Universidade de Caxias do Sul
Uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).

Informes da Reitoria

MARÇO 2016 Clique nas imagens para ampliá-las.

Professora Fernanda Maria Francischini Schmitz assume a direção do Campus Universitário de Farroupilha.

A partir desta sexta-feira, dia 1º de abril, a professora Fernanda Maria Francischini Schmitz assume a direção do Campus Universitário de Farroupilha, em substituição ao professor Celso Ferrarini, responsável pela Coordenadoria de Serviços, órgão que integra a estrutura da pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. A professora Fernanda Maria Francischini Schmitz continua na direção do Centro de Ciências Jurídicas. As portarias, dispensando o professor Celso Ferrarini do cargo de diretor do Campus e designando a professora Maria Fernanda, foram assinadas pelo reitor Evaldo Kuiava nesta quinta-feira, dia 31 de março

Ao se despedir do cargo que ocupou por 5 anos, o professor Celso Ferrarini enfatizou a forma positiva como se deu o processo de transição. "Minha indicação para a direção da unidade de Farroupilha se deu por vários motivos, sendo um deles, aquele que considero o principal, minha ligação com a comunidade farroupilhense, visto que também atuei como diretor da Escola Técnica que a Universidade mantinha nesse município desde o ano de 2001. Fico muito feliz pelo tempo que estive à frente desse Campus e pela possibilidade de representar a UCS nessa comunidade e fico feliz também pela forma respeitosa e planejada pela qual se deu a transição com a professora Fernanda, a quem desejo todo o sucesso nesse novo desafio".

Publicado em 31/03/2016 | Foto: Claudia Velho

UCS e PACE University discutem possibilidades de atuação conjunta.

Em visita à Universidade nesta terça-feira, dia 29 de março, o professor David N. Cassuto, da PACE University School of Law, participou de encontro com o reitor Evaldo Kuiava, onde se discutiu, juntamente com professores do Centro de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Direito, a possibilidade de ações conjuntas entre as duas instituições, especialmente na área do Direito Ambiental, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

Além da mobilidade acadêmica entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Direito, discutiu-se a possibilidade de realização de projeto de pesquisa em conjunto, assim como cursos e eventos de extensão entre as duas instituições. O professor David Cassutto também foi convidado pelo coordenador do Mestrado em Direito, professor Adir Ubaldo Rech, para participar do corpo visitante do Programa, assim que o acordo de cooperação bilateral estiver em vigor.

Publicado em 31/03/2016 | Foto: Claudia Velho

Carlos Bernardo Skliar, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, fala sobre a convivência e diversidade na aula inaugural do Doutorado em Educação.

Aprovado pela CAPES no final de 2015, o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação iniciou suas atividades no dia 23 de março com aula inaugural que teve a participação do professor Carlos Bernardo Skliar, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. Em sua conferência para estudantes e professores do Programa, o professor Skliar falou sobre a Epistemologia para a convivência e a diversidade.

A coordenadora do Programa, professora Terciane Ângela Luchese, explica que Skliar, "mais do que pensar a essência dos conceitos e das palavras, convidou os presentes a dialogar, a conviver para pensar o que é que há em tudo o que vivemos, numa educação outra, numa escola outra, em que diferença, alteridade, diversidade e experiência são pensadas com outras sensibilidades. De modo provocativo para o pensar, Skliar convidou-nos a olhar, a escutar com abertura o que vivemos, os processos educativos que valoramos, os modos e os sentidos que a escola produz e que ressoam no tempo. Com afeto, para afetar, Skliar nos sensibiliza para pensar para além do visto, do pensado, do dito. Entrelaçando a literatura, a filosofia, e a educação, Skliar generosamente partilhou saberes e provocou desejos que inspiram a pesquisa em educação por outros territórios epistemológicos".

Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, o reitor Evaldo Kuiava participou da aula inaugural e deu as boas-vindas ao conferencista.

Publicado em 29/03/2016 | Fotos: Letícia Cancellier / Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade participa da formação da Rede Municipal de Promoção de Igualdade Racial.

