O reitor Evaldo Kuiava está em Brasília, onde participa da 30ª Assembleia Ordinária da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), que se iniciou na manhã de hoje (29), na sede provisória da ABRUC. Além de comemorar os vinte anos da Instituição, os gestores discutem o tema "Educação Superior: identidade, singularidade e diferença das Comunitárias" e participam de discussões sobre FIES; PIBID; PARFOR; Imunidade de ICMS sobre produtos e serviços adquiridos por entidades filantrópicas; prestação de contas; adesão de novas associadas; e relatórios de atividades dos Fóruns de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e da Extensão.
Amanhã (30), os representantes da universidades comunitárias têm um encontro com a ministra Cármem Lúcia, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, e o Colegiado de presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais, juntamente com os representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), da Associação Nacional das Universidades Públicas (ANUP) e Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).
A convite da Reitoria, um grupo de diretores das Empresas Randon visitou a Cidade Universitária, na tarde da última quarta-feira, dia 24. Eles se reuniram com a Reitoria e ouviram uma exposição do vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, sobre o modelo de relacionamento entre a Universidade e as empresas, sobre o Projeto TECNOUCS, e sobre as possibilidades de interação entre a UCS e as Empresas Randon. Participaram da visita à Universidade os seguintes gestores do Grupo Randon: Norberto Fabris, diretor Corporativo; Pedro Ferro, diretor Corporativo; Sandro Trentin, diretor Industrial e de Tecnologia; Sérgio Onzi, consultor do Instituto Hercílio Randon; e Ênio de Borba, especialista em Projetos Estratégicos. Em janeiro, um grupo de gestores da Universidade esteve na Randon para conversar sobre a possibilidade de realização de atividades conjuntas.
Depois da reunião, os diretores, acompanhados pelo reitor Evaldo Kuiava, pelo pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, e pelos coordenadores de Serviços, Celso Ferrarini, de Projetos, Marcelo Nichele, e pelo diretor do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, Carlos Alberto Costa, visitaram os laboratórios de Microscopia, de Prototipagem e de Polímeros, onde foi possível constatar a viabilidade de oportunidades imediatas de atuação conjunta com a Universidade. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche, e o coordenador de Pesquisa, Mauricio Moura da Silveira, também participaram da reunião com os diretores da Randon.
O reitor Evaldo Kuiava, o diretor Administrativo e Financeiro César Augusto Bernardi, e o diretor do Núcleo Universitário de Nova Prata, Mário Coser, reuniram-se na tarde de sexta-feira, dia 26 de junho, na sede do Núcleo, em encontro do qual também participaram representantes pela diretoria da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Nova Prata e autoridades municipais. Na pauta, ideias e sugestões para potencializar as atividades da UCS naquela unidade universitária.
Alinhar as diretrizes estratégicas e promover o acolhimento, a aproximação e a integração por meio da oportunidade de convivência entre os profissionais que trabalham na UCS e o reitor da Instituição são os objetivos da atividade "Dialogando com o Reitor", que na manhã desta sexta-feira contou com a presença de funcionários no Salão de Atos da Reitoria.
O evento, promovido pelo Gabinete do Reitor, pela Diretoria Administrativa e Financeira e pela Gerência de Recursos Humanos da UCS, reuniu os novos funcionários da UCS, admitidos nos meses de maio e junho deste ano, e funcionários promovidos por meio de recrutamento interno nestes meses. Participaram do encontro o reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, o chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech e o gerente de Recursos Humanos Nilton Kleber Nicolodi.
