Universidade de Caxias do Sul
Uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).

Informes da Reitoria

FEVEREIRO 2015 Clique nas imagens para ampliá-las.

As universidades comunitárias e as mudanças no FIES.

O professor Cesar Augusto Bernardi, diretor Administrativo e Financeiro da Universidade, está em Brasília representando o reitor Evaldo Kuiava em encontro do qual participam o Grupo de Trabalho da Universidades Comunitárias (GT Comunitárias FIES), o secretário Executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, e representantes do FNDE. Na pauta, as recentes mudanças ocorridas no Sistema de Financiamento Estudantil (SISFIES).

Publicado em 27/02/2015.

Reitoria dá as boas-vindas aos professores no Campus Universitário da Região dos Vinhedos.

A exemplo do que ocorreu ontem na Cidade Universitária, o encontro entre os professores lotados no CARVI e a Administração Superior da Universidade foi um momento de confraternização que veio reforçar a convivência e o sentimento de pertença à Instituição, aspectos que estão sendo ressaltados pela atual gestão como fatores essenciais na valorização das pessoas que atuam para a qualificação da Instituição.

O reitor e os pró-reitores Acadêmico, de Pesquisa e Pós-Graduação, e de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, juntamente com o sub-reitor do CARVI e os diretores de Centro, e os diretores das unidades universitárias de Guaporé, Veranópolis e Nova Prata, recepcionaram os professores, que retornam à sala de aula nesta segunda-feira, dia 2.

O reitor Evaldo Kuiava e a professora Marcia Cappellano dos Santos falaram aos professores, mantendo a mesma programação realizada na Cidade universitária na manhã de ontem (ver texto abaixo).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche; o diretor do Centro de Ciências Sociais e da Educação do CARVI, Fernando Ben; o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato; o sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVI, Miguel Ângelo Santin; o reitor Evaldo Antonio Kuiava; e o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli.
Publicado em 27/02/2015 | Fotos: Maristela De Bortolli Pasquale.

"Um mestre nunca saberá onde termina sua influência" - Em evento de recepção aos docentes, reitor destaca a importância do professor para a qualificação institucional.

Conversa, conduzida pela professora Marcia Cappellano dos Santos, sobre hospitalidade e convivência no espaço acadêmico suscitou reflexão sobre a prática docente.

Os professores da UCS reuniram-se na manhã de hoje (26) no UCS Teatro para receber as boas-vindas da Administração Superior da Instituição, confraternizar com os colegas e preparar-se para iniciar mais um período letivo.

O clima era de volta às aulas e o encontro, planejado pelo Gabinete do Reitor, foi uma oportunidade de refletir sobre o momento atual da Universidade, sobre os desafios futuros e, principalmente, sobre o papel do professor nesse contexto. "A grande fortaleza desta Instituição são as pessoas e com esta equipe de professores o nosso futuro será brilhante". Convidado para fazer a sua saudação, logo no início do encontro, o presidente da Associação dos Docentes (ADUCS), Alexandre Viecelli, manifestou sua confiança na capacidade do corpo docente de preparar os alunos para atuar e interagir positivamente como cidadãos e profissionais. E o vice-reitor, Odacir Deonisio Graciolli, complementou: "Este será um ano de grandes oportunidades e aproveitá-las só depende deste coletivo que está aqui hoje".

Ao reitor Evaldo Kuiava coube contextualizar o cenário atual no qual a Universidade de Caxias do Sul se movimenta. Para isso, ele destacou as diretrizes institucionais e explicou o caráter comunitário da Instituição à luz da Lei 12.881 que criou as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES). "O horizonte é a excelência e a excelência nunca é um feito em si mesmo. Ela implica na condição humana, e está nas ações e atitudes, nas relações que construímos com quem convivemos". Ao relacionar - e aprofundar - os conceitos de excelência, pertença, inovação e sustentabilidade, o reitor apresentou dados e resultados e destacou os desafios que se apresentam para os próximos anos. "Não há mudança sem o comprometimento de todos".

Após a apresentação do reitor, a professora Marcia Cappellano dos Santos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, a convite da Reitoria, propôs ao grupo uma reflexão sobre os conceitos de hospitalidade e convivência na contemporaneidade e, especialmente, no contexto da vivência acadêmica e na relação professor-aluno. Como recursos para envolver a plateia, ela apresentou vários vídeos, entre eles "A amizade Facebook", com uma entrevista de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, estudioso da sociedade pós-moderna [Assista aqui] e trouxe alguns resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Núcleo de Pesquisa Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais. Ao final, à guisa de reflexão, ela deixou algumas questões para serem pensadas pelos colegas no decorrer deste período letivo:

Na nossa prática diária como professores, junto a nossos colegas, mas particularmente junto a nossos alunos, conseguimos vislumbrar e compreender variações de sincronia e simetria intrínsecas ao fenômeno do acolher? Como esses níveis de simetria e sincronia relacionais têm estado presentes na nossa prática docente? Quais têm predominado? Como têm sido ajustados nas diferentes situações frente a eventos do acaso? Conseguimos visualizar e compreender as implicações dessas variações de níveis de simetria e sincronia nas escolhas metodológicas que fazemos e nos processos de ensino e aprendizagem que conduzimos? Como poderíamos caracterizar a convivência em nossas atividades de ensino e aprendizagem?

