O reitor Evaldo Kuiava prestigiou, na tarde da segunda-feira, dia 22 de dezembro, na Assembleia Legislativa do RS, a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao professor Roque Maria Bocchese Grazziotin, do Centro de Ciências Humanas e da Educação. A homenagem é considerada a condecoração máxima do legislativo gaúcho e se destina a personalidades que colaboraram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.
Integrante do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Grazziotin se destacou pela luta em defesa dos Direitos Humanos. "Não sei se mereço essa homenagem, mas o importante é que eu aprendi que ninguém caminha sozinho e que a vida se faz caminhando", destacou. A medalha foi entregue pela deputada Marisa Formolo, proponente da homenagem.
Nesta segunda-feira, dia 22, em cerimônia no Gabinete do reitor, o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli, entregou ao prefeito de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol, a mostra fotográfica "Veranópolis: Paisagem, Cultura e História". Composta por 38 quadros fotográficos, a mostra é resultado de um trabalho de mapeamento do patrimônio histórico e cultural do município, realizado por uma equipe de acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo com a assessoria de pesquisadores do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC-UCS). A mostra apresenta alguns aspectos significativos da paisagem, da cultura e da história centenária de Veranópolis, tornando acessível à sociedade um material que valoriza o patrimônio local. Assinam as imagens o fotógrafo Aldo Toniazzo e o pesquisador Anthony Beux Tessari, do IMHC-UCS. A curadoria é de Luiza Horn Iotti e Anthony Beux Tessari.
Além do prefeito Carlos Alberto Spanhol e da equipe do IMHC-UCS, participaram do encontro o diretor do Núcleo Universitário de Veranópolis, Nicanor Matiello; a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Sandra Barella; o secretário de Turismo de Veranópolis, Romeo Mattielo Tedesco; e a turismóloga Gisele Martins da Cunha.
O reitor Evaldo Kuiava e o presidente do Conselho Diretor da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume, estiveram em Guaporé, na terça-feira, dia 16, para participar de reuniões com representantes da comunidade onde se tratou do fortalecimento das ações da Universidade naquela sub-região. O Núcleo Universitário de Guaporé, inaugurado em 1993, atende a uma comunidade de sete municípios: Guaporé, Anta Gorda, Dois Lajeados, Montauri, Serafina Corrêa, São Valentim do Sul e União da Serra. A diretora do Núcleo, professora Maristela Pedrini, acompanhou os encontros com o prefeito Paulo Olvindo Mazutti, e com os representantes do Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia Santo Antônio de Guaporé.
Na visita ao gabinete do prefeito Paulo Olvindo Mazutti, o reitor e o presidente da FUCS receberam o apoio do Poder Público à permanência, e ao fortalecimento, da Universidade em Guaporé. Também conversaram sobre parcerias para ampliar o número de cursos a serem oferecidos naquela unidade universitária.
Durante o encontro com os representantes do Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia Santo Antônio de Guaporé e o prefeito Mazutti, o reitor e o presidente da Conselho Diretor da FUCS trataram de questões relacionadas à utilização pela UCS, em regime de comodato, da área pertencente à Mitra Diocesana, no centro de Guaporé. Atualmente, o Núcleo Universitário de Guaporé ocupa dois prédios, um no centro e outro, de propriedade da FUCS, nos arredores da cidade.
O reitor recebeu na tarde de ontem (18) representantes do Diretório Central de Estudantes que solicitaram o encontro para tratar da programação do DCE para o início do ano. Esta foi o último encontro de 2014 entre o reitor e DCE.
Na foto no Gabinete do Reitor, os estudantes: Eduardo Julianote, Fernanda Busch, Ronaldo Henquer e Peblan Pilan.
A partir de 2015, os integrantes e seus dependentes da cooperativa de crédito dos empregados do Banrisul - Banricoop, têm desconto especial nas matrículas dos cursos de extensão e pós-graduação lato sensu oferecidos pela UCS. O acordo faz parte do convênio assinado na terça-feira, dia 15, pelo reitor Evaldo Kuiava e os representantes da Banricoop, na sede da entidade, em Porto Alegre.>
Na foto, detalhe da assinatura do convênio, pelo reitor Evaldo Kuiava e representantes da Banricoop.
