O Sistema de Informações Ambientais (SIA) tem origem do convênio de cooperação técnica firmado com empreendimentos de geração de energia instaladas na Bacia Taquari-Antas - CERAN, CERTEL, Brookfield e Hidrotérmica. O SIA, desenvolvido e administrado pelo Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul, caracteriza-se como um sistema de informações geográficas e ambientais em plataforma web integrado a um banco de dados de modelo multidimensional, que tem por objetivo associar dados de monitoramento de diferentes elementos do meio ambiente, além de integrar-se a bases de dados de diferentes elementos, como: sedimentos, produção animal, localização de municípios e sub-bacias, arranjos geográficos regionais, etc.
Dessa forma, através do SIA busca-se uma melhor representação ambiental da área da bacia hidrográfica Taquari-Antas, tornando-se, então, um datawarehouse de dados geográficos ambientais da região.
A partir das informações armazenadas no SIA, provenientes do monitoramento da qualidade da água realizado pelas companhias hidrelétricas instaladas na Bacia, podem ser calculados índices, como: Índice de Qualidade da Água (IQA), Índice de Estado Trófico (IET) e Índice de Toxicidade (IT), indicando a situação ambiental do recurso hídrico. Além deles, cada valor de parâmetro monitorado é classificado de acordo com a Classificação CONAMA 357/2005. No módulo de fauna, está implementado o Índice de Shannon, um indicador de biodiversidade.
Todas essas informações são exibidas em formato de gráficos, tabelas e relatórios e no webmapa, interface principal do sistema. O webmapa possibilita visualizar a localização de pontos de monitoramento da qualidade da água e fauna, dos barramentos, de estações meteorológicas e de ocorrência de espécies, além de limites municipais, o perímetro da bacia Taquari-antas, suas sub-bacias e a malha hidrográfica.
Para explorar o potencial educativo do SIA e de seus dados, algumas funcionalidades foram desenvolvidas, tais como: a Calculadora IQA, a qual utiliza-se do cálculo implementado no sistema para apresentar o índice de forma educativa e facilitar a análise por parte de técnicos e usuários. No módulo de fauna, a partir do monitoramento, foi possível a criação de uma lista de espécies da região, com nomes populares e científicos, sinonímias, descrição e taxonomia. A taxonomia do conjunto de espécies cadastradas também pode ser vista em formato de tabela ou em árvore (hierárquica). Além dessas abordagens educativas, todas as entidades, em que se possam cadastrar descrições e informações que as caracterizam, ou, também, páginas explicativas, podem ser exploradas no meio educacional, tornando-se um recurso para aprendizagem.
Além da exploração educacional, o sistema ainda pode ser utilizado pela comunidade científica, que pode analisar os dados nele contidos. Com o objetivo de concentrar todos os trabalhos e artigos relacionados ao sistema, foi implementada uma biblioteca de publicações, disponibilizando TCCs, dissertações, teses, trabalhos técnicos, resumos, autores e local de publicação, organizados em categorias. Desenvolvido em plataforma web, o sistema está disponível ao público em geral em caráter informativo e educativo. Conheça mais sobre os nossos parceiros: