Para marcar os 60 anos do curso de Enfermagem da Universidade de Caxias do Sul, que teve sua origem em 1957 com a Escola de Enfermagem Madre Justina Inês, foi realizada nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, no Campus-Sede, uma cerimônia para relembrar a história do curso na evolução da saúde em Caxias do Sul.
Coube ao reitor Evaldo Kuiava agradecer aos professores, aos alunos e aos que já passaram pelo curso. "É preciso reconhecer e valorizar essa profissão e agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram com a trajetória desse curso. A enfermagem é um estilo de vida, não é somente uma profissão: é um dom, de dar algo de si em prol de alguém. O enfermeiro estende a mão, ajuda a salvar a vida. O enfermeiro é aquele que faz a diferença na vida de tantas pessoas e também na nossa Instituição". [ Leia mais.]
A Universidade de Caxias do Sul e quatro de seus cursos (Enfermagem, Letras/Inglês, Engenharia Mecânica e Educação Física) estavam entre as entidades homenageadas pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, em evento realizado na noite desta segunda-feira, 6 de novembro, no Teatro Municipal Pedro Parente, com a participação de lideranças expressivas da comunidade caxiense. O reitor Evaldo Kuiava e professores da Instituição prestigiaram o evento.
A homenagem integra a programação da 7ª Semana Municipal do Empreendedorismo e visa destacar as sindicatos, empresas e órgãos representativos da cidade que atuam há 50 anos em seus segmentos. [ Leia mais.]
Os professores e estudantes que se destacaram ao longo de 2017 em homenagens e premiações concedidas pela comunidade externa foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava que fez questão de cumprimentá-los pela distinção alcançada.
No dia 18 de outubro, o reitor recebeu o professor Sergio Haddad, do Programa de Pós-Graduação em Educação; a professora Susana Maria De Conto, dos programas de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e em Engenharia e Ciências Ambientais; e o professor Asdrubal Falavigna, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
Nesta quarta-feira, 1º de novembro, o reitor e a a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Nilda Stecanela, receberam mais um grupo de que se destacou ao longo do ano:
- Maria Cristina Moré Farias, professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos
Materiais, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tribologia, premiado no 6º World Tribology Congress (WTC 2017).
- Mateus Panizzon, professor do Programa de Engenharia da Produção e egresso do
Programa de Pós-Graduação em Administração, que recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES Tese 2016.
- Marcia Andrea Bühring, professora do Programa de Pós-Graduação em Direito, que recebeu o Prêmio Heráclito Fontoura Sobral Pinto 2017 por trabalho aprersentado no 1º Encontro Nacional de Pesquisadores em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, na OAB São Paulo.
- Mateus Vitor Tadiotto, egresso do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, 2º lugar no Prêmio Nacional de Dissertação em Turismo concedido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.
- Mayara Zanotto Nepomuceno, egressa do Programa de Pós-Graduação em Administração, que teve sua Dissertação Destaque do Ano em RH - Categoria Acadêmica - pela ARH Serrana.
- Ademor Fábio Basso Junior, egresso do Programa de Pós-Graduação em Administração também premiado pela ARH Serrana com Dissertação Destaque do Ano em RH - Categoria Acadêmica.
- Fernando Graniero Echeverrigaray, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais que teve trabalho premiado no International Union of Research Materials Societies.
- Juliano Roberto Ernzen, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, premiado pela FAPERGS como Pesquisador Gaúcho 2017 na categoria Pesquisador na Indústria.