O reitor Evaldo Kuiava participou na manhã de hoje (28), na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, da cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para a formação da Rede Municipal de Promoção de Igualdade Racial, uma iniciativa do poder público municipal que tem o apoio de diversas entidades representativas da comunidade caxiense. Participaram da cerimônia: o prefeito Alceu Barbosa Velho, a primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, o vice-prefeito Antonio Feldmann, o Chefe de Gabinete Agenor Basso, o secretário municipal da Segurança Pública e Proteção Social em Exercício, José Francisco Barden da Rosa e demais secretários municipais, o titular da Coordenadoria da Igualdade Racial, Diógenes de Oliveira Brasil, o presidente da Câmara de Vereadores, Edi Carlos Pereira de Souza e demais vereadores, a defensora pública Letícia Ana Basso, o diretor da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Adriano Pistori, a presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra (COMUNE), Maria Geneci Silveira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Irani Lima, a titular da Delegacia para a Mulher, Carla Zanetti, e representantes da União das Associações de Bairros (UAB), 4ª Coordenadoria Regional de Ensino, Coletivo de Negros Empregados dos Correios (CONCOR), Templo Africano de Oxum e Ogum Reino dos Orixás, Grupo de Capoeira Conquistador da Liberdade, demais convidados e integrantes da Rede.

A Rede Municipal de Promoção de Igualdade Racial é formada por membros da Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social - Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (articulador da Rede), Secretaria da Saúde, Fundação de Assistência Social (FAS), COMUNE, CODECA, CONCOR, Templo Africano de Oxum e Ogum Reino dos Orixás, 4ª CRE, Grupo de Capoeira Conquistador da Liberdade, Fundação Universidade de Caxias do Sul, FSG, Delegacia para Mulher e UAB. Com o protocolo de intenções estas instituições de comprometem a propor, articular e executar as ações de apoio à promoção da igualdade racial no município.

Publicado em 28/03/2016 | Foto: Ícaro de Campos

Reitoria recepciona novos funcionários.

O primeiro encontro do ano da atividade "Dialogando com o Reitor", realizado na manhã de hoje (22), pelo Gabinete do Reitor em parceria com a Diretoria Administrativa e Financeira, reuniu cerca de 60 novos funcionários e aqueles promovidos por meio do recrutamento interno.

A atividade, que visa alinhar as diretrizes estratégicas da Instituição e promover o acolhimento dos colaboradores da UCS, objetiva, também, envolver todos na tarefa da Educação. Os funcionários que iniciaram o trabalho na UCS em novembro de 2015 e nos meses de fevereiro e março deste ano - inclusive das outras unidades universitárias - foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava, pelo chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech, pelo diretor Administrativo e Financeiro Cesar Augusto Bernardi, e pelo gerente de Recursos Humanos Nilton Kleber Nicolodi.

Em sua fala, o reitor explicou o que significa atuar em uma universidade comunitária como a UCS, destacando que todos os recursos financeiros arrecadados são investidos na qualificação das suas ações e aconselhou os colaboradores a sempre buscar o aprimoramento de suas competências e valorizar o trabalho em equipe.

Publicado em 22/03/2016 | Foto: Claudia Velho

Presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial fala a gestores e pesquisadores sobre propriedade intelectual, gestão da inovação e desenvolvimento.

Em visita a Caxias do Sul, onde participou da reunião-almoço da CIC-Caxias do Sul, e à Universidade, onde conversou com a Reitoria e participou de encontro com pesquisadores e coordenadores de programas de pós-graduação, o professor Luiz Otávio Pimentel, presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), apresentou algumas estratégias envolvendo as universidades e as empresas para fazer avançar as políticas de inovação e a transferência de tecnologia, gerando recursos para a pesquisa que se realiza dentro das universidades. Como exemplo de boas associações entre universidade e setor empresarial, ele citou a Universidade da Carolina do Norte (UNC-Chapel Hill) e a Universidade Federal de Santa Catarina. Sobre a atuação da UCS nesse sentido, ele destacou a participação dos pesquisadores da UCS que, associados com a Embrapa (Uva e Vinho e Clima Temperado), ofereceram as condições para que o INPI concedesse a várias associações de produtores de vinhos finos e espumantes da Serra Gaúcha o Registro de Indicação Geográfica, instrumento que, além de contribuir para "organizar os produtores", alavanca um setor importante da economia regional.

