Universidade e entidades assinaram convênios para promoção de curso para menores aprendizes
Capacitar jovens para o mercado de trabalho em empresas do ramo comercial e de prestação de serviços é o objetivo de dois convênios assinados entre a Universidade de Caxias do Sul nesta sexta, dia 22, a Unimed Nordeste-RS e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. Os acordos estabelecem a oferta de um curso para formação de assistentes administrativos, ministrado pelo Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC/UCS), com carga horária de 800 horas, de 26 de fevereiro a 7 de dezembro de 2018.
Os convênios e sua operacionalização se fundamentam nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nos artigos que tratam da regulamentação do trabalho do adolescente na condição de aprendiz (Lei n°10.097/00) e demais disposições legais e regulamentares que regem o trabalho do adolescente. Assim, o Programa de Aprendizagem instituído pelos acordos tem como público-alvo jovens entre 14 e 24 anos, visando à sua inclusão social por intermédio da formação técnico-profissional, profissionalização e inserção no mundo do trabalho, promovendo a cidadania e os valores humanos solidários.
Caberá à Unimed e CDL realizarem o processo seletivo dos jovens aprendizes, receber, acompanhar, orientar, esclarecer e estimular o adolescente durante o processo de construção do conhecimento prático, por intermédio das atividades práticas de aprendizagem realizadas no âmbito das organizações empregadoras, além de acompanhar o desempenho e estimular a frequência dos participantes no curso em horários compatíveis com a agenda escolar de cada aprendiz. Ambas entidades patrocinarão o curso com o pagamento de 12 parcelas mensais de R$ 3 mil.
Conjugar esforços entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul e Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul foi o objetivo da assinatura de um acordo de cooperação, realizada nesta quinta-feira, dia 21 de dezembro.
O acordo visa ao desenvolvimento de ações de mútuo interesse, a promoção de intercâmbio didático e científico para a ampliação do conhecimento nas diversas áreas e a realização de projetos conjuntos de ensino, pesquisa, extensão, serviços e inovação.
A cooperação, formalizada na sede da CIC, foi assinada pelo reitor da UCS, professor Evaldo Kuiava, e pelo presidente da CIC, Nelson Fábio Sbabo.
Na oportunidade, o reitor Evaldo Kuiava, acompanhado pelo chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech, fez a entrega do álbum "UCS: 50 anos de uma Universidade Comunitária", editado pela EDUCS e lançado no Natal em Família, no dia 16 de dezembro. Esse álbum tem a organização do chefe de gabinete da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, em parceria com os professores Anthony Beux Tessari, diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural, Eliana Rela, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em História da UCS, e do coordenador da EDUCS, Renato Henrichs, todos integrantes da comissão das comemorações dos 50 anos da Instituição.
Foi assinado no dia 7 de dezembro, entre a UCS e a Prefeitura Municipal de Antonio Prado, um Contrato de Prestação de Serviços que prevê a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Antônio Prado. O trabalho será realizado pelo Instituto de Saneamento Ambiental da UCS e vem somar-se a outro já realizados na área ambiental, desde 2014, destacando-se: as caracterizações de resíduos sólidos e o apoio técnico ao projeto de sensibilização ambiental "Agentes Ambientais Mirins".
O projeto "Agentes Ambientais Mirins" foi premiado como um dos sete melhores trabalhos apresentados na Feira de Troca de Experiências, realizado durante o V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental e Gestão de Águas, realizado em Brasília-DF, no mês de maio de 2017. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), os trabalhos premiados deverão compor uma publicação que deverá ser lançada durante o Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília, em março de 2018.
O reitor Evaldo Kuiava, acompanhado pelo diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, estará em Passo Fundo na noite deste domingo (10), para participar, na UPF, da Solenidade de Certificação dos Concluintes da 3ª Edição do MBA em Gestão de Instituições Superiores. Após a solenidade eles participam de jantar comemorativo. Na segunda-feira (11), eles participam de atividades do MBA, como o lançamento dos livros que reúnem os trabalhos produzidos durante o curso, e o fórum de discussão sobre os rumos das IES Comunitárias, que será coordenado pelo professor José Carlos Carles de Souza, reitor da UPF e presidente do Comung, e terá a participação do professor João Otávio Bastos Junqueira, reitor da UNIFEOB e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC). Na parte da tarde, será realizada a Assembleia de Reitores do Comung com a participação do presidente do Sindiman, Oto Roberto Morschbaecher.
Ainda na segunda-feira, às 19h, o reitor irá participar da Reunião-Jantar de Diplomação da Gestão 2018-2019 da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC-Caxias).
"Comemorar os 50 anos desta Instituição é criar momentos significativos, como o de hoje, para que se possa, junto às comunidades interna e externa, recordar os seus feitos, honrar o seu passado e agradecer às pessoas que contribuíram e contribuem de forma pessoal ou institucional em favor do desenvolvimento da educação e da ciência, bem como do progresso da comunidade regional e do país". Assim, o reitor Evaldo Kuiava iniciou o seu pronunciamento, definindo o sentido da cerimônia que reuniu, no Salão de Atos da Reitoria, os 33 homenageados - entre personalidades, entidades e empresas, associações e municípios - que receberam a Medalha do Mérito Comunitário Prefeito Hermes Webber.
Prestigiaram a cerimônia, além dos membros do Conselho Universitário, os membro dos conselhos Diretor e Curador da Fundação Universidade de Caxias do Sul, autoridades civis, políticas, militares, representantes de entidades de classe e de associações, autoridades acadêmicas e administrativas da UCS e os membros da Comissão dos 50 anos da UCS.
"Na UCS, cultivamos o conhecimento, a ciência, a cultura. Nela, muitas pessoas, inclusive, muitos dos senhores e da senhoras, aqui homenageados, cultivaram a sua vida ou ajudaram a cultivar esta Instituição, enquanto estudantes, gestores de setores públicos e privados, políticos, por meio de decisões sensatas, de projetos com ampla visão comunitária, de parcerias firmadas, de intenções realizadas, de ideias propostas, de conselhos dados. Isso tudo porque, assim como a UCS, os senhores e a senhoras acreditam que somente pela educação é possível ter uma região melhor, um Brasil melhor e um mundo melhor. A UCS é uma casa de portas abertas que recebe a diversidade, que se abre para a comunidade. Esta é uma universidade que já nasceu comunitária, que nasceu com a força de pessoas engajadas em favor do progresso de todos?. E, finalizando, ressaltou: "como observaram, não fiz uma descrição da trajetória de cada um, todavia, ressalto que os seus nomes ressoam fortes nos corredores desta cinquentenária Instituição".
[ Leia mais.]