Pela terceira vez consecutiva, a Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, coordena mais uma edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior (IES), promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e destinado a gestores de IES - reitores, vice-reitores, pró-reitores, diretores, coordenadores, supervisores e assessores. Participam desta edição, 28 gestores das seguintes instituições: UPF, URCAMP, UNIFRA, UNILASALLE, URI, Unicruz, UNISC, Unijui, FEEVALE, UCS, Univates, ACAFE-UNOESC e IPA.
O reitor Evaldo Kuiava abriu na manhã de hoje (31), o 1º Módulo do curso, que teve palestra do pro-reitor de Pesquisa e Inovação da PUCRS, professor Jorge Nicolas Audy, sobre os "Cenários atuais e futuros em relação ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação tecnológica". As aulas deste módulo prosseguem até quinta-feira (3) na Cidade Universitária, com o objetivo de capacitar gestores das IES do COMUNG no desenvolvimento de habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão, qualificando-os para os desafios da "Universidade do Futuro".
Com atividades presenciais e a distância, o curso estende-se até abril de 2017, com encontros presenciais na URCAMP, PUC-RJ, na Unijuí, FEEVALE e UNICRUZ. Em setembro de 2016, realiza-se um módulo internacional em universidades e instituições de pesquisa no Canadá. No ano passado, a EDUCS lançou o livro "Desafios da gestão universitária", que reúne a produção dos participantes da primeira edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior. [ Veja aqui.]
Candidatas, familiares, membros da Comissão Social e representantes de entidades que participam da Festa da Uva 2016 estiveram na Escola de Gastronomia UCS, neste domingo, dia 30, para participar do evento de encerramento do pré-concurso. O Workshop de Gastronomia, oferecido pela Escola, com o apoio da sua equipe de chefs, foi uma oportunidade para as candidatas mostrarem suas habilidades na área da gastronomia. O reitor Evaldo Kuiava acompanhou o evento, que teve ainda palestra chef Charlie Tecchio, professor da Escola, sobre a relação da Gastronomia com as diferentes áreas do conhecimento, e as tendências do mercado de trabalho com relação à alimentação. [ Saiba mais.]
Cerca de 50 funcionários, os que ingressaram recentemente na Instituição e os que foram promovidos internamente, participaram na manhã desta sexta-feira (28), da atividade "Dialogando com o Reitor", encontro realizado pelo Gabinete do Reitor, pela Diretoria Administrativa e Financeira e pela Gerência de Recursos Humanos. O chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, deu as boas-vindas e enfatizou ser a UCS uma instituição que trabalha com a formação humana. "Sintam-se acolhidos por essa Instituição, que tem como palavra-chave a excelência".
O reitor Evaldo Kuiava apresentou o perfil da UCS, uma instituição comunitária que tem como desafio a formação de pessoas capazes de transformar o mundo, criar o novo e antecipar o futuro. "Vocês estão trabalhando em uma instituição que, com certeza, está entre as melhores do país. Como dica, o reitor disse aos funcionários para colocarem qualidade em tudo aquilo fizerem. "É preciso fazer bem aquilo que se faz".
Para Shayane Matana, profissional da área de Relações Públicas que iniciou esta semana suas atividades na Assessoria de Comunicação, participar do encontro "foi uma excelente experiência, pois conhecemos alguns níveis hierárquicos da Instituição, nos integramos com os novos colegas e confirmamos através de informações de ranking, o quão importante é a Universidade de Caxias do Sul".
O reitor Evaldo Kuiava anunciou na manhã de hoje (24) como fica a nova vinculação dos Institutos que integram a estrutura da Universidade. A partir de agora, os quatro Institutos que têm um perfil mais identificado com a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico (Instituto de Biotecnologia, Instituto de Materiais Cerâmicos, Instituto de Pesquisas Clínicas para Estudos Multicêntricos e Instituto de Saneamento Ambiental) irão integrar o Parque Tecnológico (TecnoUCS) e ficam vinculados à Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, conduzida pelo professor Odacir Deonisio Graciolli. Segundo o reitor, os demais institutos, que não têm perfil para estar no Parque Tecnológico, ficarão vinculados a outras estruturas da Universidade (Centros e Gabinete do Reitor). o anúncio foi feito durante reunião da Reitoria com a presença dos diretores dos quatro Institutos que ficam vinculados à Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.