Entre as estratégias que podem fortalecer as políticas de inovação dentro da Universidade, Pimentel destacou: alianças estratégicas; cooperação com terceiros; compartilhamento e permissão de uso de laboratório e infraestrutura; transferência e licenciamento de tecnologias; prestação de serviços; retribuição pecuniária a pesquisadores; bolsa de estímulo à inovação; titularidade e participação nos resultados de exploração; cessão de direitos, participação do pesquisador em resultados econômicos; confidencialidade; licença sem remuneração para o pesquisador para dedicar-se a seu próprio negócio; estímulo a inventor independente; atividades de ensino relacionadas à inovação; planejamento jurídico para vincular os acordos público-privado.

Professor licenciado da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Otávio Pimentel assumiu a presidência do INPI em julho de 2015 e, no momento, trabalha para descentralizar a atuação do Instituto, que tem todo o seu corpo técnico e administrativo sediado no Rio de Janeiro. "Temos planos de enviar entre 100 e 150 pessoas para doze estados brasileiros. Isso vai melhorar a nossa relação com o setor tecnológico e com as empresas".

Durante o encontro, o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, destacou a criação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS para fazer a aproximação entre a Universidade e o setor empresarial. "O mercado está enxergando a importância da pesquisa que se faz na Universidade, precisamos empacotar parte desse conhecimento, de forma que ele possa ser utilizado pelas empresas, gerando os recursos necessários para manter as atividades de pesquisa na Universidade".

Publicado em 21/03/2016 | Fotos: Claudia Velho

Reitoria promove confraternização com funcionários.

Nesta sexta-feira, dia 18, foi realizado, no Galpão Crioulo do campus-sede, a primeira edição do Almoço de Confraternização com a Reitoria, iniciativa que visa à aproximação da instância administrativa da Universidade com as equipes que trabalham nas diversas estruturas da UCS. O encontro inicial contou com a presença de funcionários do Centro de Ciências Sociais (CCSO), do Centro de Ciências Jurídicas (CCJU), do Centro de Artes e Arquitetura (CEAA) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG).

Da Reitoria, participaram o reitor Evaldo Antonio Kuiava; o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli; o pró-Reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, e o Chefe de Gabinete, Gelson Rech.

O reitor Kuiava destacou que o almoço é o primeiro de uma série de eventos que serão realizados no decorrer do ano para contemplar todos os funcionários. "Essa confraternização tem a intenção de unir ainda mais os funcionários e também de aproximá-los da Reitoria", explicou. O professor Gelson Rech também destacou o momento de integração e valorizou a importância de incentivar a proximidade entre colegas de trabalho, que a iniciativa visa contemplar, qualificando as relações e resultados da Universidade.

Publicado em 18/03/2016 | Foto: Claudia Velho

Reitor participa da aula de início de semestre do curso de Direito do Campus Universitário de Farroupilha.

O reitor Evaldo Kuiava participou na noite desta quarta-feira (16) da aula de início de semestre do curso de Direito do Campus Universitário de Farroupilha. Estudantes e professores assistiram à palestra do delegado de Polícia da DEFREC de Caxias do Sul, Mário Antônio Mombach Jaworoski, que falou sobre "Audiência de Custódia".

O reitor falou na sessão de abertura e antecipou a alunos e professores que, a partir de 1º de abril, a professora Fernanda Maria Francischini Schmitz, diretora do Centro de Ciências Jurídicas, assumirá a direção do Campus Universitário de Farroupilha, em substituição ao professor Celso Ferrarini, responsável pela Coordenadoria de Serviços, órgão que faz parte da estrutura da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

Publicado em 17/03/2016

Prefeitura de São Sebastião do Caí divulga, na UCS, a 20ª Festa da Bergamota.

O reitor Evaldo Kuiava recebeu, na manhã de hoje, a visita do prefeito de São Sebastião do Caí, sr. Darci José Lauermann, que também é presidente da 20ª Festa da Bergamota que se realizará, de 20 de maio a 5 de junho de 2016. Ele estava acompanhado pela rainha, Aline Schneider, e aproveitou a reunião para convidar a Reitoria para participar da Festa, que irá mostrar as riquezas do município, com uma exposição de citrus e flores, de móveis antigos e de produtos da agroindústria local.

