Hoje pela manhã, a Reitoria recebeu a direção e a equipe do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), encerrando assim a primeira rodada de encontros com os Institutos da Universidade realizada durante o mês de maio, com o objetivo de alinhar os projetos e ações desenvolvidos pelos Institutos às diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico da Instituição.
A professora Vania Elisabete Schneider, diretora do Instituto, estava acompanhada pelos professores Juliano Rodrigues Gimenez, Taison Anderson Bortolin, Gisele Cemin e pela secretária Paula Cristina Giacomelli. Além da equipe da Reitoria, participaram da reunião o diretor do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, professor Carlos Alberto Costa, e o professor Sandro Rogério dos Santos, representando a Assessoria de Planejamento e Orçamento e a Diretoria Administrativa e Financeira.
Criado em 1999, o Instituto de Saneamento Ambiental desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com a finalidade de prevenir e minimizar os impactos ambientais, atuando na área do gerenciamento, planejamento e educação ambiental. Entre os estudos e pesquisas realizadas pelo ISAM destacam-se os Planos Ambientais Municipais de 13 municípios da Região do Corede Serra a (a obra completa foi encaminhada à Biblioteca Nacional); a participação no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (através do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas - IPEA e Ministério do Meio Ambiente); e, com o Ministério das Cidades, a elaboração de cursos presenciais e de Educação a Distância (EAD) em Planos de Saneamento, Qualidade da Água e Tratamento de Efluentes através da Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento (RECESA), da qual a UCS participa desde 2008.
Homenagem aos ex-reitores visa resgatar aspectos importantes da história da Universidade de Caxias do Sul e marca também o primeiro ano da atual gestão.
Foi inaugurada, na tarde desta quinta-feira (28), a Galeria de ex-reitores da Universidade, espaço que ocupa o hall de entrada do Gabinete do Reitor. Na cerimônia, que contou com a participação de familiares e amigos dos ex-reitores, além da equipe da Reitoria, professores e funcionários, o reitor destacou as recentes conquistas da Instituição. "Dentre as universidades comunitárias e privadas do Brasil, a UCS é reconhecida como a segunda melhor em Inovação e a nona em Pesquisa. Ocupamos posição de destaque como instituição de ensino. Nossa gestão não medirá esforços para que a UCS continue sendo um templo de cultura e saber na contemporaneidade, como preconizaram os seus instituidores".
[ Saiba mais]
A equipe da Reitoria recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 27, a diretora do Instituto de Biotecnologia (IB), professora Rute Terezinha Silva-Ribeiro, e uma equipe de professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET) que desenvolvem projetos de pesquisa no Instituto. A exemplo do que vem fazendo com todos os institutos da Universidade, a Reitoria realiza esses encontros com a finalidade de alinhar os projetos e ações desenvolvidos pelos Institutos às diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico da Instituição. Participaram os professores Aldo J. P. Dillon, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia; Lademir Beal, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais; Mauricio Moura da Silveira; Mirian Salvador; e Suelen Paesi. Também estava presente, o professor Dagoberto Vanoni de Godoy, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
As atividades do Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia iniciaram-se na UCS em 1975 com um projeto de pesquisa aprovado pela FAPERGS. Quatro anos depois, já com uma nova configuração envolvendo ensino, pesquisa e extensão, foi criado o Instituto de Biotecnologia, que, em 1981, realizava o primeiro curso de Especialização em Biotecnologia, embrião do primeiro mestrado da Universidade. Do Mestrado em Biotecnologia (1983) derivou o Doutorado em Biotecnologia (2004) e o Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola (2010). Atualmente os pesquisadores do IB atuam também no Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais e no Mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias. São também responsáveis pela criação de uma série de patentes e tecnologias protegidas através de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e que integram o Portfólio de Inovação da Universidade de Caxias do Sul.
O reitor Evaldo Kuiava recebeu na quinta-feira, dia 21, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco que participaram do 2º Encontro de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, realizado na Cidade Universitária, em uma promoção conjunta da UCS e do UFPE. Marcelo Pelizzoli, Maria de Fátima Galdino e Marinês Bettiato Lentz da Silva estavam acompanhados pelo juiz Leoberto Brancher, profissional comprometido em disseminar a cultura da paz no Rio Grande do Sul, pelo coordenador do Colegiado do Curso de Direito da UCS, professor Edson Dinon Marques, e pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas, professora Fernanda Maria Francischini Schmitz. A Universidade de Caxias do Sul e a Universidade Federal de Pernambuco mantêm convênio de cooperação na área da Justiça Restaurativa, que prevê intercâmbio e colaboração conjunta entre os pesquisadores das duas instituições em prol da Justiça Restaurativa e da Cultura da Paz.
Hoje, pela manhã, os professores que ingressaram na Universidade neste semestre participaram de um encontro com a Reitoria e puderam conhecer um pouco melhor a Instituição, suas diretrizes e objetivos institucionais, e de que forma cada um pode atuar "para construir aqui dentro o seu projeto de vida, contribuindo para que a Instituição possa atingir a sua missão", como enfatizou o reitor Evaldo Kuiava, logo no início do encontro. Sessenta e cinco professores iniciaram atividades de docência na UCS neste período letivo.
Além do reitor Evaldo Kuiava, participaram do encontro, o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, e a coordenadora Pedagógica, Flávia Fernanda Costa. O reitor traçou um panorama geral da Universidade na atualidade, enfatizando os pontos em que é necessário avançar para que a Instituição alcance um patamar de excelência. "A sala de aula deve ser um laboratório de pesquisa", com esta afirmação, o professor sintetizou a ideia que deve permear a atuação docente, os projetos pedagógicos, as metodologias e os planos de aula. O pró-reitor Acadêmico e a coordenadora Pedagógica enfatizaram a importância da formação continuada, como essencial para o professor universitário.
"Nos disponibilizaremos a melhor equipe e a melhor estrutura possível para que vocês possam fazer o melhor trabalho possível nesta Instituição". O pró-reitor Acadêmico explicou de que forma os professores podem aumentar a sua participação na Universidade, além das atividades de ensino, seja através da extensão ou da pesquisa, e incentivou-os a serem pró-ativos: "Façam acontecer! A Universidade lhes dá esta oportunidade".
Dia 20 de maio é o Dia Estadual da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul e, este ano, a data teve uma comemoração especial, ela marcou também o aniversário de 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes a Nova Milano, hoje Distrito do município de Farroupilha, e deu início a uma série de comemorações que se estendem pelo estado.
Na Universidade, de 7 a 10 de junho, dois eventos acadêmicos de abrangência nacional e internacional abordarão o tema da imigração e colonização italiana. Desde 1975, quando se comemorou o centenário da chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, esse tem sido um tema de estudos e de interesse de pesquisadores da Instituição, que, entre outras atividades, têm se dedicado ao levantamento dos bens e valores culturais das comunidades rurais da região, como ponto de partida para o resgate, a preservação e a valorização da cultura da imigração italiana. Além da criação do Fórum de Estudos Ítalo Brasileiros, que já está na 12ª edição, e do Instituto de Memória Histórica e Cultural, a Universidade, através de seus programas de pós-graduação, realiza uma série de estudos e pesquisas em parceria com outras IES e centros de pesquisa.
Marco zero da imigração italiana
A cidade de Farroupilha, mais especificamente o Distrito de Nova Milano - onde, em 20 de maio de 1875,
se instalaram as três primeiras famílias de imigrantes oriundos da região da Lombardia -, foi o local escolhido para abrir as comemorações oficiais, por ser o marco zero e o berço da colonização Italiana no Rio Grande do Sul. A programação, realizada na manhã de ontem, foi uma promoção conjunta do Consulado da Itália em Porto Alegre, da Prefeitura Municipal de Farroupilha, do Círculo Cultural Ítalo Brasileiro de Farroupilha e o Círculo Cultural Italiano de Caxias do Sul. Às 10 horas houve uma missa solene com a participação do Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de uma cerimônia cívica, na qual o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta e Cônsul-Geral, Nicola Occhipinti, prestaram homenagem aos primeiros imigrantes que chegaram àquela localidade 140 anos atrás. Ao final, um almoço festivo reuniu os convidados, que também assistiram à apresentação de grupos da comunidade voltados para a divulgação da cultura e das tradições da imigração italiana.
