10° Encontro de Educação Musical da UCS ocorre em parceria com ABRAORFF

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/07/2021 | Editado em 05/07/2021

Evento on-line terá a participação de professores, músicos e artistas de diversas partes do mundo.

De 7 a 10 de julho é realizado o 10º Encontro de Educação Musical da UCS/ABRAORFF – Associação Orff-Schulwerk do Brasil, que terá a transmissão de oficinas com temas voltados para educação musical e professores de várias regiões do Brasil e do exterior.

A edição comemora os dez anos do evento da UCS, que tem o objetivo de promover diversas abordagens no pensar e fazer a Educação Musical, e sua abertura homenageia o músico e fundador do grupo de percussão musical Barbatuques Fernando Barba, que faleceu em fevereiro deste ano.

As atividades terão início às 19h do dia 7 de julho, com o multi-instrumentista André Hosoi, produtor musical, professor, ilustrador e designer, que apresentará a oficina Os princípios da música corporal na metodologia Barbatuques, seguido por Keith Terry (EUA), fundador e diretor-artístico da organização Crosspulse, desde 1979, e da International Body Music Festival (IBMF), com A Música Corporal e Mapeamentos Rítmicos.

O encerramento ficará por conta da finlandesa Soeli Perkiö, docente da Academia Sibelius e referência mundial em práticas de educação musical para crianças. Ela é autora de mais de 70 livros relacionados à educação musical, além de conduzir programas de televisão para o referido público.

ABRAORFF
A parceria do curso de Licenciatura em Música da UCS com a ABRAORFF é antiga. O primeiro evento da relação entre as instituições ocorreu em 2014, o curso de verão da ABRAORFF em Caxias do Sul, que teve a presença dos professores Verena Maschat, Pollo Valejo e Estêvão Marques.

A ABRAORFF é responsável pela oferta de cursos para a formação de educadores musicais há mais de uma década, espalhando conhecimentos da pedagogia musical criados por Carl Orff e Guinild Keetman.

Confira a programação completa de oficinas:

07/07/2021 – Quarta-feira:

19h15min – Os Princípios da Música Corporal na Metodologia Barbatuques – André Hosoi (SP) abordará técnicas de produção de timbres corporais, sequências rítmicas, combinações de coordenação psicomotora, jogos e repertório, além da discussão de atividades que possam ser feitas em aulas de música.

20h15min – A música corporal e mapeamentos rítmicos – Keith Terry (EUA) irá explorar, mapear e, especificamente, organizar os sons e padrões sonoros do corpo de acordo com suas teorias. A abordagem pretende inspirar música e dança, além de servir como instrumento de ensino para todas as idades.

21h30min – Tributo a Fernando Barba – Keith Terry e André Hosoi

08/07/2021 – Quinta-feira:

Das 19h às 21h15min – Oficinas – ABRAORFF
Práticas em Orff-Schulwerk na era digital – Gabriela Abdalla (SP) e Mayumi Takai (SP) direcionam os participantes a experiências práticas, com aplicação de conceitos de forma criativa utilizando recursos digitais.
Jogos e brincadeiras musicais em ambientes bilíngues e multiculturais – Bia Klavin (SP/Catar) irá trabalhar bilinguismo, multiculturalidade e interculturalidade através de uma experiência musical ativa, unindo o fazer musical através do canto e da prática instrumental com a apreciação e a criação musical.

09/07/2021 – Sexta-feira:

Das 19h às 21h15min – Oficinas – ABRAORFF
Oceânicos – Jéssica Dias (SP) e Sérgio Tuck (SP) lideram uma viagem pelos oceanos do planeta terra, desde o Mali ao Japão, com um primeiro encontro com as mais belas canções do mundo, suas danças típicas, sua sonoridade e linguagem.
Entre pontos, laços e nós – Ensinamos o que somos? Somos o que ensinamos? com Alexandra Fyhr (EUA), Camila Ruiz (SP), Carol Alaby (SP), Eric Brandão (SP) e Sandra Kaetsu (SP). Um momento de promoção da prática e da reflexão do fazer musical entre diferentes culturas, enquanto educadores e seres humanos.

10/07/2020 – Sábado:

14h30min – “The Drum of Wonder” e a descoberta de sons nórdicos – Soili Perkiö (Finlândia) propõe a descoberta dos sons nórdicos através de experiências compartilhadas de forma criativa, em um processo de aprendizagem e movimento.

15h30min – Bate-papo sobre Educação Musical e encerramento com Soili Perkiö.

As informações e links das oficinas serão enviados por e-mail após a inscrição, que pode ser feita até o dia 5 de julho de 2021, a partir deste link.

Participantes ativos integram a programação através da plataforma Zoom, com investimento de R$20,00, podendo interagir com os ministrantes realizando perguntas e esclarecendo suas dúvidas. Para os ouvintes, a transmissão é feita pelo YouTube, com investimento de R$ 10,00.