A exemplo do que já foi realizado com os diretores das unidades universitárias, coordenadores de cursos, coordenadores de áreas, e professores, a Reitoria deu continuidade, na manhã desta terça-feira (31), às ações voltadas para a comunidade interna que visam alinhar conceitos e ações na condução do Planejamento Estratégico Institucional. O encontro, no auditório do Bloco H, reuniu cerca de 200 pessoas, entre gestores e funcionários administrativos de diferentes setores da Universidade. Além das apresentações da equipe da Reitoria, o encontro teve uma novidade: a participação de um grupo de atores, liderado por Davi de Souza, que representaram algumas situações do cotidiano das organizações.
Logo na chegada, um tempinho para um café e para cumprimentar os colegas, o clima era de descontração e curiosidade para aqueles que, pela primeira vez, participavam de um encontro como esse. Enquanto a equipe da Reitoria recebia os participantes, no auditório, um duo de violonistas da Orquestra Sinfônica da UCS contribuía com a sua música para criar um ambiente acolhedor, propício ao encontro de ideias e à reflexão que gera mudanças de comportamento. "Este encontro foi pensado para alinharmos conceitos e ações que envolvem a nossa trajetória na Universidade. Serve também como reforço mútuo das nossas responsabilidades frente à Instituição". O chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, abriu o encontro, colocando algumas reflexões sobre a forma como cada um realiza a sua função e de como isso pode impactar na construção do futuro da Instituição.
O reitor Evaldo Kuiava fez um breve diagnóstico do cenário atual da Universidade, apresentando dados e resultados destes primeiros onze meses de gestão. Ao abordar a cultura da inovação, que deve permear toda a Instituição, ele reforçou a ideia de que não há mudança sem o comprometimento de todos. "Inovar é explorar novos caminhos". O reitor também destacou as parcerias realizadas recentemente com diferentes entidades da sociedade, explicando que é tarefa de todos trabalhar para ampliar e promover parcerias que fortaleçam a inserção da Universidade nas suas comunidades de abrangência.
O diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, e o assessor de Planejamento e Orçamento, Roberto Boniatti, explicaram o Orçamento no âmbito do Planejamento Institucional, como uma das mais importantes ferramentas da gestão. Eles também convocaram os participantes a, no seu cotidiano de trabalho, atuar com responsabilidade no controle dos recursos e no bom uso do tempo. "Será possível fazer um pouco mais em menos tempo? Podemos ser revolucionários contra o desperdício?" Estas reflexões, apresentadas pelo professor Boniatti, foram dramatizadas pelo grupo de atores, que, ao interagir com a plateia, apontaram com muito bom humor práticas e comportamentos negativos nos ambientes organizacionais, deixando para os participantes algumas pistas sobre o que deve ser mantido e o que deve ser modificado na nossa cultura organizacional.
Ao final, os participantes foram motivados a pensar sobre o seu compromisso com a Universidade, tema que deverá ser retomado em um próximo encontro com este mesmo grupo.
O reitor Evaldo Kuiava e a coordenadora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Juliana Raquel de Souza Luchesi, reuniram-se, na tarde da última sexta-feira (27), com os coordenadores de cursos e gestores da Instituição para discutir questões relacionadas à gestão do ensino em nível de especialização, aos procedimentos de avaliação interna, e ao credenciamento dos cursos no Portal e-MEC. Em 2014, o Ministério da Educação iniciou o processo de discussão com as Instituições de Ensino Superior visando à implantação do Marco Regulatório dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, instituindo diretrizes nacionais e novas exigências quanto ao credenciamento das IES na oferta de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu.
Durante o encontro, o professor Leonardo Roth, da Divisão de Registro Acadêmico, falou sobre o Sistema que permite o cadastramento dos cursos no Portal UCSvirtual; os professores Marcos Casa e Silvana Marcon explicaram em que fase se encontra a construção do sistema que possibilitará a avaliação online dos cursos de especialização, a exemplo do que já é feito nos cursos de graduação. O gestor Miguel de Franco Neto deu orientações sobre os orçamentos dos cursos e a funcionária Cleudes Maria Tonolli falou sobre como está sendo feito o cadastramento dos cursos no Portal e-MEC.
