O Comando Militar do Sul, sob o comando do General de Exército Edson Leal Pujol, concedeu ao reitor Evaldo Kuiava o Diploma de Colaborador Emérito e Distintivo do Exército Brasileiro. A entrega da honraria foi realizada no dia 17 de outubro, em cerimônia no quartel do 3° Grupo de Artilharia Antiaérea, em Caxias do Sul.
O reitor Evaldo Kuiava recebeu, na tarde do dia 18, o ex-ministro Ciro Gomes que estava na Universidade para participar de uma palestra a convite de estudantes de História e Serviço Social. Ciro Gomes, que é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) é pré-candidato à presidência da República e falou para cerca de 300 estudantes no auditório do Bloco J, com mediação do Coordenador de Relações Universitárias, Lucas Caregnato.
Com a finalidade de aprofundar o debate sobre temáticas que envolvem questões referentes à biodiversidade, ao zoneamento ambiental e à preservação ambiental da região dos Campos de Cima da Serra, a Universidade de Caxias do Sul em ação conjunta de diferentes áreas do conhecimento realiza nesta quinta-feira (19) o seminário Biodiversidade na Região dos Campos de Cima da Serra. Segundo seus organizadores, a proposta é integrar a comunidade religiosa, política e acadêmica na construção de propostas alternativas para enfrentar os embates atuais referentes às questões ambientais que afligem essa região.
O reitor Evaldo Kuiava participou da sessão de abertura, acompanhado do Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, do diretor da área das Ciências Jurídicas, professor Edson Dinon Marques, e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, professor Adir Ubaldo Rech. [ Veja a programação completa do seminário. ]
Esclarecimentos sobre emissão de visto americano à comunidade acadêmica estiveram na pauta do encontro.
No dia 6 de outubro, uma delegação do Consulado dos EUA em Porto Alegre esteve no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul. A visita foi uma oportunidade para que os membros do Consulado pudessem se inteirar da estrutura de ensino, pesquisa e inovação da Universidade, além de divulgar ações e programas do próprio Consulado.
Como parte da programação, os representantes do Consulado ministraram palestra, aberta a alunos e professores da UCS, com esclarecimentos sobre requisitos para emissão do visto americano, abordando as diferentes modalidades de ingresso e formas de solicitação. [ Leia mais. ]
Com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação técnica que possam resultar na disseminação de tecnologias, visando à melhoria da educação profissional e tecnológica, à prestação de serviços tecnológicos e à inovação para o setor industrial, a Universidade de Caxias do Sul e a Festo Brasil Ltda, de São Paulo, firmaram parceria nesta quarta-feira, dia 11 de outubro.
O convênio - assinado pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo gerente Executivo da empresa, Victor Teles - prevê, neste momento, a elaboração de projetos para captação de recursos e posterior implementação de um laboratório de ensino e pesquisa focado em tecnologias da Indústria 4.0 (um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de Automação, Controle e Tecnologia da Informação, aplicadas aos processos de manufatura) e sistemas de automação industrial, denominado "Laboratório 4.0", nas dependências no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
A Festo Brasil Ltda irá disponibilizar à UCS o modelo de FACT - Festo Authorized and Certified Training e prestar assessoria no intuito de certificar o futuro Laboratório 4.0 como ambiente credenciado para fins de treinamento e, também, desenvolver em parceria com a UCS as especificações dos equipamentos que irão compor o Laboratório 4.0. Espera-se que a pareceria resulte na modernização institucional e tecnológica, com a transferência de conhecimentos, metodologias e tecnologias, contribuindo para o aumento da competitividade das indústrias.
O projeto estará vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e será coordenado pelo professor Gabriel Vidor, que também coordena o programa.
A solenidade de assinatura teve a presença do vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professor Odacir Graciolli; do sub-reitor do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, professor Miguel Angelo Santin; do gerente da Coordenadoria de Projetos Romeu Bertuol; do diretor Acadêmico do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, professor Cícero Zanoni; do professor do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, Mateus Panizzon; e da procuradora jurídica da Procuradoria Jurídica da FUCS Claudete Broliato.
A Câmara Municipal de Bento Gonçalves concedeu homenagem a Universidade de Caxias do Sul e à Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI), com a outorga de diplomas de Honra ao Mérito, em Sessão Solene realizada no plenário da Casa, na quarta-feira (4).
A honraria foi concedida em alusão ao aniversário de 50 anos da UCS e 45 da FERVI completados em 2017. A universidade ao longo de sua atuação já formou cerca de 100 mil pessoas em cursos de graduação e pós graduação, sendo que destes, 10 mil receberam formação no Campus Universitário da Região dos Vinhedos. A trajetória da UCS é comprometida com o desenvolvimento social de sua comunidade, priorizando, a formação técnica, científica e sobretudo humana.
Na ocasião, o reitor Evaldo Antônio Kuiava disse que por anos a universidade se consolida por ser voltada a uma educação de qualidade e excelência: "A força de uma instituição pode ser medida pelos números de pessoas que ela ajudou a formar, por conceitos e ideias que ajudou a revolucionar, por empresas que ajudou a criar e pelos sonhos que ajudou a concretizar". [ Leia mais.]
O reitor Evaldo Kuiava participou nos dias 2 e 3 de outubro, do 6º Fórum de Reitores do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, realizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina. No primeiro dia do evento, o professor Asdrubal Falavigna, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade de Caxias do Sul, recebeu a Comenda do Mérito Acadêmico outorgada pelo CRUB por ter ficado entre os cinco professores com relevante contribuição à Educação Superior brasileira, de acordo com a avaliação da entidade e como reconhecimento à sua atuação na gestão educacional, no ensino, na pesquisa e na extensão. [ Leia mais. ]