Funcionários participantes: Alberto Ribeiro, Aline Berenice Gonçalves Ferreira, Axel Schneider Muller, Baidir Daniel Biachi, Bárbara Suelen Zaparoli, Caroline Graboski Araújo, Daniel Garcia Mascarenhas, Dilson Antonio Pereira Bueno Júnior, Edimar de Camargo Daros, Eduardo Morbini, Eduardo Pelin, Fábio Amandio Freitas dos Santos, Felipe Besteiro Travi, Fernanda Reis Beirutti, Gustavo Siqueira Marchi, Janaina Vedoin Lopes, Jonatan D'Avila Boeira, Júlio Cesar Sosnoski, Karen Petyele Loreno, Kauê Velho, Larissa Binsfeld Lautert, Liliana Faraon, Luciane Susin de Oliveira, Lurdes Terezinha Bolzan, Márcia Aparecida Buchebuan, Patrícia Melere, Paula Saraiva de Medeiros, Rogéria Cecchin, Samuel Rosset, Sandra Elisa Moretti, Sidnei Pauletti, Tatiane Ferreira Barp, Thomas Leonardo Schupchek, Tiago Vasconez e William De Biasi.
Com o lançamento do Programa UCS Sênior, na última quarta-feira, 24 de junho, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, a Universidade concluiu a primeira etapa de expansão do Programa, que, em Caxias do Sul, já recebe 1,1 mil participantes. O evento, foi também uma excelente oportunidade de aprendizagem e troca de experiência entre os convidados, a partir da palestra da professora Verônica Bohm, uma pesquisadora com interesse, desde a iniciação científica na UCS, no tema do envelhecimento ativo.
O evento, realizado no auditório do Hospital Tacchini, parceiro do CARVI em vários programas voltados para comunidade, teve participação do sub-reitor Miguel Ângelo Santin, dos diretores Cíntia Paese Giacomello e Fernando Ben, da secretária de Habitação e Assistência Social de Bento Gonçalves, Rosali Faccio Fornazier, do coordenador de Extensão, Marcelo Faoro de Abreu, do coordenador do Programa UCS Sênior Delcio Antônio Agliardi, de representantes do Hospital Tacchini, e de representantes de entidades de Bento Gonçalves que atuam com programas voltados para o envelhecimento da população. [Saiba mais.]
O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, e o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, anunciaram nesta quinta-feira, dia 25 de junho, a decisão de liberar recursos financeiros, no limite de 3 milhões de reais, para novos contratos com o FIES para o 2º semestre de 2015. Porém, o acesso aos recursos e a viabilização das inscrições ainda dependem de definição do Governo Federal quanto aos limites e regras para a concessão do crédito.
Os gestores destacam que, além dos 3 milhões de reais anunciados hoje, a Instituição mantém, em 2015, contratos com o FIES que perfazem um total de 50 milhões de reais.
Como decorrência da manifestação do Diretório Regional de Estudantes no Campus Universitário de Vacaria, na última segunda-feira, dia 22, a Reitoria considera que "as manifestações democráticas são importantes, desde que pacíficas, respeitando-se a diversidade de opiniões e os direitos estabelecidos por lei". Também reafirma a importância da construção de relações harmônicas e propositivas com a comunidade estudantil, indispensável condição para criação de um ambiente universitário acolhedor e gerador de aprendizagens e vivências significativas para todos os seus alunos.
No entanto, ao defender as manifestações democráticas, a Reitoria também destaca que não serão admitidos atos de de vandalismo e violência contra pessoas e animais, ou que tragam algum prejuízo ao meio ambiente ou ao patrimônio da Instituição.
Em solenidade realizada no final da tarde de ontem (24), o Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) recebeu o certificado de Acreditado Pleno ou nível II do título concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação é conferida a instituições de saúde que cumprem com os requisitos de qualidade e segurança recomendados pela organização.
O reitor Evaldo Kuiava destacou que essa conquista é resultado de um esforço coletivo, que envolve gestores, funcionários, professores e estudantes do Hospital e da Universidade. "A parceria é importante, pois há a relação de formação acadêmica, com a presença de nossos alunos e professores, que contribuem com a qualificação do Hospital Geral. Essa conquista pertence a todos nós".
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O reitor Evaldo Kuiava subiu ao palco do UCS Teatro na noite de ontem (23) para participar da abertura do CETEC Festival, evento criado em 1995 pelo CETEC e que, juntamente com a escola, comemora 20 anos em 2015. O CETEC Festival é um projeto realizado anualmente que envolve todos os alunos e professores da escola, que permite aos alunos, a partir de uma tema mobilizador, mostrar através de uma narrativa teatral, a sua visão de mundo. Até sexta-feira, dia 26, cerca de 500 estudantes exibem suas produções, com a apresentação das peças de três turmas a cada noite.
Acompanhado pela diretora do CETEC, professora Ana Cesa, o reitor fez uma saudação aos pais e familiares dos alunos que se apresentaram na noite de ontem, aos egressos da escola que também marcaram presença no evento, e aos alunos que realizam os doze espetáculos durante esta semana. Lembrando Nietzsche, que um dia declarou: "Temos a arte para não morrer da verdade", o reitor enalteceu o trabalho da escola de encorajar os alunos a manifestar sua criatividade e seus questionamentos sobre o mundo, sobre a vida e sobre a verdade no palco do teatro. "Continuem a questionar as verdades estabelecidas, porque é assim que a humanidade avança". A professora Ana Cesa, em sua fala inicial, explicou que o CETEC Festival foi uma aposta da escola na utilização da arte como recurso para expandir as possibilidades de desenvolvimento do jovem. "Nesses 20 anos podemos afirmar que existe um sentimento que une a comunidade de alunos e ex-alunos da escola e muito desse sentimento foi construído graças ao CETEC Festival, uma experiência coletiva e muito rica, não somente do ponto de vista pedagógico, mas também enriquecedora quanto aos aspectos cognitivos, emocionais e sociais dos nossos alunos. Gostamos de dizer que no CETEC Festival há lugar para todos e onde cada um pode escolher o seu lugar".
O reitor Evaldo Kuiava recebeu com enorme satisfação, na tarde de hoje (22), o Relatório da Comissão de Reconhecimento de Curso do MEC, que avaliou o Bacharelado em Turismo, apontando com bastante clareza - a excelência do curso oferecido pelo Centro de Ciências Sociais, com a coordenação do professor Michel Bregolin. [Saiba mais]
Com conceito 5, a nota máxima da avaliação, o curso recebeu 5 na organização didático-pedagógica; 5 no corpo docente, e 4,5 na infraestrutura. Abaixo, segue um pequeno trecho das considerações dos avaliadores:
- "O Curso de Bacharelado em Turismo da UCS contempla em seu Projeto Pedagógico, de maneira excelente, as demandas de natureza, econômica e social que justificam a oferta do curso, atendendo diferentes demandas da região. Da mesma forma, estão previstas, de maneira excelente, em seu PDI, as políticas institucionais voltadas para o desenvolvimento do ensino, bem como na promoção das atividades de iniciação científica e nas políticas de extensão, voltadas para a comunidade sob forma de cursos, eventos, ações culturais, entre outras. Os objetivos do curso apresentam excelente coerência em relação ao perfil profissional do egresso, à estrutura curricular e ao contexto educacional. Quanto ao perfil profissional, expressa, de maneira excelente, as competências. Um diferencial é a disciplina denominada Viagens de Estudos (I, II, III e IV,) durante as quais os alunos participam de vivências em campo, com o propósito de estimular o aluno a desenvolver uma percepção mais aprofundada das realidades e contextos do turismo. Os conteúdos curriculares implantados possibilitam, de maneira excelente, o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: atualização, adequação das cargas horárias (em horas) e adequação da bibliografia".
No final de 2014, o curso de Direito do Campus Universitário de Caxias do Sul também recebeu conceito 5 na avaliação do MEC (Condições de oferta).
O reitor recebeu na manhã de hoje (22) os dois professores avaliadores do Ministério da Educação, que realizam, no Centro de Artes e Arquitetura, as condições de oferta do curso de Design de Moda. Wellington Correia Pinto Júnior (UDC/PR) e Maria Leticia Rauen Vianna (UTP/PR) irão avaliar in loco as três dimensões de oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Eles ficam em Caxias do Sul até quarta-feira, dia 24.
No encontro com o reitor, os avaliadores estavam acompanhados pela diretora do Centro de Artes e Arquitetura, Mercedes Lusa Manfredini, pela coordenadora do curso de Design de Moda, Adriana Job Ferreira Conte, e pela técnica do Setor de Reconhecimento de Cursos da pró-Reitoria Acadêmica, Josete Artifon
O reitor Evaldo Kuiava e o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, juntamente com a Comissão do Vestibular, acompanham a realização, na tarde deste domingo (21), do Concurso Vestibular de Inverno em oito cidades, onde a UCS mantém unidades universitárias. A prova começou às 13h30min e tem a duração de cinco horas. A relação dos classificados em primeira chamada será divulgada até quarta-feira, dia 24. Nos dias 25 e 26 de junho, iniciam-se as matrículas.
Às 15h30min, o reitor Evaldo Kuiava conversou com os jornalistas que faziam a cobertura do Concurso na Cidade Universitária e mostrou-se satisfeito com o andamento das atividades, destacando a baixa abstenção. "Nossas expectativas estão sendo plenamente atendidas. Tivemos um número alto de inscrições (8,2 mil candidatos) e uma abstenção de 9,2%, que consideramos baixa, em comparação com os concursos anteriores. Aqui na Cidade Universitária, onde se concentra o maior número de vestibulandos, o acesso ao Campus foi tranquilo. Mais de mil pessoas estão trabalhando neste concurso, com o objetivo de oferecer todas as condições para que os candidatos possam realizar a prova sem nenhum contratempo".
O pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato e a coordenadora da Comissão do Vestibular, Valneide Luciane Azpiroz, monitoram o andamento do concurso que, nesta edição, conforme anunciado no Manual do Candidato, incorporou novos procedimentos de segurança para preservar a autenticidade do processo seletivo, entre eles, a comprovação digital dos cartões de respostas personalizados e a revista eletrônica nos candidatos, com o uso de detectores de metal na entrada dos prédios, nos banheiros, nos corredores ou nas salas de prova.
Todos os candidatos fazem a prova de redação, podendo escolher entre os dois temas indicados: Solidariedade e Bullying. Segundo o reitor, a escolha dos temas é também uma forma de demonstrar a preocupação da Instituição com as questões que devem ser pensadas e analisadas por quem deseja viver em um mundo mais justo e igualitário.
Realizou-se na manhã de hoje (19), o 1º Encontro de Profissionais de Secretaria da UCS, organizado conjuntamente pelo Gabinete do Reitor, Diretoria Administrativa e Financeira e Gerência de Recursos Humanos, com a finalidade de promover o entrosamento e o sentimento de pertença à Instituição, através de atividades que também contribuam para qualificação técnica e comportamental desse grupo de colaboradores. Os próximos encontros serão nos dias 14 de agosto e 26 de setembro.
O chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, iniciou o encontro explicando que ele foi pensado para ser uma oportunidade para reforçar compromissos e responsabilidades perante a Instituição, valorizando as atividades dos profissionais de secretaria dos diversos setores da Universidade. O reitor Evaldo Kuiava fez uma breve apresentação do cenário institucional e das principais metas e objetivos da atual gestão. Os profissionais do Setor de Recursos Humanos realizaram atividades no campo motivacional e a professora Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli, do Centro de Ciências Sociais, falou sobre "Qualidade no Ambiente de Trabalho - programa 5'Ss. O pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato e o Gerente de Recursos Humanos, Nilton Kleber Nicolodi, também participaram do encontro.
O vice-reitor Odacir Deonísio Graciolli, o coordenador de Extensão Marcelo Faoro e o coordenador do Programa UCS Sênior, Delcio Antônio Agliardi, participaram na quarta-feira (17) no Campus Universitário de Vacaria, do evento de lançamento do Programa UCS Sênior naquela unidade universitária. As atividades iniciam-se em agosto sob a coordenação da professora Eliete Maria Scopel.
Na avaliação do professor Delcio Antônio Agliardi, o evento de lançamento alcançou todos os objetivos. A palestra "Envelhecer é uma arte que exige cuidados, com a professora Apolônia Sulenta sensibilizou todos os convidados e o professor Davi de Souza, com a personagem Dona Bastiana, mostrou que "envelhecer é uma arte da vida", fez rir, e encantou o público com a irreverência da sua personagem".
O reitor Evaldo Kuiava realizou na quarta-feira (17) reuniões com os gestores do Campus Universitário Vale do Caí e com a diretora do Núcleo Universitário de Guaporé, em continuidade à agenda de encontros realizados com todas as unidades universitárias, com a finalidade de levantar suas demandas no âmbito do Planejamento Estratégico da Instituição, tendo em vista as atividades do segundo semestre deste ano.
O chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech participou da reunião com a diretora Carmen Cecilia Schmitz e a equipe do Campus Universitário Vale do Caí. O professor Ronald Lopes de Oliveira, da Assessoria de Planejamento e Orçamento, acompanhou a reunião com a diretora Maristela Pedrini, do Núcleo Universitário de Guaporé.
O reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, e o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, participaram da cerimônia de posse da nova Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade, realizada na sexta-feira, 12 de junho, durante uma assembleia da entidade. A diretoria para a Gestão 2015/2017 ficou assim constituída: Jefferson Roberto Panarotto (Presidente); Sandro Rogério dos Santos (Vice-Presidente); João Vicente Franco de Godolphim (Tesoureiro); e Marlova Jaqueline Macedo Mendes (Secretária).
Na ocasião, também foram eleitos os seguintes professores para compor o Conselho Consultivo da Associação: Titulares: Ademar Galelli, Fernanda Maria Francischini Schmitz e Joanir Luis Kalnin. Suplentes: Alexandre Fassini Michels; Carlos Alberto Costa e Gilmar Tonietto. Também fazem parte da atual gestão, como representantes das unidades universitárias, os seguintes coordenadores: José Mário Marques Cancian (Campus Sede); Fabiano Larentis (CARVI) e Eliete Maria Scopel (CAMVA).
Realizou-se, na manhã de hoje (16) mais um evento do Programa de Preparação para a Aposentadoria, desta vez com a participação da psicóloga Ana Paula Reis da Costa, da Clínica Psicológica LUSPE - Luto, Separação e Perdas. A psicóloga, que é egressa da UCS, fez uma abordagem sobre "as transições bio-psico-sociais ao longo do ciclo vital; do nascimento às despedidas, enfrentamento e resiliência... o que é esperado viver", para cerca de 50 profissionais da Fundação Universidade de Caxias do Sul, interessados nas temáticas que envolvem o processo da aposentadoria. Ao relacionar a aposentadoria a um processo de luto, a palestrante trouxe vários elementos de reflexão sobre as etapas do desenvolvimento do ser humano, colocando a aposentadoria numa perspectiva de mudança que pode significar um começo de uma nova etapa da vida.
O reitor Evaldo Kuiava participou da abertura do encontro e afirmou que é objetivo da atual gestão contribuir para que cada profissional, ao sair da Instituição, possa sair feliz para a nova etapa da vida. "Não nascemos prontos para enfrentar os desafios da vida, mas nos preparando melhor teremos melhores condições de enfrentá-los".
O Programa de Preparação para a Aposentadoria da Fundação Universidade de Caxias do Sul foi criado em 2012 com a finalidade de desenvolver um trabalho de reflexão, orientação e preparação para a aposentadoria, subsidiando professores e funcionários para enfrentar o processo da aposentadoria, como um evento social inerente à atividade humana. Segundo o documento que orienta as atividades do programa: "é dever da Instituição e faz parte do comprometimento profissional apresentar um espaço para refletir e informar acerca do processo de adequação e ajuste que cada um deverá fazer com a chegada do desligamento da Instituição". Este já é o quinto encontro promovido pelo Programa, que está vinculado à Gerência de Recursos Humanos e tem a participação da assistente social Vanisse Zancan e da psicóloga Ana Luiza Ferreira Luiz.
