Os professores Gelson Leonardo Rech, Chefe de Gabinete, e Marcelo Faoro, coordenador de Extensão, representaram a Universidade na cerimônia que premiou os melhores vinhos de Flores da Cunha, realizada em jantar no Salão Comunitário da Linha 60, na última sexta-feira (25).
24 enólogos participaram do processo de degustação e avaliação das amostras de vinhos, sucos de uva e espumantes, inscritos por produtores do município, realizado na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha. 29 vinícolas inscreveram 192 amostras e os premiados serão destaque no Informativo dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha, a ser publicado pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços do município.
Sessão solene, proposta por Assis Melo (PCdoB), destacou o caráter comunitário da Universidade de Caxias do Sul, em sua criação e na atuação ao longo de cinco décadas.
O destaque ao caráter comunitário da Universidade de Caxias do Sul foi constante na homenagem da Câmara dos Deputados aos 50 anos da instituição, realizada em sessão solene na manhã desta quinta, 24 de agosto, no plenário da Casa. A atividade foi presidida pelo deputado proponente, o caxiense Assis Melo (PCdoB).
"Esta homenagem não é pela Universidade fazer 50 anos, mas pelo trabalho prestado à comunidade; pela qualificação do ensino superior na nossa região. A UCS é a ponta de lança desse processo", considerou Assis, acrescentando a contribuição da Universidade como decisiva para Caxias e região tornarem-se "referência de desenvolvimento para o país". [Leia mais.]
O ponto de partida da constituição do Ensino Superior na região e a trajetória de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Caxias do Sul marcaram, na noite de terça-feira, dia 22 de agosto, o início do "Seminário - UCS 50 anos: Momentos Decisivos", coordenado pelos professores Jayme Paviani e José Clemente Pozenato e promovido pelo Gabinete da Reitoria e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
A atividade, que tem continuidade no dia de hoje, integra a programação comemorativa aos 50 anos da Universidade de Caxias do Sul e tem como objetivos evidenciar a repercussão social da Universidade e o seu papel no desenvolvimento regional, bem como as transformações que ocorreram na sua natureza e estrutura ao longo da história; aprofundar estudos sobre a história e as características da UCS como instituição de inserção regional e nacional; e compor um acervo de história oral com depoimentos dos atores que constituíram a UCS.
Na abertura, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela, salientou a satisfação em colaborar na organização dessa atividade juntamente com os professores José Clemente Pozenato e Jayme Paviani, "que ajudaram a compor a história da Universidade. Nós só temos a aprender com as pessoas que deixaram um legado na Instituição e seguirmos lançando novas sementes e desenhando o futuro da Universidade".
O reitor Evaldo Kuiava, que foi o moderador da mesa-redonda "Percursos da UCS 50 anos - Momentos Decisivos, o Ponto de Partida", ressaltou a importância de aprendermos a "honrar o passado, a história e as pessoas que construíram essa história. A origem da UCS se deu na dimensão cultural, para que a Instituição pudesse ajudar o desenvolvimento da região como um todo, se voltasse para a sua comunidade. Precisamos demarcar e defender a ideia de uma universidade comunitária. Na necessidade de se pensar o futuro da Universidade, agregamos aspectos maiores além do ensino, da pesquisa e da extensão. A tecnologia e a inovação também cumprem um legado social e precisamos nos orgulhar com o que fazemos".
O reitor Evaldo Kuiava recebeu na tarde desta segunda-feira a visita dos professores do Área de Conhecimento das Ciências Exatas e Engenharias, Camila Baldasso, Rejane Rech e Tomas Polidoro, que participam do trabalho voluntário: Jardins do Bem. Com a colaboração do biológo Marcos Grizzon, egresso da UCS, eles fazem e comercializam terrários, miniaturas de jardins dispostos em recipientes de vidro. Os recursos obtidos com a comercialização desses microecossistemas são revertidos para projetos sociais que envolvem a causa animal.
O reitor foi presenteado com um dos terrários produzidos pelo grupo.
O neurocientista Miguel Nicolelis, considerado o principal cientista brasileiro e um dos maiores pesquisadores mundiais da atualidade, foi recebido pelo reitor Evaldo Antonio Kuiava na tarde desta segunda, 14 de agosto. O pesquisador da Duke University está em Caxias do Sul para proferir a palestra de abertura do IV Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, a partir das 20h, no UCS Teatro. No encontro, promovido pela Área de Ciências Exatas e Engenharias da UCS, Nicolelis vai falar sobre a interface cérebro-máquina, com base em seu trabalho de pesquisa com exoesqueletos que buscam estimular a reparação sensorial e motor de pacientes com deficiência física.
No encontro na Reitoria, Nicolelis falou com os gestores e professores presentes sobre as diferenças entre a realidade americana e brasileira no campo científico e acompanhou o vídeo institucional que destaca a trajetória de 50 anos da Universidade. Ao final do encontro, o neurocientista foi presenteado com o vinho especialmente elaborado em comemoração aos 50 anos da UCS, pela Vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha.
