Universidade de Caxias do Sul
Uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).

Informes da Reitoria

SETEMBRO 2015 Clique nas imagens para ampliá-las.

Acordo com o Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, viabiliza a oferta de estágios para acadêmicos da área da Saúde.

Estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia terão, a partir do próximo período letivo, mais uma opção para o cumprimento de estágios obrigatórios e não-obrigatórios da graduação. Na tarde desta quarta-feira, dia 30, a Universidade e o Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, firmaram acordo de cooperação estabelecendo condições para a preparação dos acadêmicos naquela instituição de saúde. O documento foi assinado pelo reitor em exercício, Odacir Deonisio Graciolli, e pelo presidente da entidade hospitalar, Oneide Barbieri.
[ Saiba mais.]

Publicado em 30/09/2015 | Foto: Claudia Velho

Na Itália, reitor Evaldo Kuiava participa de Jornada de Estudos sobre Filosofia Clínica.

O reitor Evaldo Kuiava encontra-se em missão acadêmica na Itália, onde participa da Jornada de Estudos Uma Conversação entre a Ética dos Evangelhos e a Filosofia Clínica, que é realizada, de 21 de setembro a 4 de outubro, pelo reconhecido Instituto Packter, idealizador da Filosofia Clínica. A jornada é uma parceria entre o Instituto Packter, a Universidade de Caxias do Sul (RS), a Faculdade Católica de Anápolis (GO) e a Faculdade Sedac (Studium Eclesiástico - MT).

A participação do reitor na Jornada faz parte das ações da Universidade voltadas para sua internacionalização no âmbito da pesquisa e da pós-graduação. No evento, o reitor, que é docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, ministrou, no dia 25 de setembro, o curso "Ética da Alteridade", tema que faz parte da linha de pesquisa em que atua.

Durante sua estadia na Itália, o reitor também irá à cidade de Florença, onde visitará duas escolas de Gastronomia, nas quais estudam egressos da UCS, para tratar de possíveis parcerias com a Universidade.

Publicado em 28/09/2015

Solidariedade: Universidade apoia evento do Projeto Mão Amiga e comunidade universitária prestigia.

Os gestores literalmente colocaram a "mão na massa" ao participar das atividades da "cozinha da UCS", no jantar de sábado à noite, no restaurante Tulipa no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva, em prol do Projeto Mão Amiga. Denominado, Mão Amiga Gourmet, o jantar reuniu 14 cozinhas voluntárias, com pratos específicos e 56 empresas parceiras. Entre elas, destacava-se o cardápio à base de bacalhau da "cozinha da UCS", que teve a participação do vice-reitor, Odacir Graciolli, do pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, do diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Augusto Bernardi, e dos chefs da Escola de Gastronomia da UCS, Mauro Cingolani e Franco Gioelli.

A renda obtida no jantar será revertida para as 1,2 mil crianças do Mão Amiga, projeto social dos Capuchinhos, criado em 2009, com a finalidade de encaminhar crianças carentes, de zero a seis anos, que não conseguem vaga no ensino gratuito, para escolas particulares. O projeto garante o pagamento de metade da mensalidade e a outra metade é paga pelos pais, que são encaminhados ao mercado de trabalho e incentivados a manter-se em atividade. A Universidade de Caxias do Sul é apoiadora do Projeto e colabora na realização das ações voltadas para o levantamento de recursos que garantam o cumprimento de suas finalidades sociais.

O jantar, por adesão e ingressos a 120 reais, teve a participação de professores, funcionários e gestores da UCS, que, juntamente com seus familiares e amigos, se engajaram em uma ação que reuniu centenas de pessoas, todas solidárias ao propósito de garantir a crianças em situação de vulnerabilidade social o acesso à educação.

Publicado em 28/09/2015 | Fotos: Acervo pessoal

Reitor Evaldo Kuiava integra a Gestão 2015/2016 do Comung.