O reitor Evaldo Kuiava e o chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech representaram a Universidade nos eventos de ontem pela manhã no Distrito de Nova Milano
Nas fotos acima, o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta; o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves; e o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti; e o reitor Evaldo Kuiava registram o momento de celebração. Ao centro, o prefeito Claiton Gonçalves saúda os convidados. E, para encerrar, todos em volta de uma mesa, grande e farta, como manda a tradição perpetuada ao longo dos últimos 140 anos.
O vice-presidente de Azusa Pacific University, da Califórnia, Estados Unidos, David Dufalt-Hunter, acompanhado pelo reitor da Faculdade de Música e de Artes, Stephen Johnson e pelo responsável por programas de intercâmbios na América do Sul, Darkson Magrinelli Rocha, estiveram na UCS na última terça-feira (19). Eles foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava, pelo chefe de Gabinete Gelson Rech, pelo coordenador da Orquestra Sinfônica da UCS, Moacir Lazzari e por Fabíola Sartori e Nei Alexandre Rech, da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da UCS.
A delegação veio conhecer in loco a UCS: as primeiras informações sobre a Instituição foram repassadas por Darkson Magrinelli Rocha, egresso do curso de Direito da UCS e que, por muitos anos, foi músico na Orquestra Sinfônica (OSUCS). Hoje, ele desenvolve atividades na Azusa Pacific University. A ideia da delegação é promover intercâmbios entre as duas universidades, considerada por eles muito similares. Eles conheceram o Campus 8 e se impressionaram com a possibilidade de realizar parcerias na área das artes, do design e da música.
Conhecer a UCS e discutir possibilidades de intercâmbios. Este foi o objetivo da vinda do professor Rodger Randle Allen, da University of Oklahoma, Estados Unidos, na última segunda-feira, dia 18. Acompanhado pelo presidente da Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag), Vinícius Ribeiro (graduado pela UCS em 2004 em Arquitetura e Urbanismo), o professor americano foi recebido pelo reitor Evaldo Kuiava, pelo chefe de Gabinete Gelson Rech e pela coordenadora da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da UCS, Fabíola Sartori.
Rodger foi prefeito de Tulsa, em Oklahoma, e está envolvido com planejamento urbano. Ele tem interesse em estudar o sistema público de transporte em Caxias do Sul e pretende envolver a academia. Ao retornar aos Estados Unidos, Rodger levará a proposta de um acordo com a UCS, pois o Brasil é um dos focos de mercado da Universidade de Oklahoma.
Realizou-se na tarde desta terça-feira (19) a reunião entre a Reitoria e a equipe que está à frente do Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC). O professor Robinson Carlos Dudley Cruz, diretor do Instituto, estava acompanhado pelos pesquisadores que atuam no Instituto e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais: Cláudio Antônio Perottoni, Janete Eunice Zorzi e José Vitório Emiliano. Todos os pró-reitores estavam na reunião, que teve também a participação do professor Carlos Costa, diretor do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, e do professor Sandro Rogério dos Santos, representando a Assessoria de Planejamento e Orçamento e a Diretoria Administrativa e Financeira.
Localizado no município de Bom Princípio, O Instituto de Materiais Cerâmicos foi inaugurado no final de 2011, e sua criação veio responder a uma demanda regional - diagnosticada na Consulta Popular do COREDE Vale do Caí - por ações voltadas para a inovação e o desenvolvimento da área de materiais cerâmicos. Foram os professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais que elaboraram o projeto de criação do Instituto, viabilizado pela ação conjunta da Prefeitura Municipal de Bom Princípio, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da então Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e da Universidade de Caxias do Sul.
Como vem fazendo, ao longo do mês de maio, com todos os Institutos da Universidade, a Reitoria ouviu a equipe com a finalidade de alinhar os projetos e ações desenvolvidos pelo IMC às diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico da Instituição.
