O ISAM, a partir da expertise da sua equipe técnica e da utilização de equipamentos de última geração, atua em projetos de pesquisa, extensão e na prestação de serviços voltados à temática dos Recursos Hídricos superficiais e subterrâneos, realizando trabalhos que abordam avaliações quali-quantitativas em diferentes regiões hidrográficas.
Associado aos estudos técnicos, o ISAM atua no planejamento e execução de redes de monitoramento da qualidade da água superficial e subterrânea, atendendo à legislação e às normativas técnicas vigentes. Para tais atividades, conta com uma equipe técnica qualificada e capacitada para realização das amostragens em campo. Através de equipamentos de campo, como sonda multiparâmetro e oxímetro óptico, é possível a medição de vários parâmetros in loco, aumentando a precisão dos resultados. Os laboratórios associados ao ISAM são certificados na Rede Metrológica, atendendo à Norma NBR ISO/IEC 17025:2005 e cadeia de custódia. O Laboratório de Análises e Pesquisas Ambientais (LAPAM) é cadastrado na FEPAM para análise de efluentes.
Além de amostragens e análise de qualidade da água e sedimentos, o ISAM dispõe de equipamentos de medição de vazão, sejam mecânicos, sejam molinetes e acústicos, como ADV e ADCP, os quais permitem, também, a realização de batimetria em cursos d'água superficiais.
O ISAM realiza, ainda, estudos sobre disponibilidade hídrica, simulação de lançamento de efluentes e da qualidade da água em corpos hídricos e em bacias, simulação de inundações e avaliação de impactos ambientais, planos de bacia e de segurança hídrica.
Para o monitoramento da qualidade da água subterrânea, o laboratório dispõe do sistema de bombeamento low flow, atendendo ao estabelecido pela norma ABNT NBR 15847:2010 - Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Métodos de Purga (baixa vazão), conforme exigido pelos órgãos ambientais. Dentre os trabalhos técnicos realizados pelo ISAM, o monitoramento de bacias hidrográficas, a elaboração de laudos hidrológicos para determinação de vazões de referência e os trabalhos na área de Gestão e Planejamento dos Recursos Hídricos, dentre eles, merecem destaque a elaboração de planos diretores e zoneamento ambiental para bacias hidrográficas.
Conforme ressaltado na descrição do Instituto, este visa à promoção da qualificação de recursos humanos e à socialização do conhecimento na área ambiental. Neste contexto, o ISAM também atua na elaboração de materiais didáticos a partir dos serviços realizados. Como exemplo, cita-se o projeto "Recursos Hídricos Caxias", que vigorou entre os anos 2009 a 2014 e contemplou o monitoramento da qualidade dos recursos hídricos superficiais do município de Caxias do Sul através de 30 pontos de monitoramento. O resultado do projeto deu origem ao 1º Atlas Municipal de Recursos Hídricos de Caxias do Sul, disponível para visualização através do link.
Conheça mais sobre nossos laboratórios: