O vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli participou,na manhã de ontem (27), em Porto Alegre, de uma reunião entre os reitores das universidades comunitárias gaúchas e o governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, com o objetivo de discutir as necessidades regionais e o papel das universidades nesse contexto.
Os representantes das universidades se colocaram à disposição do governo do Estado para contribuir na articulação de ações alicerçadas na capacidade científica e tecnológica instalada nos campi universitários e destacaram a importância da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) para a comunidade acadêmica e científica do Estado.
A UCS e a Universidad Autónoma del Estado de México renovaram o acordo existente desde 2010 com o objetivo de por em prática a colaboração didática, científica e cultural entre as duas instituições. Na manhã desta sexta-feira, 28, o reitor Evaldo Kuiava recebeu o diretor geral do Instituto de Ciências Agropecuárias e Rurais da universidade mexicana, professor Eufêmio Gabino Nava Bernal, para a renovação do acordo de cooperação.
Entre as diversas possibilidades que o acordo prevê está a dupla diplomação em cursos de graduação, mestrado e doutorado, o desenvolvimento conjunto de projetos e pesquisas, intercâmbios de professores, pesquisadores, acadêmicos e gestores. A ideia é expandir o acordo em diversas áreas, a partir da elaboração de projetos conjuntos. O professor Eurico de Oliveira Santos, doutor em Ciências Agropecuárias e Recursos Naturais pela Universidad Autónoma del Estado de México, acompanhou o professor Eufêmio, que foi seu orientador naquela instituição. A professora Ana Lúcia Buogo, coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, também participou do encontro na Reitoria
A Universid Autónoma del Estado de México é a maior instituição universitária no estado do México, com mais de 70 mil alunos em seu campus central, localizado na capital do estado de Toluca. Formalizado como uma universidade sob o nome UAEM em 1956, a instituição tem as suas raízes em 1828 com a fundação Instituto Literario del Estado de México.
O reitor Evado Kuiava participou na noite de quinta-feira, dia 27, do lançamento do livro "Manual de Ética - Questões de ética teórica e aplicada". Ele integra o grupo de 37 autores de 20 Instituições de Ensino Superior que colaboraram no projeto de construir "um compêndio destinado à apresentação dos subsídios oferecidos pela cultura filosófica para análise de questões éticas, assim como para orientação de juízos práticos, decisões e condutas em que tais questões estejam envolvidas". Nascido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, o "Manual de Ética", foi organizado pelo professor João Carlos Brum Torres, coordenador do Programa, e foi publicado com recursos do BNDES.
"Este livro insere o nosso Programa de Pós-Graduação em Filosofia, a nossa Universidade e a nossa Editora no cenário nacional da produção e divulgação do conhecimento", comemorou o reitor que é mestre e doutor em Filosofia. Ele também destacou a decisão de distribuir o livro nas escolas, "porque isso irá contribuir para uma formação mais sólida no campo do desenvolvimento humano", concluiu." [Saiba mais]
A terceira edição do Programa Câmara Encanta, realizada na noite da última quinta-feira (27), firmou a parceria, na área cultural, entre a Universidade e a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O evento, com a participação da Orquestra Sinfônica, do Coro da UCS e dos solistas convidados Maicon Cassânego (tenor) e Juliano Barreto (barítono), sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, levou centenas de pessoas ao estacionamento localizado em frente à Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
O reitor Evaldo Kuiava prestigiou o evento e enfatizou a satisfação em ter o Legislativo caxiense parceiro nesta área. Ele também convidou a comunidade para prestigiar, no dia 18 de dezembro, às 20 horas, no Centro Cívico da Cidade Universitária, o "Natal em Família na UCS".
"Aproximar a comunidade caxiense do Legislativo é um dos objetivos do Programa Câmara Encanta", segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Toigo que também destacou a importância da parceria com a UCS na área cultural, ressaltando o trabalho do maestro Manfredo Schmiedt frente à Orquestra Sinfônica da UCS.
O concerto foi transmitido ao vivo pelo Canal 16 da NET e será reprisado em diferentes horários pela TV Câmara.
O reitor Evaldo Antonio Kuiava e o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli, participaram do 1º Seminário de Ciência e Tecnologia da Região da Serra, realizado nos dias 25 e 26 de novembro, na Casa das Artes de Bento Gonçalves.
A UCS foi uma das promotoras do evento, que teve como objetivo promover o intercâmbio entre empresários, estudantes, profissionais e instituições que geram pesquisa. O encontro buscou fomentar estratégias de inovação para os setores moveleiro, metalmecânico, automotivo, plástico e setor primário da economia da região da Serra Gaúcha.
Dentre outras atividades, o reitor teve participações na abertura e no painel "Produção de Conhecimento: Ações Institucionais em Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Regional". Já o vice-reitor mediou o grupo de trabalho referente ao Setor Industrial, que abordou "A Ciência e Tecnologia na Região, na Visão do Setor: Demandas, Gargalos e Desafios".