A citação "Um mestre nunca saberá onde termina sua influência" é de autoria do professor norte-americano Henry Brooks Adams (1838/1918).

Publicado em 26/02/2015 | Fotos: Claudia Velho

Em evento da CIPA, reitor agradece a funcionários e professores pelos resultados obtidos em 2014.

O reitor Evaldo Kuiava participou, na tarde desta quarta-feira (25), da sessão de abertura do evento promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA/UCS) para professores e funcionários da Instituição. O reitor agradeceu aos colaboradores da UCS pelos bons resultados obtidos pela Instituição no ano que passou. "Espero que em 2015, possamos agir sempre com entusiasmo, pois com ele, os resultados de nossas ações aparecem".


Os convidados assistiram à palestra de Frei Jaime Bettega, que, falando de esperança e comprometimento, destacou que o importante é ser feliz no que se faz. "No nosso trabalho precisamos ter conhecimento, habilidade, atitude, valores e espiritualidade. Os profissionais felizes sempre terão colocação no mundo do trabalho".

Segundo a presidente da CIPA/UCS, Odete Araldi Bortolini, a atividade teve a intenção de promover uma reflexão sobre este momento em que a maioria dos professores e funcionários está retornando das férias e retomando as atividades na Universidade. "Nós precisamentos fazer a diferença em nosso trabalho", enfatizou a presidente da CIPA/UCS.

Publicado em 25/02/2015 | Foto: Claudia Velho

Vila Poliesportiva da UCS tem novo coordenador a partir de 1º de março.

O professor Carlos Gabriel Gallina Bonone assume, a partir de 1º de março, a coordenação da Vila Poliesportiva da UCS, unidade vinculada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que tem como finalidade promover e apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem os esportes em suas diferentes modalidades e a prática de atividade física, como promoção de saúde e bem-estar social. A designação foi comunicada, nesta quarta-feira (25), através de Portaria do Gabinete do Reitor.

Pela manhã, o professor Carlos Gabriel Gallina Bonone, acompanhado pelo diretor do CCBS, professor Dagoberto Vanoni de Godoy, reuniram-se com o reitor Evaldo Kuiava e o chefe de Gabinete, professor Gelson Leonardo Rech, quando conversaram sobre as diretrizes que devem nortear as ações da Vila Poliesportiva, que é também um importante órgão de apoio aos cursos da Instituição, especialmente aos da área da Saúde.

Publicado em 25/02/2015 | Foto: Lisele Taufer

Pároco da Catedral Diocesana de Caxias do Sul visita a Reitoria.

O reitor Evaldo Kuiava recebeu, na tarde desta terça-feira (24), a visita do padre Oscar Chemello, pároco da Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Ele veio convidar o reitor para participar da cerimônia de Ordenação Episcopal do monsenhor Leomar Antônio Brustolin, nomeado, pelo Papa Francisco, Bispo Auxiliar de Porto Alegre. A cerimônia será no dia 25 de março, às 19h, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Fúlvia Stédile Angeli Gazola, diretora da empresa que organizará a cerimônia, acompanhou padre Chemello no encontro com o reitor da Universidade.

Publicado em 24/02/2015 | Foto: Claudia Velho

Volta às aulas: Reitoria e gestores acadêmicos planejam abertura do período letivo 2015/2.

Nesta terça-feira (24) a Reitoria prossegue com os encontros com os gestores acadêmicos visando a recepção de professores e alunos para o período letivo que se inicia nesta segunda-feira, dia 2 de março.

Pela manhã, o reitor e sua equipe se reuniram com os diretores dos Centros para definir e planejar as ações que possam potencializar a qualificação do ensino - de graduação, pós-graduação e extensão - e das demais atividades realizadas pelas unidades universitárias. Na pauta do encontro: o calendário das atividades do Centro para 2015; o sistema de avaliação adotado pela unidade; e a definição de espaços e ações que promovam a acolhida dos alunos e estimulem a convivência no ambiente universitário.

Na parte da tarde, o encontro foi com os coordenadores dos colegiados dos cursos de Graduação. Ao dar as boas-vindas aos gestores, o reitor enfatizou o compromisso, que deve ser de todos, com a qualidade do ensino. "Em 2014, investimos cerca de 21 milhões de reais em melhorias na nossa infraestrutura, mas o maior investimento é o que fazemos nas nossas salas de aula, na qualificação do ensino em seus diferentes níveis".

A reunião foi conduzida pelo pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, que apresentou material orientativo para ser utilizado nas atividades de recepção ao corpo docente do curso, destacando aspectos como: cenário do curso (evolução das matrículas, desempenho no ENADE, resultados da avaliação interna e externa, etc.) diretrizes gerais do projeto pedagógico; critérios e sistemática de avaliação; orçamento e investimentos; calendário de atividades; e propostas de formação continuada para os professores.

Publicado em 24/02/2015 | Fotos: Laureana Santos e Claudia Velho

Universidade de Caxias do Sul é o mais novo centro associado ao Instituto Cervantes.

UCS é a primeira instituição brasileira a funcionar como Centro Associado ao Instituto Cervantes.

O professor Juan Manoel Real Espinosa, coordenador acadêmico do Instituto Cervantes de Porto Alegre, comunicou ao reitor Evaldo Kuiava que, a partir de 1º de março de 2015, a Universidade de Caxias do Sul - através do Programa de Línguas Estrangeiras (PLE) - passa a ser um centro associado ao Instituto Cervantes, uma instituição pública fundada em 1991 na Espanha com a finalidade de promover o ensino da língua e da cultura espanhola. O anúncio foi feito durante encontro no Gabinete do Reitor, na tarde desta segunda-feira, dia 23, na presença das professoras Magda Monica Cauduro Custódio e Simone Viapianna, do PLE, e do professor Marcelo Faoro, coordenador de Extensão.

A coordenadora do Programa de Línguas Estrangeiras, Magda Monica Cauduro Custódio, explica que "além de podermos compartilhar as exposições, palestras, ciclos de cinema e uma variada programação cultural que chega ao Instituto Cervantes de Porto Alegre, nossos cursos passam a constar do Guia que reúne os institutos Cervantes de 43 países, assegurando que a qualidade do ensino de espanhol oferecido pela Universidade de Caxias do Sul equipara-se ao ensino oferecido nos demais centros associados do Instituto Cervantes espalhados pelo mundo".

Desde 2011, o PLE é um centro aplicador do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) e para tornar-se um centro associado do Instituto Cervantes passou por um processo de avaliação bastante longo e detalhado. O reitor Evaldo Kuiava comemorou mais essa conquista do PLE e afirmou que o projeto tem todo o apoio institucional, sendo "mais um indicador que qualifica o ensino oferecido pela Instituição". O coordenador de Extensão, Marcelo Faoro, destacou a inserção no currículo dos cursos de graduação, como atividades complementares, da aprendizagem de línguas estrangeiras.

Publicado em 23/02/2015 | Foto: Claudia Velho

Reitoria convida os docentes para encontros durante a semana que antecede o início das aulas.

O período letivo 2015/2 inicia-se na segunda-feira, dia 2 de março. No entanto, os docentes já têm programação a partir desta semana, nas atividades de recepção programadas pela Reitoria, pela direção das unidades acadêmicas e pela coordenação dos cursos.

Com a proposta de alinhar os conceitos e diretrizes definidas pelo Plano de Desenvolvimento Estratégico com as ações a serem realizadas em diferentes níveis, a Reitoria convidou os docentes a participarem de reuniões nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), na Cidade Universitária e no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI). Pela manhã, no UCS Teatro, o encontro é com os docentes lotados nos campi de Caxias do Sul, Vacaria e Região das Hortênsias. Às 8h30min os professores serão recepcionados pela Reitoria. Em seguida, o reitor Evaldo Kuiava, com a colaboração da professora Marcia Maria Cappellano dos Santos, conduz uma conversa com foco em dois importantes aspectos que devem permear a vida acadêmica: a hospitalidade e a convivência.

Na sexta-feira, dia 27, essa mesma programação se repete no CARVI para os docentes lotados naquela unidade universitária. O encontro inicia-se às 8h30min, no auditório do Bloco B/J, com a participação do reitor e da sua equipe de pró-reitores.

Publicado em 23/02/2015.

Representantes da empresa Flexibras visitam a Universidade.

Representantes da empresa Flexibras Tubos Flexíveis Ltda, do grupo TECHNIP Brasil - Engenharia, Instalações e Apoio Marinho S/A, multinacional francesa, estiveram na Cidade Universitária, nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro. Pela manhã, eles foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli. O encontro foi acompanhado pelo coordenador de Projetos, Marcelo Nichele, pela funcionária da Agência de Projetos, Andréia Pedroni De Mori, e pelo professor Frank Missel. Durante a tarde, o professor Missel conduziu os visitantes por uma visita aos laboratórios de Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, para apresentar as pesquisas realizadas pela Universidade na área de interesse da empresa.

Importante fornecedora da PETROBRAS na área de tubulações flexíveis, a Flexibras, fábrica de tubos flexíveis do Grupo Technip localizada em Vitória, foi instalada em 1985 para atender ao mercado local. Ela é responsável pela produção e fornecimento de tubos, umbilicais, ISU® (Umbilicais de Serviço Integrado), aplicações estáticas (linhas flexíveis) e dinâmicas (risers), e também estruturas DRAPS (Drilling, Refining and Onshore Applications). Os tubos flexíveis podem ser fabricados para profundidades de até 2.000 m de profundidade com pressão de trabalho de até 10.000 psi, com diâmetros variando de 2" a 12". Nas últimas duas décadas, os tubos produzidos pela Flexibras já bateram vários recordes de profundidade.

Publicado em 03/02/2015 | Foto: Claudia Velho