Universidade de Caxias do Sul
Uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).

Informes da Reitoria

SETEMBRO 2016 Clique nas imagens para ampliá-las.

Dialogando com o Reitor

Foi realizada na manhã desta terça, dia 27, mais uma edição do Dialogando com o Reitor, evento de recepção de colaboradores da Fundação Universidade de Caxias do Sul.

Dezesseis novos integrantes do quadro da UCS receberam informações sobre a estrutura, recursos humanos, atuação comunitária e posicionamento da Universidade no universo das instituições de Ensino Superior.

Também foram apresentadas e explicadas as diretrizes institucionais de inserção social, sustentabilidade institucional, inovação, desenvolvimento e excelência O reitor Evaldo Kuiava descreveu o conjunto de princípios e ações, realizadas historicamente e na atualidade, caracterizadas por notabilizar a instituição pela sua contribuição com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e humano da região, Estado e país.

A atividade é periodicamente organizada pelo Gabinete da Reitoria, pela Diretoria Administrativa e Financeira e pela Gerência de Recursos Humanos. A edição de hoje ocorreu na Sala Florense do Bloco M.

Publicado em 27/09/2016 | Foto: Claudia Velho.

Governadores do Rio Grande do Sul e da província de Chaco, na Argentina, participaram de encontro com a Reitoria da UCS.

A Universidade de Caxias do Sul propiciou, na sexta-feira, dia 23, um encontro entre os governadores do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e da província de Chaco, na Argentina, Oscar Domingo Peppo. As comitivas foram recebidas pelo reitor Evaldo Kuiava, pelo vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonisio Graciolli, e pelo chefe de Gabinete, Gelson Leonardo Rech. Estavam presentes: o governador do RS, José Ivo Sartori, e a primeira dama, Maria Helena Sartori; o governador da província de Chaco, Oscar Domingo Peppo e sua esposa Emilse Nanoff Recoff; o cônsul geral da Argentina em Porto Alegre, Carlos Cesar García Baltar; o secretário de Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional do RS, José Reovaldo Oltramari; o secretário de Investimento, Relações Internacionais e Desenvolvimento de Chaco, Marcelo Roberto Luso; o coordenador da Diretoria de Negócios Internacionais da Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Mauro Vencatto; a prefeita municipal de Charata, Maria Luiza Chomiak; o prefeito de São Sebastião do Caí, Darci José Lauermann e sua esposa Zoraia Lauermann; o assessor geral do governo de Chaco e diretor do Centro de Investigação para a Paz da Universidade Tecnológica Nacional/Resistência da Argentina, Miguel Armando Garrido.

Com a abordagem La contribuición de la transparencia a la cultura de la paz, Peppo foi palestrante no segundo dia da II Jornada Internacional de Cultura de Paz, Direitos Humanos e Meio Ambiente, realizada na UCS. Ele chefiava a comitiva da província argentina composta por representantes do governo, da Federação Econômica de Chaco, da Câmara de Comércio de Resistência e da União Industrial do Chaco. Atualmente, a UCS possui 41 acordos de cooperação internacional assinados com instituições de ensino superior da Argentina. Além de conhecer a Universidade e participar da Jornada Internacional de Cultura e Paz, a comitiva argentina também veio em busca de oportunidades e parcerias com a UCS e com a entidades da região nordeste do Rio Grande do Sul, "estreitando, expandindo e promovendo a mobilidade entre professores, pesquisadores, estudantes e empresários".

No encontro, o reitor Evaldo Kuiava também abordou os projetos de pesquisa desenvolvidos pela Universidade em parceria com o governo do Estado, destacando sua importância tanto no processo de aprendizagem dos estudantes da instituição como na promoção do desenvolvimento da região e de todo o Rio Grande do Sul.

O reitor observou, por exemplo, que os projetos de desenvolvimento tecnológico realizados com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia estão entre as ações que contribuíram para a conquista, pelo quinto ano consecutivo, da 2ª posição nacional em Inovação e pelo avanço do 7º para o 5º lugar em Pesquisa Científica, entre as instituições comunitárias e privadas, no Ranking Universitário Folha, o mais conceituado levantamento sobre a Educação Superior do país. "Resultados como esses engrandecem a Universidade e transformam o país", enfatizou Kuiava.

Publicado em 26/09/2016 | Fotos: Claudia Velho e Palácio Piratini.

Almoço de confraternização entre a Reitoria e os setores da Pró-Reitoria Acadêmica

Dando sequência à rodada de encontros da Reitoria com os setores da Universidade, visando ao estreitamento das relações e ao intercâmbio de informações entre integrantes de diferentes instâncias da estrutura acadêmica, foi realizado nesta sexta, 23, no Galpão Crioulo, almoço de confraternização com setores ligados à Pró-Reitoria Acadêmica.

Participaram os funcionários dos seguintes setores: Coordenadoria de Extensão, Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu, Programa UCS Línguas Estrangeiras, Programa UCS Sênior, Coordenadoria Pedagógica, Central de Atendimento, Setor de Programação e Análise Acadêmicas, Divisão de Registro Acadêmico, Coordenadoria de Relações Universitárias, Programa de Integração e Mediação Acadêmica, Setor Geral de Seleção e Orientação ao Vestibular, Ouvidoria, Núcleo de Educação a Distância, e Setor de Reconhecimento de Cursos.

Publicado em 26/09/2016 | Fotos: Claudia Velho.

Convênio com Médicos do Sorriso

O reitor Evaldo Antonio Kuiava, o chefe de Gabinete, Gelson Rech, e o diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, participaram, na quarta-feira, 21, de reunião para assinatura de convênio com o grupo Médicos do Sorriso. O acordo possibilita que os artistas participem de ações colaborativas à recuperação de pacientes internados no hospital.

Publicado em 23/09/2016 | Foto: Lisele Taufer.

Reitoria apresenta nova direção do Campus Vale do Caí

Representantes da Reitoria estiveram, na tarde de quinta, dia 15, em reunião de planejamento com a direção do Campus Universitário Vale do Caí, em São Sebastião do Caí. O encontro foi seguido da apresentação da nova diretora do campus, Janete Maria Bonfanti, e da assinatura de convênios entre a UCS e as CDLs dos municípios de São Sebastião do Caí e Brochier.

Em seu pronunciamento, o reitor Evaldo Kuiava agradeceu à ex-diretora, professora Carmen Schmitz pelos oito anos à frente da gestão do campus local, e explicou que a escolha da nova gestão seguiu o critério de manter a proximidade com a comunidade. "Decidimos por alguém que convive diariamente, entende os modos de pensar e agir das pessoas daqui, podendo dar continuidade a um trabalho sempre direcionado a atender melhor à comunidade", ressaltou.

Mestre e doutora em Filosofia, a nova diretora da unidade ingressou no corpo docente da UCS em 2004, tendo atuado como professora nos campus de Caxias do Sul, da Região das Hortênsias (Canela) e do Vale do Caí. Como metas para o primeiro ano de gestão, a professora Janete anunciou a busca de ampliação da oferta de cursos de tecnologia e extensão, o atendimento da comunidade regional em geral, além da acadêmica, e o impulsionamento do polo tecnológico da região, com enfoque em tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Participaram das atividades, além de Kuiava; o vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela; o diretor Administrativo e Financeiro, Cesar Bernardi; o chefe de Gabinete da Reitoria, Gelson Rech; o assessor de Planejamento e Orçamento, Roberto Boniatti; e o coordenador de Serviços da UCS, Celso Ferrarini.

Convênios com CDLs - O encontro também marcou a assinatura de convênios com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) dos municípios de São Sebastião do Caí e Brochier. Os acordos visam à oferta de cursos de extensão destinados a gestores e funcionários do comércio. [Saiba mais.]