Na sexta-feira (20) realizou-se, no Gabinete do Reitor, um encontro entre os dirigentes da AJUFERGS/ESMAFE-RS e professores e gestores da UCS. Além do reitor Evaldo Kuiava, pela UCS estavam presentes a coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu, Juliana Raquel de Souza Luchesi, e os professores do Centro de Ciências Jurídicas, Fernanda M. F. Schmitz (diretora do CCJU); Edson Dinom Marques (coordenação do curso de Direito) e Ivan Tomasi (professor responsável pelas articulações com a AJUFERGS/ESMAFE-RS). Pela ESMAFE-RS e pela Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS-RS) participaram|: Fábio Vitório Mattiello - presidente da AJUFERGS; Gerson Godinho da Costa, diretor-geral da ESMAFE-RS e vice-presidente da AJUFERGS; Guilherme Maines Caon, diretor-administrativo da ESMAFE-RS; Romeu Leite, coordenador da AJUFERGS/ESMAFE-RS.
O encontro tratou das parcerias entre a UCS e a ESMAFE para a realização de cursos de Especialização na área do Direito Público, Direito Previdenciário e Direito Tributário.
Com um café da manhã, realizado nesta quarta-feira (25), na sede campestre da empresa Marcopolo, foi feita a abertura formal das atividades do "Projeto de Desenvolvimento e Capacitação de Fornecedores para o Setor de Autopeças no APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha", tendo a Marcopolo como empresa âncora. O projeto foi aprovado em edital do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que selecionou em todo o país projetos voltados para a capacitação e desenvolvimento de fornecedores no setor de autopeças para a indústria automotiva. Com recursos na ordem de 1,2 milhão de reais, a Universidade, através da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, atuará para definir, estruturar e capacitar as empresas fornecedoras objetivando o seu desenvolvimento técnico, gerencial e metodológico. O projeto é coordenado pelos professores Celso Ferrarini e Roberto Birch Gonçalves
O encontro desta manhã reuniu os gestores da UCS e representantes do APL Metalmecânico e Automotivo, da CIC-Caxias, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, da empresa Marcopolo e representantes de 31 empresas fornecedoras, que são o alvo do projeto. O reitor Evaldo Kuiava, o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, o coordenador de Serviços, Celso Ferrarini, o coordenador de Projetos, Marcelo Nichelle, além de professores e técnicos da Instituição participaram do encontro. O pró-reitor Odacir Deonisio Graciolli e o coordenador Celso Ferrarini fizeram uma apresentação do projeto com o detalhamento das propostas de ação.
As 31 empresas fornecedoras que participam do projeto foram selecionadas por critérios técnicos dentre a rede de fornecedores da empresa âncora. Elas receberão apoio em iniciativas para elevar seu nível de competitividade, de forma a atender às expectativas de fornecimento da empresa âncora, como o mapeamento de oportunidades de negócios, ações de promoção da cultura de inovação, introdução de melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas e consolidação de boas práticas de gestão.
O presidente do Conselho Diretor da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume, o reitor Evaldo Antonio Kuiava, e a diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Fernanda Maria Francischini Schmitz, acompanharam a cerimônia em comemoração aos 50 anos de formatura da primeira turma de Direito, realizada na Cidade Universitária, no último sábado (21).
Durante o evento, parte do grupo de formandos de 1965, pela antiga Faculdade de Direito de Caxias do Sul, esteve na UCS para participar de uma recepção no Salão de Atos do bloco A.
Mantida pela Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima, a Faculdade de Direito foi uma das instituições que em 1967 deu origem à Universidade de Caxias do Sul. Veja matéria completa sobre o evento de reencontro no novo site do Programa UCS Sempre.
Terminou hoje (20), em Bento Gonçalves, a 12ª edição da FIMMA Brasil 2015 - Feira Internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira. No atendimento dos objetivos estratégicos institucionais voltados para o fortalecimento da interação com o setor empresarial na prospecção de parcerias que se transformem em oportunidades de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento, a Universidade esteve presente na FIMMA Brasil 2015, de um jeito novo: além de um estande institucional, professores e pesquisadores marcaram presença durante todos os dias do evento em ações (workshops, palestras e conversas com os expositores) direcionadas a um público que reúne representantes da cadeia produtiva de madeira e móveis, com a participação de empresas do Brasil e do exterior.
O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli, foi um dos professores que falou aos expositores, em um workshop sobre a "Relação Universidade e Empresa". Ele explica que, além da atuação no estande e de palestras, professores e técnicos da Instituição visitaram os expositores e participaram de encontros, onde além de mostrar as contribuições que Universidade pode oferecer às empresas (pesquisa e desenvolvimento, serviços e formação de pessoal) procurou-se também estreitar o relacionamento com as empresas expositoras, bem como com os visitantes que estavam ali para conhecer as novidades do setor.
Na tarde de quarta-feira (18), o reitor Evaldo Kuiava, acompanhado por gestores e professores, visitou a FIMMA Brasil 2015 e conheceu o trabalho de várias empresas que participavam da Feira. No estande da UCS, os gestores participaram de um coquetel de boas-vindas a autoridades de Bento Gonçalves e à diretoria da FIMMA. O professor Cícero Zanoni, coordenador da Agência Universidade Empresa (ATUE/UCS) e um dos organizadores da participação da Universidade na FIMMA Brasil deste ano, conta que foram apresentados os laboratórios que fornecem serviços de ensaios e certificações, a estrutura física e o capital intelectual disponível na Universidade para o desenvolvimento de soluções (projetos, serviços, pesquisa, desenvolvimento e inovação) de interesse do setor. "Apresentamos uma série de workshops para demonstrar o leque de serviços e as possibilidades para a indústria local e brasileira, e associamos a marca UCS àquele segmento do setor empresarial", conclui.
Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (19), a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), Analice Carrer, inaugurou, na Cidade Universitária, o primeiro espaço da entidade fora de sua sede no Palácio do Comércio, localizado no centro da cidade. O evento teve a participação do presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, do reitor Evaldo Kuiava, do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego Francisco de Assis Spiandorello, vice-presidentes, ex-presidentes e conselheiros do CDL, associados e autoridades acadêmicas.
Para o reitor Evaldo Kuiava, essa ação do CDL é um demonstrativo de aproximação da comunidade. "Como Universidade, também precisamos nos aproximar cada vez mais da nossa comunidade e manter uma boa relação com as empresas". O reitor agradeceu pela confiança que o setor lojista depositou na Universidade e disse "esperar que, nos próximos anos, novas relações possam ser construídas. Vamos construindo o futuro, nesta relação que simbolicamente se inicia hoje". O reitor também anunciou que, em setembro, o Programa Quinta Sinfônica da Orquestra Sinfônica da UCS será alusiva aos 50 anos do CDL, entidade criada em 14 de dezembro de 1965.
O reitor Evaldo Antonio Kuiava participou, na manhã desta quarta-feira (18) da abertura oficial do 2º Agrimar Field Day, que se realiza até sábado (21), área experimental, em Fazenda Souza, que dá suporte às atividades do curso de Agronomia. O evento também abriu oficialmente as atividades deste período letivo do curso. Considerado o maior evento destinado à horticultura no Estado, o encontro, por meio de visitas guiadas, mostra as novidades de plantio, os principais produtos para os agricultores e fornece informações técnicas e de manejo de culturas. Além do reitor da UCS, professores, estudantes e agricultores, o evento teve a participação do secretário municipal da Agricultura, Arai Horn, do superintendente regional do Banrisul da região da Serra, Osmar Viecelli e do representante da Agrimar Nadir Rizzi. [Saiba mais.]
A Diretora do Instituto de Administração Municipal, Maria do Carmo Padilha Quissini, e o presidente do Corede Serra, José Voltan Adamoli, visitaram o reitor Evaldo Kuiava, na tarde desta terça-feira (17), para tratar de temas relacionados às próximas eleições no Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, entidade que atualmente é presidida pela Universidade.
O presidente do Corede Serra aproveitou o encontro para informar o reitor sobre a realização, no dia 14 de abril, às 18h30min, no Bloco A da Cidade Universitária, da Audiência Pública para Discussão do Plano Plurianual do Estado - Período 2016/2019, com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, e a participação das comunidades integrantes da Região Funcional 3, composta pelos Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima, envolvendo 49 municípios.
Cerca de trezentas pessoas, entre professores, alunos e membros da comunidade, participaram, na noite de ontem (16), da Aula de Início de Semestre do Campus Universitário da Região das Hortênsias, que teve como convidado o Dr. Miguel Reale Júnior, jurista, ex-ministro da Justiça e professor da Universidade de São Paulo. Ele falou sobre um tema muito presente no cenário nacional: Reforma Política. O reitor Evaldo Kuiava, a diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias, Margarete Fátima Lucca, autoridades acadêmicas e representantes de organizações sociais também prestigiaram o evento.
Em sua apresentação, Miguel Reale Júnior destacou alguns dos pontos que são pauta de reivindicações de parte da população brasileira, bem como aspectos relevantes da Reforma Política, como o voto em lista e o voto distrital.
Na abertura, a diretora do Campus deu as boas-vindas aos presentes, enfatizando a importância do evento para a Região. "A presença do professor Miguel Reale Júnior no nosso Campus engrandece a UCS e possibilita que a nossa comunidade tenha a possibilidade de ouvir uma pessoa que possui uma história relevante dentro do contexto jurídico e político".
Ao valorizar a presença do renomado jurista em um evento da Universidade, o reitor Evaldo Kuiava lembrou que parte de sua formação acadêmica foi baseada nas obras de Miguel Reale (1910-2006), filósofo, jurista e educador, pai do palestrante.
O reitor Evaldo Kuiava anunciou, durante a reunião de ontem (16) da equipe da Reitoria (foto), a criação de um seminário institucional, no qual se estudará, a partir de referenciais teóricos, a Universidade na Contemporaneidade e as questões relevantes para a gestão acadêmica, que impactam no ensino, na pesquisa e na extensão. O "Seminário sobre Conceito e Função da Universidade" adotará uma metodologia que prevê a leitura e análise crítica de importantes referenciais teóricos que podem contribuir para uma melhor entendimento do momento em que se encontra a Universidade de Caxias do Sul, trazendo elementos que possam apontar caminhos e soluções para o futuro da Instituição.
Com início no mês de abril, o Seminário, coordenado pelo reitor Evaldo Kuiava, trará para discussão e reflexão crítica textos de pensadores renomados que estudam os conceitos e dinâmicas do ensino superior, como Franklin Leopoldo e Silva, Eunice Durhan, e Olga Pombo, entre outros.
Na companhia do diretor Administrativo da UCS, Cesar Augusto Bernardi, o gestor de Convênios do Santander Universidades, Carlos Matte, visitou, na tarde desta sexta-feira (13), o reitor Evaldo Kuiava.
Ele veio entregar pessoalmente ao reitor os comunicados do diretor da Divisão Brasileira do Santander Universidades Brasil, Jamil Hannouche, que divulgam os programas de Mobilidade Internacional daquela Instituição para professores, acadêmicos e pesquisadores de universidades brasileiras.
O Programa de Bolsas Ibero-Americanas - Jovens Professores e Pesquisadores destinará duas bolsas de estudos para a UCS. O Programa de Bolsas Ibero-Americanas destinará 10 bolsas de estudos, no valor equivalente a 3 mil euros cada, para alunos de graduação da UCS. O Programa de Mobilidade Internacional Top China está aberto à participação de três acadêmicos de graduação e um professor da UCS - mediante seleção interna - que poderão realizar atividades em duas instituições chinesas: a Shanghai Jiao Tong University e a Peking University.
As parcerias consolidadas entre a UCS e o Santander Universidades visam apoiar a qualificação de acadêmicos e docentes da Instituição.
Trinta participantes de 12 Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul - UCS, Feevale, Unisc, UPF, UCPel, PUCRS, Unicruz, URI, Univates, URCAMP, Unifra e IPA - estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (13) na Sala Sincontec, Bloco J da UCS. Eles participavam da primeira reunião do ano do PAIUNG - Programa de Avaliação Institucional das Universidades do Consórcio das Universidade Comunitárias Gaúchas (Comung). [ Saiba mais sobre o PAIUNG.]
O reitor Evaldo Kuiava deu as boas-vindas aos participantes, enfatizando a importante trajetória destas universidades, "pois juntas buscamos enfrentar os desafios que nossas instituições possam encontrar, fortalecendo-as neste momento em que há o reconhecimento legal das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES). E esse reconhecimento também se dá graças a caminhada deste Consórcio", referindo-se ao Comung.
Durante o encontro, os integrantes de Comissões Próprias de Avaliação de cada instituição discutiram sobre o relatório de autoavaliação das Instituições de Ensino Superior e a legislação do MEC (conforme a norma técnica INEP/DAES/CONAES nº 65); artigos da Anais do PAIUNG; envio de projetos das ICES a partir da Lei das Comunitárias e sobre o impacto das novas regras do FIES nas universidades.
Na noite desta quinta-feira, dia 12, no UCS Teatro, o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrosio Luiz Bonalume, e o reitor Evaldo Kuiava receberam o público que veio prestigiar o primeiro concerto que marcou o início da Temporada 2015 do Programa Quinta Sinfônica e prestou uma homenagem aos 48 anos da Instituição, comemorados em 10 de fevereiro deste ano. Entre os convidados, destacavam-se três ex-reitores da UCS, Abrelino Vicente Vasata (1974-1987), Luiz Antonio Rizzon (2002-2006) e Isidoro Zorzi (2006-2014), e o vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Roque Feldmann. Alunos, professores e membros da Reitoria também prestigiaram o evento. [ Saiba mais sobre o evento.]
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UCS passa por um processo de reestruturação, previsto pela Portaria n° 390 do Gabinete do Reitor, que também ampliou o número de seus componentes. Serão 39 representantes da comunidade interna e externa, mais o Procurador Institucional. Após o processo de reestruturação, a representação na CPA será distribuída da seguinte forma:
O reitor Evaldo Kuiava e o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato participaram, na tarde desta quinta-feira (12), do encontro organizado pela Coordenadoria de Relações Universitárias para dar as boas-vindas aos acadêmicos que realizam estágios remunerados nos diferentes setores da instituição. O encontro serviu também para orientar os estudantes quanto aos direitos e deveres do estagiário, quantos às rotinas de trabalho, controle de efetividades e elaboração de relatório de atividades
"O estágio é uma grande oportunidade de aprendizagem e deve ser aproveitado pelos acadêmicos, que podem assim alcançar outras formas de conhecimento e não somente aquele que está disponível em sala de aula". O pró-reitor Acadêmico saudou os estudantes e enfatizou a importância da vivência de uma experiência prática para a formação profissional.
O reitor Evaldo Kuiava rememorou seu tempo de estudante e suas primeiras experiências de estágio e trabalho. "Realizar um estágio na Universidade é uma forma de vivenciar o cotidiano da Instituição e ter contato com um universo de 85 cursos de graduação. É uma experiência de vida importante e, apesar da remuneração baixa, vocês terão no futuro o retorno dessa experiência".
O coordenador de Relações Universitárias, Lucas Caregnato, ao final do encontro, contextualizou o Programa Integrar no âmbito da Universidade de Caxias do Sul como uma forma de facilitar a inserção profissional dos alunos no mundo do trabalho, em consonância com as exigências da Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre estágio de estudantes. [ Leia mais sobre o encontro no Portal UCS Minha Escolha.]
Na tarde desta terça-feira (10), o reitor Evaldo Kuiava esteve no Campus Universitário de Vacaria para dar posse ao novo diretor daquela unidade universitária. O professor Paulo Gilberto dos Santos Silva assume a direção do Campus em substituição à professora Marina Brito Boschi, que se aposenta.
Paulo Gilberto possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Escolas Unidas do Planalto Catarinense (1983), Mestrado de Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional. Atualmente é professor do curso de Administração.
O pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, o diretor Administrativo Cesar Augusto Bernardi, e o coordenador de Relações Universitárias, Lucas Caregnato, receberam, na tarde desta terça-feira (10) representantes do DCE e um grupo de estudantes do curso de Medicina que ingressaram na UCS neste semestre.