A Reitoria reuniu para uma confraternização, no dia ontem (18), os diretores dos campi e núcleos universitários e dos centros de ensino, com o objetivo de agradecer o empenho e a dedicação da equipe diretiva nas ações desenvolvidas na UCS. Em sua saudação, o reitor disse que: "o bom desempenho da Universidade somente é possível com uma equipe que trabalha unida". O reitor também aproveitou o encontro para oferecer a cada um dos gestores o primeiro CD da Orquestra Sinfônica da UCS, lançado oficialmente no evento "Natal em Família na UCS", realizado na noite de ontem. O CD está sendo entregue a todos os professores e funcionários da FUCS, como presente de Natal.
Durante a confraternização com a equipe diretiva, o reitor anunciou a elevação do conceito da UCS, a partir da avaliação do Ministério de Educação, publicada naquele dia no Diário Oficial da União. A Universidade passa a ter conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) e isso foi mais um motivo de comemoração entre todos os presentes.
A Cidade Universitária iluminada recebeu a comunidade para comemorar o Natal em Família na UCS, na noite desta quinta-feira, dia 18, no Centro Cívico da Cidade Universitária. Na abertura, o reitor Evaldo Kuiava agradeceu a presença de todos os presentes, especialmente aos professores, funcionários e gestores da Instituição pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2014. "Obrigado por terem semeado o conhecimento e a sabedoria para que cada um que busca a nossa Universidade possa fazer a sua própria colheita e tocar a sua própria música". Ele aproveitou para anunciar a boa notícia do dia de hoje: a publicação no Diário Oficial da União da avaliação da Universidade. "O MEC elevou nosso conceito para 4 e isso nos deixa em uma boa posição entre as universidades brasileiras".
O espetáculo ficou por conta do concerto da Orquestra Sinfônica - em sua última apresentação no ano - e do Coro da UCS, que apresentaram juntamente com os solistas Maicon Cassânego e Juliano Barreto um repertório alusivo ao Natal, sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt. Em sua fala, o reitor parabenizou os músicos da Orquestra e o maestro pelo lançamento, no mês de dezembro, do primeiro CD da Orquestra, e pelo Prêmio Líderes e Vencedores concedido Federasul à Orquestra no final deste ano."Nós, na Universidade, além de buscarmos a formação científica e tecnológica, buscamos também a formação pela cultura, pela arte e pela estética, que complementam a formação que a Universidade oferece.
O Grupo de Teatro Quiquiprocó e atores convidados juntaram-se à Orquestra e ao Coro da UCS para encenar o Auto de Natal que encantou a plateia. Ao final, um show de fogos de artifício encerrou com brilho e muita luz o Natal em Família na UCS, e o maestro Manfredo Schmiedt prometeu voltar no próximo ano.
O reitor Evaldo Antonio Kuiava, realizou ontem, 17, reunião com a Comissão de Planejamento da Comunicação Institucional. A comissão - designada pela Reitoria no mês de outubro para elaborar o Plano de Comunicação Institucional - apresentou uma proposta com ações de curto, médio e longo prazo.
A comissão trabalhou ao longo de dois meses para a construção de uma proposta que contempla ações no âmbito da comunicação interna e administrativa, da comunicação mercadológica e da comunicação institucional.
Também participaram da reunião o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação José Carlos Köche, o chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech, o diretor Administrativo e Financeiro César Augusto Bernardi e o coordenador da Assessoria de Planejamento e Orçamento Roberto Vitorio Boniatti.
A Escola de Gastronomia da UCS foi a pauta do encontro realizado entre o reitor Evaldo Kuiava, o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, o presidente da empresa Florense, Gelson Castellan, e os representantes do Centro Empresarial de Flores da Cunha - Tiago Paviani, vice-presidente, e Gilberto Boscato, diretor - na manhã desta quarta-feira (17) no Gabinete do Reitor.
Parceiros da Escola de Gastronomia da UCS, desde a sua criação em 2004, a Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, o Centro Empresarial de Flores da Cunha e a empresa Florense são importantes apoiadores das atividades da Escola. Eles foram convidados pelo reitor para conversar sobre a reforma da estrutura física da Escola e sobre a programação de cursos e atividades para o próximo ano.
O reitor Evaldo Kuiava e o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, receberam, na tarde de segunda-feira, dia 15, os padres Antônio Lauri de Souza e Renato Fantin da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo. Eles vieram convidar a comunidade universitária para participar das atividades de comemoração aos 100 anos de história dos padres Josefinos de Murialdo no Brasil.
As comemorações realizam-se nos dias 10 e 11 de janeiro de 2015. No dia 10, às 20h, será realizada a abertura solene do Ano Centenário no Teatro Murialdo, com o lançamento de selo alusivo à data, da revista do centenário e apresentação do show Cem Anos. No dia 11, em Ana Rech, realiza-se a missa solene na Igreja Matriz Ns. Sra. de Caravaggio, às 10h. Em seguida, haverá uma visita à Mostra Museu do Centenário e almoço festivo no salão paroquial.
O reitor Evaldo Kuiava esteve em Brasília nesta sexta-feira (12), onde participou de reunião com o ministro da Educação, José Henrique Paim. Este foi o primeiro encontro entre o reitor e o ministro depois do reconhecimento, pelo MEC, da UCS como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), ocorrido no início de dezembro.
O reitor conversou com o ministro Paim sobre as questões referentes ao novo modelo de instituição comunitária, entre elas, a oferta de vagas pelo Programa Universidade para Todos e a modalidade EaD para os cursos oferecidos pela Instituição. O reitor também entregou ao ministro o livro "Manual de Ética - Questões de ética teórica e aplicada", organizado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS, professor João Carlos Brum Torres, editado numa parceria entre as editoras VOZES e EDUCS, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na parte da tarde, o reitor visitou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Os representantes do MEC no Conselho da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Roque Maria Bocchese Grazziotin e Marisa Formolo Dalla Vecchia, acompanharam o reitor nas visitas aos ministérios.
O reitor Evaldo Kuiava participou da abertura do Concerto Especial da Orquestra Sinfônica e do Coro da UCS, em comemoração aos 80 anos da Diocese de Caxias do Sul, realizado na noite desta quinta-feira (11) na Catedral Santa Teresa D'Avila. Com a regência do maestro Manfredo Schmiedt, o concerto teve também a participação do Coro Sinfônico da OSPA e dos solistas Maicon Cassânego (tenor) e Juliano Barreto (barítono).
Ao destacar a homenagem da Universidade à Diocese de Caxias do Sul, o reitor Evaldo Kuiava em sua fala na cerimônia de abertura ressaltou a importância do evento. "Comemorar com música de qualidade oitenta anos de atividades da Diocese, foi a forma que a Universidade encontrou para prestigiar essa importante entidade que atua em prol da comunidade". Ele também aproveitou para apresentar ao público presente à Catedral o CD da Orquestra Sinfônica da UCS, gravado em 2014, que "contém o resultado do empenho e da dedicação de um grupo comprometido em oferecer entretenimento com alto grau de erudição".
Na noite desta quarta-feira (10), no auditório do Bloco 57, foi realizado um encontro entre os membros do Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, entidade da qual a Universidade de Caxias do Sul faz parte. O encontro, conduzido pelo presidente da entidade, Reomar Angelo Slaviero, tratou da prestação de contas de 2014 e do planejamento para 2015 e teve a participação da equipe da Reitoria (foto). Após o encontro, houve um jantar de confraternização na cantina do Instituto de Biotecnologia, preparado pela equipe da Escola de Gastronomia da UCS.
O Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha - APL MMeA está localizado junto ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS) e tem como objetivo desenvolver as empresas do segmento metalmecânico e automotivo da Serra Gaúcha. "Como entidade que integra o APL MMeA desde a sua criação, a Universidade sente-se honrada em acolher o evento de final de ano de uma entidade que congrega cerca de 3,5 mil empresas do setor metalmecânico e com a qual nós desejamos cada vez uma maior integração", assim o professor Celso Ferrarini, coordenador de Serviços da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, e um dos representantes da UCS no Conselho Administrativo do APL MMeA, explica a importância do encontro de ontem à noite. O professor Marcelo Nichele, coordenador de Projetos da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, é o diretor administrativo da APL MMeA.