Já está no Gabinete do Reitor, o prêmio recebido pela Universidade, no último dia 14, no evento que contemplou as 50 empresas mais inovadoras do sul do país no ano de 2014, como resultado da pesquisa realizada pelo Instituto AMANHÃ e Revista AMANHÃ, em parceria com a consultoria especializada Edusys e apoio técnico da Fundação Dom Cabral. Na pesquisa, a UCS ficou na 14ª posição geral e na 2ª entre as companhias do setor educacional.
O Cônsul Geral da Espanha em Porto Alegre, José Pablo Alzina de Aguilar, foi recebido pelo reitor Evaldo Kuiava nesta segunda-feira (18). O Cônsul veio prestigiar a solenidade da entrega do Selo de Centro Credenciado do Instituto Cervantes à UCS. Na Reitoria - além da assinatura do contrato de credenciamento da UCS como Centro Credenciado - , foi feita uma breve apresentação da Universidade e o diretor do Instituto Cervantes, do Rio de Janeiro, Óscar Pujol Rienbau, falou sobre a importância de um centro certificado do Instituto e, no caso da UCS, ser inédito no país. Esse diferencial projeta a Universidade, o seu Programa de Línguas Estrangeiras e o curso de espanhol. Aos participantes da reunião, Riembau destacou o detalhismo com que o processo de credenciamento é desenvolvido e que muitas instituições têm o desejo de ser um centro credenciado, mas não o fazem porque não dispõem de toda a estrutura necessária.
Logo após, o Cônsul acompanhou o descerramento da placa de entrega do Selo de Centro Credenciado do Instituto Cervantes no Bloco L, onde funcionam os cursos do Programa de Línguas Estrangeiras. A solenidade contou com a presença - além do Cônsul Geral da Espanha em Porto Alegre - do diretor do Instituto Cervantes, Óscar Pujol Rienbau, do coordenador pedagógico do Instituto Cervantes, de Porto Alegre, Juan Manuel Real Espinosa, do reitor Evaldo Kuiava, da coordenadora do PLE, Magda Mônica Cauduro Custódio, autoridades acadêmicas, professores e alunos.
No pronunciamento das autoridades, a parceria entre as instituições foi enfatizada. O reitor Evaldo Kuiava expressou a gratidão ao Instituto Cervantes pela confiança depositada na UCS para se tornar o primeiro centro credenciado do Instituto. "Vamos responder a essa relação de confiança, promovendo a língua e a cultura espanhola".
A Reitoria prossegue com os encontros com as equipes e gestores dos Institutos visando alinhar os programas e ações desenvolvidas no âmbito dos Institutos às diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico Institucional.
Na quinta-feira (14) à tarde, O reitor Evaldo Kuiava e o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato receberam o professor Roberto Birch Gonçalves, diretor do Instituto de Pesquisas Econômicase Sociais (IPES/UCS). Também participaram do encontro, a diretora do Centro de Ciências Sociais, professora Maria Carolina Rosa Gullo, e a representante da Assessoria de Planejamento e Orçamento, professora Maria de Fatima Fagherazzi Pizzoli.
Hoje (15) pela manhã, o encontro foi com a equipe do Instituto de Administração Municipal. O reitor Evaldo Kuiava, o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli, e o assessor de Planejamento e Orçamento, Roberto Boniatti, receberam a diretora do IAM, Maria do Carmo Padilha Quissini, e os professores José Antonio Adamolle e Isidoro Zorzi.
"Nosso agradecimento ao professor Israel se materializa no laboratório que leva o seu nome". Assim, o reitor Evaldo Kuiava se dirigiu à comunidade acadêmica e ao professor Israel Baumvol na solenidade de inauguração do Laboratório Central de Microscopia, na tarde desta quinta-feira (14), no Bloco V da Cidade Universitária. O novo laboratório leva a denominação do professor Israel Baumvol, pesquisador da área de Materiais que liderou a criação e coordenou o Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais na UCS.
"Desde que assumi a Reitoria muito tenho dito que queremos ser uma universidade de qualidade e excelência, uma universidade que pode inovar e contribuir, com soluções criativas, à sociedade. A trajetória do professor Israel, um amigo da Instituição, é um exemplo", salientou.
