O reitor Evaldo Kuiava e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) Rodrigo Marques Lorenzoni assinaram, na manhã de hoje (28), convênio com a finalidade de mútua cooperação técnico e científica, visando à implantação da unidade médico-veterinária universitária em atendimento às exigências e às determinações relativas à profissão. O CRMV irá contribuir com consultoria técnica na implementação da unidade médico-veterinário prevista pela UCS.
O projeto do Centro Especializado em Diagnóstico e Tratamento Veterinário (que contempla o Hospital Veterinário) foi apresentado ao presidente do Conselho Regional, que manifestou-se impressionado com a estrutura.
Participaram da solenidade de assinatura do convênio, além do reitor Kuiava, do presidente do CRVM, Rodrigo Marques Lorenzoni e do pró-reitor Acadêmico Marcelo Rossato, o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli; o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi; a coordenadora do curso de Medicina Veterinária Marcele Sousa Vilanova; e uma representante do Diretório Acadêmico do curso.
A Associação dos Docentes da UCS (ADUCS) realizou no domingo passado (25) um almoço de confraternização entre os seus associados e suas famílias para comemorar o Dia do Professor. O reitor Evaldo Kuiava, na foto com os diretores da ADUCS, prestigiou o evento, que reuniu cerca de 400 participantes no restaurante Tulipa.
A atividade "Dialogando com o Reitor", realizada pelo Gabinete do Reitor, pela Diretoria Administrativa e Financeira e pela Gerência de Recursos Humanos, aconteceu na manhã desta terça-feira (27), para mais um grupo de 35 novos funcionários e para aqueles que recentemente foram promovidos internamente.
O evento, que visa alinhar as diretrizes estratégicas da Instituição e promover o acolhimento dos colaboradores da UCS, contou com a presença do reitor Evaldo Kuiava, do chefe de Gabinete Gelson Rech e do gerente de Recursos Humanos Nilton Nicolodi.
Ao apresentar um perfil da Instituição, o reitor Evaldo Kuiava enfatizou que a UCS está entre as melhores do país, exibindo os dados do ranking da Folha de São Paulo, em que a Universidade está na 40ª posição no país (entre 192), a 5ª entre as comunitárias e privadas (de 95) e a 2ª entre comunitárias e privadas no Rio Grande do Sul. E que, pela avaliação do MEC, com conceito 4, ela fica entre as 20 melhores universidades privadas do país.
Como dica, o reitor disse aos funcionários para colocarem qualidade em tudo que fizerem. "Quem faz a UCS no dia a dia são vocês. Todos nós temos um papel importante".
Parte dos integrantes do Coro Coro Juvenil do Moinho-UCS, juntamente com a sua diretora Cristiane Ferronato, esteve no Gabinete da Reitoria na quarta-feira, dia 21, onde foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava. Eles vieram agradecer ao apoio oferecido pela Universidade às atividades do Coro e fizeram uma breve apresentação do seu repertório que inclui músicas tradicionais brasileiras e do mundo, canções eruditas, populares e contemporâneas.
De 15 de outubro a 11 de novembro, a Reitoria realiza encontros com o DCE e os diretórios acadêmicos das unidades universitárias para ouvir as demandas dos estudantes. Nas fotos abaixo, detalhes das reuniões do dia 22, com os estudantes do centro de Ciências Humanas e da Educação, e do dia 23, com os estudantes do Centro de Ciências Jurídicas. Nesta quinta-feira (29), o encontro será com os representantes dos estudantes do Campus Universitário de Vacaria.
O reitor Evaldo Kuiava recebeu na tarde de hoje (22) três representantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, entidade criada em 1949 que atua para fomentar as relações econômicas bilaterais entre Brasil e Alemanha, "abrindo portas para a produção e os serviços de seus associados naquele importante mercado". Integravam a comitiva, o diretor-executivo, Valmor Kerber; a representante do setor Associativo e Transferência de Tecnologia, Aline Martins; e o estudante do MBA em Engenharia de Produção da UCS, André Ulian, contato daquela entidade. A coordenadora da Assessoria de Relações interinstitucionais e Internacionais, Fabíola Carla Sartor, acompanhou o encontro na Reitoria.
