A transformação do Núcleo Universitário de Nova Prata em Campus Universitário de Nova Prata (CPRA), ocorrida em solenidade na noite desta terça-feira (24), confirmou a importância da unidade universitária como propulsora de desenvolvimento na região, por meio do ensino. O ato oficial de transformação ocorreu no auditório do CPRA, na presença de representantes da comunidade de Nova Prata e região.
O professor Mario Coser, diretor do Campus Universitário de Nova Prata, reforçou que a presença do polo universitário em Nova Prata, desde meados dos anos 1990, provocou uma transformação visível a nível regional. Ao elencar a estrutura de ensino oferecida no Campus, afirmou que a produção de conhecimento contribui para o desenvolvimento econômico e social dos municípios do entorno atendidos pela Universidade. Nesse ponto, mencionou a busca de parcerias com empresas de tecnologia, que está em andamento. O diretor também aproveitou para anunciar a instalação no Campus, em março de 2016, do Programa UCS Sênior.
Em sua fala, o reitor da Universidade Evaldo Kuiava frisou que a transformação do Núcleo em Campus corresponde aos anseios daquela comunidade, que, segundo ele, ainda nos anos 1990 abraçou a Instituição. "O status de Campus demonstra também que queremos estar mais próximos da comunidade acadêmica de Nova Prata, aplicando melhorias em infraestrutura e no fomento à qualidade do ensino", destacou.
O reitor Evaldo Kuiava recebeu na manhã de sexta-feira, 20 de novembro, uma comitiva de 40 italianos da cidade de Cornedo Vicentino. O grupo veio a Caxias do Sul a convite do presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Raul Anselmo Randon (seu avô é natural desse município), e estava liderado pelo prefeito de Cornedo Vicentino, Martino Angiolo Montagna e a primeira-dama Iva Nicoletti.
Após serem recebidos no Salão de Atos da Reitoria, a comitiva realizou um tour pelo Campus-Sede. Conheceram o Instituto de Medicina do Esporte e Ciências Aplicadas ao Movimento Humano, especialmente o laboratório de Análise Biomecânica do Movimento Humano, criado, em junho de 2012, com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com apoio das Empresas Randon, de Caxias do Sul. Na época, foram investidos R$ 290 mil com equipamentos como o sistema Vicon MX de captura 3D, com sete câmeras, duas plataformas de força e um aparelho de eletromiografia wireless Noraxon. Esses equipamentos permitem que sejam obtidas informações detalhadas sobre as características biomecânicas do movimento, com alto grau de precisão.
Em sua visita à Universidade, a comitiva italiana teve a companhia de Raul Randon, de sua esposa Nilva Randon e de sua filha Marien Helena Randon Barbosa, presidente do Instituto Elisabetha Randon.
Desde cedo, o reitor Evaldo Kuiava e os demais integrantes da Reitoria da UCS acompanham a realização do concurso Vestibular de Verão 2016, que tem provas em unidades universitárias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e São Sebastião do Caí, com um total de oito mil candidatos inscritos.
O índice de abstenção do concurso, informado pela Coordenação-Geral de seleção e Orientação do Concurso Vestibular, ficou em 8%, foi considerado baixo e "demonstra a boa participação dos inscritos no processo seletivo".
O reitor Evaldo Kuiava e a diretora do Centro de Ciências Sociais, professora Maria Carolina Rosa Gullo, entregaram à comunidade universitária, na noite de ontem (17), o auditório do Bloco J totalmente reformado e mais três salas de aula.
O auditório, com capacidade para 200 pessoas, recebeu melhoramentos na acústica, na iluminação e no seu design interior, com a inclusão de sinalização de emergência, conforme prevê o plano de prevenção e proteção contra incêndio. As salas de aula (duas com capacidade para 60 alunos e uma com capacidade para 40) serão utilizadas pelos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Comércio Internacional, ou pelos demais cursos que integram o Centro.
Os professores, estudantes e convidados que prestigiaram a solenidade também participaram da primeira atividade realizada no novo auditório: o painel "Falando da Economia: conjuntura atual e perspectivas", conduzido pelos professores do curso de Ciências Econômicas, Cláudio Maximiliano Branchieri, Gilberto Dal Zotto e Reinaldo Boeira Duarte.