Ao final, ficou previamente definido que o Campos Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI) deverá sediar a próxima edição do Seminário, em 2015.
O reitor Evaldo Kuiava recebeu, na manhã desta quarta-feira (26), a coordenadora dos Circolos Trentinos do Rio Grande do Sul, Elizete Bertolo, e de Caxias do Sul, professora Ana Alberti, que vieram apresentar à Reitoria, o sr. Césare Ciolla, consultor da Associazone Trentino nel Mondo; o engenheiro Luigi Balestra, presidente da Activa Servizi & Ambiente, empresa italiana da área ambiental; e Beatrice Esposito, da Università di Trento. Durante o encontro discutiu-se a possibilidade de parcerias na área da mobilidade acadêmica com as instituições italianas representadas pelos visitantes.
O Circolo Trentino é uma entidade autônoma criada com a finalidade de estreitar os laços entre os descendentes trentinos e sul-tiroleses que vivem no Brasil, através de iniciativas socioculturais que visam manter os vínculos com as Províncias Autônomas de Trento e de Bolzano (Regione Autonoma Trentino-Südtirol) da Itália.
O reitor Evaldo Kuiava estava acompanhado pelo chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech.
O reitor Evaldo Kuiava e o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (25), com o Conselho do Centro de Ciências Humanas e Educação. O encontro faz parte da agenda da Reitoria e tem como finalidade ouvir os gestores das unidades no sentido de recolher avaliações e compartilhar orientações que subsidiem o Planejamento Estratégico para 2015. Os encontros com as demais unidades prosseguem até meados de dezembro.
Ao participar, na manhã de ontem (24) da conferência de abertura do 3º Fórum de Integração de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade e do Programa de Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/UniRitter; e do Fórum de Pesquisa do Centro de Ciências Humanas e Educação (CCHE), o reitor Evaldo Kuiava destacou a importância do desenvolvimento da Pesquisa na Universidade de Caxias do Sul e dos investimentos necessários para que, cada vez mais, a Instituição se fortaleça nessa área. Ele também destacou o aspecto multidisciplinar da pesquisa, "uma tendência mundial entre as universidades".
A estudante do Programa de Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/UniRitter, Juliana Rossa, participa dos eventos do CCHE, que se estendem até o dia 28 de novembro. Jornalista, com Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade, Juliana escolheu para estudar no seu doutorado um tema atual e multidisciplinar: "Imigrantes senegaleses em Caxias do Sul/RS: discursos que re-velam". Ela considera que esse tipo de evento proporciona a troca de conhecimentos entre os estudantes dos diferentes programas de pós-graduação e uma interação entre os colegas de graduação e pós-graduação. "Assim, ficamos sabendo o que os nossos colegas estão produzindo e de que forma nossos projetos de pesquisa se inter-relacionam ou até se complementam", explica a estudante de doutorado.
No dia 21 de novembro, às 18h30, no Centro de Convivência, realizou-se a solenidade de posse da nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes da UCS - Gestão 2015. Em eleição realizada na semana anterior, a chapa 1 "Para Mudar Mais" se reelegeu com 70,4% dos votos.
O reitor Evaldo Kuiava participou da cerimônia de posse e, na sua fala, enfatizou a coragem dos estudantes em participar de uma reeleição, parabenizando o grupo reeleito pela atitude.
O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli, participa, até sexta-feira (21), do 25º Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP) na cidade de Águas de Lindóia, no estado de São Paulo.
O encontro, de 19 a 21 de novembro, é organizado pelo Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP) e reúne pró-reitores de instituições públicas e privadas de todo o país, para discussão das políticas nacionais de pesquisa e pós-graduação, além da pesquisa colaborativa Universidade-Empresa e Universidade-Governo. O encontro conta ainda com a participação de autoridades, como o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clélio Campolina Diniz, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Guimarães.
O chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech, e o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, receberam na manhã desta quarta-feira (19) uma comitiva de representantes da empresa italiana Umana S.p.A. O grupo está em Caxias do Sul para conhecer empresas do setor metalmecânico e mostrou-se interessado em conhecer a Universidade pela importância do seu papel no desenvolvimento regional. Durante a visita à Universidade, eles estavam acompanhados pelo diretor executivo do SIMECS, sr. Odacir Conte, e pelo assessor de comunicação, Moacir Brehn. Participaram do encontro na Reitoria: Maria Raffaella Caprioglio, presidente da Umana Italia; Francesco Egini, delegado para Relações Exteriores no Brasil; Giancarlo Scodellari, diretor de Vendas Umana na Italia; Nicola Girotti, da área comercial Italia e Brasil; Federica Biondi, da área comercial Italia; Cristian Guriato, administrador da Umana Brasil; Lorenzo Maggio, coordenador da Missão; e Maria Grazia Lazzarin.