Publicado em 16/03/2016 | Foto: Claudia Velho

Universidade comprometida com a Justiça Restaurativa e a Construção da Paz.

A Universidade de Caxias do Sul é uma das parceiras do Programa Voluntário da Paz, lançado esta manhã (14) durante evento realizado no Campus-Sede. Participam do Programa, 24 instituições parceiras que assinaram um Protocolo de Cooperação Interinstitucional com o objetivo de ampliar as práticas de Justiça Restaurativa e de Construção da Paz nas políticas públicas e nas comunidades de Caxias do Sul, atuando efetivamente para a formação de facilitadores de práticas restaurativas e promotores da Cultura da Paz.

A desjudicialização do tratamento de conflitos e a adoção da Justiça Restaurativa na prevenção e no enfrentamento da violência e da criminalidade é uma recomendação da Organização das Nações Unidas e faz parte das disposições vigentes na Legislação Federal Brasileira. Também norteia políticas municipais e estaduais voltadas para aperfeiçoar o Sistema de Justiça Brasileiro, incorporando a pedagogia social na promoção da Cultura da Paz e do Diálogo. No Rio Grande do Sul, dez anos depois da introdução oficial da Justiça Restaurativa no Sistema de Justiça Brasileiro, o Programa Justiça Restaurativa para o Século 21 estimula a criação de uma Rede de Comitês Comunitários de Pacificação Restaurativa, mediante o envolvimento e participação de servidores das diversas políticas públicas, entidades e voluntários da sociedade civil e movimentos comunitários.



Conforme o Protocolo de Cooperação Interinstitucional, as 24 instituições parceiras, entre elas a Universidade de Caxias do Sul, atuarão conjuntamente, dentro das suas atribuições específicas. Entre as propostas, está previsto para novembro deste ano a capacitação gratuita de 1 mil voluntários de pacificação de conflitos. Eles serão formados, cadastrados e supervisionados tecnicamente pelo Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul e certificados pela Universidade. Após o processo formativo que compreende os conceitos básicos da Justiça Restaurativa, eles passarão a integrar o corpo de voluntários do Programa Caxias da Paz e a Rede de Pacificação Social, programa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social.

Dentro das suas atribuições, a UCS irá disponibilizar o espaço físico e a estrutura acadêmica para a formação dos voluntários, atuando também na pesquisa de monitoramento e avaliação, no desenvolvimento de atividades formativas complementares e na orientação técnica dos processos formativos.

Publicado em 14/03/2016 | Foto: Claudia Velho

Lançado Serviço de Apoio para Acadêmicos da Área da Saúde.

Na noite desta sexta-feira, dia 11, foi apresentado oficialmente, no Salão de Atos da Reitoria, o Serviço de Apoio para Acadêmicos da Área da Saúde (SAAS). Participaram o professor Marcelo Rossato, pró-reitor Acadêmico, e o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Dagoberto Vanoni de Godoy, além de demais professores ligados ao Centro e acadêmicos da área da Saúde.

O professor Asdrubal Falavigna, coordenador do curso de Medicina, falou sobre a estrutura do Serviço, desenvolvido para os estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos da área da Saúde. A iniciativa conta com um núcleo de mentores, formado por professores do curso de Medicina, devidamente capacitados em serviços de apoio a estudantes das áreas da saúde, especialistas na área de Psiquiatria, Psicologia e Serviço Social. [Saiba mais]

O pró-reitor Marcelo Rossato afirmou que o SAAS tem o desafio de qualificar ainda mais a formação oferecida pela Universidade aos profissionais da área da Saúde.

Publicado em 14/03/2016

Pós-Graduação: UCS e Universidade do Algarve realizam Conferência Internacional de Turismo e História

O reitor Evaldo Kuiava participou na manhã desta quinta-feira (10) da cerimônia de abertura da 2ª Conferência Internacional de Turismo e História, uma promoção conjunta entre a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da UCS. A conferência, que prossegue nesta sexta-feira (11), também marcou o início das atividades de 2016 do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade.

Como envolve pesquisadores estudantes e profissionais de países distintos, as atividades estão sendo realizada por videoconferência. O tema central da Conferência gira em torno da relação entre Turismo e História com enfoque no uso turístico do patrimônio cultural (tangível e intangível) dos países pertencentes ao espaço ibero-americano, com particular destaque ao patrimônio cultural classificado pela UNESCO como "Patrimônio Mundial".

