Universidade de Caxias do Sul
Uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).

Informes da Reitoria

FEVEREIRO 2017 Clique nas imagens para ampliá-las.

UCS conta com edição customizada do Vade Mecum do Direito

O reitor Evaldo Kuiava recebeu, na manhã desta quarta, dia 22, o diretor da Área de Conhecimento em Ciências Jurídicas, Edson Dinon Marques, e a ex-diretora (cuja gestão se encerrou no início deste mês) Fernanda Schmitz, também diretora do Campus Universitário de Farroupilha, para apresentação da edição especial customizada do Vade Mecum do Direito. A partir de parceria com a editora Revista dos Tribunais, a mais importante da área jurídica do país, a publicação recebeu a inclusão de logotipia da UCS e de um texto introdutório redigido pelo reitor. O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Bonalume, também apoiador da iniciativa, foi igualmente agraciado com um exemplar.

O 'Vade Mecum Direito' é um compêndio sobre a legislação geral brasileira - incluindo a Constituição Federal, códigos, legislações complementares, estatutos e súmulas de tribunais superiores, entre outras leis. Unidades da edição especial serão entregues gratuitamente a todos os alunos ingressantes e formandos do curso de Direito neste semestre. Segundo o professor Edson Marques, a qualidade e a confiabilidade do material vão contribuir com o aprendizado dos estudantes durante a trajetória acadêmica.

Na apresentação da obra, o reitor Evaldo Kuiava salienta a importância de uma "sólida e elevada formação técnico-profissional e ético-humanística" para um enfrentamento exitoso das questões jurídicas e sociais diante do cenário dinâmico de mudanças estruturais da sociedade. "O 'Vade Mecum Direito' da UCS vem, nesse sentido, ser um instrumento precioso para o público acadêmico em vista da qualificação necessária para a sua atuação jurídica na atualidade", define.

Publicado em 22/02/2017 | Foto: Lisele Taufer

Toma posse a nova diretoria da AFFUCS para o período 2017/2019.

A nova diretoria da Associação dos Funcionários da Fundação Universidade de Caxias do Sul (AFFUCS) - criada em 1982, com a finalidade de defender os interesses de seu quadro social - foi empossada na tarde desta segunda-feira, dia 20 de fevereiro em cerimônia que teve a presença do reitor Evaldo Kuiava. Integram a equipe, as seguintes funcionárias: Rejane Remussi (presidente), Sandra Mara da Silva (vice-presidente), Delma de Fátima Mota Duarte (primeira secretária), Lisele Taufer (segunda secretária), Claudete Salvador Terhorst (primeira tesoureira) e Tatiane Santos Azambuja (segunda tesoureira).

O reitor Evaldo Kuiava enfatizou o apoio da Universidade e a relevância da Associação, destacando a importância da entidade na representação dos funcionários. A presidente Rejane Remussi agradeceu às seis colegas que integram a diretoria e prometeu dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. Ela também agradeceu a parceria com a Reitoria.

Com cerca de 300 associados, a AFFUCS tem entre suas finalidades: promover a união, o lazer e o bem-estar de seus associados e prestar assistência na forma de convênios com farmácias, lojas, supermercados e prestadores de serviços.

Publicado em 20/02/2017 | Foto: Claudia Velho

Embaixador Sunil Kumar Kai e o chefe de Chancelaria da Embaixada da Índia no Brasil, Kshitij Tyagi, visitam a Universidade e são recebidos na Reitoria.

A troca de conhecimentos sobre a sociedade indiana e a brasileira e os sistemas de ensino superior dos dois países norteou a visita dos representantes diplomáticos ao Campus-Sede, na manhã desta sexta-feira, dia 17. O embaixador Sunil Kumar Kai e chefe de Chancelaria da Embaixada da Índia, Kshitij Tyagi, foram recebidos pelo reitor Evaldo Antonio Kuiava e pelo vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli. O encontro foi acompanhado pela assessora de Relações Interinstitucionais e Internacionais da UCS, Fabíola Sartori.