O professor Odacir informou que este novo alinhamento dos Institutos significará uma maior sinergia entre as áreas de pesquisa e a colaboração mútua deverá facilitar o acesso a novas fontes de recursos. Já o reitor destacou a preocupação com a sustentabilidade da pesquisa que deve ser considerada pela gestão de cada Instituto e da pró-reitoria. "O Instituto deve ser tratado como uma unidade de negócios com uma missão acadêmica. Em breve demarcaremos o ponto inicial do nosso Parque Tecnológico. Temos potencial para isso porque já temos a estrutura de laboratórios e, além de tudo, temos bons pesquisadores".
Com esta nova deliberação da Reitoria, além dos quatro Institutos que passam a ter vínculo com a Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, os demais ficam com a seguinte vinculação:
A Universidade de Caxias do Sul foi uma das instituições homenageadas pelo projeto Italianos da Serra, idealizado e realizado pelo Grupo RBS Caxias, com o patrocínio do Hospital Pompéia, Prefeitura Municipal de Farroupilha, Supermercados Andreazza e Universidade de Caxias do Sul, que visa comemorar os 140 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, dia 21, no Centro Municipal de Eventos de Farroupilha, foi realizado o evento "Reconhecimento Italianos da Serra" com homenagens a 26 pessoas e entidades que se destacaram nos três pilares fundamentais da imigração italiana: trabalho, religiosidade, e envolvimento comunitário, num total de oito categorias (Ensino e pesquisa; Desenvolvimento regional/Gigantes da Serra; Desenvolvimento regional; Produção cultural; Personalidade religiosa; Gastronomia; Esporte e lazer; e Iniciativas culturais e comunitárias).
A Universidade de Caxias do Sul, representada na ocasião pelo vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli, foi classificada no pilar Trabalho e recebeu o troféu na categoria Desenvolvimento Regional.
Uma delegação da Universidad Tecnológica Nacional (UTN), liderada pela decana da Facultad Regional Resistencia, professora Liliana Cuenca Pletsch, visitou a UCS nos dias 20 e 21 de agosto, cumprindo um programa de atividades que incluiu um encontro com a Reitoria, visitas ao Campus e aos laboratórios do Instituto de Biotecnologia, e reuniões com gestores e professores.
Durante a visita foi assinado um Acordo Marco de Cooperação entre as duas IES e foram realizadas reuniões nas áreas de ensino de graduação e da pesquisa, para se verificar a possibilidade de realização de parcerias, mediante futuros acordos de cooperação em áreas específicas. A Universidad Tecnológica Nacional (UTN) tem 29 faculdades regionais distribuídas em todo o território argentino é a única universidade nacional, pública e federal cuja estrutura acadêmica tem as engenharias como objetivo prioritário. Participaram da delegação: Dr. Miguel Armando Garrido, diretor do Centro de Investigação para a Paz; Mag. Alejandro Farías, secretário de Ciência e Tecnologia; Esp. Fernando Soria, secretário Acadêmico; e Mag.Ing.Liliana Cuenca Pletsch, decana da Facultad Regional Resistencia.
Um novo grupo de profissionais que atuam nas secretarias das unidades universitárias esteve reunido, na manhã desta sexta-feira (21), no Salão de Atos da Reitoria, dentro das atividades do 1º Encontro de Profissionais de Secretarias, uma promoção conjunta do Gabinete do Reitor, juntamente com a Diretoria Administrativa e Financeira e Gerência de Recursos Humanos.
O gerente de Recursos Humanos, Nilton Nicolodi, enfatizou que a atividade também era "uma oportunidade de renovação, troca de ideias e de motivação para o trabalho". Para o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, "a atividade é um misto de informação, capacitação e convivência: uma parada de reflexão sobre nossa tarefa na Instituição". Ele explicou ainda que a gestão da UCS entende ser necessária a qualificação dos profissionais e o vínculo de pertença à Instituição. "Há um esforço da Reitoria de propor uma nova cultura organizacional, mais ágil, com mais clareza, mais dinâmica e com regras claras, para termos uma Instituição cada vez melhor em um mundo tão globalizado e tão competitivo". Por sua vez, o reitor Evaldo Kuiava, enfatizou que "na UCS, a educação não é um negócio. É um compromisso. E a excelência da Instituição se dá com qualidade, envolvimento, valorização, profissionalização, inovação, mudança de paradigma e proatividade de todos". A professora Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, do Centro de Ciências Sociais e membro da Assessoria de Planejamento e Orçamento, falou aos participantes sobre a qualidade no ambiente de trabalho e o Programa 5s.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche, representou a Universidade de Caxias do Sul na sessão solene da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, que prestou homenagem ao professor Jayme Paviani com a concessão do título de Cidadão de Mérito. A homenagem, realizada na noite da última quarta-feira (19), foi presidida pelo presidente da Casa, Luiz Antônio Pereira dos Santos, e significou o reconhecimento da comunidade florense aos relevantes serviços prestados por Jayme Paviani, principalmente no campo educacional.
A homenagem ao filósofo, poeta, professor e escritor Jayme Paviani, que por 51 anos atuou como docente na Universidade de Caxias do Sul, foi proposta pelo vereador Alexandre Scortegagna. No mês de julho, o Centro de Ciências Humanas e da Educação da UCS também prestou uma homenagem ao professor Jayme Paviani, que, recentemente, se aposentou como professor da Instituição. [ Veja como foi.]
Em seu discurso de agradecimento, Jayme Paviani falou com emoção sobre a sua trajetória e os seus fortes vínculos familiares. Ele também agradeceu pela oportunidade do convívio com colegas, professores e alunos que passaram pela sua intensa trajetória do conhecimento. Ao final da cerimônia, integrantes da Orquestra Sinfônica da UCS, entre eles o filho de Jayme Paviani, Leonardo Soldatelli Paviani, e o neto Enzo, fizeram uma pequena apresentação em sua homenagem.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, esteve no Gabinete do Reitor, na quarta-feira (19), para tratar da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade para a implantação do Plano de Ação da Política Municipal de Proteção Animal. O secretário preside a comissão encarregada de deliberar de deliberar sobre ações públicas voltadas para melhorar as condições dos animais do Município, conforme previsto pelo decreto 17.194, de 16 de outubro de 2015. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, está buscando a cooperação das instituições de ensino que possuem cursos de Medicina Veterinária para a execução do Plano.
No encontro, do qual participaram, o reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato e o chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech, ficou combinado a criação de um grupo de trabalho para elaborar a minuta do convênio.
A Reitoria e os assessores de Planejamento estão reunidos durante o dia de hoje (18) no Centro Diocesano de Formação Pastoral (foto), em Caxias do Sul, para mais uma rodada de discussões sobre o Planejamento Estratégico da Instituição. As reuniões fazem parte do cronograma de atividades da Reitoria, visto que as ações de avaliação e planejamento são um processo contínuo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional.
O reitor Evaldo Kuiava e o reitor Vesa Taatila, da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku - TUAS, assinaram na segunda-feira, dia 17, um convênio de cooperação que visa disseminar nas Instituições de Ensino Superior da região sul do Brasil a Pedagogia da Inovação - Innopeda®, um método de aprendizagem desenvolvido pela universidade finlandesa. Com validade de um ano, podendo ser renovado, o convênio será iniciado ainda neste semestre com a formação de um grupo de professores a serem capacitados nos métodos da Innopeda® e a constituição de uma pesquisa sobre essa temática. [ Saiba mais.]
O reitor Evaldo Kuiava e o chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech visitaram, na sexta-feira, dia 14, a Escola de Tempo Integral Governador Leonel Brizola, que, há cerca de um ano, está instalada no Bloco J da Cidade Universitária, mediante parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. O novo prédio da escola no Loteamento Campos da Serra está sendo construído, com previsão do término da obra para 2016. Atualmente, a escola, que é quarta em Tempo Integral implantada em Caxias do Sul, mantém 130 alunos do 6º ao 9° ano.
Os gestores da Universidade foram recebidos pelo diretor Pablo Ostemberg do Nascimento (foto à direita) e, no encontro, foi reafirmada a importância da parceria entre a UCS e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação. Parceria que não é somente para a cessão de espaço, mas que significa também intercâmbio pedagógico, entre as duas instituições, possibilitando a atuação conjunta entre a escola e os docentes do Centro de Ciências Humanas e da Educação, mesclando saberes e culturas que aproximam a educação básica do universo do ensino superior, especialmente dos cursos de Licenciaturas.
Durante a visita, os gestores das duas instituições conversaram sobre a possibilidade de melhorias na infraestrutura disponibilizada à escola e o reitor também enfatizou que a escola deve aproveitar os espaços universitários, como a Vila Poliesportiva e o Museu de Ciências Naturais, em suas atividades pedagógicas, pois isso irá ampliar o universo de aprendizagens e vivências dos alunos.
Em encontro realizado na tarde desta sexta-feira (14), no Salão de Atos da Reitoria, no Bloco A, estiveram reunidos, em assembleia geral, os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE).
A UCS recepcionou os integrantes da associação ao som de violinos, executados pelos músicos da Orquestra Sinfônica da UCS Rodrigo Maciel e Edson Aguiar.
O presidente da AMESNE, Fernando Xavier da Silva, agradeceu ao reitor Evaldo Kuiava e ao prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, por receberem a assembleia da entidade, que tinha como pauta a discussão da missão técnica dos prefeitos, que deverá ser realizada ainda neste ano e organizada pelo Instituto de Administração Municipal (IAM) da UCS, e a apresentação do desenvolvimento das atividades das comissões.
O reitor Evaldo Kuiava fez uma breve apresentação da UCS - entre número de cursos de graduação, de pós-graduação, alunos, professores, bolsas de estudos, pesquisas e atividades de extensão - e agradeceu as parcerias existentes com os municípios da região. "A Universidade de Caxias do Sul tem potencial de fazer muito mais para a região. Somos gratos pelas parcerias e estamos à disposição para ampliá-las".
Compõem a AMESNE os seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Marau, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, São Jorge, São Marcos, Santa Tereza, Serafina Corrêa, União Da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre Do Prata.
O reitor Evaldo Kuiava, acompanhado do coordenador de Comunicação, Dimas Augusto Felippi, realizou, na última quarta-feira (12), uma visita de cortesia às Rádios São Francisco e Maisnova, na ação "Dia do Cliente", promovida pela grupo Rede Sul de Rádios.
Na oportunidade, foi recebido pelo diretor geral da RedeSul de Rádio e da Rede Maisnova FM, frei Jaime Bettega, pelo gerente geral da Rádio São Francisco e Rede Maisnova FM, Evandro Fontana, pelos coordenadores de Jornalismo e equipe comercial.
Na ação de relacionamento, que objetivou uma aproximação maior entre a UCS e equipe da emissora, o reitor salientou a importância da parceria entre Universidade e veículos de comunicação que contribuem para o desenvolvimento da cidade.
O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, recebeu na noite da terça-feira, dia 11 de agosto, o troféu CIC Arlindo Paludo. A premiação é dada pela Câmara Cultural de Indústria, Comércio e Serviços de Nova Prata a pessoas que se destacam pelo espírito empreendedor e que colaboram para o desenvolvimento do município. A cerimônia de entrega do troféu comemorou ainda os 91 anos da emancipação política de Nova Prata. [Saiba mais.]
A Universidade de Caxias do Sul irá participar da mobilização nacional, liderada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que visa implementar ações que assegurem a inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na Educação Superior - no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão - contribuindo para a formação de indivíduos éticos e comprometidos com a construção da Paz, com a defesa dos Direitos Humanos e com a os valores da Democracia. Em encontro no mês passado, em Brasília, com o Ministro Pepe Vargas, titular da Secretaria, o reitor Evaldo Kuiava confirmou o interesse da Universidade de Caxias do Sul em participar das ações voltadas para a promoção e defesa dos Direitos Humanos. A assinatura do acordo de cooperação técnica entre a UCS e o Governo Federal, por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, deverá ser formalizada no mês de setembro.
Na segunda-feira, dia 10, Roberto Nascimento, chefe de Gabinete da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, visitou a Universidade e, em nome do ministro Pepe Vargas, entregou ao reitor Evaldo Kuiava, um kit de material de divulgação sobre algumas das ações da Secretaria com foco na consolidação da cultura de respeito aos Direitos Humanos que terão o engajamento da Universidade:
- a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, com a divulgação e 6 filmes: "Sophia", de Kennel Rógis; "Pelas Janelas" de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos; "Rei Cigano", de Júlia Zakia; "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho; e "Que bom te ver viva", de Lúcia Murat.
- a Exposição "A Verdade da Repressão. A Memória da Resistência" que oferece uma visão panorâmica dos episódios políticos mais importantes do período 1964-1985, com registros da resistência estudantil, cultural, operária, sindical, religiosa, institucional e popular.
O reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche, e a professora Valdirene Camatti Sartori, do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Agricultura Sustentável, receberam na tarde desta segunda-feira, 10 de agosto, o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Caxias do Sul, Édio Elói Frizzo, e o diretor de Recursos Hídiricos, Ângelo Barcarolo. Os representantes do SAMAE vieram convidar a Universidade para participar da construção de um programa ambiental voltado para a proteção dos recursos naturais das áreas de entorno das bacias de captação do Município de Caxias do Sul.
Conforme orientação da Reitoria, a Universidade reunirá pesquisadores e gestores das diferentes áreas para analisar a proposta e dar continuidade às negociações com o SAMAE.
Em reunião realizada na tarde de hoje (10), quatro acadêmicos representantes do Diretório Central de Estudantes, juntamente com o reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, o chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech, e gestores da área Acadêmica e da área Administrativa conversaram sobre as mudanças recentemente implantadas no Sistema de Impressão de Material Didático e que se refletem diretamente nos processos de ensino e de aprendizagem.
A nova normatização mantém, para os estudantes de graduação, o mesmo número de cópias de material didático por crédito contratado, como era no sistema anterior. No entanto, a seleção, impressão e a entrega do material ao aluno são de responsabilidade do professor da disciplina. Segundo o reitor, "as modificações visam qualificar a sala de aula e avançar com um modelo pedagógico que prioriza novas metodologias e novos suportes de material didático, em consonância com os novos paradigmas da universidade contemporânea".
Os representantes do DCE afirmam que os estudantes não concordam com as mudanças e pedem a volta ao sistema anterior, alegando que não houve uma discussão prévia com a comunidade estudantil. O reitor pediu a colaboração do DCE na qualificação da Instituição, e citou a reforma dos currículos e a formação permanente dos professores como ações voltadas para essa finalidade e que representam a "boa luta desta Universidade". O reitor também se mostrou favorável à possibilidade de alterações nas regras do Sistema de Impressão.
Durante o encontro foi discutida a proposta de se criar uma comissão mista para avaliar e propor modificações no Sistema, ficando acordado que, na próxima quarta-feira, dia 12, haverá uma nova reunião entre a Reitoria e o DCE para dar continuidade às tratativas.
A diretora do Instituto de Saneamento Ambiental, Vania Elisabete Schneider, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (5), com a Reitoria para dar continuidade ao planejamento das ações, visando à revitalização do Instituto. Participaram da reunião, o pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Odacir Deonisio Graciolli, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche; o coordenador de Projetos, Celso Ferrarini; e o diretor do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, Carlos Alberto Costa.
O pesquisador Anthony Beux Tessari foi nomeado pelo reitor Evaldo Kuiava como diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) em substituição à professora Luiza Horn Iotti. O ato de posse foi realizado durante a reunião na Reitoria (foto à direita), na tarde desta terça-feira (4), da qual participaram os membros da equipe do IMHC, o diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação, Everaldo Cescon, e o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech. Anthony é licenciado em História pela UCS (2010), mestre em História pela PUCRS (2013) e atua no IMHC desde 2011.
O novo diretor do Instituto afirma que dará continuidade ao trabalho de excelência que já vinha sendo realizado pelos professores que o antecederam - José Clemente Pozenato, Cleodes Piazza Julio Ribeiro e Luiza Horn Iotti. "Continuaremos a promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural regional e da memória institucional da Universidade de Caxias do Sul, tendo como pressuposto o fortalecimento da nossa identidade".
Anthony também dará atenção especial às ações educativas de Educação Patrimonial, buscando desenvolver entre os jovens em idade escolar e os estudantes da Universidade uma consciência preservacionista e de respeito e valorização da diversidade cultural.
A sustentabilidade do Instituto também mobiliza o diretor para ações que envolverão a sua equipe, a Universidade e a comunidade. "No cenário que se apresenta, acredito que o principal desafio seja buscar recursos para tornar o IMHC sustentável para a Instituição, e já estamos trabalhando nesse sentido, com a possibilidade de ofertar produtos e serviços para empresas, entidades, associações e pessoas físicas. Sobretudo, nossa equipe trabalhará incessantemente para aproximar a UCS da comunidade".
Em cerimônia na Sala dos Conselhos, tomou posse na tarde desta terça-feira (4), a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA UCS, para o período 2015-2016. Integram a comissão, os seguintes funcionários:
- Representantes do empregador - Membros efetivos: Odete Araldi Bortolini, Carlos Isidro Boff, Douglas Paiz e José Teixeira Henrique - Membros suplentes: Andrea Dandolini Camello, Vera Lúcia de Jesus Pereira e Argeane do Carmo Luz da Silva Minosso.
- Representantes eleitos pelos empregados - Membros efetivos: Ilarina Castro, Luciane Bernardi, John Lennon Pedrotti e Claudia Elaine Benato; suplentes: Mauricio Mazuco, Ourivan Luis Carvalho dos Santos e Iracema da Silva Santos.
As funcionárias Odete Araldi Bortolini e Ilarina Castro foram designadas, respectivamente, para a presidência e a vice-presidência da Comissão. O reitor Evaldo Kuiava participou da cerimônia e incentivou os membros da CIPA a contribuírem com sugestões não apenas para a prevenção de acidentes, mas também para melhorar os processos de gestão da Instituição.
Os 34 novos professores que ingressaram na Instituição neste semestre participam de atividades voltadas para a sua integração na vida acadêmica. Na sexta-feira (31), eles participaram de encontro com a Gerência de Recursos Humanos e, na manhã desta terça-feira (4), pela Reitoria.
No encontro com a Gerência de Recursos Humanos, eles conheceram o Plano de Carreira Docente e os serviços e benefícios oferecidos pela Instituição. Na ocasião, o professor Marcelo Votto, coordenador técnico do Sistema de Bibliotecas da UCS, explicou como funciona o Sistema e a Biblioteca Central, no apoio às atividades de ensino, pesquisa, e extensão. [Saiba mais.]
Um encontro, na tarde de hoje (3), reuniu no Gabinete do Reitor, a diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta, o diretor-financeiro, Kalil Sehbe, o presidente do Caxias do Sul Convention Bureau, Pedro Horn Sehbe, o reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche, e o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech. Na pauta, a discussão de propostas de ação da Universidade que se coadunam com as estratégias do Badesul, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que atua na promoção do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.