Participação da UCS na gestão do Comung traz maiores responsabilidades quanto aos novos desafios que se apresentam para as quinze universidades gaúchas que fazem parte do Consórcio.

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou nesta quarta-feira, dia 23, a eleição para a Gestão 2015/2016. O reitor da UCS, Evaldo Kuiava, passa a integrar, no cargo de secretário, a equipe liderada pelo professor Martinho Luís Kelm, da Unijuí, eleito presidente da entidade. A última vez em que um reitor da UCS participou da direção do Comung, foi na gestão 2004/2005, com o professor Luiz Antônio Rizzon no cargo de 2º vice-presidente. A atual equipe diretiva do Comung está assim constituída:

  • Martinho Luís Kelm (Unijuí) - Presidente.
  • José Carlos Carles de Souza (UPF) - Vice-Presidente.
  • Carmen Lucia de Lima Helfer (UNISC) - Vice-Presidente.
  • Evaldo Kuiava (UCS) - Secretário.
  • Lia Maria Herzer Quintana (URCAMP) - Tesoureira.

Também participam do Conselho Fiscal da entidade, os reitores Paulo Fossatti (UNILASALLE), no cargo de presidente, e Ney Lazzari (UNIVATES), no cargo de vice-presidente.

Comung inaugura sede em Porto Alegre
A eleição e a cerimônia de posse antecedeu a realização da 3ª edição do Fórum de Gestão e Inovação, que se realiza hoje (24) e amanhã (25) na PUCRS, em Porto Alegre, reunindo gestores, pesquisadores, professores universitários e demais interessados para discutir a gestão do ensino superior e as inovações necessárias ao ensino dentro e fora da sala de aula.

O vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli representou o reitor Evaldo Kuiava na cerimônia de posse da nova gestão (foto), que marcou também a inauguração da nova sede do Comung, na Avenida Ipiranga, 7464, sala 510, Bairro Jardim Botânico. O espaço - escritório e sala de reuniões - vai atender a uma antiga demanda das instituições que integram o Comung, no sentido de dispor de um local, na capital do estado, estruturado para acolher encontros de trabalho do Comung, especialmente de sua diretoria e do grupo de reitores.

Publicado em 23/09/2015 | Foto: Comung

Vice-reitor apresenta o Programa de Empreendedorismo e o StartUCS na CIC-Caxias do Sul.

O reitor Evaldo Kuiava, o pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, e os professores Enor Tonolli e Eloide Pavoni, responsáveis pelo Programa de Empreendedorismo da UCS, também participaram do evento.

O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli, ocupou um dos espaços de pronunciamento da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nesta segunda-feira, dia 21, para apresentar o StartUCS, ação de desenvolvimento de startups integrante do Programa de Empreendedorismo da Instituição, lançado oficialmente na última quinta-feira (17).

Destacando a missão da UCS de promover formação de excelência através do conhecimento, o pró-reitor explicou que o StartUCS irá agregar valor às pesquisas desenvolvidas na universidade, dando suporte para que se transformem em empreendimentos de mercado. A possibilidade é reforçada pelo conjunto da estrutura oferecida pela instituição, que garante desde o acolhimento de projetos na Incubadora Tecnológica até o encaminhamento de registro de patentes. "Essas iniciativas estão reunidas no que chamamos de Ecossistema de Inovação, Pesquisa e Empreendedorismo, que agrega todas as atividades da Universidade de fomento ao desenvolvimento econômico, integrando pesquisa científica e tecnológica, negócios e relações com empresas e organizações governamentais no projeto do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, o TecnoUCS", explicou o vice-reitor.

Publicado em 22/09/2015 | Foto: Claudia Velho

Universidade lança Programa de Empreendedorismo e 1ª edição do StartUCS inicia atividades com quinze projetos aprovados.