O reitor Evaldo Kuiava e o assessor de Planejamento e Orçamento Roberto Boniatti conversaram, na tarde da segunda-feira, dia 15, com a equipe de gestores do Campus Universitário da Região dos Vinhedos. O encontro faz parte da agenda da Reitoria e visa discutir o andamento das atividades e as principais demandas de cada unidade universitária, no âmbito do Planejamento Estratégico da Instituição, tendo em vista as atividades do segundo semestre deste ano. Participaram do encontro, o sub-reitor Miguel Ângelo Santin; o diretor do Centro de Ciências Sociais e da Educação, Fernando Ben; e a diretora do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia, Cintia Paese Giacomello.
Uma experiência de 24 anos, já consolidada em Caxias do Sul, passa a ser oferecida à comunidade do Campus Universitário da Região das Hortênsias. Foi lançado na última sexta-feira, dia 12 de junho, na unidade universitária de Canela, o Programa UCS Sênior Educação e Longevidade voltado especialmente para pessoas de idade madura, com a implantação, já neste semestre, das seguintes atividades: Envelhecimento Humano: Diferentes Olhares; Introdução à Informática; Espiritualidade no Cotidiano; Educação Nutricional; e Memória Afiada.
A solenidade de lançamento teve a participação do pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, e do coordenador de Extensão, Marcelo Faoro de Abreu, de autoridades acadêmicas e secretários municipais de Canela, do Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS e do Coral do Programa UCS Sênior, além de convidados e professores que irão participar das atividades do Programa naquela unidade universitária.
O professor Delcio Antônio Agliardi, coordenador do Programa UCS Sênior - Educação e Longevidade, destacou que "o Programa é uma iniciativa diferente para as pessoas inteligentes, pelas condições de aprendizagem. Estendemos à comunidade da Região das Hortênsias a possibilidade de usufruir de uma experiência enriquecedora sobre como envelhecer sem perder o prazer de aprender, criar e conviver".
Para a professora Margarete Fátima Lucca, diretora do Campus e que acompanhou todo o processo de preparação para o lançamento do Programa, este será um espaço onde a sabedoria constituída pela experiência de vida irá interagir e conviver com a juventude dos acadêmicos, onde predominará a leveza, a alegria e o prazer em em se passar as tardes com pessoas que desejam a longevidade com qualidade de vida. "Estamos construindo um espaço onde será privilegiada a vivência de experiências significativas de aprendizagem e de interação social; um lugar de convívio e de troca de saberes para o compartilhamento de histórias de vida; um local para reaprender, para redescobrir e para construir novas histórias; estamos, enfim iniciando a construção de um espaço que estimulará o movimento da mente e do corpo. Hoje iniciamos as atividades do Programa UCS Sênior Hortênsias com a responsabilidade e o desafio de oferecer à comunidade da Região das Hortênsias, momentos de satisfação, aprendizagem, criação e convívio".
"Nossos alunos não têm mais idade para chegar à Universidade. Eles tanto podem chegar aos 15 anos, pelo ensino médio, ou aos oitenta, pelo Programa UCS Sênior. Mas, o que importa é que devemos ter o espírito aberto para aprender. O programa UCS Sênior é, principalmente, uma oportunidade de convívio social", salientou o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato.
Em Vacaria e na Região dos Vinhedos
Na próxima quarta-feira (17), a Universidade, através da Pró-Reitoria Acadêmica e da Coordenadoria de Extensão, faz o lançamento do Programa UCS Sênior no Campus Universitário de Vacaria. E, no dia 24, o lançamento será no Campus Universitário da Região dos Vinhedos.
Os professores Dario Luiz dias Paixão (UFPR) e Jasmine Cardozo Moreira (UEPG), membros da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação, estão na Cidade Universitária para avaliar as condições de oferta do Bacharelado em Turismo - Caxias do Sul. Iniciado em 2012 em Caxias do Sul, o Bacharelado em Turismo está sendo avaliado in loco pela primeira vez, como parte do processo que visa a obtenção do Reconhecimento do curso pelo MEC.
Os avaliadores ficam na Cidade Universitária hoje (15) e amanhã (16). Acompanhados pelo coordenador do curso, professor Michel Bregolin, pela diretora do Centro de Ciências Sociais, professora Maria Carolina Gullo, e pela funcionária Josete Artifon, do Setor de Reconhecimento de Cursos da Pró-Reitoria Acadêmica, eles estiveram, logo cedo, no Gabinete do Reitor, onde receberam as boas-vindas.
Como potencializar a integração entre a Universidade e o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC), tendo como perspectiva o fortalecimento e o crescimento das duas instituições? Este foi o pensamento que norteou o encontro de hoje (10), que reuniu no Gabinete do Reitor, a direção do CETEC, os diretores dos Centros do Campus Universitário de Caxias do Sul, a coordenação Pedagógica da Universidade e a coordenação do Programa de Línguas Estrangeiras (PLE).
O encontro, realizado a convite da Reitoria, possibilitou aos gestores da Universidade conhecer melhor a escola de ensino médio e técnico mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, fornecendo-lhes subsídios que possam embasar novas formas de integração no campo educacional. A diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, que estava acompanhada pela coordenadora Administrativa, Maria de Lourdes Fagherazzi, fez a apresentação da escola. Participaram do encontro: o reitor Evaldo Kuiava, o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, a coordenadora Pedagógica Flávia Fernanda Costa, os diretores dos centros de Ciências Exatas e da Tecnologia, Carlos Alberto Costa, de Ciências Humanas e da Educação, Everaldo Cescon, de Ciências Sociais, Maria Carolina Rosa Gullo, de Ciências Jurídicas, Fernanda Maria Francischini Schmitz, de Artes e Arquitetura, Mercedes Lusa Manfredini, e a coordenadora do Programa de Línguas Estrangeiras (PLE), Magda Custódio.
Criado em 1995, o CETEC tem 538 alunos matriculados e, em vinte anos de atividades, contabiliza 3.866 concluintes, entre ensino médio e ensino técnico. A diretora apresentou um panorama da escola, desde a sua criação, destacando as parcerias que vêm sendo realizadas com o Programa de Línguas Estrangeiras, com a Escola de Gastronomia, e com os cursos de Graduação que encontram na escola um campo de estágio para seus acadêmicos. O reitor, por sua vez, enfatizou a importância de intensificar a integração do CETEC com os cursos de Engenharia, de Direito, Economia e Artes, e com os cursos de idiomas do PLE.
Ao final do encontro, o reitor foi presenteado com um xtable, um extensor de mesa, produto concebido e desenvolvido pela miniempresa METEC, criada pelos estudantes do segundo ano do CETEC, dentro das atividades do Programa da Associação Junior Achievement, que visa difundir entre os jovens o espírito empreendedor a partir do método "aprender fazendo". Nesta etapa do projeto, os estudantes fazem a comercialização de seus produtos na Feira da Miniempresa, que começou ontem no Shopping San Pelegrino em Caxias do Sul.
O professor Paulo Gilberto dos Santos Silva, diretor do Campus Universitário de Vacaria, participou na manhã de hoje (10) de reunião na Reitoria, para discutir o andamento das atividades e as principais demandas da sua unidade universitária. O encontro, que está sendo realizado com a direção de todas as unidades universitárias, visa adequar as demandas das unidades universitárias ao Planejamento Estratégico da Instituição, tendo em vista as atividades do segundo semestre deste ano. Participaram do encontro, o reitor Evaldo Kuiava e a professora Maria de Fatima Fagherazzi Pizzoli, da Assessoria de Orçamento e Planejamento.
O UCS teatro teve lotação esgotada na noite deste domingo (7), durante a abertura do IV Simpósio Internacional de Imigração e ao XII Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiros. A Orquestra Sinfônica e o Coro da UCS, juntamente com o Coro Sinfônico da OSPA e os solistas Susie Georgiadis (soprano) e Maicon Cassânego (tenor), subiram ao palco para apresentar um repertório que reuniu obras de renomados compositores italianos.