A comitiva indiana esteve esta semana na região serrana para participar do Seminário Bilateral de Comércio Exterior Brasil-Índia, promovido pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), realizado em Bento Gonçalves. [ Saiba mais. ]

Publicado em 17/02/2017 | Fotos: Claudia Velho

UCS 50 ANOS: Universidade recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Homenagem, proposta pelo deputado Vinicius Ribeiro, egresso da UCS, foi realizada no Grande Expediente da Sessão Plenária, na tarde desta quinta-feira, dia 16.

Durante a sessão, os deputados enfocaram o histórico e a importância da UCS para o desenvolvimento da região e do Estado. Após a homenagem na Assembleia, uma comitiva da Instituição, liderada pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, foi recebida no Palácio Piratini pelo governador José Ivo Sartori.

Salientando a formação de 100 mil pessoas em graduação e pós-graduação, ao longo de cinco décadas, Vinicius destacou o papel da UCS de, além da formação técnica, preparar as lideranças políticas, empresariais e comunitárias da Serra. Exemplificando, citou a própria trajetória como egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo, presidente do Diretório Acadêmico do curso e vice-presidente do Diretório Central de Estudantes. "Àquela época a UCS estava formando não só o arquiteto, mas também o político", declarou o deputado. [ Leia a matéria completa.]

Publicado em 16/02/2017 | Fotos: Claudia Velho

Volta às Aulas: encontros entre a Reitoria e os professores celebram os 50 anos da Universidade.

Na manhã desta quinta-feira (16) realizou-se o primeiro encontro de boas-vindas entre a Reitoria e os professores que iniciam na próxima segunda-feira (20) mais um período letivo. Diferentemente dos encontros anteriores, os que se realizam nesta semana têm um componente diferente: eles estão no clima das comemorações de 50 anos da Universidade e, mais do que momentos de integração e orientação sobre as diretrizes e ações institucionais, são também uma oportunidade para conhecer ou reviver a história da Universidade e fortalecer os laços que ligam as pessoas à Instituição.

Um dos momentos marcantes foi a do apresentação do primeiro vídeo institucional de divulgação da UCS, produzido em 1989, que deu aos presentes uma visão de como era a Universidade de Caxias do Sul 28 anos atrás. Os presentes também assistiram a um documentário sobre a história da Universidade, produzido pela UCS TV, e um vídeo institucional. Ao final, antes do "Parabéns para a Universidade", houve uma audição do Hino da UCS, criado especialmente para comemorar os 50 anos, com letra de José Clemente Pozenato e música de Gilberto Salvagni, numa gravação da Orquestra Sinfônica da UCS, com a participação da soprano Cintia de los Santos e a regência do Maestro Manfredo Schmiedt. No encerramento, os presentes compartilharam uma torta preparada pela Escola de Gastronomia da UCS.

Os encontros prosseguem na tarde e noite desta quinta-feira (16) e durante a sexta-feira (17) com a realização de oficinas e workshops organizados pelo Programa de formação de Professores.

"É necessário reconhecer e honrar o nosso passado pois quem não reconhece o passado não consegue abrir as portas para o futuro". O reitor Evaldo Kuiava conduziu o encontro, que foi aberto com uma apresentação emocionante do Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS e de Lúcio Yanel, violinista, compositor, ator e folclorista, considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica.

O reitor apresentou dados da situação econômico-financeira da Universidade e anunciou algumas medidas a serem implementadas neste semestre com a finalidade de aperfeiçoar a gestão universitária e buscar a sustentabilidade institucional. Entre as medidas a serem colocadas em prática ainda no primeiro semestre, destaca-se a divulgação de uma série de incentivos para aumentar o números de matrículas nos cursos de graduação, facilitando o acesso de ingressantes via transferência; acadêmicos pertencentes a um mesmo grupo familiar; acadêmicos com os estudos interrompidos no período de até 3 anos; e ingressantes com mais de 60 anos.

No que se refere à estrutura organizacional e acadêmica, o reitor anunciou a extinção dos Centros e a implantação das Áreas de Conhecimento, que abrangem toda a Universidade e estarão voltadas para as questões pedagógicas dos cursos e programas que integram cada área. "Cada Área de Conhecimento terá um diretor que será um guardião, um líder que deverá, juntamente com os coordenadores e professores dos cursos, propor ideias que façam a Universidade avançar".

O reitor também destacou algumas ações a serem implementadas no compromisso de buscar a sustentabilidade institucional, como: expansão das atividades da área comercial; otimização e compartilhamento dos recursos e materiais; possibilidade do Ambulatório Central prestar atendimento via plano de saúde ou particulares; criar e/ou melhorar os espaços de convivência que poderão contar com serviços fornecidos pela Escola de Gastronomia da UCS; publicação até maio de 2017 de versões atualizadas de documentos institucionais (Estatutos, Regimento, Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional); e mobilização para a implementação total do TecnoUCS.

Publicado em 16/02/2017 | Fotos: Claudia Velho

Pró-Reitoria Acadêmica e coordenadores de cursos de graduação preparam-se para o início de mais um período letivo.

A pró-reitoria Acadêmica reuniu, nesta quarta-feira (15), os coordenadores dos cursos de graduação em um encontro no Centro Diocesano de Formação Pastoral para iniciar as atividades do período letivo 2017/2 e dar as boas-vindas aos gestores. Durante todo o dia, o grupo pode refletir e discutir temas e questões que envolvem os projetos pedagógicos e a análise dos indicadores de desempenho dos cursos. Também trataram de um tema que se impõe fortemente no cenário nacional e local das instituições de ensino superior: a retenção e evasão de estudantes, na busca de estratégias de ação que possam enfrentar essa realidade.

Sob a liderança do pró-reitor Acadêmico, professor Marcelo Rossato, o encontro foi também um momento de convívio e confraternização, marcando o início das atividades de 2017 em uma data especial para a Universidade de Caxias do Sul. Nesse mesmo dia, há 50 anos, realizou-se a solenidade de instalação da Universidade com a cerimônia de posse do seu primeiro reitor, Virvi Ramos.

Publicado em 15/02/2017 | Foto: Juliano Rodrigo Gimenez

Volta às Aulas: encontros com a Reitoria no clima das comemorações dos 50 anos da Universidade.

Realizados no dia em em que se comemora o aniversário de 50 anos de criação da UCS - 15 de fevereiro de 2017 -, os encontros entre a Reitoria e os funcionários da Instituição transcorreram em um clima de comemoração e integração, com uma programação que mesclou dados do cenário institucional atual e a criação de momentos que destacaram aspectos importantes da trajetória da Universidade. Para muitos dos que iniciaram sua atuação na UCS mais recentemente, o encontro foi não somente uma oportunidade de conhecer a história da Universidade, mas, principalmente, de compreender a importância da sua atuação na continuidade dessa história.




"Hoje é um dia festivo. É o dia em que se comemora a criação da Universidade. É dia de celebrar os 50 anos de uma caminhada. Celebrar e lançar os próximos passos. A universidade só vai ser melhor se nós formos melhores. A Universidade não é os seus prédios. As pessoas e o trabalho que elas realizam é que são a Universidade. O futuro de excelência da Universidade depende de todos nós." O reitor Evaldo Kuiava iniciou sua fala apresentando as Diretrizes Institucionais e os dados que resumem a situação econômico-financeira da Instituição. Também anunciou algumas medidas a serem implementadas neste semestre com a finalidade de aperfeiçoar a gestão universitária e buscar a sustentabilidade institucional. Para facilitar o acesso aos cursos da Universidade foram criados os "Incentivos UCS 50 anos", que irão beneficiar acadêmicos ingressantes via transferência; acadêmicos pertencentes a um mesmo grupo familiar; acadêmicos com os estudos interrompidos no período de até 3 anos; e ingressantes com mais de 60 anos.

No que se refere à estrutura organizacional, o reitor anunciou a extinção dos Centros e a implantação das Áreas de Conhecimento, que abrangem toda a Universidade e estarão voltadas para as questões pedagógicas dos cursos e programas que integram cada área. "Cada Área de Conhecimento terá um diretor que será um guardião, zelando para para que as informações cheguem até aos professores e alunos, com responsabilidades que vão além da gestão, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da Instituição".

O reitor também destacou algumas ações a serem implementadas no compromisso de buscar a sustentabilidade institucional, como: expansão das atividades da área comercial; otimização e compartilhamento dos recursos e materiais; possibilidade do Ambulatório Central prestar atendimento via plano de saúde ou particulares; criar e/ou melhorar os espaços de convivência que poderão contar com serviços fornecidos pela Escola de Gastronomia da UCS; publicação até maio de 2017 de versões atualizadas de documentos institucionais (Estatutos, Regimento, Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional); e mobilização para a implementação total do TecnoUCS.

Ao finalizar, o reitor falou sobre o entusiasmo necessário para a atuação de cada um dos presentes. "O entusiasmo é algo que nos contagia e domina. Meu desejo é que ele seja aquele sopro que nos transcende e que possa iluminar a caminhada de cada um de nós ao longo de mais um período de atividades".

Ao longo do encontro, os participantes puderam assistir ao vídeo institucional, ao vídeo da campanha de dos 50 anos da UCS, a um documentário produzido pela UCS TV para as comemorações deste ano; e a um material de divulgação da UCS, produzido em 1989, que deu aos presentes uma boa visão de como era a Universidade de Caxias do Sul 28 anos atrás.

Ao final, após a audição do Hino da UCS, criado especialmente para comemorar os 50 anos - letra de José Clemente Pozenato e música de Gilberto Salvagni - numa gravação da Orquestra Sinfônica da UCS, com a participação da soprano Cintia de los Santos e a regência do Maestro Manfredo Schmiedt, todos cantaram parabéns para a Universidade e foi servida uma torta assinada pela Escola de Gastronomia da UCS.

Publicado em 15/02/2017 | Foto: Claudia Velho

UCS 50 ANOS: Câmara Municipal de Caxias do Sul homenageia UCS como parceira do desenvolvimento regional.

Sessão solene comemorativa aos 50 anos da Universidade ocorreu na noite desta terça (14). Contribuição da Instituição para a geração da qualidade de vida da região foi destacada pelos vereadores e pelo prefeito Daniel Guerra.

A contribuição da Universidade de Caxias do Sul para a construção da qualidade de vida que destacaram Caxias do Sul e região no cenário nacional ao longo das últimas cinco décadas, e a importância da Instituição para o desenvolvimento sustentável futuro - sob os aspectos econômico, social, tecnológico e humano - constituíram-se na ênfase da homenagem da Câmara de Vereadores aos 50 anos de criação da UCS, em sessão solene realizada na noite desta terça, dia 14, no plenário da Casa Legislativa.

O evento contou com a entrega de placas comemorativas pela Câmara de Vereadores e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Caxias) e com a apresentação de dois vídeos institucionais da Universidade referenciados no cinquentenário da Instituição. O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, os ex-reitores Luiz Antonio Rizzon e Isidoro Zorzi, autoridades municipais e dirigentes de entidades, entre outras autoridades, participaram da solenidade.[ Leia mais.]

Publicado em 14/02/2017 | Foto: Claudia Velho

Professor Edson Dinon Marques é o novo diretor da Área de Conhecimento de Ciências Jurídicas.

"O cargo de diretor de Área de Conhecimento é uma extensão da Reitoria nas unidades universitárias e um canal de comunicação para que as informações cheguem até aos professores e alunos. Cada diretor é o guardião de uma determinada Área de Conhecimento e suas responsabilidades vão além da gestão, possibilitando-lhe contribuir em diferentes níveis para o desenvolvimento da Instituição".

Ao dar posse ao professor Edson Dinon Marques, na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro, como diretor da Área de Conhecimento em Ciências Jurídicas, em substituição à diretora do Centro de Ciências de Ciências Jurídicas, Fernanda Maria Francischini Schmitz, que permanece na direção do Campus Universitário de Farroupilha, o reitor Evaldo Kuiava aproveitou para destacar o perfil do "diretor de Área do Conhecimento", cargo que passou a substituir o "diretor de Centro" na atual estrutura universitária, conforme Resolução do Consuni 37-2016 e de resolução do Conselho Diretor da FUCS 03-2016. A cerimônia foi realizada durante a reunião da Reitoria, com a participação de representantes da Fundação Universidade de Caxias do Sul. [ Saiba mais. ]

Publicado em 13/02/2017 | Foto: Claudia Velho

UCS 50 Anos: Fundação Educacional da Região dos Vinhedos presta homenagem à Universidade.

