Ligadas à Coordenadoria de Extensão, atividades vão qualificar recursos humanos para o comércio
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL-Caxias do Sul) e a UCS concretizaram na quarta-feira, dia 27 de abril, a fundação da Escola de Negócios CDL/UCS, que pretende qualificar gestores e trabalhadores do comércio nos mais diferentes aspectos. A cerimônia ocorreu durante a aula inaugural do Curso de Formação de Gestores para o Varejo e, na ocasião, o reitor Evaldo Kuiava fez questão de salientar que se tratava de um momento importante para a Universidade. "Estamos vivendo aqui a união de duas grandes marcas. Acreditamos que juntos podemos fazer melhor e é isso que está acontecendo: entregamos a vocês um produto diferenciado, num espaço universitário e com professores extremamente qualificados e que são também grandes profissionais", ressaltou o reitor para uma plateia atenta e ansiosa por iniciar os estudos.
A turma formada em sua maioria por mulheres, uniu diferentes gerações e pessoas com e sem experiência em Gestão no Comércio. Gerentes de lojas, vendedores e supervisores buscam no curso oferecido pela UCS qualificação e crescimento profissional em suas áreas.
A Coordenação da Escola de Negócios CDL/UCS ficará a cargo dos professores Sidnei Fochesatto, do Núcleo de Educação Coorporativa da UCS, e do diretor de Pesquisa e Informação da CDL-Caxias do Sul, Cristiano Pavinato. "Fizemos uma grande pesquisa que resultou nas principais necessidades do comércio de Caxias do Sul. Foram os profissionais que nos disseram o que queriam estudar. A partir das demandas, conseguimos montar o curso", afirmou Pavinato, diretor da CDL-Caxias do Sul.
Já o professor Fochesatto aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os alunos que resolveram investir em qualificação e lembrou que os cursos da Escola de Negócios CDL/UCS serão levados também para outras cidades da Região.
O Curso de Formação de Gestores para o Varejo tem aulas às quartas-feiras e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Espaço Corporativo Florense (Bloco M do Campus-Sede). Com carga horária de 174 horas-aula, os cursos abordam conteúdos como: Análise de crédito e cobrança; Estratégia de crédito e vendas a prazo com o uso do SPC; Desenvolvimento de equipe; Desenvolvimento de habilidades de liderança; Finanças no varejo (contas a pagar, a receber e orçamento); Gerenciamento de equipe de vendas; Gestão de compras; Negociação e gestão de conflitos; Processos de gestão de pessoas no varejo; Pesquisa de mercado no varejo; Gestão visual da loja; Gestão de custos no varejo; Marketing através das mídias sociais; Comportamento do consumidor.
A primeira aula abordou a temática do Desenvolvimento de Habilidades de Liderança, com a psicóloga e professora Sabrina Rugeri. Os interessados podem obter mais informações sobre as próximas turmas pelo pelo e-mail extensaocursos@ucs.br ou pelo telefone (54) 3218-2145.
As parcerias entre a Universidade de Caxias do Sul e o Programa Santander Universidades foram o tema do encontro, que reuniu nesta quarta-feira (27), no Gabinete do Reitor, lideranças do Programa, em nível nacional e internacional, o reitor Evaldo Kuiava e gestores da UCS responsáveis pelas ações decorrentes das parcerias com o Santander Universidades. A UCS é parceira do Santander Universidades nos programas Top China, Bolsas Ibero-Americanas, Bolsas Internacionais Fórmula santander, Estágios Santander, entre outros.
Participaram do encontro com o reitor, Marcelo Vulcano, superintendente do Santander Universidades no Brasil; Carlos Guilherme Matte, gerente de Convênios do Santander Universidades; e Ignacio Berdugo, ex-reitor da Universidade de Salamanca e um dos organizadores do 3º Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado no Rio de Janeiro, em 2014, que contou com a participação do reitor Evaldo Kuiava.
Durante o encontro, o reitor também apresentou aos representantes do Santander Universidades os programas e projetos culturais em curso na Instituição.
O reitor Evaldo Kuiava recebeu, na tarde desta terça-feira (26), o presidente da Associação de Pais da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EfaSerra), Alceu Dalle Molle, a coordenadora Pedagógica, professora Angélica Casara Sirtoli, e o coordenador Geral da EfaSerra, professor Rudimar Menegotto. A Universidade, através da Coordenadoria de Extensão e da coordenação dos cursos de Medicina Veterinária e de Agronomia, está em tratativas com a direção da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, no sentido de viabilizar parcerias que promovam uma maior interação entre os acadêmicos desses cursos e os alunos e professores da Escola.
