Em 15 de dezembro, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - FDRH, órgão responsável pela formação continuada de servidores públicos, pela inserção de estudantes em ambientes de trabalho e pela organização e de concursos públicos, concedeu à Universidade de Caxias do Sul o Selo Instituição colaborativa 2015, como reconhecimento pelo fortalecimento da parceria entre a Universidade e a Escola de Governo/FDRH. Segundo entidade, "este selo carrega consigo os conceitos de inovação, eficiência e eficácia na Gestão Pública, juntamente com o compromisso de sustentabilidade socioambiental".
Mais uma vez a comunidade de Caxias do sul e região prestigiou o "Natal em Família na UCS", evento que encerra a programação anual da Orquestra Sinfônica da UCS. Mais de duas mil pessoas vieram ao Campus-Sede, na noite desta quinta-feira, 17 de dezembro, para apreciar um espetáculo musical e cenográfico alusivo ao Natal, que reuniu no palco a Orquestra Sinfônica, o Coro da UCS e o grupo de teatro "Quiquiprocó" que encenou um Auto de Natal. A regência do concerto foi do maestro Manfredo Schmiedt, que teve também a participação dos solistas convidados Elisa Lopes (soprano) e Roger Scarton (tenor). O Coro da UCS teve a regência da maestrina Anita Bergmann Campagnolo e a direção cênica do Auto de Natal foi de Andréa Peres.
O reitor fez a sua saudação, dizendo que "mesmo em tempos de crise temos muito o que comemorar" e agradeceu à comunidade universitária por mais um ano de atividades, destacando a aprovação pela CAPES/MEC de mais três cursos de pós-graduação (o Doutorado em Educação, o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e o Mestrado em Ciências da Saúde), e a inauguração, no início de dezembro do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS. [Saiba mais]
Na manhã desta quinta-feira, dia 17, realizou-se o lançamento do DVD "Quadressencias", o espetáculo cênico musical, realizado pela Orquestra Sinfônica da UCS e pela Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, que reúne dança e música em torno da temática dos quatro elementos da natureza - fogo, ar, água e terra. A cerimônia ocorreu no UCS Cinema com a presença de membros da Orquestra, da Reitoria, funcionários da Instituição, apoiadores do projeto e Daiane Lusa, secretária Executiva da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul.
O maestro da Orquestra, Manfredo Schmidt, explicou que a obra foi conduzida de forma a valorizar a composição musical e a dança, integrando esses dois elementos da melhor forma possível. Ele também agradeceu aos artistas e às demais pessoas envolvidas no êxito do projeto. O DVD Quadressencias tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e o apoio cultural da Unimed Nordeste-RS e da Racon Consórcios.
O reitor da UCS Evaldo Kuiava saudou a equipe envolvida na produção do Quadressencias e afirmou que a leveza e a qualidade do material é uma expressão da própria Orquestra. "A presença de uma Orquestra Sinfônica torna a comunidade mais completa", ressaltou. O reitor também aproveitou para lembrar que o prazo para destinação de 6% do Imposto de Renda à Orquestra da UCS termina nesta sexta-feira, dia 18.
O reitor Evaldo Kuiava e Edson Néspolo, presidente da Comissão da Festa da Uva, assinaram na tarde de hoje (11) acordo de cooperação que prevê a realização de atividades que visam promover, incentivar, divulgar e fortalecer a Festa Nacional da Uva, que se realiza, em Caxias do Sul, de 18 de fevereiro a 6 de março de 2016. [Saiba mais]
A Universidade de Caxias do Sul apresentou à comunidade, nesta quinta-feira (10), o Laboratório de Energia e Bioprocessos (LEBIO), onde se desenvolve o projeto Produção Sustentável de Biometano para a Cogeração de Energia Elétrica e Calor, com recursos do Programa de projetos de pesquisa e desenvolvimento da CEEE-ANEEL. A apresentação teve a presença do reitor Evaldo Kuiava e do diretor de planejamento e projetos especiais da CEEE, César Luís Baumgratz.
Ligado ao Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, o LEBIO está localizado nas salas 101 A e 107 do Bloco G, no Campus-Sede, e serve de apoio às diversas áreas relacionadas à energia e ao desenvolvimento de bioprocessos. Esse é mais um dos laboratórios que integram o TecnoUCS - Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, inaugurado na semana passada, criado com a finalidade de promover o avanço da cultura da inovação e do empreendedorismo, atuando como elo e articulador entre a Universidade, o setor público e o setor empresarial.
Desenvolvido pelo Laboratório de Criação e Aplicação de Software, "Jogo das Olimpíadas Coloniais" estará disponível para download em aparelhos mobile.