Publicado em 11/03/2016 | Fotos: Claudia Velho

Reitor participa da cerimônia de posse da diretoria da Associação Gaúcha de História da Medicina.

Na terça-feira, dia 8, o reitor Evaldo Kuiava participou da assembleia de posse da nova diretoria da Associação Gaúcha de História da Medicina (AGHM), para o período 2016-2018. Foram eleitos para a presidência Carlos Ritter e para a vice-presidência, Maria Helena Itaqui Lopes.

No evento, realizado no Salão de Atos do Bloco A, ocorreu o lançamento do livro "Episódios da História da Medicina", uma coletânea de temas abordados no último Congresso da Associação Gaúcha de História da Medicina, que terá sua próxima edição nos dias 6 e 7 de outubro deste ano, em Caxias do Sul.

Faz parte dos planos da Associação lançar, ainda em 2017, um livro sobre a História da Medicina em Caxias do Sul. Em fase de pesquisa, a obra integrará as comemorações do aniversário de 50 anos do curso de Medicina da UCS.

Publicado em 11/03/2016 | Foto: Claudia Velho

Em visita à Universidade, Nuccio Ordine faz conferência sobre "a utilidade dos saberes inúteis".

Evento teve a participação dos professores Luiz Carlos Bombassaro, tradutor da obra de Ordine no Brasil e membro do Conselho Editorial da EDUCS, Jayme Paviani e do reitor Evaldo Kuiava.

Uma plateia interessada nas questões filosóficas da contemporaneidade participou, na noite desta terça-feira, 8 de março, da palestra do filósofo italiano Nuccio Ordine, sobre "A utilidade dos saberes inúteis". No Brasil para divulgar "A utilidade do inútil", sua mais recente obra que já é um best seller na Europa e tem tradução em 15 idiomas, Ordine apresenta uma reflexão sobre a lógica utilitarista e o culto à posse em detrimento dos valores fundamentais da pessoa.

Professor de literatura italiana na Universidade de Calábria, com atuação em diversas universidades e institutos de pesquisa nos Estados Unidos e na Europa, Ordine conhece bem o universo acadêmico e defendeu que não se deve buscar uma universidade apenas para conquistar um diploma, mas que a Universidade deve ser uma oportunidade para que os estudantes possam tornar-se pessoas melhores. Ele também lamentou a adoção do modelo empresarial por escolas e universidades, porque "o saber e o ensino são uma forma de negação do pressuposto básico de toda transação comercial".

Crítico da tendência generalizada, em todo o mundo, de considerar útil apenas o conhecimento que produz lucro, Ordine declarou-se otimista, já que sempre encontrou entre seus alunos uma adesão aos valores que defende. "A boa escola não é feita pelos computadores nem pela internet, mas por bons professores com uma dedicação, um esforço especial para estudar. A paixão dos estudantes por estudar está diretamente ligada à paixão que os professores têm por ensinar. Se os professores ensinarem com paixão, os alunos reagirão com a mesma paixão".

Antes da palestra, Ordine foi recebido no Gabinete do Reitor.

Publicado em 09/03/2016 | Fotos: Claudia Velho

Palestras sobre alimentação saudável e imagem pessoal para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Uma iniciativa conjunta do Setor de Recursos Humanos e do Setor de Comunicação proporcionou a cerca de 80 funcionárias da Universidade uma forma diferente de celebração do Dia Internacional da Mulher. Durante duas horas de pausa em suas atividades de rotina, elas ouviram as coordenadoras do curso de Nutrição, Karina G. Mendes, e do curso de Estética e Cosmética, Cristine Boone Costanzi, sobre temas que interessam ao universo feminino: alimentação saudável, saúde, beleza e bem-estar. Acadêmicas do curso de Estética e Cosmética também participaram do encontro com a demonstração de alguns procedimentos na área.

O encontro, realizado na tarde desta terça-feira, dia 8, teve a presença na sessão de abertura do diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, que parabenizou as organizadoras pela iniciativa e, em nome da Reitoria, cumprimentou todas as funcionárias pela passagem da data comemorativa.