Nas fotos: o professor Cesar Aguzzoli, coordenador do laboratório, o diretor do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, professor Carlos Alberto Costa, o reitor Evaldo Kuiava e o professor Israel Baumvol, durante a cerimônia de inauguração do laboratório.
O homenageado lembrou sua caminhada na UCS, desde 2003, quando se iniciavam as tratativas para a implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, hoje com um Mestrado e Doutorado com conceito 5 na CAPES. "Sinto-me grato ao ser lembrado, tamanha generosidade neste gesto de homenagem. Queríamos inserir Caxias do Sul no mapa da Engenharia, da Ciência e dos Materiais. O investimento no capital humano, o trabalho em equipe - porque pesquisa se faz em equipe - e a adoção do estilo de portas abertas, para o pleno acesso a pesquisadores de todas as áreas, fez com que chegássemos ao resultado desse trabalho", salientou Israel Baumvol. À equipe do laboratório inaugurado desejou: "mantenham as portas escancaradas. Esse é o caminho da prosperidade". [ Saiba mais sobre o Laboratório Central de Microscopia Professor Israel Baumvol. ]
O reitor Evaldo Kuiava participou na noite desta quarta-feira (13), do livro "Políticas e Práticas de EJA em Caxias do Sul: Dimensões Históricas e Culturais", de autoria da professora Nilda Stecanela, a Universidade de Caxias do Sul encerrou simbolicamente as atividades do "Projeto Ler e Escrever o Mundo: a EJA no Contexto da Educação Contemporânea", realizado nos últimos quatro anos, com recursos do Ministério da Educação (através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Secadi, e do Departamento Educação de Jovens e Adultos - Dpeja) em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (através da Secretaria de Educação) e com as demais secretarias de Educação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE).
Satisfeito com os resultados do projeto, o reitor agradeceu à equipe pelo trabalho. "Esse esforço valeu e está valendo pelo compromisso social voltado para a erradicação do analfabetismo em nosso país". [ Saiba mais.]
Nesta quarta-feira (13), o reitor Evaldo Kuiava, o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume, e o vice-presidente e diretor comercial da Fábrica de Móveis Florense Ltda., Gelson Castellan, inauguraram o Espaço Corporativo UCS Florense. Localizado no primeiro piso do Bloco M da Cidade Universitária, o espaço foi construído a partir de parceria da UCS com a Móveis Florense, de Flores da Cunha. Reúne três salas de estudos e um ambiente de recepção, podendo acomodar, simultaneamente, 50 pessoas, que poderão dispor de uma completa infraestrutura tecnológica para a realização das atividades.
Ao valorizar a longa parceria entre a Universidade e a empresa, o reitor Evaldo Kuiava destacou que a postura inovadora da Móveis Florense serve de inspiração para o direcionamento da própria Universidade. Destacou, ainda, que o Espaço Corporativo se apresenta como um ambiente de oportunidades para os usuários. "Parcerias entre empresas e universidades são fundamentais para a valorização das comunidades nas quais estão inseridas. Nesse aspecto, tanto a UCS como a Florense possuem os mesmos anseios".
O vice-presidente e diretor comercial da Fábrica de Móveis Florense Ltda., Gelson Castellan, relembrou o histórico da parceria da Universidade com a empresa desde 1999, iniciada com o surgimento do curso de Design Moveleiro, sediado na UCS e que formou em torno de 100 técnicos. Ainda segundo Castellan, a Escola de Gastronomia da UCS, criada em 2004 na cidade de Flores da Cunha, teve importância estratégica para o segmento vinícola da região graças à formação de mão de obra qualificada para o setor. Destacou, ainda, o interesse da Florense em investir em instituições que possuam uma imagem positiva perante a comunidade, como a própria UCS. "O Espaço UCS Florense reúne o que há de melhor na indústria moveleira para ambientes corporativos", sinalizou.