Com foco no seu papel de indutora do desenvolvimento regional e nas diretrizes institucionais que têm como fins a excelência, a inovação e o desenvolvimento, a Universidade de Caxias do Sul lançou ontem, dia 17, seu Programa de Empreendedorismo, em evento que também marcou a inauguração do espaço físico do Programa (a sala 110 do Bloco 59, no Campus-Sede) e apresentou o StartUCS, programa de incentivo a startups cujas atividades se iniciam na segunda, dia 21, com os primeiros quinze projetos selecionados.

A solenidade contou com a participação do reitor Evaldo Kuiava, do vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, do pró-reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, do coordenador de Projetos Romeu Luiz Bertuol, do coordenador de Pesquisa, Mauricio Moura da Silveira, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Francisco Spiandorello, do empresário José Cipolla, e de professores e estudantes envolvidos nas ações de empreendedorismo. Na ocasião, o reitor Evaldo Kuiava destacou a consistência do investimento que a Universidade faz em pesquisa, o que favorece a inovação e do empreendedorismo, destacando o quanto isso oferece maturidade à instituição para tornar mais aplicável o conhecimento produzido por seus professores e estudantes. "Sabemos o que queremos: ser uma universidade inovadora, capaz de movimentar esse salto de qualidade. Ao destacar as pesquisas realizadas na Universidade, o reitor afirmou a maturidade da Instituição para implantar o seu Parque Tecnológico. "Agora, temos o desafio de transformar nossas pesquisas - Sim, temos pesquisas e patentes! - em empresas e negócios". [ Saiba mais.]

Publicado em: 18/09/2015 | Fotos: Claudia Velho

XXII Encontro de Jovens Pesquisadores e V Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia: a importância da pesquisa na formação acadêmica

Terminou na tarde desta quinta-feira (17) a 23ª edição do Encontro de jovens Pesquisadores e a 5ª Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia. Com 336 trabalhos inscritos, esses dois eventos são uma amostra das possibilidades de formação para a pesquisa que a Universidade oferece a seus estudantes de graduação. Com foco nas três grandes áreas do conhecimento (Ciências da Vida, Ciências Exata, e Ciências Humanas e Sociais) durante três dias os acadêmicos que desenvolvem atividades de iniciação científica nos projetos de pesquisa da Instituição se revezaram nas apresentações de seus trabalhos a bancas compostas por mestrandos e doutorandos dos programas de pós-graduação da Universidade.

> Veja quem foi destaque no XXII Encontro de Jovens Pesquisadores e na V Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.

Este ano, a coordenação dos eventos inovou na organização, e a programação foi por área do conhecimento, inclusive com a sessão de premiação. A cada dia, uma mesa-redonda proporcionou a discussão e reflexão sobre um grande tema de interesse geral dos estudantes e profissionais de cada área de conhecimento: a área das Ciências da Vida discutiu "As ações da Universidade quanto à sustentabilidade ambiental de Caxias do Sul e região"; a área das Ciências Exatas discutiu, com a participação de empresários e professores, o tema da "Pesquisa e inovação como fatores de competitividade"; e a área das Ciências Humanas e Sociais apresentou uma discussão sobre os "Contextos urbanos na contemporaneidade".

O reitor Evaldo Kuiava participou da sessão de encerramento dos eventos e parabenizou a todos, principalmente aos estudantes, pela realização dos eventos. Ele também destacou o avanço da Universidade no Ranking das Universidades Brasileiras, divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo esta semana. "Quem eleva esta instituição são vocês, alunos e professores que fazem avançar a pesquisa e os programas de pós-graduação. Temos o grande desafio de transformar a sala de aula em um laboratório de pesquisa contínua, que nos faça trilhar o caminho do conhecimento. O caminho é o conhecimento."

Publicado em: 17/09/2015 | Fotos: Claudia Velho

Acordo de Cooperação Técnica evidencia a importância da Educação em Direitos Humanos na formação acadêmica.