Com sede em Veneza, a UMANA S.p.A tem mais de 120 filiais espalhadas no território italiano e está no Brasil desde 2006, com matriz na cidade de Recife, Pernambuco. A UMANA Brasil atua com: assessoria e consultoria em Recursos Humanos; trabalho temporário (Lei nº 6.019/74); terceirização de mão-de-obra especializada; recrutamento e seleção; treinamento e capacitação empresarial; marketing promocional.
O site do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) deu destaque à viagem de estudos dos gestores das universidades comunitárias que participam, em instituições da Espanha e do Reino Unido, de atividades do Módulo Internacional do MBA em Gestão do Ensino Superior, curso do COMUNG, coordenado pela UCS. [ Leia aqui. ]
Até 18 de novembro, um grupo de gestores da Universidade participa de atividades do Módulo Internacional do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, do qual participam gestores de doze instituições de ensino do Rio Grande do Sul. Na sua segunda edição, o MBA desenvolvido pela UCS em parceria com o COMUNG tem como principal finalidade oportunizar um programa permanente de qualificação e de capacitação na área de gestão universitária para as lideranças e gestores das instituições comunitárias gaúchas. A coordenação é do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, professor José Carlos Köche.
A primeira parte da programação realiza-se na Espanha, onde o grupo visitará quatro universidades. Nesta segunda-feira (10), eles participam de atividades na Universidade de Deusto, onde conhecem o "Modelo Deusto de Formação: Planificação Docente de Competência". Na terça-feira, eles estarão na Universidade de Mondragon, onde serão recebidos na Faculdade Empresarial, no Centro de Pesquisa em Gestão e na Escola Politécnica Superior para tratar de temas relacionados à economia social e ao cooperativismo e conhecer o "Modelo de pesquisa orientado para a transferência de tecnologia". Na quinta-feira (13), eles estarão na Universidade Miguel Hernández, onde irão conhecer os resultados do "Programa de gestão da qualidade" e os resultados obtidos pela Universidade nas suas relações com o setor empresarial. Na sexta-feira (14), eles visitam a última instituição espanhola da programação. Na Universidade de Alicante, eles serão recebidos pela vice-reitora de Pesquisa, desenvolvimento e Inovação, Amparo Navarro Farre, e irão conhecer as áreas de excelência em pesquisa e transferência de tecnologia e saber como funciona o Observatório Virtual de Transferência de Tecnologia.
Na segunda-feira, dia 17, eles iniciam as atividades na cidade de Londres onde visitam a Universidade de Warwick e o Instituto de Educação da Universidade de Londres. Nas duas instituições, a agenda de encontros abordará a internacionalização das instituições de ensino superior.
Pela UCS, integram o grupo: o reitor Evaldo Kuiava; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Carlos Köche; o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato; a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Ana Lúcia Buogo; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Terciane Ângela Luchese; e o gerente Financeiro Adalmir Borges Antunes. O grupo retorna à Universidade na quinta-feira (20).
"Em nome da UCS, somos gratos a vocês. Quero parabenizá-los pela escolha de serem profissionais da educação". Assim, o reitor da Universidade, professor Evaldo Antonio Kuiava, se dirigiu aos professores e funcionários da Instituição na homenagem prestada na última sexta-feira, dia 7 de novembro, na solenidade de Outorga da Medalha do Mérito Jubileu de Prata e da Medalha do Mérito Universitário aos professores e funcionários que completaram, respectivamente, 25 e 15 anos de atividades na Instituição. [Saiba mais]
O professor Miguel Armando Garrido, da Universidad Tecnológica Nacional, da cidade argentina de Resistencia, visita a Universidade nesta sexta-feira, dia 7. Pela manhã, ele foi recebido pelo reitor Evaldo Kuiava e durante a tarde visita o Instituto de Saneamento Ambiental e a Biblioteca Central. Em suas atividades na UCS o professor Garrido foi acompanhado por Nei Alexandre Rech, da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais.
Grande admirador da Universidade de Caxias do Sul, o professor Garrido é um estudioso da Cultura da Paz e durante a visita teve a oportunidade de conversar sobre o tema com o professor Paulo Cesar Nodari, do Mestrado em Filosofia.
O vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli acompanhou os acadêmicos Akira Fornari Otaki, do curso de Engenharia de Produção, e Bianca Batista Serafim, do curso de Ciências Econômicas, na manhã desta sexta-feira (7) na cerimônia de premiação do Programa Fórmula Santander, realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Selecionados em um processo do qual participaram estudantes de 45 instituições - pela UCS, 469 acadêmicos participaram do processo seletivo -, Akira e Bianca foram contemplados com bolsas no valor de cinco mil euros para cursar o primeiro semestre de 2015 (fevereiro a julho) em uma das instituições de Ensino Superior conveniadas com o Santander e com a UCS. Akira irá para a Espanha, onde estudará na Universidad Politécnica de Valência, e Bianca para a Universidade do Porto, em Portugal.