Eles apresentaram a entidade que representa cerca de 220 associados dos mais variados segmentos da indústria, comércio e serviços, em sua maioria empresas de capital e/ou know-how alemão instaladas no Rio Grande do Sul e companhias brasileiras com interesses na Alemanha e Europa. Após o encontro na Reitoria, eles fizeram uma visita ao Campus, guiada pelo funcionário Nei Alexandre Rech, da Assessoria de Relações interinstitucionais e Internacionais.
Consolidado entre a comunidade universitária e do município, a unidade da UCS em Farroupilha - com atividades que tiveram início em 1993 - foi transformada em Campus Universitário na noite da última quarta-feira (21), em solenidade realizada no auditório.
Na oportunidade, o reitor Evaldo Kuiava enfatizou que, "além de agregar valor à comunidade do município, a transformação em Campus é uma oportunidade de se apresentar melhorias. Todos os núcleos serão transformados em Campus, o que é positivo, pois estimula a permanência de estudantes em seus municípios".
A transformação do Núcleo em Campus, conforme a placa descerrada, "faz parte das propostas institucionais acadêmica e administrativa, visando o fortalecimento de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável desta região". [Saiba mais]
O reitor Evaldo Kuiava participou, na manhã desta quarta-feira (21), da sessão de abertura do 3º Seminário Regional: Mercados para Produtos da Agricultura Familiar, promovido pelo Corede Serra e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e a Emater, e o apoio do Instituto de Administração Municipal (IAM-UCS). O evento realiza-se durante o dia de hoje e reúne representantes de 32 municípios da região, com a finalidade de estimular o desenvolvimento da agricultura familiar regional, dinamizando a comercialização de seus produtos e acessando os diferentes mercados e fontes de recursos existentes.
Pela manhã, houve uma palestra sobre "As políticas do Estado do RS para a agricultura familiar", com o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto. O encontro prossegue durante a tarde, com a abordagem de vários temas, entre eles, "As perspectivas de compras de produtos da agricultura familiar pelo Governo Federal", conduzida por representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O professor doutor Germán Vargas-Guillén, da Universidad Pedagogica Nacional, e a professora doutora Teresa Arbeláez Cardona, da Universidad San Buenaventura, instituições situadas na cidade de Bogotá, passam esta semana no Campus-Sede para realização de atividades no Centro de Ciências Humanas e da Educação. Na segunda-feira, dia 19, a professora Tereza falou aos professores dos cursos de Licenciatura sobre "O diálogo fusão de horizontes - Para uma fundamentação gadameriana da Antropologia Pedagógica". Na quarta e quinta-feira, o professor Germán conduz o minicurso "Fenomenologia da ética, da individalização e de formação como transdução de informação", para acadêmicos dos programas de pós-graduação em Educação e em Filosofia.
Na tarde desta terça-feira (20), os dois professores e o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, professor Everaldo Cescon, foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava. A coordenadora da Assessoria de Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais, Fabíola Carla Sartori, também acompanhou a visita ao Gabinete do Reitor.
O reitor Evaldo Kuiava participou, no dia 16, na Universidade de Passo Fundo - Campus de Casca, da primeira reunião da nova diretoria do Consórcio das universidades comunitárias gaúchas (Comung). O reitor foi eleito, em 23 de setembro, secretário da entidade para a gestão 2015/2016.
Entre os temas abordados na reunião, a diretoria do Comung conversou sobre a possibilidade de oferta em rede de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EAD.
A próxima reunião da direção do Comung será no dia 18 de novembro em Porto Alegre.
A Universidade de Caxias do Sul, representada pelo reitor Evaldo Kuiava, e a empresa INOVA Sistemas Eletrônicos, representada pelo diretor Rudinei Suzin, firmaram, na tarde desta quarta-feira (14), um convênio de cooperação para execução do projeto "Laboratório de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Ágil de Novos Produtos para o Setor Eletroeletrônico da Serra Gaúcha", dentro do edital 001/2013 da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do RS, no âmbito do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos do RS.
Além do convênio, foi assinado também um termo de cessão de uso equipamentos previstos como parte da contrapartida da empresa dentro do Projeto. O Projeto Laboratório de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Ágil de Novos Produtos para o Setor Eletroeletrônico da Serra Gaúcha está alocado no Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, sob a coordenação do professor Carlos A. Costa. Tem como finalidade o apoio ao desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos e à realização de testes de interferência eletromagnética.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia é o anfitrião do 2º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do RS, que começou nesta manhã, no auditório Professor Jayme Paviani, no Bloco E. Com o tema "Problemas de ética teórica e aplicada", o encontro se estende até sexta-feira, dia 9.