O presidente da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI), Paulo César Ranzi, entregou ao reitor Evaldo Kuiava uma placa comemorativa pela passagem dos 50 anos de criação da Universidade de Caxias do Sul. A entrega ocorreu na sexta-feira, dia 10 de fevereiro, na Igreja São Pelegrino, antes da celebração religiosa que marcou o aniversário da assinatura do decreto da presidência da República que oficializou a criação da UCS, em 10 de fevereiro de 1967.

Ao longo da história da UCS, a FERVI tem sido parceira em ações voltadas não somente para regionalização, mas principalmente para a expansão e qualificação das ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão desenvolvidas pela Universidade.

Publicado em 13/02/2017 | Fotos: Claudia Velho

Reitoria recebe vereador Paulo Périco e o secretário municipal da Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Mallmann, para tratar da segurança no Campus-Sede.

Convite partiu do vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu, que agendou o encontro com o reitor Evaldo Kuiava.

As questões envolvendo a segurança no Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul, foram o tema do encontro realizado na tarde da última sexta-feira, 10 de fevereiro, entre a Reitoria e o vereador Paulo Périco - que também é professor do curso de Administração - e o secretário municipal da Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Mallmann, o vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu, e assessores. Além do reitor Evaldo Kuiava, também participaram do encontro, o vice-reitor, Odacir Deonisio Graciolli, o pró-reitor de Graduação, Marcelo Rossatto, e o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech.

Ficou combinado que a Universidade irá encaminhar à secretaria da Segurança Pública e Proteção Social um mapeamento com imagens dos locais de saída dos estudantes (BR-116 e bairros adjacentes), como base para a realização de um trabalho conjunto entre o Poder Público e a Universidade, que resulte em um maior controle dos veículos que utilizam esses acessos. O vereador Périco acrescentou que deverão ser feitas abordagens em dias e horários diferentes, sem aviso prévio, e que o foco dessa abordagem não serão os alunos. "O aluno vai perder um pouco de tempo, mas é para a sua segurança".

Durante o encontro também se discutiu a ideia de se criar um curso com foco em segurança pública.

Publicado em 13/02/2017 | Fotos: Claudia Velho

Celebração pelos 50 anos da UCS enaltece conquistas e desafios da Instituição.

Com a participação do Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, missa comemorativa reuniu, na noite desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, na Igreja São Pelegrino, a comunidade de Caxias do Sul e região, para "louvar, agradecer e bendizer a Deus tudo o que foi vivido ao longo desses 50 anos".

A comunidade acadêmica, autoridades e representantes da sociedade civil, participaram, na noite desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, data em que se comemora o aniversário de 50 anos da criação da Universidade de Caxias do Sul, de missa comemorativa "em agradecimento pelas conquistas, desafios, aprendizado e pelo bem realizado". A Orquestra sinfônica da UCS e os solistas Cintia de los Santos e Rogério Scarton participaram da cerimônia, iniciada com a execução do Hino da UCS, In Altum Ducit, de autoria de José Clemente Pozenato (letra) e Gilberto Salvagni (música).

Antes do início da celebração religiosa, gestores que estiveram à frente da Instituição, em diferentes momentos da sua trajetória, levaram ao altar da Igreja de São Pelegrino, cinco elementos simbólicos do compromisso da Universidade com a formação humana. o reitor Evaldo Kuiava apresentou a vela, símbolo da luz e da abertura para o que é novo e transformador; o presidente do Conselho Diretor da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume, levou o brasão da FUCS, significando o compromisso permanente com a produção de conhecimento, que faz avançar a sociedade; o ex-reitor Abrelino Vicente Vasata (1974-1987) levou o capelo, simbolizando a progressão acadêmica e homenageando os profissionais formados pela UCS e seus professores; o ex-reitor João Luiz de Morais (1987-1990) levou a bandeira da UCS, simbolizando o compromisso com a disseminação do conhecimento e o agradecimento às comunidades que acolhem unidades da UCS; e o ex-reitor Isidoro Zorzi (2006/214) levou o livro, símbolo universal de conhecimento e sabedoria, representando a produção humana na busca de um mundo mais justo e solidário.

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra; vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul, o presidente da CIC-Caxias do Sul, Nelson Sbabo, lideranças do setor empresarial, ex-professores e egressos da Universidade, e representantes da sociedade civil, prestigiaram a celebração.