Durante o dia de hoje (6), a equipe da Reitoria e os assessores de Planejamento e Orçamento estão reunidos no Centro Diocesano de Formação Pastoral, em Caxias do Sul, para dar continuidade às discussões sobre o Planejamento Estratégico da Instituição para 2015. As ações de avaliação e planejamento são um processo contínuo e fazem parte da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional.
O professor Fabiano Larentis é coordenador do curso de Comércio Internacional do Campus Universitário da Região dos Vinhedos e docente do Programa de Pós-Graduação em Administração. Recentemente, ele participou, na UCS, de um curso de Especialização em Gestão Universitária e escolheu como tema para seu Trabalho de Conclusão de Curso a regionalização da Universidade de Caxias do Sul, processo que se iniciou nos anos de 1990.
Nesta terça-feira, juntamente com o professor José Carlos Köche, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e um dos realizadores do processo de regionalização da UCS, ele visitou o reitor Evaldo Kuiava para apresentar os resultados de suas pesquisas. "Meu trabalho teve por objetivo avaliar como a regionalização da UCS é colocada em prática. Participaram da pesquisa 273 professores e funcionários da UCS. Identificou-se, em relação a isso, que 59% dos respondentes tem ao menos um contato semanal com pessoas de outras unidades e, 49% deles estiveram, a trabalho, em outra unidade, nos últimos 12 meses", explica o professor Larentis.
O vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli está em Goiânia para participar de eventos da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias(ABRUC) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Na segunda-feira, dia 3, ele integrou o grupo de representantes de 60 instituições da 28ª Assembleia Geral Extraordinária da ABRUC, onde se discutiram as pautas relacionadas ao cenário da Educação Superior pós-eleições e da nova regulação das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES). A Assembleia também prestou homenagem ao presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Gilberto Gonçalves Garcia.
Em seguida, teve início o 3º Fórum de Reitores e a 85ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) que, entre outros temas, abordou "As políticas de internacionalização para a Educação Superior Brasileira", com a participação do ministro da Educação, José Henrique Paim. Os dois eventos realizam-se na PUC-Goiás.
Na foto, o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli e os demais representantes da ABRUC.
Representantes do Banco Mundial e da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) estiveram na Universidade na segunda-feira (3) para acompanhar "Projeto Biorrefinaria", que se desenvolve no Centro de Ciências Exatas e das Tecnologias. Eles visitaram os laboratórios de Polímeros (LPOL) e de Energia e Bioprocessos (LEBio), onde ocorrem as atividades do projeto e conversaram com os pesquisadores. Após o encontro com os pesquisadores, a comitiva foi recebida pelo reitor Evaldo Kuiava.
O reitor agradeceu o apoio da entidade internacional e da Secretaria, destacando que a pesquisa e os programas de pós-graduação estão entre as prioridades de sua gestão, como meio para que a Universidade atinja a excelência. No final da reunião, os técnicos do Banco Mundial ressaltaram a estrutura da Universidade, em especial dos laboratórios. Eles destacaram ainda a participação de estudantes no desenvolvimento de pesquisas e também as parcerias mantidas com o setor produtivo na região.
Na UCS, o Banco Mundial financia a pesquisa "O Conceito de uma biorrefinaria aplicado a uma propriedade rural", coordenado pelo professor Marcelo Godinho, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias. A pesquisa analisa a viabilidade de produção de combustíveis renováveis a partir de plantas como o capim-elefante e o nabo forrageiro. Conforme o professor Ademir J. Zattera, coordenador do Programa, o projeto envolve uma equipe multidisciplinar nas da Agronomia, Biologia, Engenharia Química, Polímeros e Engenharia Mecânica.
Até quarta-feira, a UCS sedia o V Encontro Caxiense para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica e Sustentável e a III Reunião Sul-brasileira sobre Agricultura Sustentável. O encontro, na Cidade Universitária, reúne agricultores, estudantes, pesquisadores, professores, extensionistas, técnicos, representantes de entidades de assistência técnica rural, ONGs e comunidade, todos envolvidos de alguma maneira na construção da agroecologia.
O evento é uma parceira entre a Universidade, a Secretaria do meio Ambiente de Caxias do Sul (SEMMA), o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Tem como finalidade discutir e refletir sobre os modelos alternativos existentes no manejo do solo e no controle de doenças e pragas, além da ética e sustentabilidade social e ambiental.
A abertura, realizada na manhã desta segunda-feira (3), teve a participação do pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato.