Méritos em Educação, Científico e Comunitário foram concedidos a 52 pessoas e uma entidade em reconhecimento à sua contribuição ao crescimento e consolidação da Universidade de Caxias do Sul.
Foi fazendo uso de dois personagens célebres da história e da mitologia da Grécia Antiga que o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Kuiava, deu ênfase à importância da contribuição de 53 homenageados na implantação, crescimento, desenvolvimento e consolidação da instituição ao longo dos últimos 50 anos. A entrega das medalhas Dom Benedito Zorzi (Mérito Educação), Reitor Virvi Ramos (Mérito Científico), e Prefeito Hermes Webber (Mérito Comunitário), a 52 pessoas e a uma entidade, em sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), órgão superior de deliberação da Universidade, ocorreu na noite desta sexta, 28 de julho, no UCS Teatro. O evento integrou o calendário oficial de comemorações do cinquentenário da UCS. [ Leia mais.]
Foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 28, a cerimônia de posse dos coordenadores dos dezesseis programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade para um mandato de dois anos. A cerimônia - conduzida pelo reitor Evaldo Kuiava e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela - teve a participação de autoridades acadêmicas, docentes e estudantes de todos os programas.
O processo de escolha dos coordenadores teve início no mês de abril com a publicação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Chamada e da Instrução Normativa com orientações sobre o processo de indicação dos nomes. A partir dessas orientações, as assembleias de docentes dos programas apresentaram uma lista tríplice, encaminhada ao reitor, que fez a designação do coordenador, conforme determinam o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade. Sete coordenadores foram reconduzidos ao cargo. [ Leia mais.]
Os docentes da UCS participaram - durante a manhã e à noite desta quinta-feira (27 de julho) - do encontro promovido pela Reitoria que, além de dar boas-vindas aos professores pelo semestre que inicia na próxima terça-feira, dia 1º de agosto, teve como objetivo refletir acerca do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior e os desafios da docência universitária. A Reitoria aapresentou o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e as ações e projetyos do Planejamento da Instituição para este semestre e para o próximo ano.
A atividade contou com a presença da Orquestra Sinfônica da UCS que, além da apresentação de algumas músicas, possibilitou aos docentes participarem do "Orquestrando as organizações", que permite ao público identificar as relações existentes entre o funcionamento de uma orquestra e de uma organização, possibilitando a ampliação da visão sistêmica e da percepção dos processos de gestão empresarial.
Professor Evaldo Kuiava colocou "Ecossistema Empreendedor UCS" à disposição para apoiar a criação de um modelo de negócio inovador.
O reitor Evaldo Kuiava recebeu, no Gabinete da Reitoria, na tarde desta terça, dia 25, o estudante de Engenharia Eletrônica Maikon Del Ré Perin e o professor coordenador, Angelo Zerbetto Neto. Ambos trabalharam, como aluno concluinte e orientador, no desenvolvimento de um sistema de eletro-oculografia (EOG) para movimentação de uma cadeira de rodas. O projeto constitui-se no TCC do acadêmico, que concluiu a graduação na metade deste ano, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos.
Destacando a proposta pedagógica da Universidade, de promover um ensino inovador, capaz de resultar em aplicações imediatas que apresentem soluções à sociedade, o reitor enfatizou o incentivo da UCS ao empreendedorismo. Ao apresentar as instâncias do Ecossistema Empreendedor UCS, incentivou o estudante a ingressar no Programa StartUCS, pelo qual a Universidade oferece suporte integral para o desenvolvimento de um modelo de negócio, preparando um empreendimento para ser consolidado na Incubadora Tecnológica (ITEC) e, posteriormente, associado no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - no TecnoUCS.
"Vamos colocar todos os esforços da Instituição em apoio a essa ideia", assegurou o reitor. "Passou o tempo do ensino teórico fechado em sala de aula. Mudamos o ensino quando levamos o conhecimento para a experimentação em laboratório e ajudamos a torná-lo uma aplicação imediata na vida das pessoas", defendeu.
Maikon e Zerbetto revelaram a intenção de transformar a ideia em um empreendimento e discutiram com o reitor possibilidades de ampliação das aplicações da tecnologia estudada, como, por exemplo, o desenvolvimento de projetos em conjunto com a Clínica de Fisioterapia da UCS, fazendo uso, também, de outras competências da Universidade - entre as quais as das áreas de Design e Engenharia de Materiais. As possibilidades de novos projetos acadêmicos estão sendo discutidas pelo Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva formado por professores do CARVI, enquanto a Coordenadoria de Projetos da UCS está trabalhando no processo de patenteamento da adaptação desenvolvida pelo estudante.
Na sexta-feira, 21 de julho, foi realizado na Catedral Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra de Canela) o concerto de integração comemorativo aos 50 anos da UCS. Uma plateia formada por autoridades acadêmicas, autoridades políticas de Canela e de Gramado, empresários, acadêmicos e egressos do Campus Universitário da Região das Hortênsias, estudantes do Programa UCS Sênior Hortênsias e turistas puderam apreciar o concerto regido pelo maestro Diego Schuck Biasibetti, que contou, como convidados, os solistas Giovani dos Santos (violino) e Júlio Wagner (oboé).
Antecedendo a abertura do espetáculo, o reitor Evaldo Kuiava destacou os diferenciais da Região das Hortênsias que sempre ofereceu uma contribuição ativa ao trabalho da Instituição. "A UCS completa seus 50 anos e há 31 está instalada em Canela com o seu Campus Universitário da Região das Hortênsias, contribuindo com o desenvolvimento desta empreendedora e pujante Região". o reitor destacou ainda a missão da Universidade e a significativa importância dos campi universitários tanto para a Universidade quanto para a comunidade onde estão inseridos, como o das Hortênsias, que atualmente registra aproximadamente 1.200 estudantes matriculados em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e no Programa UCS Sênior. À comunidade, aos empresários e aos gestores públicos, o reitor agradeceu pela valorização dada à Universidade.
O reitor Evaldo Kuiava participou na tarde de hoje (12) do evento de lançamento da segunda edição do Projeto Juntos na Diversidade, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e execução da UCS, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) e da Assessoria de Desenvolvimento Regional.
A cerimônia foi na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul e reuniu representantes de entidades que atuam para preservar a diversidade linguística e cultural, dos 49 municípios que integram os COREDES Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, onde se encontram comunidades que preservam aspectos linguísticos e culturais dos povos nativos, como os kaingang, e dos imigrantes italianos, alemães e poloneses, entre outros.
Na ocasião, o reitor disse que não tem dúvidas "que a questão da diversidade cultural é uma riqueza que temos". Citando Heidegger - "A linguagem é a casa do ser. É nessa morada que habita o homem" -, o reitor ressaltou que "nossa identidade é a linguagem. É a partir dela que saímos em direção ao mundo, que temos a dimensão e compreensão das coisas".
O público presente à cerimônia assistiu à apresentação artística do Coro Infanto Juvenil Canarinhos de Farroupilha e à palestra da professora Beatriz Kanaan, que falou sobre Diversidade cultural. [ Saiba mais.]
Um acordo de cooperação entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e o Comando Militar do Sul (CMS) do Exército Brasileiro foi assinado na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul desta segunda-feira, 10 de julho, pelo presidente da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume, pelo reitor da UCS, Evaldo Kuiava, e pelo comandante do CMS, general Edson Leal Pujol.
O contrato tem por finalidade o incentivo ao intercâmbio, entre a UCS e o Exército, de recursos técnicos e humanos para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão; de ciência e tecnologia; de treinamentos, serviços científicos e sistemas de qualidade, envolvendo interesses mútuos nas áreas de gestão administrativa, capacitação de recursos humanos, tecnologia da informação, tecnologia ambiental, Segurança e Defesa e logística.
Durante a execução do acordo, caso seja necessário, outros instrumentos serão firmados com o propósito de detalhar as atividades acordadas entre as partes, através de projetos específicos. A formalização tem validade de 12 meses, conforme expresso no plano de trabalho estabelecido entre as partes.
O instrumento também prevê que não haverá repasse de recursos financeiros entre FUCS e CMS, sendo as despesas decorrentes do cumprimento das atividades custeadas pelas instituições, de acordo com as respectivas disponibilidades, no que se refira à interveniência de suas equipes técnicas ou no uso de materiais e equipamentos.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação realizou, na última sexta-feira, dia 7 de julho, a quarta edição da Solenidade de Titulação de Mestres e Doutores, uma ação que já faz parte do calendário acadêmico da Instituição. Neste semestre, conforme pontuou a pró-reitora Nilda Stecanela, "a UCS já atinge a cifra de 1.494 defesas de dissertação de mestrado e 88 defesas de tese de doutorado, totalizando 1.582 profissionais titulados pela UCS em seus programas de pós-graduação".
O reitor Evaldo Kuiava prestigiou essa solenidade e parabenizou os profissionais titulados.
O reitor Evaldo Kuiava e uma comitiva de gestores participou no dia de ontem (5) de encontro promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) realizado no Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do RS (Tecnopuc), em Porto Alegre, que tratou de alguns temas que mobilizam as universidades comunitárias: a inovação nas universidades, as tendências para a educação superior no RS e o ensino híbrido.
Na primeira parte do encontro, o vice-reitor de Projetos Estratégicos da Universidade de Málaga, Espanha, Victor Fernando Muñoz Martínez, e a diretora do Parque Tecnlógico de Andaluzia, Sonia Palomo, trouxeram as experiências da Universidade de Málaga na implantação e consolidação do Parque Tecnológico de Andaluzia e seus impactos no desenvolvimento regional.
Na segunda parte, os reitores e gestores trataram do ensino a distância, numa discussão mais abrangente sobre as tendências do ensino superior no RS. Para isso contaram com a assessoria dos professores Luis Trivelato, Gustavo Hoffmann, Gabriel Custódio e Bruno Weiblen.