Publicado em 09/03/2016 | Fotos: Claudia Velho

ENCONTROS COM A REITORIA PARA DISCUTIR RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES E LIDERANÇA

Público-Alvo: gestores acadêmicos

A Reitoria prosseguiu na manhã desta terça-feira, 8 de março, com a agenda de encontros com os gestores para apresentar os resultados das avaliações, interna e externa, e discutir questões relacionadas à liderança e gestão de pessoas. O encontro de hoje foi direcionado para os gestores acadêmicos - coordenadores de cursos e diretores de unidade e repetiu a programação de segunda-feira. O pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, apresentaram as diretrizes de suas respectivas áreas.

Publicado em 08/03/2016

Público-Alvo: gestores e profissionais administrativos.

Participação do Coro Juvenil do Moinho e dos Médicos do Sorriso colaborou para descontrair o ambiente e atrair o participante para os temas em discussão.

Esta semana se inicia com encontros entre a Reitoria e os gestores da Instituição que dão continuidade às discussões voltadas para analisar e aperfeiçoar os procedimentos internos e as relações de trabalho no âmbito da gestão universitária e acadêmica. Dois pontos específicos estão sendo destacados: os resultados de avaliações e o tema da liderança.

Conforme o chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, a Reitoria definiu três objetivos para os encontros desta semana: ampliar as informações e os resultados obtidos pelas duas pesquisas (Organizacional Interna e Externa de Opinião) realizadas em 2015; convocar a todos para a execução de planos de ação como respostas e soluções às demandas, dentro das áreas de competência de cada um; e refletir sobre a liderança, visto que "os problemas e as soluções passam pela liderança".

O encontro da manhã de hoje foi com gestores e profissionais administrativos, que ouviram o professor Marcos Casa, da Comissão Própria de Avaliação, discorrer sobre os resultados da Pesquisa Externa de Opinião e dos principais pontos que podem ser trabalhados para ajustar a percepção da comunidade externa ao desempenho da Universidade, através de novas estratégias de comunicação.

Por sua vez, o reitor Evaldo Kuiava apresentou os principais resultados da Pesquisa Organizacional Interna, apontando a necessidade de rever práticas e procedimentos que aumentem o nível de satisfação interna e os índices de produtividade.

Para finalizar a atividade, o professor Ricardo Ruzzarin, diretor da Resolution Soluções de Valor, falou sobre Gestão da Liderança, abordando temas como: manipulação versus inspiração e como encontrar propósito em tudo o que se faz.

Publicado em 07/03/2016 | Fotos: Claudia Velho

Encontro entre a Reitoria, DCE, DAs e DREs.

No sábado, 5 de março, pela manhã, realizou-se no Campus-Sede, o primeiro encontro do ano entre a Reitoria e os representantes do Diretório Central de Estudantes, dos diretórios Acadêmicos e do Diretório Regional de Estudantes. Na pauta, o alinhamento entre as diretrizes institucionais e o novo modelo de repasse de recursos às entidades de representação estudantil. Após a reunião, conduzida pelo pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, houve um almoço no Galpão Crioulo, que contou com a participação do reitor Evaldo Kuiava.


Publicado em 07/03/2016 | Fotos: Shayane Matana

Convênios com Câmaras de Dirigentes Lojistas viabilizam cursos de extensão em Farroupilha e Flores da Cunha.

Universidade firmou, na manhã deste sábado, 5 de março, acordos com as Câmaras de Dirigentes Lojistas dos municípios de Farroupilha e Flores da Cunha. Egressos da UCS terão 10% de desconto sobre o valor das mensalidades.

O reitor Evaldo Kuiava e os presidentes das CDLs de Flores da Cunha e de Farroupilha, respectivamente, Márcio Dotti Rech e Jones João Paviani, assinaram, na manhã deste sábado, no estande da UCS na Festa da Uva, convênios que possibilitarão a oferta de cursos de extensão para associados das entidades e para a comunidade em geral.