Ministro Pepe Vargas, titular da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, esteve na Universidade para participar da assinatura do acordo de cooperação técnica e de eventos culturais voltados para a divulgação e afirmação dos Direitos Humanos nas diferentes instâncias da sociedade.

O reitor Evaldo Kuiava e o ministro Pepe Vargas assinaram na tarde desta segunda-feira, dia 14, o Acordo de Cooperação Técnica entre a UCS e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O Acordo possibilitará a implementação de ações conjuntas que assegurem a inserção dos conhecimentos concernentes à educação em Direitos Humanos nos currículos da Universidade, mediante a realização de ações na área do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão. Após a solenidade, que teve a participação de autoridades acadêmicas e representantes de entidades sociais e políticas do município, foi aberta a exposição "A Ditadura Militar no Brasil 1964-1985: A Verdade da Repressão. A Memória da Resistência", que permanece no Centro de Convivência (Casa UCS) até o dia 22 de setembro. Após essa data, a exposição deverá circular no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e no Campus Universitário da Região das Hortênsias, em Canela.

"Hoje, o que se faz latente é o sentimento de orgulho desta Universidade em acordar com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República uma parceria de grande importância para o cumprimento de ações que contemplem uma pedagogia inclinada aos Direitos Humanos. Manifestamos, ainda, honradamente, nossos agradecimentos em receber a exposição A Ditadura Militar no Brasil 1964-1985: A Verdade da Repressão. A Memória da Resistência, que integra o Projeto Direito à Memória e à Verdade". Ao destacar a importância da celebração do Acordo, o reitor Evaldo Kuiava afirmou que, ao longo de sua trajetória, A Universidade vem realizando inúmeras ações voltadas para a valorização dos Direitos Humanos, na perspectiva de estabelecer um diálogo sobre a consciência da dignidade humana e a promoção de uma formação cidadã, pautada pela solidariedade, pela ética e pelo respeito às diversidades culturais.

Ao cumprimentar os presentes, o ministro Pepe Vargas falou do prazer de estar na Universidade de Caxias do Sul, "onde fiz a minha formação e iniciei a militância no movimento estudantil". Ele destacou o empenho da Secretaria para colocar a temática dos Direitos Humanos, de forma transversal, no cotidiano das universidades brasileiras. "É fundamental afirmar os Direitos Humanos entre as diferentes instâncias da sociedade. Apesar dos avanços da democracia brasileira, parcelas da população ainda sofrem com a violação dos Direitos Humanos e é preciso construir políticas públicas que garantam esses direitos para todos. O Acordo que assinamos hoje com a Universidade de Caxias do Sul é um compromisso de tentar cada vez mais e melhor construir a cultura do respeito mútuo, pois só assim teremos uma sociedade mais humana, mais segura, mais fraterna e mais democrática".

Sobre a exposição itinerante "A Ditadura Militar no Brasil 1964-1985: A Verdade da Repressão. A Memória da Resistência", o ministro afirmou que é preciso difundir a ideia de Memória e Verdade. "Se não temos a nossa memória sobre um período em que a ordem democrática foi quebrada e um presidente eleito pelo povo foi destituído, se não buscarmos a verdade sobre esse período, podemos repetir o que vivemos no passado. Ao mesmo tempo que afirmamos a ordem democrática e a livre manifestação também afirmamos que liberdade de expressão não envolve a defesa de ditaduras". O ministro também participou da abertura da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, no UCS Cinena, com a exibição do documentário "Que bom te ter viva", de Lúcia Murat, seguida de debate conduzido pela professora Eliane Xerri.

Universidade é destaque no Ranking 2015 do Jornal Folha de São Paulo.
O reitor aproveitou a solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Recursos Humanos da Presidência da República para anunciar o bom desempenho da UCS no Ranking das Universidades Brasileiras, divulgado nesta segunda-feira pelo Jornal A Folha de São Paulo. "É pelo desenvolvimento de ações como esta que,com muito orgulho, comunico a toda comunidade acadêmica que, nesta data, no Ranking Universitário da Folha, a UCS sobe a sua avaliação positiva, passando a ser a 5ª melhor universidade do Brasil entre as instituições privadas e comunitárias de Educação Superior, sendo, ainda, a 7ª em Pesquisa e a 2ª em Inovação; ocupando, em nosso Estado, o 2º lugar entre entre as universidades comunitárias e privadas".