O reitor Evaldo Kuiava participou, na última sexta-feira, de evento comemorativo aos 30 anos da ADCE - Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas - Caxias do Sul, que culminou com a posse da nova diretoria para a gestão 2016, tendo como presidente, Gabriel Francisco Mognaga, e como vice, Juarez Fochesatto.
Durante a cerimônia foi entregue, pela 21ª vez, o título de Dirigente Cristão do Ano, que nesta edição foi destinado ao empresário Luceval Delazzeri, coordenador de projetos como "Tá na Mesa com a ADCE" e "Mão Amiga Gourmet". O título é concedido ao dirigente que comunga dos ideais contidos nos ensinamentos sociais cristãos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
A ADCE foi fundada em 1931, em Bruxelas, por um grupo de empresários que decidiu adotar os princípios cristãos como forma de desenvolvimento socioeconômico do homem, da empresa e da comunidade. Está presente em 22 países e em mais 21 com entidades correspondentes. Chegou ao Brasil em 1961 e está em sete estados: desde 1963, no Rio Grande do Sul, com cinco regionais da associação. A Regional de Caxias do Sul, conhecida como Regional da Serra, foi fundada em 18 de outubro de 1985.
Solenidade, na última sexta-feira, reuniu docentes com 25 e 15 anos de atividades na Instituição.
Ao som do Hino Universitário Internacional, "Gaudeamos Igitur", interpretado pela soprano Maristela Carneiro e pelo pianista Wagner Maciel, os professores com 25 e 15 anos de atividades na UCS foram recepcionados na noite da última sexta-feira (13). Tratava-se da 17ª edição da outorga do Mérito Jubileu de Prata e a 32ª edição do Mérito Universitário, que reuniu autoridades acadêmicas, representantes da comunidade acadêmica e familiares dos homenageados. A solenidade sintetizou o reconhecimento que os gestores da Instituição têm a todos os professores que se engajaram no cotidiano da Universidade, contribuindo para o seu desenvolvimento e o cumprimento de sua missão institucional.
Ao parabenizar os docentes pela escolha de serem profissionais de educação, o reitor Evaldo Kuiava agradeceu a dedicação dada por cada um à UCS e citou o filósofo e pensador chinês Confúcio: "Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida". "Durante todo esse tempo, quantos caminhos foram criados e quantos foram deixados para trás. A vida é uma sucessão de escolhas e cada um encontrou o seu projeto de vida na UCS. Vocês fazem parte da Instituição e é possível sentir orgulho de estar presente na construção desta universidade". [Saiba mais]
O reitor Evaldo Kuiava prestigiou a premiação do 5º UCS Desafiando Estrelas, na noite de terça-feira, dia 10 de novembro, no Shopping San Pelegrino, em Caxias do Sul. A cerimônia contou ainda com a participação da diretora do Centro de Ciências Sociais, professora Maria Carolina Rosa Gullo, do coordenador do curso de Administração, professor Marco Aurelio Bertolazzi, da equipe organizadora do projeto, além de representantes dos patrocinadores e apoiadores da iniciativa.
O reitor fez ainda a entrega da premiação aos vencedores. Os integrantes da equipe ganhadora receberam uma bolsa de estudos de um semestre no programa UCS Línguas Estrangeiras.
Para o reitor, o projeto UCS Desafiando Estrelas aproxima teoria e prática, buscando maximizar o aprendizado dos participantes. "Teoria sem prática é vazia. Prática sem teoria é cega. Para uma formação completa, é preciso estudar os conceito e fazer deles experiências", destacou.
Durante o dia de hoje (11), no UCS Teatro, realiza-se o 2º Seminário "Meu Trabalho Está Me Enlouquecendo", que irá debater temas como depressão, estresse e Burnout no ambiente de trabalho. A proposta é sensibilizar as organizações públicas e privadas para o desenvolvimento e implementação de políticas de saúde mental do trabalhador. O seminário é uma promoção conjunta do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST/Serra) e do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.
A UCS Escola de Viagens foi lançada oficialmente neste sábado, dia 7, durante a 27ª edição do Festival de Turismo de Gramado, realizada entre os dias 5 e 8 de novembro no Serra Park - Centro de Feiras e Eventos de Gramado (RS).
