serviços e dos espaços de lazer com suas famílias. "Além da excelência em estrutura, destaca-se a qualidade dos profissionais e professores que atuam na formação dos acadêmicos e na prestação de serviços", afirmou.
Na foto, o reitor Evaldo Kuiava (ao centro), o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Leandro do Monte Ribas, e o professor Fernando Paixão Lisboa (à direita).
O reitor Evaldo Kuiava recepcionou 25 prefeitos de municípios associados à Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste gaúcho (Amesne) na terça, dia 11, no campus-sede da Universidade. O encontro, em referência à celebração dos 25 anos de regionalização da UCS, se constituiu em uma visita técnica aos espaços da área da Saúde e à sede do TecnoUCS/StartUCS.
Após recepção no Salão de Atos da reitoria, o roteiro incluiu a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral; o Centro Clínico e a Clínica de Fisioterapia; as clínicas veterinárias e blocos cirúrgicos de animais de grande e de pequeno porte; o Complexo Acadêmico de Odontologia, composto por clínicas de atendimento, laboratórios e bloco cirúrgico; o Laboratório de Pesquisas HIV/AIDS; e a sede administrativa do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - TecnoUCS e ambientes de inovação do programa de apoio a negócios inovadores StartUCS.
De acordo com Kuiava, a aproximação permite à UCS atender às demandas dos municípios nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Odontologia e Veterinária, além de reforçar as parcerias em desenvolvimento de projetos científico-tecnológicos. Destacando o princípio de tripla hélice, o reitor enfatizou aos prefeitos o papel do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - TecnoUCS como articulador capaz de fazer com que o conhecimento produzido na Universidade chegue ao poder público e à iniciativa privada - em forma de produtos, processos e serviços - gerando inovação e contribuindo para o desenvolvimento regional. [ Saiba mais ]
Cerca de 150 gestores, entre coordenadores de Cursos, de Áreas de Conhecimento, de Unidades de Negócios, de assessorias da Reitoria, e de diferentes setores administrativos da Universidade se reuniram na tarde desta terça-feira (4) no Seminário promovido pela Assessoria de Planejamento e Orçamento (APLO) e Diretoria Administrativa e Financeira para dar início ao processo de atualização do Planejamento e de elaboração do Orçamento, que "são expressões de compromisso da gestão e serão conduzidos seguindo os princípios de transparência e democratização". Esse primeiro encontro foi o momento de compartilhar dados e informações do cenário econômico nacional e internacional, que impactam no cotidiano das Instituições de Ensino Superior, à luz dos compromissos com as diretrizes e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional. Teve também a finalidade de uniformizar e alinhar conceitos e propósitos que deem suporte à geração de projetos e ações a serem implementadas em 2019, tendo em vista um cenário que vive transformações muito rápidas e ao qual as instituições precisam rapidamente adaptar-se.
Para auxiliar no debate foram convidados dois participantes externos. João Júlio Matos, analista do Santander Corporate & Investiment Banking, apresentou dados do cenário econômico e social em que se inserem as IES, no Brasil e no Exterior. A pesquisadora Paula Caleffi (Instituto Thesis), estudiosa de temas relacionados à Educação Superior, abordou as mudanças que ocorrem nesse campo, enfocando a gestão profissional das instituições de ensino e as tendências que se apresentam nesse cenário, destacando: Competências com foco na aquisição de habilidades; pragmatismo (erudição versus educação aplicada, saber fazer); Virtualização do mundo e da educação (EAD, hibrido, presencial como elementos virtuais), fronteiras cada vez mais difusas, multiplataformas; Economia colaborativa (coworking, compartilhamento de plataformas, redes, ganhos exponencial de demanda).
Durante o encontro foi apresentado o Sistema de Planejamento, Orçamento e Avaliação (SPI), um conjunto de elementos funcionalmente inter-relacionados que alimentam o processo de planejamento de forma dinâmica e contínua, visando atingir os objetivos da Instituição. Também já foi divulgado o cronograma de atividades que se estendem até novembro em todas as unidades universitárias, quando deverá ser fechado o Orçamento.
Segundo os organizadores desse primeiro encontro, "A consolidação do planejamento, integrado com o orçamento, busca oportunizar aos gestores maior autonomia na tomada de decisão, permitindo uma resposta rápida ao mercado, como forma de sustentabilidade da organização. Faremos esta caminhada com a participação de todos os gestores e suas equipes, com o propósito de transformar cada centro de custo em um centro de resultado, oportunizando que mais estudantes realizem conosco seus projetos de vida e garantindo assim a empregabilidade".