O encontro começou com a mesa-redonda "A Ética das Virtudes: Clássica e Moderna", com a participação de professores da UCS e da PUC-RS.
"Um dos desafios que temos, como gestores, é ajudar os professores e funcionários a se prepararem para a aposentadoria, numa relação de respeito e de diálogo para com aqueles que estão se preparando para esse momento". Assim o reitor Evaldo Kuiava se manifestou ao grupo de cerca de 30 professores e funcionários da Instituição que participou de mais uma atividade do Programa de Preparação à Aposentadoria.
No encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (7), a professora Dra. Vânia Beatriz Merlotti Heredia, estudiosa do tema do envelhecimento, falou aos colegas, motivando uma reflexão individual sobre essa fase da vida. Os ex-professores da Universidade, Ivonne Assunta Corteletti e Sérgio José Rech, também participaram do encontro, relatando suas experiências pós-aposentadoria.
Presente à atividade, o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, enfatizou que o momento da aposentadoria deveria ser visto como uma reconquista da vida. "Precisamos sim nos preparar para também resgatar momentos para nos dedicarmos à família e a nós próprios".
Desde os anos 1990 a professora Vânia Heredia desenvolve pesquisas na área do envelhecimento e, durante o encontro desta manhã, procurou compartilhar com os colegas suas experiências nessa trajetória de estudos. Para ela, o termo velho não deveria nos incomodar, "pois não podemos mais falar em terceira idade, pois virá a quarta, a quinta idade. As pessoas podem envelhecer bem, mas é preciso uma preparação estratégica para a aposentadoria, enquanto ainda estamos na ativa". E salientou: "é preciso reconhecer o bem precioso de ter superado vários obstáculos para estarmos aqui, de ter chegado à velhice". Para ela, preparar a aposentadoria é: definir o seu objetivo de vida; desenvolver esse objetivo; e realizar o controle de seu cumprimento.
O diretor Administrativo e Financeiro da UCS, Cesar Augusto Bernardi, participou na noite desta terça-feira, dia 6, da cerimônia de abertura da 24 ª edição da Mercopar - Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que prossegue até sexta-feira, dia 9, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A Universidade participa com um estande, onde divulga seus laboratórios que realizam serviços tecnológicos, seus cursos de graduação e pós-graduação, e alguns de seus projetos de desenvolvimento de novas tecnologias, entre eles, a AutoHouse, empresa de automação residencial instalada na Incubadora Tecnológica, e o protótipo de uma aeronave cargueira controlada, elaborado por um grupo de estudantes dos cursos de engenharia no âmbito do projeto de Aerodesign.
Com cerca de 400 expositores, a Mercopar 2105 reúne empresas de todos os portes, especialmente micro, pequenas e médias, nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais.
Programa é uma parceria que envolve os professores e acadêmicos do Curso de Direito, vinculados ao NID Estudos e Práticas em Justiça Alternativa da UCS; a Defensoria Pública; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego; a Câmara de Dirigentes e Lojistas de Caxias de Caxias do Sul; a Câmara de Indústria e Comércio; o PROCON-Caxias do Sul; e o Instituto Brasileiro de Direito do Consumo.
O professor Sergio Augustin, do Centro de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Direito, apresentou na reunião-almoço da CIC-Caxias, nesta segunda-feira, dia 5, um novo programa de ação extensionista voltado para a reinserção social do consumidor superendividado e para a disseminação de orientações sobre o consumo consciente.
Trata-se do Programa de Combate ao Superendividamento do Consumidor em Caxias do Sul, que visa responder a uma realidade que se agrava em todo o país e que necessita de ações mais imediatas e eficazes, enquanto não se cria uma legislação específica sobre isso. O professor Sergio Augustin, que é juiz de Direito lotado no 2º Juizado da 4ª Vara Cível da Comarca de Caxias do Sul, explicou que as primeiras atividades do Programa vão estar focadas na qualifcação dos acadêmicos de Direito que irão integrar as equipes de trabalho e que em 2016 já se iniciarão as ações voltadas para a população do município de Caxias do Sul.
