Em continuidade aos eventos promovidos pelo Programa de Formação para Professores, hoje pela manhã, no UCS Teatro, foi realizado mais um encontro entre docentes e Reitoria. Durante a manhã, os docentes participaram da palestra da professora Cristiane Vieira, assessora Pedagógica da Feevale, que falou sobre as "Perspectivas para formação profissional a partir das estratégias e metodologias de aprendizagem ativa" e compartilharam experiências na 1ª Mostra de Boas Práticas Docentes no Ensino Superior.
O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Odacir Graciolli, o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Nilda Stecanela deram as boas-vindas aos mais de 500 docentes de todas as unidades universitárias que participaram da atividade, ressaltando a necessidade de intensificar o trabalho coletivo, o envolvimento nos projetos pedagógicos dos cursos e na pesquisa, visando ao fortalecimento da atividade docente.
A coordenadora Pedagógica, Flávia Fernanda Costa, ressaltou os objetivos e ações da Coordenadoria, destacando a Comissão de Qualificação dos Cursos, o Programa de Formação dos Professores, o Núcleo de Educação a Distância, o Serviço de Apoio ao Professor, o Programa de Integração e Mediação ao Acadêmico, os Estudos Avançados em Ensino, Currículo e Docência, e as Metodologias de Ensino e Aprendizagem.
Em sua apresentação, a professora Cristiane Vieira, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de Teorias e Culturas em Educação (PUCRS), com experiência na área de Educação, e atuação na formação de professores, metodologias ativas de ensino, juventudes e gestão educacional, abordou os desafios da contemporaneidade, "quando tudo é muito rápido". Segundo ela, o ensino superior, desde o final do Século XX, vem sofrendo profundas transformações, em função de novas tendências econômicas e culturais. "Em todas as pesquisas de organismos internacionais, o foco é a docência. E o 'ensinar' constitui-se como um desafio para a profissão docente no ensino superior".
Cristiane lançou algumas questões que o professor deve ultrapassar para qualificar a sua atuação na Universidade. Eu sei quem são os meus alunos, o que fazem e que pensam? Quem sou eu como profissional? Quem sou eu como professor? Eu conheço a minha universidade, o local onde trabalho? Conheço o projeto pedagógico da universidade, que deve ser o norte da minha prática docente?
Realizados no início de cada semestre, os encontros de professores com a Reitoria visam preparar o professor para mais um período letivo, proporcionando uma reflexão acerca dos desafios da docência universitária e o compartilhamento de experiências afirmativas e já consolidadas na Instituição.
O período letivo 2016/4 começa com uma série de encontros entre a Reitoria e os docentes que se realizam nesta quinta-feira (28) e prosseguem durante a sexta-feira. A finalidade é proporcionar reflexões acerca de ensinar e aprender no ensino superior, compartilhando boas práticas docentes e estabelecendo uma articulação entre conceitos e pressupostos didático-pedagógicos no cotidiano da prática docente. Realizados no Campus-Sede, os encontros são transmitidos por videoconferência para o Campus Universitário de Vacaria e para o Campus Universitário da Região dos Vinhedos.
Na sessão de abertura, realizada na manhã de hoje, no UCS Teatro, o reitor apresentou um quadro sobre o cenário da Instituição com as principais ações em curso que visam atender às diretrizes e objetivos institucionais. "Este encontro deve servir como motivação para a nossa atuação, de modo que possamos tornar este semestre letivo melhor do que foi o anterior".
Como convidada deste primeiro encontro, a professora Léa das Graças Camargos Anastasiou, doutora em Educação, pela USP, falou sobre os "processos de ensinagem no ensino superior", conduzindo os professores por uma reflexão sobre o "desafio imenso de fazer aprender" no âmbito do ensino superior.
Com experiência na formação de docentes universitários, em organização de currículos e na construção de projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação, a professora abordou os diferentes aspectos que fazem parte do cotidiano do docente e da própria gestão acadêmica, apresentando uma série de estratégias baseadas nas metodologias ativas de aprendizagem. Ela também elogiou a iniciativa da Universidade de manter um programa de formação continuada para os docentes.
Conhecer um pouco mais sobre os projetos "The Ocean Cleanup", que conta com a parceria de pesquisadores e alunos da UCS e "Marpol", desenvolvido em parceria com o Grupo Brinox, foi o objetivo da vinda, na última segunda-feira (25), do presidente do Instituto Socioambiental do Plástico da Plastivida, de São Paulo, Miguel Bahiense Neto, e do professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Alexander Turra.
Eles foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava, pelos professores do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, Diego Piazza e Rosmary Nichele Brandalise, e pelo acadêmico de Engenharia Ambiental e bolsista de Iniciação Científica, Kauê Pelegrini, que, recentemente, acompanhou o lançamento de protótipo para limpeza oceânica, na Holanda.
Com a UCS, os visitantes mostraram-se interessados em parcerias na área de polímeros e, de imediato, a UCS foi convidada para participar das ações de Educação Ambiental "enTENDA o lixo", durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro.
O reitor Evaldo Kuiava, de 10 a 14 de julho, integrou uma delegação de reitores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) para conhecer e discutir parcerias com o sistema UNIMINUTO - Corporación Universitaria Minuto de Dios, na Colômbia.
O grupo - formado também pela reitora da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) Lia Maria Herzer Quintana, pelo reitor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) Martinho Luís Kelm (presidente do Comung) e pela diretora de Relações Internacionais da UNIJUÍ Vanderléia de Andrade Haiski - citou a parceria entre suas instituições e como isso poderia ser aplicado em todo o sistema UNIMINUTO na área internacional, na mobilidade acadêmica, na pesquisa e nos cursos de curta duração. A delegação participou de reuniões nas sedes em Bogotá e em Medellín. A UNIMINUTO é instituição com um modelo educativo que prima pelo desenvolvimento humano integral e socialmente comprometido com estudantes capazes de relacionar teoria e prática, tornando-se líderes e inovadores sociais. A instituição oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da Educação, Comunicação, Ciências Empresariais, Ciências Humanas e Sociais e Engenharias.
Com a UNIMINUTO, foram firmados convênios de cooperação que visam ações de intercâmbio acadêmico para graduação e pós-graduação, intercâmbio docente, participação em eventos e cursos de extensão, entre outros.
A delegação brasileira também visitou a Universidade UNIAGUSTINIANA, em Bogotá, quando foi assinada uma carta de intenções, além de ser encaminhado um acordo de cooperação com as instituições brasileiras visitantes. Com instalações modernas, a UNIAGUSTINIANA oferece formação nas áreas de Ciências Econômicas e Administrativas, Engenharias, Humanidades, Ciências Sociais e Educação, Artes, Comunicação e Cultura. Com essa instituição, o reitor Kuiava demonstrou interesse em apoiar o processo de capacitação dos docentes do Centro Agustiniano de Línguas Estrangeiras (CALEX), no idioma português.
Conhecer in loco algumas experiências de gestão foi o objetivo de um grupo de gestores acadêmicos da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), recepcionados nesta sexta-feira, 22 de julho, pelo reitor da UCS, professor Evaldo Kuiava.
O grupo - formado pelo vice-reitor de Administração Laerde Sady Gehrke, pelo pró-reitor do Campus de Santa Rosa Ariosto Sparemberger e por chefes de departamentos de diversas áreas do conhecimento - manteve contato com as pró-reitorias e conheceu a Central de Atendimento e a Biblioteca da UCS.
Os representantes da UNIJUÍ foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava, pelo vice-Reitor Odacir Graciolli, pelo pró-Reitor Acadêmico Marcelo Rossato e pelo chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech. A troca de experiências e parcerias entre as instiuições co-irmãs, como definiu o professor Kuiava, "é muito importante. Juntas, seguimos aprendendo sempre". UCS e UNIJUÍ integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), do qual o reitor da UCS é secretário da diretoria e o reitor da UNIJUÍ, professor Marinho Luís Kelm, é presidente.
Com a pró-reitoria Acadêmica, os gestores discutiram temas como a estrutura de gestão acadêmica: seus principais diferenciais e desafios e programas de formação docente. Já as principais ações na área da inovação e a relação com as atividades fins e as estratégias de prestação de serviços foram temas abordados com a pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. A pesquisa e a pós-graduação na UCS foi observada na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenadoria de Extensão mostrou como é feita a extensão na UCS.
Apoiar e promover a educação continuada e as atividades de extensão, visando à concessão de descontos pela UCS aos associados e dependentes do Sindicato dos Servidores Municipais de Farroupilha (SISMUF) e do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (SINDISERV) foi o objetivo dos termos de cooperação assinados durante esta semana.
A partir dos convênios, os associados e dependentes dos sindicatos passam a contar com descontos em cursos de extensão, cursos de pós-graduação Lato Sensu, cursos do Programa de Línguas Estrangeiras e do UCS Sênior, bem como para atividades poliesportivas, ginástica, academia e atividades aquáticas na UCS.
Com o SISMUF, o termo de cooperação foi assinado pelo reitor Evaldo Kuiava e pela presidente Beatriz Sosnoski (foto à esquerda). Com o SINDISERV, o convênio foi assinado com o presidente em exercício, Luciano Roque Piccoli (foto à direita).
A Comissão de Divulgação da "Noite Italiana", festa comunitária da cidade de Antônio Prado, que se realizará entre 20 e 27 de agosto, visitou a Universidade na tarde desta terça-feira, dia 12. O grupo foi recebido pelo vice-reitor, e reitor em exercício, Odacir Deonisio Graciolli, que estava acompanhado pelo professor Celso Ferrarini e Juliano Albé, da equipe de Relações com o Mercado.
Há 36 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Antônio Prado promove a tradicional "Noite Italiana", evento de referência para a cultura italiana da região. Integravam a Comissão que esteve na Reitoria, Luis Anselmo Ziliotto e Eder Capelari - 1º e 2º diretor de eventos da CDL de Antônio Prado, Janice Monteiro e Neusa Sonda, da agência Freedesigner, que responde pela publicidade da Festa.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), através da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, juntamente com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (SindRádio) realizaram, no Campus-Sede da UCS, na tarde desta sexta-feira, 8 de julho, mais uma edição dos Seminários Eleitorais, como vêm ocorrendo em todos os anos eleitorais.
O encontro, no Salão de Atos do Bloco A, reuniu representantes de rádio e televisão e os juízes eleitorais de Caxias do Sul, para debater e esclarecer as dúvidas mais frequentes dos profissionais de rádio e televisão quanto aos procedimentos legais sobre as ações envolvendo a divulgação das eleições municipais deste ano.
O reitor Evaldo Kuiava participou da abertura do encontro e deu as boas-vindas aos participantes. Em agradecimento à Universidade pela recepção ao evento, o reitor foi agraciado com o troféu "Microfone", entregue por Sandro de Oliveira Padilha, diretor de Qualidade da Agert e membro da diretoria geral do Centro de Teledifusão Educativa (CETEL) da UCS.
A atividade contou com a presença do presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, da presidente do TRE-RS, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro e do presidente do SindiRádio, Ary Florêncio Cauduro dos Santos.
As professoras Maria Carolina Rosa Gullo, do Centro de Ciências Sociais, e Eloane Malvessi, do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, juntamente com o supervisor de Comunicação, Dimas Augusto Felippi, estão na China, onde participam de 1º a 16 de julho, de um curso de Especialização em Strategy & Marketing for Emerging Countries, na Beijing Normal University (BNU), em Beijing.
O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, e o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, foram recebidos, na segunda-feira, dia 4, no Palácio Piratini, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, e pelo secretário-adjunto José Guilherme Kliemann. Os gestores da UCS apresentaram alguns dos projetos da Universidade para os quais solicitam o apoio do governo estadual, entre eles, o Parque de Ciência, Inovação e Tecnologia (TecnoUCS) e o Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Tratamento Veterinário de Saúde Animal, temas que já foram apresentados recentemente ao governador José Ivo Sartori. Após o encontro, os gestores da UCS participaram de um almoço com o governador, secretários e procuradores do Estado, deputados federais e estaduais, e representantes do Judiciário.
"A homenagem e o reconhecimento da Universidade de Caxias do Sul à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul pelos 115 anos de uma grandiosa atuação voltada para o desenvolvimento social e econômico desta cidade".
O texto acima consta na placa entregue pelo presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), professor Ambrósio Luiz Bonalume, e pelo reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, ao presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), de Caxias do Sul, o empresário Nelson Sbabo. A homenagem aconteceu durante as celebrações dos 115 anos da entidade patronal, que ocorreram na reunião-almoço desta segunda-feira, dia 4 de julho.
O evento foi marcado ainda pela premiação do 9º Troféu Ítalo Victor Bersani. A distinção leva o nome do fundador e primeiro presidente da então Associação dos Comerciantes de Caxias do Sul e é entregue a empresas com destacada atuação no município.
Oficialmente, a CIC comemora a passagem do aniversário na próxima sexta-feira, dia 8 de julho. Com dois representantes, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul integra o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul.
A partir desta segunda-feira, dia 4 de julho, a professora Sirlei Feltes passa a coordenar a Ouvidoria da Universidade, atuando juntamente com as assistentes Elaine de Fatima Felicio Federizzie e Adriana Vaccari. A professora Sirlei Feltes é psicóloga e atua no Centro de Ciências Humanas e da Educação. A cerminônia de posse do cargo ocorreu na sexta-feira, dia 1º, no Gabinete do Reitor. Na foto, a coordenadora (ao centro) e as duas assistentes de Ouvidoria, Elaine de Fatima Felício Federizzi e Adriana Vaccari.
A Ouvidoria está situada na sala 25 da Galeria Universitária do Campus-Sede e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30min, sem fechar ao meio-dia. Vinculada ao Gabinete do Reitor, é um canal de comunicação entre a Universidade de Caxias do Sul e seus diferentes públicos, estudantes, professores, funcionários, egressos, colaboradores, parceiros, e demais pessoas com quem a Universidade interage, direta ou indiretamente.