No último dia 9 de dezembro, no Gabinete do Prefeito Municipal de Caxias do Sul, reuniram-se com o prefeito Alceu Barbosa Velho, o reitor Evaldo Antonio Kuiava, o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul e vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Carlos Heinen, o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli e o conselheiro da FUCS, Oscar de Azevedo, para dar continuidade às tratativas com vistas à implantação do Parque Científico e Tecnológico - TecnoUCS.
Nessa reunião, foram apresentadas as oportunidades e a qualificação que o parque pode proporcionar à competitividade e ao desenvolvimento da região por meio da inovação. Foi ainda ressaltada a importância do fortalecimento das relações entre o setor empresarial, o poder público e a Universidade de Caxias do Sul.
O prefeito Alceu Barbosa Velho, juntamente com a secretária da Saúde, Dilma Tessari, e o secretário de Gestão e Finanças do Município, Gilmar Santa Catharina, visitaram, na manhã desta quinta-feira (11) as obras do Hospital Materno-Infantil. Eles foram acompanhados durante a visita pelo presidente do Conselho Diretor da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume, o reitor Evaldo Kuiava, o diretor executivo da FUCS, Gilberto Chissini, e o diretor-geral do Hospital Geral de Caxias do Sul (HG), Sandro Junqueira. O Hospital Materno-Infantil, que ocupará uma área de 7.533 m², está sendo construído junto à estrutura do HG e resulta de uma parceria entre o Município, a Fundação Universidade de Caxias do Sul e o Governo do Estado.
Durante a visita, o diretor Sandro Junqueira apresentou aos representantes do Poder Executivo o projeto que objetiva alocar recursos à emenda parlamentar para conclusão das obras do Hospital Materno-Infantil. O mesmo documento foi apresentado pelo diretor do HG e pelo diretor executivo da FUCS, Gilberto Henrique Chissini, ao gabinete de deputados da bancada gaúcha no Congresso Nacional, no início deste mês.
O coordenador de Extensão, Marcelo Faoro, o coordenador geral e a relações públicas da Orquestra Sinfônica da UCS, Moacir Lazzari e Ester Chaves Rodriges, entregaram, na manhã de hoje (10), ao reitor Evaldo Kuiava, um exemplar do primeiro CD da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul.
Gravado no segundo semestre de 2014, este primeiro CD "contém o resultado do empenho e da dedicação de um grupo comprometido em oferecer entretenimento com alto grau de erudição. A seleção do repertório, a preparação pelas mãos do maestro Manfredo Schmiedt, a escolha da solista Olinda Alessandrini e a interpretação de cada músico" permitirá ao público conhecer e apreciar um repertório que se identifica bastante com a essência da Orquestra Sinfônica da UCS, fundada em 2001, com finalidade de difundir a música de concerto e o legado cultural da humanidade no campo da música.
O CD, que será oficialmente lançado durante o evento de Natal da UCS, no dia 18 de dezembro, traz no repertório, obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Edvard Grieg (1843-1907) e Ernani Aguiar (1950-). A escolha da solista Olinda Alessandrini também tem um motivo especial. Renomada pianista, Olinda graduou-se em piano pela Escola de Belas Artes da Universidade de Caxias do Sul e tem no seu currículo inúmeras apresentações com orquestras no Brasil e no Exterior, entre elas a Orquestra Sinfônica da UCS.
Com uma tiragem inicial de 5 mil exemplares, este CD dá início a uma iniciativa que se repetirá em outras ocasiões. Para 2015, já está previsto o lançamento de um DVD com apresentações da Orquestra Sinfônica da UCS
Foi realizada na tarde de hoje (10), a reunião entre a equipe da Reitoria e os gestores do Centro de Ciências Sociais, na Cidade Universitária (foto). O encontro faz parte da agenda da Reitoria e tem como finalidade ouvir os gestores da unidade para recolher avaliações e compartilhar orientações que subsidiem o Planejamento Estratégico para 2015. Ontem (9), a reunião foi no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI), com o conselho do Centro de Ciências Sociais e da Educação.
O reitor Evaldo Kuiava esteve ontem (8) no Palácio Piratini, onde participou, a convite da Casa Civil, do ato de sanção do projeto de Lei de Doação da Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Complexo da Maesa) para o município de Caxias do Sul. A professora Luiza Iotti, diretora do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, acompanhou o reitor na solenidade.
