11 escolas do Rio Grande do Sul participam da XII Olimpíada de Filosofia no Campus-Sede da UCS.
Filosofia quer dizer ‘amor pela sabedoria’ e juntamente com o objetivo de trocar ideias, expor e amadurecer pensamentos sobre a vida humana, a 12º edição da Olimpíada de Filosofia, é realizada nesta quinta-feira, 24 de outubro, na Universidade de Caxias do Sul.
De forma não competitiva, 340 alunos do 7º ao 9º ano de Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de 11 escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul participam de 12 oficinas didáticas baseadas no tema geral – nesta edição: Felicidade: busca pessoal ou construção coletiva? – coordenadas por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos estágios do curso de Filosofia da UCS. Os debates foram direcionados aos questionamentos dos jovens diante do contexto sociocultural vivenciado atualmente.
Na abertura, no Centro de Convivência, o filósofo e reitor da Universidade de Caxias, professor Evaldo Antonio Kuiava, saudou os alunos e enfatizou que, para a felicidade existir, não há regras. “O processo da busca da felicidade é a busca direta de cada um”, definiu. Já o professor e coordenador do programa de estágios do curso de Filosofia, Vanderlei Carbonara, agradeceu a mobilização das escolas e professores para o engajamento para a participação dos alunos na Olimpíada.
As oficinas:
- Felicidade na Era Digital;
- A felicidade é uma explosão;
- Amor Fati: você pode amar e ser feliz com o seu destino?;
- O que é que eu vou fazer com essa tal de felicidade?;
- Diga-me com quem andas e eu te direi de quem sinto ciúmes;
- O prazer como caminho para a felicidade;
- Felicidade dá Trabalho!;
- O que é necessário para ser feliz?;
- Caça à felicidade;
- Três oficinas sobre grupos de investigação – 3° ano do Ensino Médio.
Troca de experiências
As estudantes do 7º ano do Colégio La Salle Carmo, Maria Laura Seibel,13 anos, e Juliana de Oliveira, 12 anos, decidiram participar do evento por gostarem de Filosofia, escolhendo a oficina ‘A felicidade é uma explosão’, para elas, uma maneira de trocar experiências com alunos mais velhos que ajuda a aceitar opiniões diferentes.
A aluna do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Bento Gonçalves, Mathielly Wichoski, 15 anos, relatou que o interesse sobre a Filosofia e a relação com o tema proporcionou uma vivência diferente, a partir de dinâmicas utilizando desenhos e debates organizados em grupo.
Fotos: Claudia Velho