O reitor Evaldo Kuiava recebeu, na tarde de terça-feira (8), a equipe do Laboratório de Criação e Aplicação de Software. O grupo de trabalho atua no desenvolvimento de um jogo digital para a Festa da Uva. A aplicação destinada a aparelhos mobile será oferecida gratuitamente e poderá ser baixada em dispositivos que utilizem plataformas IOS ou Android. [Saiba mais]
A Comissão Temporária da Pacificação Restaurativa do Legislativo caxiense realizou na manhã desta quarta-feira (9), no UCS Teatro, o Fórum "Caxias Unida pela Paz", que teve também o apoio da Fundação Caxias, da Universidade de Caxias do Sul e do Poder Judiciário. O professor Everaldo Cescon, diretor do Centro das Ciências Humanas e da Educação, representou o reitor Evaldo Kuiava no evento.
Com o objetivo de fortalecer a cultura da paz a partir do envolvimento dos cidadãos, de entidades, dos órgãos públicos e da iniciativa privada, o encontro teve a participação do prefeito Alceu Barbosa Velho, do deputado estadual, Vinicius Ribeiro, do coordenador estadual da Justiça Restaurativa, juiz de direito Leoberto Brancher, do secretário municipal da Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, e demais secretários municipais, representantes de entidades, instituições e órgãos ligados à segurança, vereadores e a comunidade.
No último dia 3, o diretor Administrativo e Financeiro, César Augusto Bernardi, reuniu os gestores e funcionários da área administrativa e financeira da Universidade. Segundo o diretor, "este foi o encontro de consolidação do trabalho desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2015, em cada uma das gerências, e teve a participação de todos os colaboradores de cada uma das áreas. O planejamento dos setores foi realizado para se conhecer as potencialidades de cada uma das áreas, a fim de saber como cada uma delas poderá colaborar para atingir as diretrizes institucionais".
Este trabalho será entregue à Assessoria de Planejamento e Orçamento da Universidade para integrar o planejamento institucional. O reitor Evaldo Kuiava e o coordenador da Assessoria de Planejamento e Orçamento, Roberto Vitorio Boniatti, também participaram do encontro, realizado no Centro Diocesano de Formação Pastoral. Ainda, segundo o diretor, o encontro "também foi um momento de reflexão onde todos os gerentes e coordenadores tiveram a oportunidade de conhecer melhor todas as outras áreas que compõem a área administrativa e financeira da UCS e puderam perceber com maior clareza as interrelações existentes entre elas. É a partir deste conhecimento que podemos melhorar a colaboração entre as áreas para que elas possam cumprir suas finalidade, que é a de dar ao aluno e ao professor as melhores condições para cumprirem suas tarefas e realizarem seus sonhos".
Em evento realizado na tarde desta sexta-feira, 4 de dezembro, no saguão do Bloco 57 do Campus-Sede, o reitor Evaldo Kuiava e o presidente do Conselho Diretor da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume, anunciaram o início das atividades do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul. O governador José Ivo Sartori, prefeitos, vice-prefeitos e lideranças políticas dos municípios da região de abrangência da Universidade, e representantes das entidades empresariais, entre elas, Carlos Heinen, presidente da CIC-Caxias do Sul e membro do Conselho Diretor da FUCS, também prestigiaram o evento.
O reitor Evaldo Kuiava apresentou a ideia central do TecnoUCS, um projeto que vem sendo construído há muitos anos e que está em consonância com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade de Caxias do Sul. "Sua base de sustentação está na atuação dos pesquisadores, que desde 1970, vêm construindo uma rede de pesquisa e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do país". Ele destacou que escolha do local para realizar a cerimônia, o Instituto de Biotecnologia, tinha um simbolismo especial. As primeiras pesquisas da Universidade foram na área da Biotecnologia, ainda na década de 1970. "Este ato é também uma homenagem a todos os pesquisadores da Universidade". O reitor também destacou que o TecnoUCS acompanha as tendências mundiais de interação entre universidades, o poder público e o setor empresarial na busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável. [ Saiba mais.]
O professor Cesar Augusto Bernardi esteve em Brasília, nos dias 24 e 25 de novembro, para participar do 8º Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil - FinancIES, que reuniu, na sede do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), cerca de 1,2 mil representantes de IES de todo o país.
Pela segunda vez no evento, o professor Cesar explica que a participação no Fórum "nos dá a oportunidade de lidar com problemas comuns a várias IES, portanto, o aprendizado é muito grande e extremamente positivo. O Fórum supera nossa expectativa, por isso é tão difícil traduzí-lo em palavras. Embora seja realizado em dois dias, ele surte resultados durante um longo período".