Com a participação do prefeito Alceu Barbosa Velho que, na ocasião agradeceu ao apoio que o governador Tarso Genro deu a Caxias do Sul, o evento contou com a presença de representantes do poder público e de entidades representativas da comunidade caxiense. Ao sancionar o projeto, o governador afirmou: "Caxias do Sul e a comunidade caxiense merecem essa área que é um patrimônio histórico da cidade".
Foi realizado neste domingo (7), em oito unidades universitárias, o Concurso Vestibular de Verão 2015. Com 10,5 mil candidatos inscritos, este foi um dos maiores concursos já realizados pela Universidade. A equipe da Reitoria, juntamente com a Comissão do Vestibular, acompanharam a realização das provas.
O reitor Evaldo Kuiava, o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, e o Gerente de Recursos Humanos, Nilton Kleber Nicolodi (foto), participaram, na manhã desta sexta-feira, dia 5, da reunião do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), no Centro Universitário Univates, em Lajeado. Na pauta, divulgada antecipadamente, estava prevista a apresentação Plano de Ação para criação - ou não - do sindicato das instituições integrantes do COMUNG.
O maestro Manfredo Schmiedt representou a Orquestra Sinfônica da UCS, na noite de ontem (4), em Porto Alegre, ao receber o Prêmio Líderes & Vencedores, uma iniciativa da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul - Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O reitor Evaldo Kuiava e o coordenador da Orquestra Sinfônica da UCS, Moacir Lazzari, prestigiaram a premiação que distinguiu personalidades, empresas, projetos sociais e culturais gaúchos.
A Orquestra Sinfônica da UCS foi destaque na categoria "Referência Educacional" pelas suas contribuições para a qualificação da educação. Nessa categoria também foram agraciadas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro, de Viamão, pelo programa Escolas Rurais Conectadas, no qual os alunos ganham tablets e netbooks e a Associação Junior Achievement, que tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens. Essa foi a 20ª edição do Prêmio, entregue no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Estado. Realizado desde 1995, o Prêmio Líderes & Vencedores contempla as categorias "Sucesso Empresarial", "Mérito Político", "Expressão Cultural", "Destaque Comunitário" e "Referência Educacional".
Na quinta-feira, 4 de dezembro, esteve na UCS o professor Danilo Giroldo, vice-reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na ocasião, deu-se continuidade às tratativas para celebração de convênio de cooperação entre as duas instituições. Os contatos com essa finalidade iniciaram-se em agosto com a visita do vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli à FURG.
O objetivo da parceria entre as duas instituições é desenvolver ações conjuntas de ensino, pesquisa e extensão, principalmente para atender às demandas oriundas do Arranjo Produtivo Local (APL) do Polo Naval de Rio Grande e das oportunidades advindas do setor de Óleo e Gás em associação aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Setor Metalmecânico da Serra Gaúcha.
O projeto de criação do Hospital Veterinário da UCS começa a sair do papel. O pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, coordenador da comissão de implantação do novo espaço acadêmico que dará suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Medicina Veterinária, comunicou ao reitor, em encontro realizado na tarde de sexta-feira, dia 28, que o projeto conceitual já está definido e o arquitetônico está bem avançado. "Além do atendimento, o Hospital Veterinário da UCS será um grande centro de análises e diagnósticos veterinários que deverá se tornar uma referência em nossa região", explicou o pró-reitor. As instalações do Hospital serão construídas no Travessão Solferino, ao lado do Centro Tecnológico de Mecatrônica e Automotivo, no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul.
As obras iniciam-se em 2015 e, em 2016, parte das atividades do curso de Medicina Veterinária já poderão ser realizadas nas novas instalações. "Nossa ideia é concluir todo o projeto do Hospital em um período de 10 anos, no entanto, o cronograma da obra e da instalação do mobiliário e equipamentos prevê que, já em 2016, parte do Hospital esteja disponível para as atividades do curso de Medicina Veterinária". O pró-reitor Acadêmico também apresentou as primeiras imagens conceituais do Hospital produzidas pela Assessoria de Projetos Civis da UCS.
