Ações

Ações de apoio ao Mestrado

O resgate, a atualização e conversão dos acervos de imagem e som do ECIRS, com a geração de respectivos arquivos e índices de busca e consulta, tem dois objetivos principais: a preservação de tais acervos e a facilitação dos canais de pesquisa para os alunos e pesquisadores vinculados ao Programa de Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade.

Pesquisadores de áreas afins, da comunicação, história, antropologia, sociologia, linguística, arquitetura entre outras, poderão ter acesso aos acervos sistematizados e reunidos sob os temas centrais da imagem e som. Além da consulta ao acervo, estudantes e pesquisadores dessas áreas podem também desenvolver estágios em investigações ligadas à imagem e som, ou trabalhos que tenham esses temas como ferramentas ou temas correlatos.

Ações gerais do Programa IRIS

Além do trabalho de sistematização dos acervos do Projeto ECIRS, o Programa IRIS visa desenvolver projetos e ações para geração e aquisição de novas informações e arquivos da cultura regional, a saber:

Arquivos familiares/espontâneos - Os registros familiares e espontâneos muitas vezes se revelam valiosos para a interpretação de costumes, tradições, culturas. Na maioria dos casos, as famílias - herdeiras de registros de imagem e som - já não dispõem de aparelhos e projetores para acessar tais imagens. O Programa IRIS visa atuar como parceiro na transposição desses acervos para suportes atuais e obter autorização para incorporá-los com fins de pesquisa e preservação.

Arquivos de museus, instituições e produtores independentes - A ausência de um programa ou centro de documentação de imagem e som atinge, de certa forma, os acervos de imagem dispersos em toda a região, inclusive aqueles armazenados em museus e arquivos históricos, mas em condições precárias e sem meios de projeção e recuperação. Tal realidade verifica-se não apenas na região e estado, mas em todo o país, deixando aberto e inexplorado um vasto campo de pesquisa e interpretação das múltiplas realidades brasileiras.

Além do acervo de Nazareno Michelin, doado à UCS, outros conjuntos de filmes de cinegrafistas independentes, amadores ou profissionais, guardam centenas de horas de registros de cenas do cotidiano das cidades da região, das famílias, cenas de trabalho e eventos sociais. O Programa IRIS visa registrar a trajetória da construção dessas imagens e acervos.

Arquivos de indústrias - Da mesma forma que os arquivos privados e espontâneos, as indústrias da região têm encontrado, eventualmente, filmes e registros de etapas de construção e ampliação de seus parques fabris e produtos. Acessados em conjunto, esses arquivos ajudam a compor uma espécie de arqueologia do processo industrial da região, entre outras tantas possibilidades de pesquisa e abordagem temática.

Programa IRIS - Sala 105 - Bloco 46 - Campus Universitário de Caxias do Sul
Secretaria (+5554) 3218-2167