Participaram da recepção o chefe de Gabinete da Reitoria, Gelson Rech, o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, Juliano Rodrigues Gimenez, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Asdrubal Falavigna, e a coordenadora do curso de Sistemas de Informação e do Seminário Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Scheila de Ávila e Silva.
O reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Evaldo Kuiava, recebeu, no dia 14 de agosto, uma comitiva de Gramado que formalizou o convite à Instituição para ser a coordenadora científica do 1º Fórum Gramado de Estudos Turísticos, cujo tema será o "Turismo como Ciência a Serviço do Desenvolvimento do País", a se realizar no município em abril do próximo ano. A coordenação científica do evento será do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da UCS.
Participaram do encontro a empresária Marta Rossi (proprietária da Rossi e Zorzanello), Fernando Boscardim (presidente do Sindtur Serra Gaúcha), Luia Barbacovi (presidente da Câmara de Vereadores de Gramado) e Miron Neto (assessor de imprensa), Romeu Riegel (do Conselho de Planejamento Urbano de Gramado), professora Marcia Cappellano dos Santos (do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade) e a professora Margarete Fátima Lucca (diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias).
Na oportunidade, o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Luia Barbacovi, apresentou a proposição de uma homenagem à UCS pelos seus 50 anos, em solenidade que deverá ser realizada no mês de outubro.
O presidente do Sindtur, Fernando Boscardim, reforçou o interesse da entidade em parcerias com a UCS, como na implementação do Turismômetro. Ele também ressaltou a importância da Universidade na Região das Hortênsias, com a oferta dos cursos de graduação em Hotelaria, Gastronomia, Eventos e Turismo, e da realização de atividades voltadas para a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na área.
O reitor Evaldo Kuiava empossou, na tarde desta segunda-feira, dia 7 de agosto, os novos componentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão agosto de 2017 a julho de 2018, em solenidade que reuniu os membros da Comissão - integrantes da gestão 2016/2017 e os integrantes da nova gestão.
A CIPA da Fundação Universidade de Caxias do Sul foi criada conforme orientação da Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, regulamentada pela NR-5 do Ministério do Trabalho. Sua criação foi regulamentada pela portaria nº 3.214, de 8 de julho de 1978. A Comissão tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Foram empossados os representantes do empregador: Roselaine Cristina Mignoni (presidente), Shayane Matana, Neida Maristela Schiemer e Matheus Gonçalves de Moura e, como suplentes, Jussara Nazir Mendes, Eliete Maria Zim Biondo e Ilarina Castro. Também foram empossados os representantes eleitos pelos empregados: Maria Bernardi (vice-presidente), Matias José Rizzon, Ariel Vareiro Pereira e Luciana Puhl Silveira e, como suplentes, Robson Mendonça do Nascimento, Caroline Nesello e Claudia Elaine Benatto.
A presidente da gestão CIPA 2017/2018, Roselaine Cristina Mignoni, agradeceu a gestão que, no ano anterior, realizou diversas atividades destinadas aos funcionários da UCS e, à nova gestão, desejou boas-vindas, salientando sua satisfação em participar de grupo que se dispõe a colaborar com a Instituição para a melhor qualidade de trabalho de todos.
O reitor Evaldo Kuiava lembrou que poucos são os que se dispõem a dedicar algumas horas de sua atividade para contribuir em buscar um ambiente de trabalho saudável. "Um ambiente que possa ser saudável tanto na área do relacionamento entre colegas como uma estrutura acolhedora. Por isso, nossa gratidão em doarem seu tempo".
Os funcionários foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo gerente de Recursos Humanos, Nilton Nicolodi.
Trabalho produzido na disciplina de Radiojornalismo II foi entregue à Reitoria, nesta quinta-feira, dia 3.
Acadêmicos do curso de Jornalismo produziram, no semestre passado, um documentário radiofônico sobre os 50 anos da Universidade de Caxias do Sul. O resultado do trabalho foi entregue, na última quinta-feira, dia 3 de agosto, pela professora da disciplina de Radiojornalismo II, Leyla Coimbra Thomé, e pelo acadêmico Álan Pissaia ao reitor Evaldo Kuiava e ao chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech. O documentário "50 anos da UCS: O conhecimento ilumina o futuro" foi realizado no primeiro semestre de 2017. [Saiba mais.]
Os 25 novos funcionários e os funcionários promovidos por meio de recrutamento interno, nos meses de junho e julho, participaram, na manhã desta terça-feira, dia 1º de agosto, de mais um evento "Dialogando com o Reitor", organizado pelo organizado em parceria pelo Gabinete do Reitor, Diretoria Administrativa e Financeira e Gerência de Recursos Humanos.
Os funcionários foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo gerente de Recursos Humanos, Nilton Nicolodi.