A reunião foi para dar os esclarecimentos da Instituição sobre as novas regras do FIES estabelecidas pelo Governo Federal no final de 2014. No encontro, o diretor Administrativo e o pró-reitor Acadêmico reafirmaram a decisão tomada pelo presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, e pelo reitor Evaldo Kuiava, no dia 5 de março, de disponibilizar um novo limite de 2 milhões de reais para contratos novos neste semestre, porque o limite, previamente estabelecido em 2014 para utilização em 2015, já havia sido esgotado devido à alta procura. O diretor Administrativo explicou que ao liberar um limite adicional, "a Instituição está fazendo um esforço no sentido de atender a um maior número de alunos". Ele também se comprometeu a buscar outras alternativas de financiamento estudantil.
O diretor Regional da SAE Brasil em Caxias do Sul, Sandro Adolfo Trentin, visitou o reitor Evaldo Kuiava na manhã desta terça-feira (10). Ele estava acompanhado pela assessora de Comunicação da entidade, Daniela Luchese, e pelo professor Rodrigo Panosso Zeilmann, que na ocasião representava o professor Carlos Alberto Costa, diretor do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET) e diretor Estudantil da SAE Caxias do Sul.
A SAE BRASIL é uma filiada da SAE Internacional, uma associação sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) em torno da missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia do Brasil.
Fundada em 1991, a SAE BRASIL possui mais de 5 mil associados e mantém 10 Seções Regionais, entre elas a SAE Caxias do Sul, da qual participam muitos dos profissionais formados pela UCS e com a qual a Universidade interage em ações e projetos voltados para os acadêmicos dos cursos da área das Ciências Exatas e das Tecnologias, como o Mini Baja e o Aerodesign. A forte ligação entre a Universidade de Caxias do Sul e a SAE Caxias do Sul foi consolidada no ano 2000 com a instalação, no CCET, de um espaço especialmente voltado para os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos e professores na área da mobilidade.
O encontro com o reitor foi uma forma de estreitar os laços de cooperação entre as duas entidades, que contribuem com suas parcerias para uma melhor formação dos universitários que desejam atuar nessa área. O diretor regional, Sandro Adolfo Trentin, aproveitou a oportunidade para convidar o reitor para participar da 12° edição do Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, evento de nível internacional, que reunirá, de 13 a 15 de maio, em Caxias do Sul, especialistas, expositores, profissionais e estudantes da área de freios para apresentar e discutir as novas tecnologias do segmento.
A secretária Ana Pellini, da Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esteve na Cidade Universitária, onde participou, na tarde desta segunda-feira (9), de encontro com o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato. Ela veio a Caxias do Sul para participar da reunião-almoço da CIC-Caxias em comemoração aos 40 anos da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e aproveitou para conhecer o projeto do curso de Medicina Veterinária e do projeto do Hospital Veterinário a ser construído na Cidade Universitária. A secretária estava acompanhada pelo diretor do Setor da Fauna, João Carlos Dotto, e pelo diretor do Departamento de Biodiversidade, Gabriel Ritter.
O professor Rossano Sartori Dal Molin, a convite do pró-reitor Acadêmico, fez a apresentação do Projeto de construção do Hospital Veterinário e, durante a conversa se cogitou a possibilidade de parcerias futuras entre a Secretaria e a Universidade no tratamento hospitalar de animais silvestres apreendidos pelos órgãos ambientais. O reitor Evaldo Kuiava cumprimentou a equipe pelo trabalho à frente da Secretaria.
Quase a totalidade dos alunos da Licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD participou do evento, realizado na manhã deste sábado, na Cidade Universitária, que deu início a mais um ano de atividades do curso e reuniu acadêmicos, professores, coordenadores de polo EaD, tutores presenciais e a distância. A professora Cineri Fachin, coordenadora do evento, explica que "este é um momento em que estudantes, professores e tutores podem interagir presencialmente e, desde que o curso foi iniciado, em 2004, continua fazendo parte da rotina do curso, sendo um evento muito prestigiado por estudantes e professores". Além de acolher os ingressantes, que aproveitam para tirar suas dúvidas sobre o funcionamento do curso, o encontro é também uma oportunidade de confraternização com os veteranos e com o corpo docente.