Com 150 unidades em todo o país e três no Rio Grande do Sul (em Santa Cruz, Vale do Sol e Serra Gaúcha), as Escolas Família Agrícola são entidades comunitárias de educação no campo, fundadas por associações de agricultores, com o objetivo de promover a formação integral de seus filhos e o desenvolvimento das localidades onde vivem e trabalham. Seu modelo educacional tem como base a Pedagogia da Alternância, que valoriza a profissionalização do jovem do campo e a sucessão na agricultura familiar.
O reitor Evaldo Kuiava participou na tarde desta terça-feira (26), no HG, da cerimônia em que tomaram posse os novos diretores do Hospital Geral de Caxias do Sul. O professor André Borba Reiriz assumiu a Diretoria de Ensino e o professor Alexandre Gonçalves Avino assumiu a Diretoria Técnica do HG.
Além do reitor, participaram da cerimônia, a secretária da Saúde de Caxias do Sul, Dilma Tessari, o representante da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Eduardo Iotti, o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, professor Ambrósio Luis Bonalume, o diretor-geral do HG, Sandro de Freitas Junqueira, e o diretor Clínico do HG e diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Dagoberto Vanoni de Godoy.
Em sua saudação, o reitor agradeceu aos professores Petrônio Fagundes de Oliveira Filho e Raul Balbinot pela gestão que realizaram à frente das duas diretorias e desejou sucesso aos novos diretores, destacando a diretriz institucional que preconiza a excelência, a inovação e o desenvolvimento, como fatores que devem contemplar todos os aspectos da vida de um indivíduo e das organizações.
Esta semana, mais dois encontros foram realizados pela Reitoria, dentro das atividades voltadas para a construção do PDI 2017-2021. Na terça-feira (19), o professor Paulo Barone, membro do Conselho Nacional de Educação, falou a um grupo de gestores sobre as perspectivas do ensino de graduação no Brasil. A palestra foi uma preparação para reunião da Reitoria com os diretores dos Centros e dos Campi, juntamente com os integrantes da Assessoria de Planejamento e Orçamento, realizada durante todo o dia de hoje, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, para dar continuidade às discussões de aprofundamento sobre o PDI.
No encontro de ontem, o professor Paulo Barone (foto à esquerda) destacou a necessidade de trazer a inovação para os cursos de graduação, na perspectiva de adequá-los às novas demandas da sociedade por conhecimento e formação profissional, sem deixar de lado a realidade das comunidades onde a Universidade se insere.
O Plano de Desenvolvimento Institucional é o documento que expressa a visão que a Universidade tem do seu futuro e a principal referência para o planejamento de ações em todas as suas unidades. A Lei Nº 10.861 de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, consolidou uma discussão anterior no país em que se considerava fundamental a inclusão do planejamento estratégico das IES nos processos de autoavaliação e de avaliação externa. A própria lei especificou 10 dimensões para avaliação das instituições, dentre as quais figurava como primeira dimensão "a missão e o plano de desenvolvimento institucional". A partir daí, nos processos externos de avaliação das universidades, passaram a ser verificados diversos indicadores que tratam justamente das ações desenvolvidas na IES e da sua relação com as políticas, estratégias e planos dispostos no seu PDI. Em todos estes indicadores, a questão central a ser verificada é justamente a coerência das ações desenvolvidas com as políticas e objetivos que constam no Plano de Desenvolvimento.
O reitor Evaldo Kuiava participou, na manhã desta terça-feira (19), da solenidade de abertura do 1º Seminário Regional de Segurança Pública, evento promovido pelo Comando regional de Política Ostensiva (CRPO/SERRA) da Brigada Militar em parceria com o Centro de Ciências Jurídicas.
O evento teve como objetivo discutir com segmentos governamentais e da sociedade civil a questão da segurança pública, procurando esclarecer responsabilidades, assim como firmar compromissos em relação à participação de cada ente federativo e do próprio cidadão em relação ao tema da segurança pública. Ainda pela manhã, houve o painel "A segurança pública sob o ponto de vista jurídico", com a participação de Marcos Eberhardt, da Ordem dos Advogados do Brasil; Eugênio Paes Amorim, promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Porto Alegre; Leoberto Brancher, Juiz de Direito; com a mediação do professor Edson Marques, coordenador do curso de Direito da UCS.