Na sessão de abertura, o reitor Evaldo Kuiava deu as boas-vindas ao público, e especialmente aos pesquisadores que participam, até o dia 10, de estudos e reflexões sobre a produção de conhecimento realizada sobre a temática da imigração, no intuito de analisar os resultados de pesquisas recentes de natureza interdisciplinar. Os eventos são uma realização conjunta da UCS, da Università degli Studi di Padova, da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, e do Memorial do Ministério Público, com o apoio da CAPES e do CNPq. A professora Vânia Herédia, membro da comissão organizadora, também fez uma saudação aos presentes. [ Saiba mais sobre os eventos.]
Três representantes da direção da CDL Caxias do Sul estiveram no Gabinete do Reitor na tarde desta terça-feira, dia 2, para conversar sobre as parcerias em curso com a Instituição. A presidente Analice Carrer e os vice-presidentes Diego Bíglia e Renato Corso foram recebidos pelo chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, e pelo coordenador de Extensão, Marcelo Faoro de Abreu.
Em março, foi inaugurado, na Cidade Universitária, o Espaço CDL/UCS, uma unidade de atendimento da CDL a seus associados, que funciona, das 10h às 20h.
O diretor do Núcleo Universitário de Nova Prata, Mario Coser, apresentou, na tarde de hoje (2), à Reitoria, as principais demandas da sua unidade universitária. O encontro, do qual participaram o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli, o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, e Roberto Boniatti, da Assessoria de Orçamento e Planejamento, teve a finalidade de adequar as demandas das unidades universitárias ao Planejamento Estratégico da Instituição, tendo em vista as atividades para o segundo semestre deste ano.
Na reunião do Conselho universitário (CONSUNI) do dia 28 de maio, tomaram posse os novos representantes dos docentes da Instituição. Com um mandato de dois anos (2015/2017), os novos membros foram eleitos no âmbito da categoria à qual pertencem, conforme o estabelecido no Plano de Carreira Docente da Instituição. São eles: Vania Beatriz Merlotti Heredia - Categoria Professor Titular (titular); Vania Elisabete Schneider - Categoria Professor Titular (suplente); Juliano Rodrigues Gimenez - Categoria Professor Adjunto (titular); Marcia Maria Dosciatti de Oliveira - Categoria Professor Adjunto (suplente); Givanildo Garlet - Categoria Auxiliar e Assistente (titular); Giancarlo Dal Bo - Categoria Auxiliar e Assistente (suplente).
O CONSUNI é o órgão superior de deliberação, responsável pela formulação das políticas gerais da Universidade nos planos administrativo, financeiro e disciplinar. Estabelece a ligação com o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, mantenedora da Universidade. É presidido pelo reitor e composto pelo vice-reitor, pelos pró-reitores, pelos diretores dos campi e núcleos Universitários, pelos diretores de unidades e por representantes dos professores, dos alunos, dos funcionários e da comunidade regional. [ Veja como ficou a composição do CONSUNI.]
O reitor Evaldo Kuiava recebeu na tarde de hoje (1º) o diretor do Núcleo Universitário de Farroupilha, Celso Ferrarini, e os professores Jefferson Roberto Panarotto e Roberto Biasio. O encontro, solicitado pela Reitoria, visa trocar informações sobre as demandas da unidade universitária à luz do Planejamento Estratégico da Instituição, tendo em vista as atividades para o segundo semestre deste ano.
A agenda de encontros com as unidades universitárias prossegue nesta terça-feira com o Núcleo Universitário de Nova Prata.
Na última sexta-feira (29), durante o 4º Fórum Nacional da Diversidade Sexual, promovido pela OAB no Campus Universitário da Região das Hortênsias, a Universidade de Caxias do Sul recebeu da presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB, Maria Berenice Dias, o Selo "honoris causa" de valorização da diversidade sexual. O pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, e a diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias, Margarete Fátima Lucca, receberam a distinção em nome da Universidade. [ Saiba mais.]