O projeto do Hospital Veterinário será encaminhado ao presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, professor Ambrósio Bonalume, que o submeterá ao Conselho Diretor da FUCS, para operacionalização e viabilização do início das obras.
Como parte das atividades do Planejamento Estratégico da Instituição, a Reitoria prossegue com os encontros com os conselhos das unidades universitárias. Ontem, dia 1º, o reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, e o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, conversaram com os professores e gestores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (foto). Na semana passada, além do encontro com o conselho do Centro de Ciência Jurídicas, na quarta-feira, dia 26, o reitor também se reuniu com os diretores das unidades universitárias, na quinta-feira, dia 27, e com o conselho do Campus Universitário Vale do Caí, no sábado, dia 1º de dezembro.
Na tarde desta terça-feira (2), também foi realizado um encontro com os professores e gestores do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (foto inferior). Os encontros fazem parte da agenda da Reitoria e têm como finalidade ouvir os gestores das unidades para recolher avaliações e compartilhar orientações que subsidiem o Planejamento Estratégico para 2015.
O professor Ivo Antoniazzi, da Teachers College-Columbia University, falou a professores e gestores da Instituição, na tarde desta segunda-feira, dia 1º de dezembro, sobre a importância da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Egresso do Bacharelado em Ciências Matemáticas da UCS, o professor Antoniazzi prosseguiu sua trajetória acadêmica e profissional em universidades norte-americanas. É Mestre em Matemática Estatística e Probabilidades pela University At Buffalo, The State University of New York, e Doutor em Educação Matemática, Estatísticas e Computação, pela Teachers College, uma escola estritamente de pós-graduação, vinculada à Columbia University, com mais de 60 programas de ensino em Educação. Há 20, ele atua como professor e pesquisador nessa instituição. Em sua palestra ela abordou o tema "Ensinar e aprender com tecnologia, uma experiência americana".
Antes da palestra, ele recebeu as boas-vindas do reitor Evaldo Kuiava, em encontro na Reitoria. Estavam presentes a coordenadora Pedagógica da Instituição, professora Flávia Fernanda Costa, e a assessora de Relações Interinstitucionais e Internacionais, Fabíola Carla Sartori. O professor Antoniazzi (sentado à esquerda do reitor) estava acompanhado pelo professor Roque Alberto Zin, do Centro de Ciências Sociais.
O público de Bento Gonçalves prestigiou na manhã de domingo, 30 de novembro, o concerto especial com a Orquestra Sinfônica da UCS, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos. A apresentação teve como temática a Música Popular Brasileira e contou com a participação do Coro da Universidade e da cantora Ana Lonardi.
O espetáculo foi acompanhado pelo reitor Evaldo Antonio Kuiava, pelo presidente da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI), Juarez José Piva, pelo o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche, pelo sub-reitor do Campus, Miguel Ângelo Santin, e pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. O reitor parabenizou o trabalho realizado pela Orquestra e citou o prêmio "Líderes e Vencedores", da Federasul, que o músicos irão receber no próximo dia 4, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na categoria "Referência Educacional". "A música também educa", sintetizou o reitor.
Em evento realizado no sábado (29), que teve a participação do reitor Evaldo Kuiava, o Campus Universitário Vale do Caí apresentou à comunidade o resultado da obras de infraestrutura de acesso ao Campus e no estacionamento utilizado por estudantes, professores, funcionários e visitantes. Para comemorar foi realizada um programação cultural aberta à participação da comunidade.
As obras incluíram a pavimentação da avenida de acesso, que liga o Campus à RS 122, e dois principais estacionamentos da área, que têm capacidade para acomodar 400 veículos no total. O reitor aproveitou a ocasião para anunciar a ampliação dos investimentos no Instituto de Materiais Cerâmicos - IMC, localizado no município de Bom Princípio e que integra a estrutura do Campus. Os investimentos serão realizados nos próximos anos, conforme captação de recursos. "O parque científico encontrado no Instituto de Materiais Cerâmicos de Bom Princípio é referência para todo o país e atende às demandas da região. Precisamos ampliar a capacidade de pesquisa", destacou.
O reitor também anunciou que a Universidade deverá ampliar as pesquisas na área da citricultura e da floricultura em curso naquela unidade universitária.