Publicado em 16/09/2016 | Foto: Claudia Velho.

Professor Gabriel Fernandes Pauletti toma posse como diretor do Instituto de Biotecnologia.

Em cerimônia, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 15, no Gabinete do Reitor, o professor Gabriel Fernandes Pauletti tomou posse como diretor do Instituto de Biotecnologia da UCS. Pauletti, que foi nomeado através de portaria do Gabinete Reitor, é professor e pesquisador com atuação nos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Biologia, e no Mestrado Profissional em Vitivinicultura e Biotecnologia.

Inaugurado em 1975, o Instituto de Biotecnologia é pioneiro em pesquisa e atividades de pós-graduação na área da Biotecnologia. Seu corpo técnico científico desenvolve pesquisas multidisciplinares voltadas para o desenvolvimento de processos e produtos com base na utilização de agentes biológicos, com potencial de aplicação na agricultura, na saúde, na medicina, na indústria de fármacos, de combustíveis e de alimentos, entre outras.

Os cursos de mestrado e doutorado na área da Biotecnologia e o Mestrado em Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola foram criados a partir da expertise de seus pesquisadores, que, em 40 anos de atividades, tornaram o IB um espaço de conhecimento e inovação, onde estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores experientes, de diversas áreas do conhecimento, tiram do papel ideias que vão gerar desenvolvimento econômico e social.

Publicado em 15/09/2016 | Foto: Claudia Velho

Ato comemorativo marca os 30 anos da UCS na Região das Hortênsias

A presença da UCS na Região das Hortênsias - que completa 30 anos - se manifesta através de práticas focadas no desenvolvimento de ações nas áreas de turismo e serviços, bases da economia local. Para marcar as três décadas de existência da unidade universitária em Canela, foi realizado na última terça-feira, dia 13 de setembro, um encontro que reuniu a Reitoria da UCS, representantes das prefeituras da região, de associações e entidades empresariais e comerciais, representantes de entidades civis e militares.

Aos participantes do ato comemorativo, o reitor Evaldo Kuiava salientou a importância e a necessidade de parcerias com diversos setores da região para afirmar o compromisso que a UCS tem na busca da formação. [Saiba mais.]

Publicado em 14/09/2016 | Foto: Dinarci Borges

Solenidade marca titulação de Mestres e Doutores

Na última sexta-feira, dia 2 de setembro, a UCS promoveu a primeira cerimônia de titulação de Mestres e Doutores da Instituição, marcando mais um momento de celebração no calendário acadêmico da universidade.



Citando o educador Paulo Freire, de que "toda pesquisa começa com uma pergunta" e "toda dissertação ou tese envolve escrever um texto", em seu livro "Cartas à Cristina", a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Nilda Stecanela, buscou situar os contextos da produção da pesquisa e do valor que os resultados de um projeto de dissertação ou de tese assumem no conjunto da vida. Aos titulados enfatizou: "Mais do que os papers produzidos, comunicando os resultados parciais ou finais das descobertas feitas, e que contribuem na qualificação dos programas e dos cursos dos quais vocês fizeram parte, está o compromisso ético, político e científico com a produção e a socialização do conhecimento, em desdobramentos que acompanham carreiras, processos de formação de recursos humanos e de pesquisadores".



A cerimônia, prestigiada por amigos e familiares dos mestres e doutores, professores, orientadores e coordenadores dos programas de pós-graduação, foi organizada para valorizar e destacar o mais alto grau da formação acadêmica e tem também a finalidade de reforçar um dos princípios de uma instituição de ensino superior, o da formação integral, que desafia o profissional para a pesquisa de excelência e a produção de conhecimento, através do ingresso na pós-graduação stricto sensu e da realização da pesquisa científica de excelência. A UCS oferece 16 cursos de mestrados e sete de doutorados. [ Saiba mais.]

Publicado em 06/09/2016 | Fotos: Rogério Mesquita