O reitor Evaldo Kuiava participou da abertura do encontro e deu as boas-vindas aos alunos e professores. A professora Janete Maria Bonfanti, convidada para falar sobre os desafios da vida acadêmica, emocionou os participantes ao falar sobre a importância das escolhas e da busca da felicidade durante o percurso formativo que cada um escolheu.
O reitor Evaldo Kuiava e o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, anunciaram na manhã desta quinta-feira (5), a decisão de ampliar os recursos financeiros para o FIES, referentes ao 1º semestre de 2015, além do limite programado e já contratado.
Estes recursos, na totalidade de 2 milhões de reais, estarão disponíveis às 8 horas do dia 16 de março, no SISFIES. A decisão resulta de um esforço institucional no sentido de contribuir para que um maior número de estudantes tenha acesso ao ensino superior. A Universidade também estuda outras formas de financiamento estudantil, além do FIES.
A primeira externa do ano do programa "Dito e Feito", da Rádio São Francisco AM, da Rede Sul de Rádio, foi transmitida, ao vivo, nesta manhã de quinta-feira (5), do Gabinete do Reitor. O programa, conduzido pelo jornalista Alberto Meneguzzi, teve a participação do reitor Evaldo Kuiava, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche; do assessor de Planejamento e Orçamento, Jayme Paviani, e do presidente da Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume. Os 48 anos da UCS, completados recentemente, foram a pauta do programa, que também abordou o papel que a Instituição exerce na sociedade.
O reitor Evaldo Kuiava agradeceu a iniciativa da Rede Sul de Rádio, que possibilitou um contato direto entre os gestores da Instituição e os ouvintes da emissora, divulgando assim a missão, as diretrizes e as principais ações da Universidade de Caxias do Sul perante a sua comunidade. "Nos sentimos muito honrados em acolher a Rádio São Francisco em nossa Universidade. Nossa Instituição e a Rádio São Francisco têm muito em comum, pois estamos comprometidos com a formação integral das pessoas".
Durante uma hora, os convidados puderam aprofundar os aspectos que diferenciam uma Universidade das demais instituições de ensino superior, explicando que, além do ensino de graduação, que reúne cerca de 30 mil alunos, a Universidade de Caxias do Sul mantém programas de pós-graduação stricto sensu, com 14 mestrados e seis doutorados, e Núcleos de Pesquisa e de Inovação, de onde provêm novos conhecimentos e ideias que irão gerar o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural a ser disponibilizado para a comunidade. Os gestores aproveitaram para esclarecer sobre a recente conquista que foi o reconhecimento, pelo Governo Federal, das universidades comunitárias como Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), que, entre outras mudanças, permite que a Universidade concorra a editais públicos. "A Universidade é um universo complexo. Ela faz ensino, faz pesquisa e faz extensão. Uma universidade comunitária é essencialmente extensionista. Nossa função não é somente preparar bons profissionais, mas é também oferecer assessorias, colocando o conhecimento aqui produzido a serviço da sociedade". A afirmação do professor Paviani foi completada pelo reitor: "todos os recursos obtidos pela Universidade são reinvestidos na Instituição e essa é uma característica forte de uma universidade comunitária". Por sua vez, o presidente do Conselho Diretor da FUCS destacou, como mais um diferencial da Universidade, poder dispor do Hospital Geral de Caxias do Sul nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, especialmente na área da Saúde.
Os programas de concessão de bolsas, entre eles o ProUni; o financiamento estudantil; as ações de apoio ao estudante durante a sua trajetória acadêmica; e as parcerias que a Universidade mantém com organizações civis e o setor público também estiveram na pauta do Programa, que tem alcance em várias cidades da região de abrangência da Universidade de Caxias do Sul.
Ao final, o reitor enfatizou a importância de programas como esse, que visam ampliar o grau de informação da comunidade sobre as entidades e instituições que atuam para promover o desenvolvimento da região.