Ao se dirigir aos presentes, o reitor Evaldo Kuiava agradeceu à comunidade local e regional que "honrou, valorizou e acompanhou a história exitosa da sua universidade que, por sua vez, beneficia a comunidade que a acolhe" e renovou o compromisso da UCS em "manter a sua tradição e, ao mesmo tempo, ser contemporânea e inovadora".





"Este é o caminho que a UCS quer seguir. E nessa caminhada, ela continuará atuando para manter uma relação positiva e inspiradora com a sociedade local, regional, nacional e internacional, empregando esforços em busca da constante inovação, da sustentabilidade institucional e, acima de tudo, da excelência acadêmica".

Publicado em 10/02/2017 | Fotos: Claudia Velho

Representantes da ADCE-Caxias visitam a Reitoria

O reitor Evaldo Kuiava recebeu, na tarde de hoje, representantes da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Caxias do Sul. No encontro, discutiu-se a possibilidade de parcerias, ao longo de 2017, em eventos e ações de interesse da UCS e da ADCE-caxias.

Participaram do encontro com o reitor: Juarez Fochesatto (presidente); Gelso Luis Furlin (vice-presidente e tesoureiro); Gabriel Francisco Mognaga (presidente do Conselho Consultivo); Caroline Rech, da empresa Sinergia Ações em Marketing e Eventos, que organiza o evento "Tá na mesa ADCE"; e José Luiz Facchin.

Publicado em 07/02/2017 | Foto: Lisele Taufer

Reitoria recebe presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, atual presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, esteve na Universidade na manhã desta segunda-feira (06), para uma visita de cortesia à Reitoria. No encontro com o reitor Evaldo Kuiava e o vice-reitor, Odacir Deonisio Graciolli, o vereador manifestou o interesse de intensificar as relações interinstitucionais entre o Poder Legislativo e a Universidade. Acompanhado pelo jornalista Paulo Cancian, chefe da Assessoria de Comunicação Social da Câmara, Gremelmaier também destacou a recente concessão pela Organização das Américas pela Excelência Educativa (ODAEE) de prêmios à Universidade e ao reitor Kuiava.

No próximo dia 14, a UCS será homenageada pela Câmara Municipal de Caxias em sessão solene alusiva à comemoração dos 50 anos de sua criação. Ao agradecer a visita, o reitor Evaldo Kuiava destacou a importância do estreitamento das relações entre as duas instituições, fortalecendo ainda mais a comunidade que lhes dá sustentação.

Publicado em 06/02/2017 | Foto: Lisele Taufer

Universidade recebe Prêmio Sapientiae de Excelência Educativa e reitor Evaldo Kuiava recebe o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia da Educação.

Distinções são outorgadas pela Organização das Américas para a Excelência Educativa (ODAEE), entidade internacional que tem, entre suas finalidades,"reconhecer a atuação de pessoas e instituições relevantes para o bem da educação e da cultura na Iberoamérica".

O reitor Evaldo Kuiava esteve em Havana, Cuba, na semana passada, onde participou do XV Congresso Internacional de Pedagogia 2017, encerrado no dia 3 de fevereiro. Com o tema "Pela unidade dos educadores" e uma abordagem que ressaltou a ética na educação e a cultura da paz, o evento tem entre seus patrocinadores a ODAEE, organização que está presente em 21 países, congregando 600 instituições educacionais e cerca de 25 mil professores.

No dia 2 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de premiação de pessoas e entidades que, na avaliação dos membros da ODAEE, se destacaram na busca de estratégias e ferramentas para o desenvolvimento de processos de qualidade na educação e para o avanço institucional comprometido com a integração social e com a construção da paz. Na ocasião, o reitor Evaldo Kuiava recebeu o título Doutor Honoris Causa em Filosofia da Educação e a UCS recebeu o Prêmio Sapientiae de Excelência em Educação, em reconhecimento às realizações em educação e aprendizagem em direitos humanos e assim contribuir para a transformação da sociedade atual em uma sociedade sustentável e culta, na qual a educação de qualidade está ao alcance de todos. [ Saiba mais. ]

Publicado em 06/02/2017