Publicado em: 15/09/2015 | Fotos: Claudia Velho

Concerto da Quinta Sinfônica foi em homenagem aos 50 anos da CDL Caxias do Sul.

A Orquestra Sinfônica da Universidade, dentro da programação das Quintas Sinfônicas, realizou na noite de ontem (10) uma homenagem a uma importante instituição da cidade: a a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias), que este ano comemora 50 anos de atividades. O Concerto, realizado no UCS Teatro, teve a regência do maestro Tobias Volkmann, e na abertura, o reitor Evaldo Kuiava e a presidente da CDL Caxias, Analice Carrer, deram as boas-vindas ao público, destacando as parcerias que unem as duas entidades para a prestação de melhores serviços à comunidade caxiense.

O antigo Clube de Diretores Lojistas foi fundado com a missão de unir a classe lojista e defender seus interesses; representar, informar e apoiar com qualidade seus associados, promover seu constante desenvolvimento e oferecer serviços e convênios de utilidade, como o SPC Brasil. Atualmente, a CDL Caxias reúne mais de quatro mil associados dos segmentos de comércio e de serviços. Recentemente, para melhor atender a seus associados, a CDL e a UCS fizeram uma parceria que viabilizou a instalação de um posto de atendimento no Campus-Sede da Universidade.

Publicado em: 11/09/2015 | Fotos: Claudia Velho

Encontro de gestores para discutir estratégias e prioridades da Universidade.

Durante a tarde de ontem (10) a reitoria, juntamente com os coordenadores de áreas e os diretores das unidades universidades(Centros e Campi) estiveram reunidos para tratar da comunicação e alinhamento das estratégias e prioridades da Instituição frente ao atual cenário econômico, político e educacional e suas possíveis implicações na gestão da universidade.


Apresentação
Durante o encontro, o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, apresentou o novo gerente da Coordenadoria de Projetos, Romeu Luiz Bertuol (foto à esquerda).

Publicado em: 11/09/2015 | Fotos: Claudia Velho

UCS e Governo Federal celebram acordo de cooperação para difundir a Educação em Direitos Humanos.

UCS e Governo Federal celebram acordo cooperação para difundir a Educação em Direitos Humanos

Eventos no Campus-Sede, nesta segunda-feira, dia 14, dão início às atividades de cooperação entre a Universidade de Caxias do Sul e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O ministro Pepe Vargas, titular da Secretaria de Recursos Humanos da Presidência da República, e o reitor Evaldo Kuiava assinam nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, um Acordo de Cooperação Técnica com a finalidade de implementar ações conjuntas que assegurem a inserção da Educação em Direitos Humanos na organização curricular e nas esferas institucionais, abrangendo diretamente o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão.

A assinatura do Acordo será às 17h30min durante solenidade na Casa UCS (Galeria Universitária do Centro de Convivência), marcando também a abertura da exposição fotográfica "A Ditadura Militar no Brasil 1964-1985: A Verdade da Repressão. A Memória da Resistência", que integra o Projeto Direito à Memória e à Verdade, desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A exposição fica na Galeria Universitária até o próximo dia 22.

A partir das 19 horas, no UCS Cinema, haverá a exibição do filme "QUE BOM TE VER VIVA, de Lúcia Murat, seguido de debate do qual participam o ministro Pepe Vargas e a professora Eliane Xerri. A atividade integra a 9ª Mostra de Direitos Humanos no Hemisfério Sul e está aberta à participação da comunidade universitária.
[Saiba mais sobre a programação do dia 14]

Publicado em: 10/09/2015