Na coletiva de imprensa de lançamento, o professor Odacir Deonisio Graciolli, vice-reitor da Universidade e que também responde pela Pró-reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, ressaltou o foco da atual gestão da Universidade, que passa por alinhar conhecimento às necessidades do setor produtivo. Nesse sentido, citou, ainda, a colocação positiva na UCS no Ranking Universitário Folha 2015, principalmente nos quesitos Inovação e Pesquisa. "O mercado, cada vez mais, demanda pesquisas da Universidade. Nesse sentido, a UCS é um excelente ecossistema de conhecimento, atuante em diversas áreas", afirmou. [Saiba mais.]
Durante a realização da 27ª edição da Feira de Turismo de Gramado (Festuris), no Serra Park, que teve a presença da Universidade de Caxias do Sul em dois estandes - um no Salão de Tecnologia e outro no Espaço Gastronomia (com a Escola de Gastronomia da UCS e o curso de Tecnologia em Gastronomia) - o reitor Evaldo Kuiava integrou a comitiva que plantou a Árvore da Integração, um símbolo de integração sustentável entre países através do turismo.
Há sete anos o Festuris vem trabalhando em torno das práticas sustentáveis no Turismo e, neste ano, a Árvore da Integração concretiza uma ideia trazida pelo Fórum Ibero-Americano de Turismo. A árvore tem como vértice lançar um olhar sobre as boas iniciativas públicas de sustentabilidade, que têm contribuído para o desenvolvimento do Turismo em seus destinos. Neste ano, o projeto "Gramado de Bicicleta", idealizado por Tela Tomazeli, egressa do curso de Turismo no Campus Universitário da Região das Hortênsias, recebeu o Mérito Festuris Sustentabilidade.
A árvore plantada na sexta-feira à tarde (6) pelo reitor Evaldo Kuiava, pelo Senador Lasier Martins, pelo presidente da Associação Consular do Rio Grande do Sul e cônsul do Líbano Ricardo Malcon, pela presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) Magda Nassar, pelo presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR) Marco Ferraz, pelo cônsul da Argentina Carlos Baltazar e pelos presidentes da Festuris Eduardo Zorzanello - egresso do curso de Direito no Campus Universitário da Região das Hortênsias - e Marta Rossi, foi uma araucária, que além de sua robustez, significa a continuidade, pois a gralha sobrevoa o solo e planta o pinhão que no futuro gerará novos frutos.
Os candidatos a presidente e vice-presidente das três chapas que concorrem à direção do Diretório Central de Estudantes - Gestão 2015-2016 estiveram reunidos com a Reitoria, nesta quinta-feira, dia 5, juntamente com os membros da Comissão Eleitoral (composta exclusivamente por alunos). Além de se apresentarem, eles informaram sobre as datas e os prazos do pleito, já comunicados aos estudantes por e-mail. As eleições ocorrem entre 24 e 26 de novembro em todas as unidades universitárias.
Participaram do encontro, o reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, o diretor Administrativo e Financeiro César Bernardi, e os representantes da Coordenadoria de Relações Universitárias, Lucas Caregnato e Katariny Goularte dos Anjos. O reitor
destacou a importância do movimento estudantil na busca da excelência acadêmica e na ampliação dos canais de diálogo entre Universidade e os estudantes. E o pró-reitor Acadêmico afirmou que a representação estudantil contribui para a formação cidadã dos acadêmicos. Estiveram presentes:
Comissão Eleitoral - Lucas Alievi, Paulo Inda e Robson Guimarães.
Chapa 1 - Democratiza UCS - Otniel Alves Borges e Tuani Angeli.
Chapa 2 - O novo pede passagem - Henrique Lisboa, Natali Di Domenico e Yuri Martins.
Chapa 3 - Renovação por um novo DCE - Michel Pillonetto, Eduardo Ferreira Julianote e Bruno Rodrigues.
O reitor Evaldo Kuiava deu as boas-vindas aos participantes da Audiência Pública convocada pelo Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos do Uso dos Agrotóxicos, realizada na tarde desta quarta-feira (4) no UCS Teatro, com o objetivo de informar, coletar dados, debater e propor encaminhamentos sobre o impacto do uso de agrotóxicos na saúde humana, no meio ambiente e na segurança alimentar dos consumidores.
A médica e doutora em Epidemiologia, Neice Müller Xavier Faria, discorreu sobre o tema da Audiência para o público presente, representantes de órgãos públicos, associações civis, estabelecimentos de saúde, instituições de ensino, e movimentos sociais organizados de mais de 50 municípios da região que se inscreveram para participar através de edital publicado pelo Fórum. Os resultados do encontro serão divulgados no Portal do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.