Reforçar o sentimento de pertença, através de uma maior interação entre os profissionais que atuam no âmbito das secretarias, criando oportunidades voltadas para a qualificação de suas competências técnicas e comportamentais. Com esta finalidade, realizou-se, na manhã desta sexta-feira (31), mais uma edição do 1º Encontro de Profissionais de Secretarias da UCS. Promovido pelo Gabinete do Reitor, juntamente com a Diretoria Administrativa e Financeira e Gerência de Recursos Humanos, a atividade reuniu os profissionais que têm como responsabilidade o atendimento ao aluno e ao professor e que desempenham atividades administrativas nas secretarias dos centros.
Os funcionários foram recepcionados ao som de violinos, executados pelos músicos da Orquestra Sinfônica da UCS Rodrigo Maciel e Edson Aguiar, seguido de saudações do gerente de Recursos Humanos Nilton Kleber Nicolodi e do chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech. Nicolodi enfatizou o objetivo do encontro: a integração e o aperfeiçoamento dos profissionais que realizam um atendimento importante na Instituição. O chefe de Gabinete afirmou que o encontro "é um misto de formação, de capacitação e de convivência: uma parada para refletirmos sobre a Instituição, procurando conhecê-la melhor. Estamos propondo uma nova cultura organizacional, mais ágil, mais dinâmica, com a valorização da meritocracia".
Aos participantes do encontro, antes de apresentar informações e números da UCS, o reitor Evaldo Antonio Kuiava fez uma breve explanação sobre sua própria trajetória profissional. "Sei da importância que tem o profissional que fornece as informações sobre a Instituição. Todos nós somos importantes no que fazemos, independentemente das funções que desempenhamos", disse. Ao falar sobre a UCS, o reitor projetou também as ações previstas para o segundo semestre deste ano, afirmando que "precisamos reforçar o sentimento de pertença, o trabalho em equipe e sinergia das ações, com uma convivência harmoniosa, valorizando os projetos de nossas vidas. Aproveitem as oportunidades que a Universidade oferece, qualifiquem-se e estudem sempre."
Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, professora do Centro de Ciências Sociais e membro da Assessoria de Planejamento e Orçamento, falou sobre "Qualidade no ambiente de trabalho - Programa 5s".
As aulas do período letivo 2015/4 iniciam-se na próxima segunda-feira, 3 de agosto, e durante esta semana professores e gestores, em diferentes níveis, estão envolvidos nas atividades de planejamento. Nesta quinta-feira, professores do Campus-Sede, do Campus Universitário de Vacaria e do Campus Universitário da Região das Hortênsias participaram de encontro no UCS Teatro, pela manhã, com a Reitoria, e durante a tarde com a Pró-Reitoria Acadêmica. Também nesta quinta, durante a tarde, a Reitoria reuniu-se com os professores e gestores do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, e na sexta-feira (31), pela manhã, será a vez da Pró-Reitoria Acadêmica conversar com os professores do CARVI. "Este é um momento de informação, reflexão, formação e comunicação", explicou o professor Gelson Leonardo Rech ao dar as boas-vidas aos professores hoje pela manhã no UCS Teatro. O presidente da Associação dos Docentes da UCS, professor Jefferson Panarotto, também saudou os presentes e aproveitou para convidar os professores a se associarem à ADUCS, "para dar continuidade à história de uma organização de docentes que se confunde com a própria história da universidade".
"A Universidade de Caxias do Sul, enquanto Instituição Comunitária, tem o compromisso de estar atenta às demandas de sua comunidade local em vista de atendê-las com a excelência acadêmica. Portanto, na UCS, a Educação não é um negócio, é um COMPROMISSO". Logo no início de sua fala aos professores no UCS Teatro, o reitor Evaldo Kuiava reafirmou o compromisso no qual a Universidade se fundamenta para, em seguida, fazer uma análise da atual conjuntura - com sinais de crise econômica, política e identitária - e dos seus efeitos sobre a Universidade no que se refere ao número de alunos e aos níveis de inadimplência. "Crises nos levam à reflexão e à ação; e a solução dos problemas pode estar na sua resolução ou na sua dissolução. Por isso precisamos discutir o modelo de universidade (nossa identidade), a atuação do professor (modelo epistemológico; público x privado) e a a proposta pedagógica da nossa Instituição. Nós, professores temos que nos conectar com o mundo e o tempo atual, com o que nos é exigido; temos que pensar na sustentabilidade financeira da Instituição; precisamos avaliar o perfil do nosso docente e a taxa de aprendizagem que conseguimos alcançar".
O reitor também elencou as principais ações e projetos para este semestre, tais como: a revisão do Projeto Pedagógico Institucional e dos Projetos Pedagógicos dos cursos (modelos sustentáveis); a criação de novos cursos (Odontologia em Caxias do Sul e Psicologia no CARVI) e novos laboratórios (de Engenharia no CARVI); os investimentos em infraestrutura e equipamentos (na Vila Poliesportiva, no Instituto de Medicina do Esporte e no curso de Medicina); a Construção do Centro de Estudos e Diagnóstico Animal, incluindo a edificação do Hospital Veterinário da UCS; o desenvolvimento de APPs que auxiliem na gestão acadêmica e na relação professor-aluno; e a implantação do TecnoUCS, entre outras. Ao finalizar, o reitor instigou os professores a entender e atender às demandas da sala de aula: "é preciso progredir para um bom desenvolvimento da relação entre professor-aluno, de uma sala de aula dinâmica para, assim, alcançar o horizonte da excelência".
Na sequência, o professor Ryon Braga, diretor presidente da UniAmérica e consultor na área educacional, falou sobre a "Universidade na Contemporaneidade", apresentando um panorama da situação da educação superior no Brasil e no mundo e as soluções que estão sendo desenvolvidas na UniAmérica como respostas a esse novo cenário. [Leia aqui e aqui sobre as ideias do educador.]
O encerramento do encontro da manhã ficou para o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professor Odacir Deonisio Graciolli, que falou sobre o Ecossistema de Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo que está sendo implantado na Universidade, com o objetivo de gerar produção científica, inovação e conhecimento que possa atrair as empresas a interagirem com a Instituição e, assim, fomentar a criação de mecanismos capazes de alimentar e subsidiar a pesquisa, que, na visão do pró-reitor, não pode ser dissociado do ensino, de graduação e de pós-graduação. "Estamos mantendo contato com muitas empresas e podemos afirmar que elas acreditam e estão apostando na parceria com a Universidade para buscar a inovação em suas áreas de atuação. E o que vai atrair as empresa para este Ecossistema de Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo são os nossos recursos humanos, isto é, nossos professores e nossos estudantes - de graduação e pós-graduação - que atuam em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico". O pró-reitor também apresentou a estruturação do Parque Tecnológico da UCS (TecnoUCS)e a estruturação de uma rede de incubadoras integrando as unidades de Caxias do Sul, São Sebastião do Caí e Bento Gonçalves.
Durante a tarde, enquanto essa mesma programação se repetia no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (fotos abaixo), no UCS Teatro, o pró- reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, e seus coordenadores e assessores davam continuidade à reunião da manhã, com foco em alguns temas pontuais da Graduação: processo de qualificação acadêmica e formação continuadas dos professore; indicadores da avaliação online; utilização do Portal UCSvirtual e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem; intencionalidade e fluxos do Programa de Empreendedorismo.
Com a participação do reitor Evaldo Kuiava, a Universidade sediou, na manhã desta terça-feira (28), a reunião mensal do Conselho Municipal de Turismo de Caxias do Sul (COMTUR), do qual fazem parte os professores Michel Bregolin, como Conselheiro Titular, e Pedro de Alcântara Bittencourt César, como Conselheiro Suplente. Seguindo a sistemática de revezamento dos locais das reuniões entre as diferentes entidades integrantes, desta vez coube à Universidade de Caxias do Sul receber os conselheiros para a reunião.
O reitor Evaldo Kuiava deu as boas-vindas ao grupo, enfatizando que muitos dos que estavam ali eram egressos da UCS. Ele também destacou que a Universidade é parceira da comunidade em muitas iniciativas e que na área do Turismo, o Programa de Hospitalidade contribui para o desenvolvimento do setor, tanto na formação e qualificação de profissionais como na busca de soluções inovadoras que potencializem as atividades do setor. O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Emerson Spadetto, agradeceu pela acolhida da Universidade e declarou que o COMTUR conta com a UCS para o fortalecimento do Turismo em Caxias do Sul.
O COMTUR é um órgão auxiliar do poder executivo e é formado por representantes das secretarias municipais do Turismo (SEMTUR), da Cultura (SMC), e da Educação (SMED); da 4ª Coordenadoria Regional de Educação; da Festa da Uva; do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS); do Caxias Convention & Visitors Bureau; da Associação de Guias de Turismo; da SINTRAHTUR; da CIC; do Sindilojas; da CDL; da UCS; do SENAC; do SESC; da 25ª Região Tradicionalista; da Revinsul; e de Associações de Roteiros Turísticos.
Na manhã desta sexta-feira (24), o reitor Evaldo Antonio Kuiava, acompanhado do Pró-reitor Acadêmico da Universidade, Marcelo Rossato, participou de reunião com a Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), realizada no Campus Universitário da Região das Hortênsias, em Canela. Também esteve no encontro a diretora do Campus, Margarete Fatima Lucca, e Simone Bender, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento - Corede Hortênsias.
A reunião com os prefeitos dos sete municípios que integram a Amserra teve como objetivo apresentar e reforçar o relacionamento da Universidade com essas cidades. Na ocasião, Kuiava fez uma explanação sobre a estrutura da UCS, no que se refere a seus Campi e Núcleos. O reitor abordou, ainda, aspectos históricos e do caráter comunitário da instituição.
Um dos pontos debatidos tratou de novas perspectivas de ensino para a área da Hospitalidade no Campus Universitário da Região das Hortênsias. A oferta de cursos de Licenciatura e graduação de forma geral, que atendam às demandas dos municípios, também pautou o encontro.
A Associação é composta pelos municípios de Cambará do Sul (prefeito Schamberlaen José Silvestre, que ocupa a presidência da entidade), Gramado (prefeito Nestor Tissot), Canela (prefeito Cleomar Eraldo Port), São Francisco de Paula (prefeito Antônio Juarez Hampel Schlichting), Nova Petrópolis (prefeito Régis Luiz Hahn), Santa Maria do Herval (prefeito Rodrigo Fritzen) e Picada Café (prefeita Cláudia Schenkel). Na reunião desta sexta-feira, o prefeito de Gramado foi representado pelo vice-prefeito, Luiz Antonio Barbacovi.
O UCS Teatro foi palco, no dia 23, do Seminário Regional de Educação "Aprendizagens potencializadas pela comunicação não violenta", promovido pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE). O encontro regional de formação para professores da região buscou possibilitar a formação continuada dos distintos atores das escolas estaduais de abrangência da 4ª CRE, tendo como foco o processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno, potencializando temas como comunicação não violenta, o acesso e permanência com aprendizagem, o diálogo permanente com os saberes acumulados e metodologias ativas dentro de uma perspectiva interdisciplinar.
Na acolhida aos participantes do encontro - diretores, coordenadores pedagógicos, representantes de professores, funcionários, pais e alunos de escolas - o reitor Evaldo Kuiava enfatizou a importância da educação para a sociedade e o papel do professor diante da realidade que mescla o real e o virtual. "Os professores precisam, diante dessa nova realidade, estarem preparados, qualificados para trabalharem com inovação e com tecnologias que os alunos do Ensino Médio necessitam."
As atividades, pela manhã, procuraram refletir acerca das três dimensões que norteiam a política educacional do Estado: a democratização da gestão, o acesso à escola e o acesso ao conhecimento com qualidade. À tarde, o evento buscou possibilitar o diálogo entre os saberes organizados e sistematizados nas Redes de Educação, com as interfaces da Justiça Restaurativa, Promotoria de Educação, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança, Brigada Militar, Conselhos Municipais e Comissão Interna de Prevenção à Violência na Escola (CIPAVE), para que, de forma integrada, pudessem refletir junto à comunidade escolar e traçar caminhos para o enfrentamento aos conflitos geradores da violência entre os muros da escola.
Na última quarta-feira, dia 22, o reitor Evaldo Antonio Kuiava recebeu em seu Gabinete o coordenador do Curso de Tecnologia em Polímeros da UCS, Diego Piazza. A reunião teve como objetivo principal a apresentação de novas estratégias para o curso de Polímeros, com vistas ao cenário atual do mercado para esse segmento.
Dentre os pontos abordados no encontro, esteve a análise de novas propostas para a grade curricular do curso, além de redefinições sobre o tempo de execução e a passagem do curso para o período da noite. O professor Piazza também destacou que o currículo está alinhado com as demandas da região. Aproveitou, ainda, para entregar ao reitor um dossiê sobre o curso de Tecnologia em Polímeros.
Kuiava mostrou-se bastante satisfeito com as informações e propostas apresentadas na reunião e entende que o curso, de fato, tem papel estratégico e fundamental para o desenvolvimento da região.
Na última sexta-feira, dia 17, durante a Assembleia dos Docentes do Centro de Ciências Humanas e da Educação, foi realizada uma homenagem ao professor Jayme Paviani que, depois de 51 anos de atuação na Instituição, está se aposentando. Em agradecimento e homenagem, doravante o auditório do Bloco E, local de conferências e defesas de dissertações, passa a chamar-se "Auditório Professor Jayme Paviani".
A cerimônia teve a participação de professores do Centro de Ciências Humanas e da Educação, muitos dos quais ex-alunos do professor Paviani, do reitor Evaldo Kuiava, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos köche, do chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech, e do diretor do Centro, professor Everaldo Cescon, um dos idealizadores da homenagem. [Saiba mais.]
O presidente do Lions Clube de Caxias do Sul Educação (LionsEduc), Normélio Zanotto, e o reitor Evaldo Kuiava, na ocasião representando a Fundação Universidade de Caxias do Sul, assinaram na manhã desta quinta-feira (16) um Contrato de Prestação de Serviços de Apresentação Artística, compreendendo as apresentações artístico-musicais da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul dentro do Programa Quinta Sinfônica. O contrato tem validade até o final de 2015 e poderá ser renovado por mais um ano.
O coordenador de Extensão, Marcelo Faoro de Abreu, o coordenador de Projetos, Marcelo Nichele, e o sr. Telmo Faiock Losquiavo, associado do Lions Educ, também participaram da cerimônia no Gabinete do Reitor.
Foi assinado na terça-feira, dia 14, o Convênio de Cooperação entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul, na ocasião representada pelo reitor Evaldo Kuiava, e a Brinox Metalúrgica S.A., representada pelo seu diretor, Christian Emilio Hartenstein, que prevê a realização conjunta de atividades no Projeto "Caracterização e reciclagem de materiais poliméricos pós-consumo provenientes do ambiente marinho", coordenado e desenvolvido por pesquisadores da área de Polímeros da Universidade.
No início de junho, o estudante de Engenharia Ambiental e bolsista de iniciação científica, Kauê Pelegrini, viajou para as Ilhas Bermudas para participar de atividades da ONG holandesa The Ocean Cleanup. Kauê faz parte do projeto de pesquisa da UCS que ganhou a cooperação da Brinox e viajou com o apoio financeiro da empresa. [ Leia mais.]
Os pesquisadores Diego Piazza, Ademir José Zattera e Rosmary Nichele Brandalise que integram o grupo de Pesquisa responsável pelo projeto participaram do ato de assinatura do Convênio, que também contou com a presença do professor Airton Guilherme Berg Filho, do Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT/UCS), e do pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professor Odacir Deonisio Graciolli.
Gestores da Universidade - reitor, pró-reitores, diretores de Centro e coordenadores de cursos de Doutorado - , representantes da Prefeitura Municipal, entre eles o vice-prefeito Antônio Feldmann, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco de Assis Spiandorello, da CIC Caxias do Sul, e o presidente do Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Pedro Horn Sehbe, participaram de encontro, na tarde desta quarta-feira (8), com o Dr. Marc A. Weiss, CEO da Global Urban Development (GUD), uma organização sem fins lucrativos dedicada à investigação, ensino, discussão, publicação e acão sobre as principais questões relacionadas com o desenvolvimento urbano ao redor do mundo.
Com escritórios em Barcelona, Pequim, Belo Horizonte, Curitiba, Hong Kong, Istambul, Londres, Porto Alegre, Praga, Rehoboth, San Francisco Bay Area, Cingapura, Sydney, Toronto, e Washington DC, a Global Urban Development tem como missão "encontrar soluções novas, inovadoras e práticas para os problemas urbanos do mundo, desde a concepção à implementação", com foco três grandes áreas temáticas: Inovação e Prosperidade, Sustentabilidade e Inclusão. Na área da Estratégia Econômica Metropolitana e Inovação Sustentável no Brasil, a GUD já atuou com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e o Governo do Estado de Minas Gerais, com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e com o Governo Federal, incluindo o Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O encontro na UCS foi uma oportunidade para compartilhar ideias que possam dar origem a um plano estratégico para as áreas de urbanismo e inovação sustentável em Caxias do Sul, unindo nessa missão, a Universidade de Caxias do Sul, a Prefeitura Municipal e a Global Urban Development.
O reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, e a coordenadora Pedagógica Flávia Fernanda Costa estão em Foz do Iguaçu, onde visitam a Uniamérica, instituição de ensino superior mantida pela Associação Internacional União das Américas, uma associação comunitária, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico. Durante a visita, além de conhecer as instalações, especialmente os ambientes de ensino, os gestores das duas instituições conversarão sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem.
Desde o ano passado, a Uniamérica utiliza uma metodologia de aprendizagem baseada nos seguintes princípios: Active Learning Classroom (sala de aula colaborativa); Blended Learning (os conteúdos das aulas estão online, podendo ser acessados pelo aluno a qualquer momento); Mobile Learning (os conteúdos das aulas são disponibilizados em todos os dispositivos móveis); Crowdsourcing (método de aprendizagem colaborativa, estruturado para resolução de problemas reais).
Alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores do Brasil e do exterior, representantes da comunidade e de entidades ligadas ao Turismo participaram na noite desta quinta-feira (2) da palestra de abertura do 8º Seminário de Pesquisa en Turismo do Mercosul e do 1º Hospitalidade em Colóquio: Pesquisa e Ensino. O reitor Evaldo Kuiava; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche, que integra o corpo docente do programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTUR/UCS); a professora Marcia Maria Capellano dos Santos, coordenadora científica do evento e coordenadora do PPGTUR/UCS; o professor Pedro de Alcântara Bittencourt César, coordenador geral do evento; o pesquisador Francisco Antonio dos Anjos, diretor-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR); e a secretária Municipal de Turismo, Drica de Lucena, estavam na mesa de abertura para dar as boas-vindas aos participantes e recepcionar o convidado especial da noite, o teólogo e filósofo Leonardo Boff que veio conversar sobre "ética, hospitalidade e turismo".
Em suas falas, todos os componentes da mesa de abertura do evento destacaram a importância do Semintur no cenário nacional e internacional da pesquisa em Turismo e elogiaram a sinergia que existe no Programa de Hospitalidade da UCS, que associa ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão na área do Turismo e da Hospitalidade. O conceito máximo obtido recentemente pelo Bacharelado em Turismo na avaliação do Ministério da Educação também foi destaque nas intervenções dos palestrantes. [ Saiba mais.]
O reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, e o chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech, receberam na tarde de ontem (2) uma comissão de vereadores que integra a Comissão Temporária Especial de Proteção e Defesa dos Animais em Caxias do Sul. Eles vieram conversar sobre futuras parcerias entre o Hospital Veterinário da UCS e as entidades protetoras dos animais que atuam em Caxias do Sul. O reitor explicou que o Hospital Veterinário, que começará a ser construído ainda em 2015, tem entre suas finalidades a prestação de serviços à comunidade. "Quando o Hospital estiver em funcionamento, convidaremos a Prefeitura Municipal para tratar de parcerias com entidades da comunidade caxiense". Participavam da comitiva, os vereadores Flávio Dias (presidente da Comissão) e Neri Carteiro e assessores; e o jornalista Clever Moreira, representando o vereador Adelino Teles.
Com mais de 500 alunos matriculados, o curso de Medicina Veterinária busca utilizar as práticas mais modernas que existem hoje no mercado. Atualmente, as aulas práticas com animais vivos realizam-se em parceria com uma clínica particular. O projeto de construção do Hospital Veterinário prevê aproximadamente seis mil metros quadrados de construção, distribuídos em quatro andares onde funcionarão laboratórios nas áreas de análises clínicas, bioquímicas, diagnóstico por imagem, infectologia, cirurgia, atendimento, internação, e ambulatório. Conforme já foi anunciado pelo pró-reitor Acadêmico, "a concepção de um grande Centro de Pesquisa e Diagnóstico Animal, no qual se englobará o Hospital Veterinário, é de ser um grande prestador de serviços para os profissionais e clínicas da região, consolidando-se como espaço de conhecimento, inovação e pesquisa na área da Veterinária. Espera-se que este Centro seja uma referência na área e possa colaborar com serviços especializados em Veterinária e Zoologia, com as prefeituras, o estado e a iniciativa privada". A previsão é de que o Hospital Veterinário esteja em funcionamento ainda em 2017.
O reitor Evaldo Kuiava recebeu na tarde de hoje (2) as candidatas a rainha e princesas da Festa Nacional da Uva 2016 e membros da Comissão Social da Festa, que cumprem um cronograma de visitas para divulgar o mais importante evento cultural de Caxias do Sul, que se realiza de 18 de fevereiro a 6 de março de 2016.
A equipe do Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) participou do evento com uma exposição de cartazes da Festa da Uva e documentos históricos sobre a imigração italiana. O reitor, que é vice-presidente do Conselho Comunitário da Festa, agradeceu a visita e disse que a UCS é parceira da comunidade e a Festa da Uva celebra as raízes históricas e as tradições culturais dessa comunidade. Cada candidata recebeu um exemplar do livro, publicado pela EDUCS, "Retratos: Santa Lúcia do Piaí, registros", organizado pelas professoras Luiza Horn Iotti e Eliana Rela.
O que era para ser uma coletiva de imprensa acabou se transformando num bate-papo sobre as grandes questões que impactam homens e mulheres de todos os cantos do mundo, preocupados com o futuro da Terra e da Humanidade. Em cerca de uma hora, Leonardo Boff falou sobre a ecologia integral, que preconiza uma visão sistêmica do mundo, integrando tudo e todos, na perspectiva do bem comum de todos os que habitam a "casa comum". Conceito que está na base da construção da Carta Encíclica Laudato Si' do Santo Padre Francisco Sobre o Cuidado da Casa Comum, publicada em 18 de junho de 2015.
Ao responder aos jornalistas, Boff falou de um modo simples e firme sobre caos e esperança; sobre o Papa Francisco e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); sobre a ferocidade do capital e a sobriedade compartida; sobre utopias e consciência da resistência; sobre o papel da juventude e da universidade na busca de novas soluções para uma nova sociedade.
"Sua presença em nossa Universidade é uma honra e uma alegria. Sua presença é um testemunho de vida que nos inspira pois suas ideias estão na base da formação social de muitas gerações". Assim, o reitor Evaldo Kuiava deu as boas-vindas ao teólogo, ecologista e escritor Leonardo Boff, que está na UCS, onde participa hoje à noite de uma Grande Roda Temática de Conversação sobre Hospitalidade, Ética e Turismo, na abertura do 8º Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul (Semintur), uma realização do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, com uma programação que se estende até sábado (4) na Cidade Universitária. [ Acompanhe a programação.]
A recepção ao renomado pensador contemporâneo foi feita na manhã de hoje (2) durante o encontro com representantes da imprensa de Caxias do Sul e região, do qual também participaram o professor Pedro de Alcântara Bittencourt César, coordenador-geral do Semintur, o professor Roque Grazziotin, representante do Ministério da Educação no Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, a educadora Marisa Formolo, representantes do Diretório Central de Estudantes, professores, alunos e funcionários da Universidade.
Algumas ideias de Leonardo Boff
"A universidade não pode ser a 'chocadora' do sistema. Cabe a ela criar os quadros que fazem a sociedade funcionar, mas ela é também o campo da inovação, das novas ideias, formando pessoas com um pé na realidade, mas também com um pé no novo".
"Terra e humanidade têm um destino comum, são uma coisa só. Hoje vivemos uma fase única da humanidade, o tempo das nações passou, vivemos uma fase planetária e temos que construir uma única Terra, trabalhando na perspectiva da defesa da Vida. Se não cuidarmos da casa comum, estaremos em um caminho sem retorno".
"O caos nos obriga a buscar novas soluções, práticas alternativas, numa grande articulação da humanidade. O pensamento que produziu a crise, não pode ser o mesmo que buscará a solução para crise. Precisamos ir além do pensamento clássico da esquerda tradicional".