O reitor Evaldo Kuiava e a diretora do Centro de Ciências Jurídicas, professora Fernanda Maria Francischini Schmitz, acompanharam o professor Augustin no evento da CIC-Caxias. [ Leia mais ]
O reitor em exercício, Odacir Deonisio Graciooli, participou na tarde de sexta-feira, dia 2, da cerimônia de abertura da 31ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que ocorre até 18 de outubro na Praça Dante Alighieri, com o tema "Quando as ideias se encontram". Durante a cerimônia, o professor Odacir dividiu o Palco Central com autoridades locais e nacionais, entre elas, o prefeito Alceu Barbosa velho; o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Volnei Canônica; a coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Alexandra Baldisserotto; o vice-prefeito Antonio Feldmann, e a secretária da Cultura, Rubia Frizzo.
Como nas edições anteriores, a Editora da Universidade (EDUCS) mantém um estande na Feira para a divulgação e comercialização das suas publicações. No entanto, nesta edição, além do espaço da EDUCS, a Universidade também participará da Feira com um estande institucional, para divulgação dos seus programas, cursos e atividades, one funcionará um posto de inscrição do Vestibular de Verão 2016, com preço especial da taxa de inscrição.
Durante a sua missão acadêmica na Itália, além da participação na Jornada de Estudos sobre Filosofia Clínica, no Instituto Packter, o reitor Evaldo Kuiava visitou, na cidade Florença, La Scuola Cucina Lorenzo de' Medici, instituição que tem uma tradição de 40 anos na divulgação da gastronomia italiana. Na escola, ele conversou com estudantes brasileiros e tratou sobre possíveis parcerias entre a renomada escola italiana e a Universidade de Caxias do Sul. Nesta segunda-feira, dia 5, o reitor retorna à Universidade.
Visitação aos ambientes acadêmicos e participação em atividades experimentais fazem parte da programação do evento, que se realiza até sábado e para o qual são esperados mais de 6 mil estudantes de ensino médio.
O reitor em exercício, Odacir Deonisio Graciolli, e o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, estiveram na manhã desta quinta-feira, dia 1º, no Centro de Convivência do Campus-Sede onde estão sendo recepcionados os estudantes e professores de escolas de ensino médio de Caxias do sul e região que vêm conhecer a Universidade e participar de ações recreativas e culturais do 3º UCS Portas Abertas.
Neste primeiro dia de atividades, as colegas Lara Spanivello, Alessandra Levinski, Raíssa Camelo, e Eduarda Nespolo, da Escola Estadual São Rafael, de Flores da Cunha, estavam entre os milhares de estudantes que vieram conhecer a UCS e obter informações sobre os cursos de graduação e as possibilidades de formação em um curso de educação superior. "Antes estava pensando em fazer vestibular para Publicidade. Agora, indo nas salas, falando com os professores, são tantas opções que tenho que parar para respirar. Fiquei encantada com tanta coisa interessante", destacou Lara, ao sair do Centro de Teledifusão Educativa (Cetel) onde conheceu os laboratórios de televisão, rádio, fotografia e informática dos cursos da área de Comunicação Social.
Para Alessandra e Raíssa, a sensação de "aconchego" despertada pelos ambientes da Pedagogia, repletos de equipamentos e recursos para atividades educativas infantis, impressionou. "Vim pensando em fazer Fisioterapia, mas agora tenho interesse em Pedagogia também", pontuou Alessandra, com a expectativa reforçada em conhecer, em seguida, os laboratórios da área da Saúde. "A gente vai se apaixonando, a cada espaço que visita, e fica se perguntando 'Meu Deus, o que eu faço da minha vida agora?'", brincou Raíssa, encarando com humor a dúvida natural sobre o momento de escolha profissional.
Decidida pelo Direito (mas já "apaixonada pela Publicidade" por causa da presença na oficina do curso), Eduarda chamou a atenção para a importância de participar do Portas Abertas mesmo tendo a definição de carreira ? como promotora ou delegada ? encaminhada. "É bom conhecer as outras áreas, porque na jurídica vou trabalhar com todas. E, mais à frente, posso querer fazer mais um curso", justifica, constituindo um discurso que ilustra a visão de futuro que vai mobilizar, ao todo, mais de 6 mil jovens de 113 escolas e 85 municípios, de hoje até sábado, atraídos pelo 3º UCS Portas Abertas.