Também participaram da cerimônia representantes da Móveis Florense. Dentre os membros da Reitoria da UCS, estavam o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professor Odacir Deonísio Graciolli, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UCS, professor José Carlos Köche, diretor executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Gilberto Henrique Chissini e o coordenador de Extensão da UCS, professor Marcelo Faoro.
Realizou-se na manhã de hoje (13), a reunião entre a Reitoria e a equipe do Instituto de Medicina do Esporte com a finalidade de alinhar os programas e ações desenvolvidas no âmbito do Instituto às diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico Institucional. Participaram, juntamente com a equipe responsável pelas atividades do Instituto, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Dagoberto Vanoni de Godoy, e o professor Sandro Rogério dos Santos, pela Assessoria de Planejamento e Orçamento e pela Diretoria Administrativa e Financeira.
Durante a reunião, o reitor Evaldo Kuiava deu posse (foto à direita)ao professor Ricardo Rodrigo Rech na direção do Instituto, em substituição à professora Olga Tairov. O novo diretor é doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; mestre em Saúde Coletiva pela ULBRA (2007); especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2005); e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela UCS (2003).
O Instituto de Medicina do Esporte, inaugurado em 2003, integra a estrutura do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e realiza ações no âmbito do esporte amador, esporte de alto rendimento e da saúde, com importante interface com a comunidade externa a partir da prestação de serviços na área da Saúde.
"Ciência, Tecnologia e Universidade - Oportunidades para o empreendedor". Este foi o tema que norteou a palestra realizada pelo reitor Evaldo Kuiava, na reunião-almoço do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BENTO), nesta segunda-feira, dia 11. Ao discorrer sobre o momento atual, onde o real e o virtual se entrelaçam, o reitor instigou a plateia, a refletir sobre que sociedade queremos e o que precisa ser feito para concretizar esse anseio. Ele também falou sobre os novos desafios que se apresentam às universidades e de que forma elas podem responder com soluções inovadores às demandas atuais da sociedade.
O vice-reitor Odacir Deonísio Graciolli e o coordenador de Extensão, Marcelo Faoro de Abreu, participaram, na noite de sábado (10) da cerimônia de formatura do Curso de Sommelier Internacional - Formação Básica UCS/FISAR, realizada na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha. Vinte e dois formandos receberam o certificado UCS/FISAR. A cerimônia teve a participação do diretor da Escola, Mauro Cingolani, e do professor Roberto Rabachino, diretor dos cursos da FISAR e responsável pela FISAR Internacional. uma nova edição deste curso será realizada no mês de setembro deste ano.
O reitor Evaldo Kuiava e o diretor-geral do Centro de Teledifusão da UCS (CETEL) Jacob R. Hoffmann, participaram na sexta-feira (8), na cidade do Rio de Janeiro, do 7º Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes das Universidades Parceiras do Canal Futura. Segundo seus organizadores, o encontro foi organizado para potencializar as ações conjuntas entre o Canal Futura e as universidades parceiras, mantendo um diálogo mais próximo na realização de projetos que possam contribuir para melhorar a educação no Brasil. O Canal Futura tem 45 universidades parceiras, a última a conveniar-se foi a Universidade Federal de Goiás, que assinou os termos de parceria no próprio Fórum. A UCS TV iniciou a parceria com o Canal Futura, no final de 2010.
Pela manhã, com a participação dos reitores, a direção do Canal Futura apresentou o panorama de atuação e as novas perspectivas para as parecerias com as universidades brasileiras. O professor Jacob R. Hoffmann destaca a participação de estudantes, especialmente de Comunicação, em cursos e oficinas e na produção audiovisual que visa valorizar a divulgação científica promovida pelo Futura. "Em relação à UCSTV, destacamos a entrada do programa Rede de Olhares na grade semanal da TV Futura, a partir de junho, com uma edição semanal", comemora o diretor, que também anuncia a produção - uma parceria entre a UCSTV e a Futura - dos roteiros de uma série de 13 documentários, com duração 10 minutos, sobre o envelhecimento da população brasileira.
Durante a tarde, os dirigentes das TVs parceiras discutiram os modelos de terceirização da produção audiovisual e o novo modelo de jornalismo, mais temático, do Canal Futura e de que forma as TVs parceiras podem aproveitar essas experiências.