O reitor Evaldo Kuiava participou, na última sexta-feira, dia 27 de novembro, da Sessão Externa de Julgamento da 4ª Região do Tribunal Regional do Trabalho, no Campus Universitário de Nova Prata, que contou com a presença dos desembargadores Tânia Rosa Maciel de Oliveira, Alexandre Corrêa da Cruz, Tânia Regina Reckziegel e Marcelo José Ferlin D'Ambroso.
O evento, destinado aos acadêmicos do curso de Direito e professores, buscou viabilizar a discussão acadêmica, científica e pragmática acerca da importância do conhecimento e aplicabilidade do Direito do Trabalho, bem como a operacionalidade e tramitação, no Tribunal Regional do Trabalho, dos recursos trabalhistas.
A atividade também reuniu autoridades do município, entre elas, o prefeito e vice-prefeito de Nova Prata, representante da Câmara de Vereadores, presidentes atual e o eleito da Subseção da OAB/Nova Prata, o representante do MP do Trabalho, e funcionários do Tribunal. O diretor do Campus, professor Mario Coser, e a coordenadora do curso de Direito daquela unidade universitária, professora Justina Inês Dall'Igna, acompanharam o evento.
O prefeito de São Sebastião do Caí, Darci José Lauermann, reuniu-se com o reitor Evaldo Kuiava e com o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, na manhã desta terça-feira, dia 1º, para tratar sobre as estratégias de promoção das atividades do TecnoUCS Vale do Caí para 2016. É na cidade de São Sebastião do Caí que está a sede do Campus Universitário Vale do Caí e parte dos espaços de inovação do TecnoUCS Vale do Caí.
O TecnoUCS Vale do Caí integra o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul e, recentemente, recebeu o credenciamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. Além das instalações em São sebastião do Caí, o Tecno UCS Vale do Caí também compreende a infraestrutura laboratorial do Instituto de Materiais Cerâmicos, localizado no município de Bom Princípio, e a Incubadora Tecnológica Vale do Caí.
Foi realizado, na manhã desta terça-feira, um almoço de confraternização no Galpão Crioulo como evento de encerramento da série de encontros entre a Reitoria e os profissionais de secretaria, ocorridos ao longo deste ano, com a finalidade de promover a qualificação e a integração desse grupo de funcionários.
O encontro de hoje, que teve a participação do reitor Evaldo Kuiava, do diretor Administrativo e Financeiro Cesar Augusto Bernardi, de diretores de Centro e gestores, reuniu 85 funcionários. O reitor aproveitou o momento para valorizar e agradecer pelo trabalho, o apoio e o bom atendimento que os funcionários desempenham na Instituição.
Mais uma parceria entre a UCS, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e Festa Nacional da Uva foi concretizada na tarde desta terça-feira (1º), durante encontro no Gabinete do Reitor. Essa parceria prevê a realização de eventos esportivos na Festa da Uva 2016 e, entre as atrações, está um jogo de despedida dos ex-atletas da Seleção Brasileira de Voleibol, o caxiense Roberto Minuzzi Junior (que foi aluno do Cetec - Centro Tecnológico da UCS), e o passo-fundense Gustavo Endres. O evento, intitulado "Desafio Festa da Uva/UCS Amigos do Roberto Minuzzi Junior X Amigos do Gustavo Endres", marcará a despedida das quadras de ambos e terá a renda totalmente revertida para o Projeto Mão Amiga. O jogo será realizado no Ginásio da Vila Poliesportiva da UCS, no dia 28 de fevereiro de 2016.
Para a formalização dessa parceria, o reitor Evaldo Kuiava, recebeu o atleta Roberto Munuzzi Junior, o secretário municipal de Esporte e Lazer Jó Arse, a vice-presidente do Projeto Mão Amiga, Nina Schauren, o diretor-técnico da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Gabriel Citton, e o coordenador da Vila Poliesportiva da UCS, Carlos Bonone. O reitor Evaldo Kuiava parabenizou a iniciativa dessa parceria que culminará com o jogo, "pois a nossa missão é ajudar os outros".
Minuzzi espera que esse jogo seja "motivo para atrair as pessoas a fazerem o bem. Minha história de vida só foi vencedora por causa dos motivos difíceis que enfrentei. E desejo passar isto para as pessoas", referindo-se a sua trajetória pessoal e profissional.
O reitor Evaldo Kuiava designou, através de Portaria, o professor Enor Jose Tonolli Junior para desempenhar a função de Coordenador Executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS). A comunicação foi feita no dia 25 de novembro, em cerimônia no Gabinete do Reitor, da qual participaram os pró-reitores e os diretores de Centro.
A inauguração do TecnoUCS será nesta sexta-feira, dia 4 dezembro, às 19 horas, no Bloco 57, do Campus-Sede.
O coordenador Executivo faz parte do Conselho Estratégico do TecnoUCS, juntamente com o reitor, o pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o diretor Administrativo e Financeiro, e um representante da FUCS.