A Coordenadoria de Extensão ficará responsável pela elaboração e realização dos cursos e as CDLs disponibilizarão a estrutura física para as aulas, que deverão ocorrer na sede das entidades. Egressos da UCS de ambos os municípios terão 10% de desconto sobre o valor das mensalidades. Os convênios terão a vigência de dois anos. O reitor Evaldo Kuiava explicou que, com estas novas parcerias, a Universidade assume o desafio de atender às demandas educacionais da comunidade de forma ainda mais efetiva. [ Leia mais. ]

Publicado em 05/03/2016 | Foto: Claudia Velho

Pós-Graduação Lato Sensu: UCS e Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul firmam convênio para a realização de cursos presenciais e a distância.

A Universidade de Caxias do Sul e a Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul firmaram, na tarde desta sexta-feira, dia 4, no estande da UCS na Festa da Uva, parceria visando à realização de cursos de especialização na área do Direito, nas modalidades presenciais e ensino a distância. O convênio prevê a realização de cursos de especialização em Direito Previdenciário, em Direito Público, em Direito Tributário e em Direito Processual Civil. As aulas serão ministradas na sede da Escola da AJUFERGS?ESMAFE, em Porto Alegre e transmitidas via internet.

A parceria foi formalizada pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo presidente da AJUFEGS, Fábio Vitório Mattiello, na presença do representante da OAB-Subseção Caxias do Sul Lucas Thimmig Diel; do diretor da ESMAFE Gerson Godinho da Costa; do pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato; da diretora do Centro de Ciências Jurídicas Fernanda Schmitz; dos professores do curso de Direito da UCS, Ivan Tomasi, Gilson Almeida e Edson Marques; da coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu Juliana Luchesi; e do coordenador da AJUFERGS/ESMAFE, Marcelo Scheimer.

Publicado em 04/03/2016 | Foto: Claudia Velho

UCS e SEBRAE renovam parceria para o Projeto Negócio a Negócio.

A Universidade de Caxias do Sul e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (SEBRAE) assinaram na tarde desta sexta-feira (4), no estande da UCS na Festa da Uva, convênio de cooperação técnica e financeira para a execução do Projeto Negócio a Negócio, desenvolvido pelo SEBRAE em parceria com instituições de ensino superior de todo o Estado. O projeto oferece atendimentos em gestão empresarial para microempresas com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil e possibilita aos estudantes participantes o reforço dos conteúdos acadêmicos e o conhecimento da realidade da microempresa no Estado.

O reitor Evaldo Kuiava destacou a formação para o empreendedorismo oferecida pelos cursos da Universidade. "Precisamos de inovação e a Universidade tem se preocupado em colaborar com a sociedade. Criamos o Programa de Empreendedorismo nos cursos de graduação para que nossos alunos possam criar algo inovador. Contamos com a Incubadora Tecnológica, que tem recebido novas empresas. E estamos gratos com a parceria formalizada, há anos, com o SEBRAE". [Saiba mais]

Publicado em 04/03/2016 | Foto: Claudia Velho

Prefeito Claiton Gonçalves e autoridades municipais de Farroupilha participam de encontro com a Reitoria.

O reitor Evaldo Kuiava e o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrosio Luiz Bonalume, receberam, na manhã desta quarta-feira, dia 2 de março, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, e uma comitiva de autoridades do município, entre elas, o secretário de Gestão e Governo, Francis Cesar Dobner; o procurador geral do Município, Valdecir Pedro Fontanella; o secretário de Planejamento, Deivid Argenta; e o chefe de Gabinete, José Adamolli. O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, o chefe de Gabinete Gelson Leonardo Rech, o coordenador da Assessoria de Planejamento e Orçamento, Roberto Vitorio Boniatti, e o diretor do Campus Universitário de Farroupilha, Celso Ferrarini também participaram do encontro.

O encontro faz parte das ações de interação entre a Reitoria e as entidades representativas das comunidades da região de abrangência da Universidade. Além da apresentação das diretrizes do Planejamento Estratégico e das principais ações para 2016, foi apresentado o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - TecnoUCS, inaugurado em 2015, que tem como finalidade articular o setor empresarial e o poder público no empreendimento de ideias e projetos com base no conhecimento científico e tecnológico.

O prefeito Claiton Gonçalves manifestou o interesse do município de Farroupilha em ser contemplado com as ações do TecnoUCS. Ficou combinado que será enviada pelo Gabinete do Prefeito uma proposta nesse sentido para apreciação do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul.

Publicado em 02/03/2016 | Foto: Claudia Velho