Foi realizada na manhã de ontem (6) a reunião entre a Reitoria e a equipe do Instituto de Pesquisas Clínicas para Estudos Multicêntricos (IPCEM), dando continuidade à agenda de encontros entre a Administração Superior da Universidade e os responsáveis pelas atividades dos Institutos. Os encontros prosseguem durante o mês de maio e visam alinhar os programas e ações desenvolvidas no âmbito dos Institutos às diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico Institucional. Além da equipe do IPCEM e dos membros da Reitoria, também participaram do encontro, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Dagoberto Vanoni de Godoy, e o professor Sandro Rogério dos Santos, pela Assessoria de Planejamento e Orçamento e pela Diretoria Administrativa e Financeira.
A equipe feminina adulta de handebol da Associação de pais e Amigos do Handebol - APAHAND/UCS/Prefeitura Municipal de Caxias do Sul já se prepara paras as importantes competições nacionais que se iniciam no segundo semestre: Liga Nacional, Copa do Brasil e Copa dos Campeões. As jogadoras e a equipe técnica visitaram nesta quinta-feira (7) o reitor Evaldo Kuiava para a apresentação oficial do time. Cerca de 20 atletas, entre 17 e 26 anos, integram o grupo que tem na comissão técnica: Isabel Spier (técnica) e Rafael Santos (preparador físico). Entre o grupo das jogadoras, o destaque é a atleta Lígia Costa, convocada para atuar na Seleção Olímpica Brasileira.
O professor Carlos Bonone, coordenador da Vila Poliesportiva da UCS acompanhou o grupo, que presenteou o reitor com camisas do time.
Com a finalidade de alinhar os programas e ações desenvolvidas no âmbito dos Institutos às diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico Institucional, a Reitoria deu início, na manhã desta terça-feira (5), a uma rodada de encontros com os gestores e equipes dos oito institutos em funcionamento na Universidade. Com atuação focada em diferentes áreas do conhecimento prioritárias para o desenvolvimento, os institutos são instâncias articuladoras do ensino, da pesquisa e da extensão, que têm a missão de transferir para a sociedade os resultados do conhecimento produzido na Universidade.
Estes encontros, que se realizarão durante o mês de maio, dão continuidade às ações da Reitoria voltadas para a comunidade interna com o intuito de aprofundar os conceitos de excelência, inovação e sustentabilidade institucional. Conceitos esses que norteiam o Planejamento e que devem fazer parte do dia a dia de todos aqueles que constroem, hoje, o futuro da Instituição.
O primeiro encontro, na manhã de hoje (fotos) foi com a equipe do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) e teve também a participação do diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, professor Everaldo Cescon, do assessor de Planejamento e Orçamento, Roberto Boniatti, e do pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato.
Ainda durante esta semana, realizam-se os encontros com as equipes do Instituto de Pesquisas Clínicas para Estudos Multicêntricos (IPCEM), no dia 6 de maio, e do Instituto de Administração Municipal (IAM), no dia 7 de maio. Em seguida, no dia 13, o encontro será com a equipe do Instituto de Medicina do Esporte (IME) e, no dia 14, será a vez do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES). No dia 19 de maio, o encontro será com a equipe do Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC), seguido pelo encontro com a equipe do Instituto de Biotecnologia, no dia 27 de maio, finalizando com a equipe do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), no dia 29 de maio.
"Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente" é o tema da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que teve início na manhã desta terça-feira (05), no UCS Teatro.
O evento, promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e a Fundação de Assistência Social (FAS), contou com a presença do reitor Evaldo Kuiava que falou sobre o comprometimento da Universidade com o tema e as parcerias que ela mantém com entidades que se envolvem com crianças e adolescentes.
A abertura do evento contou com a conferência do ministro da Secretaria dos Direitos Humanos, Gilberto Spier Vargas, mediado pelo juiz Leoberto Narciso Brancher.
A conferência terá continuidade à tarde, com a elaboração de propostas nos Grupos por Eixo Temático e a escolha dos delegados por grupo.