A Reitoria realizou nesta sexta-feira (15) um almoço de confraternização no CARVI, com a participação dos colaboradores que atuam naquela unidade e nas unidades de Guaporé e Nova Prata. O evento integra uma programação que a Reitoria realiza, desde o ano passado, com todos os setores da Instituição, no sentido de criar oportunidades de interação com todos aqueles que, através do seu trabalho cotidiano, colaboram para tornar a Universidade uma instituição melhor e mais eficiente.
Aproximadamente 70 pessoas, entre funcionários e professores, participaram do almoço, sendo recebidas pelo sub-reitor do CARVI, professor Miguel Angelo Santin, pelo reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (interino também da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), professor Odacir Deonisio Graciolli, do chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech, e do assessor de Planejamento e Orçamento, professor Roberto Vitório Boniatti. A Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI) também esteve representada, através do seu presidente, José Juarez Piva, e do seu vice-presidente, Paulo César Ranzi.
O sub-reitor do CARVI, professor Miguel Angelo Santin, iniciou o evento, agradecendo à presença de todos os funcionários e professores, e fez uma saudação à Reitoria, aos integrantes da FERVI,e dos convidados das unidades de Guaporé e de Nova Prata.
O reitor Evaldo Kuiava enfatizou a importância dos funcionários na instituição: "A razão de estarmos aqui hoje, é por vocês, funcionários. Queremos celebrar, agradecer e promover esta integração que é para vocês. Se vocês realizam um bom trabalho, o restante da Instituição o realizará também".
Após o almoço a reitoria, os gestores e os representantes da FERVI realizaram uma reunião, na sub-reitoria do Campus de Bento, para discutir as possibilidades de futuros investimentos no CARVI.
A Reitoria realizou nesta quarta-feira (13) mais uma atividade voltada para promover a integração entre os colaboradores (professores e funcionários) que atuam na Instituição. Desta vez, o convite destinou-se o corpo de colaboradores do Hospital Geral de Caxias do Sul (direção e funcionários) e aos coordenadores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Nutrição e Radiologia. Cerca de 70 pessoas foram recebidas pelo presidente do Conselho Diretor da FUCS, professor Ambrósio Luiz Bonalume, e pelo reitor Evaldo Kuiava. A participação dos médicos do Sorriso, que também atuam no HG, deu ao encontro um tom descontraído, propício à interação entre os convidados.
O reitor agradeceu a presença de todos e destacou a importância desse tipo de atividade na promoção de uma maior integração entre os profissionais da UCS e do HG. Já o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, afirmou que realizar o encontro é uma forma de valorizar cada profissional pelas conquistas diárias da Instituição, por isso todos se sentiam honrados pelo convite. Ele também enfatizou que a Universidade de Caxias do Sul tem sido uma parceira muito importante na trajetória do Hospital Geral.
Por sua vez, o presidente do Conselho Diretor da FUCS declarou que, tanto o Hospital Geral, quanto as demais entidades mantidas pela Fundação Universidade de Caxias do Sul cumprem com louvor suas missões. Ele também fez a leitura de depoimentos de pacientes do setor de Oncologia do HG, publicados em um jornal da cidade, onde eles manifestam a satisfação com o atendimento e a estrutura oferecida pelo Hospital Geral. Finalizando, o presidente afirmou que o mérito é dos profissionais, que, com seu trabalho, se dedicam a construir os excelentes resultados que a Instituição vem alcançando.
Reitoria iniciou, nesta quarta-feira (13) ao processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, que norteará a Universidade durante o período de 2017 a 2021.
O encontro de hoje, do qual participaram os pró-reitores, os diretores dos centros e dos institutos, os coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu e dos núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, a assessoria de Planejamento e Orçamento, representantes da FUCS; e professores convidados, abordou a Pós-Graduação e a Pesquisa, analisando o atual cenário da Instituição nessas áreas, de modo a propor uma reflexão que possa originar as melhores estratégias para os próximos anos, comprometendo professores e gestores no processo de tomada de decisão e encaminhamento de propostas que apontem no caminho da excelência institucional.
O encontro de hoje foi conduzido pelo professor Odacir Deonísio Graciolli, pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, que, no momento, também responde pela pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com a participação do coordenador de Pesquisa, professor Mauricio Moura da Silveira, e da coordenadora de Pós-Graduação, professora Ana Buogo.
Na próxima terça-feira, 19 de abril, prosseguem os encontros, desta vez com foco na Graduação. Para iniciar a discussão sobre a Graduação, foi convidado o professor Paulo Barone, membro do Conselho Nacional de Educação, que conduzirá a reflexão sobre as perspectivas do ensino de graduação em nosso país. Nos dias 20 de abril e 2 de maio, novos encontros, desta vez no Centro Diocesano de Formação Pastoral, irão aprofundar as discussões e dar continuidade à construção do PDI.
O desafio de pensar a Universidade e planejar o seu futuro.
Ao abrir o encontro de hoje, o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, apresentou em linhas gerais a importância do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para uma Instituição de Ensino Superior. Como atesta o próprio Ministério da Educação, este é um "documento em que se define a missão da IES e as estratégias para atingir seus objetivos". No PDI estão expressos a missão, princípios e objetivos institucionais da IES, e estão descritas as políticas institucionais e planos de ação que devem levar a Instituição a atingir os objetivos traçados. O PDI descreve também as condições necessárias em termos de infraestrutura, estrutura administrativa, organização didático-pedagógica e condições orçamentárias para que o desenvolvimento previsto possa acontecer.
- O PDI é um documento indispensável para a Universidade do ponto de vista legal, pois é imprescindível em muitos dos processos de avaliação, regulação e supervisão da Educação Superior conduzidos pelo Ministério da Educação. Mas, muito mais importante, o PDI deve ser uma expressão da visão que a Universidade tem do seu futuro e a principal referência para o planejamento de ações em todas as suas unidades. A Lei Nº 10.861 de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, consolidou uma discussão anterior no país em que se considerava fundamental a inclusão do planejamento estratégico das IES nos processos de autoavaliação e de avaliação externa. A própria lei especificou 10 dimensões para avaliação das instituições, dentre as quais figurava como primeira dimensão "a missão e o plano de desenvolvimento institucional". A partir daí, nos processos externos de avaliação das universidades, passaram a ser verificados diversos indicadores que tratam justamente das ações desenvolvidas na IES e da sua relação com as políticas, estratégias e planos dispostos no seu PDI. Em todos estes indicadores, a questão central a ser verificada é justamente a coerência das ações desenvolvidas com as políticas e objetivos que constam no Plano de Desenvolvimento.
- Posteriormente, a Lei do SINAES, o decreto 5.773, de 9 de maio de 2006 e a Portaria Normativa Nº 40, de 12 de dezembro de 2007, também determinam mais detalhes quanto à estrutura que um PDI deve ter e quanto à utilização do documento nos processos de avaliação externa, regulação e supervisão. O PDI, de acordo com estes documentos, deve ter como horizonte um período de 5 anos e, como um documento de planejamento, deve ser atualizado sempre que necessário para refletir com precisão as diretrizes e objetivos da Instituição.
"Iniciamos agora o processo para a criação de um novo PDI que deve guiar o Desenvolvimento da Instituição no período de 2017 a 2021. Para além do desafio de pensar a Universidade dentro deste horizonte de tempo, considerando-se as incertezas no cenário atual do nosso país, há também o de envolver toda a comunidade acadêmica na sua construção e, principalmente, o desafio de torná-lo um projeto de desenvolvimento efetivo, que seja referência constante para o planejamento de ações em todas as unidades e setores da Universidade. A ele deveremos nos reportar seguidamente, se bem elaborado. E acreditamos que assim será", concluiu o professor Gelson Leonardo Rech.
O reitor Evaldo Kuiava participa, na manhã desta terça-feira (12), de reuniões do COMUNG, na sede da entidade em Porto Alegre. Às 9 horas, uma reunião extraordinária delibera sobre alteração do estatuto do COMUNG. Em seguida, realiza-se a reunião ordinária da entidade.
O reitor Evaldo Kuiava participa da atual diretoria do COMUNG, no cargo de secretário. Com a integração de 15 instituições de ensino, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas atende a mais de 50% dos universitários gaúchos, oferecendo 1.489 cursos de graduação e pós-graduação, reunindo cerca de 200 mil alunos, 9 mil professores e 11 mil funcionários.