11 escolas do Rio Grande do Sul participam da XII Olimpíada de Filosofia no Campus-Sede da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/10/2019 | Editado em 12/11/2019

Filosofia quer dizer ‘amor pela sabedoria’ e juntamente com  o objetivo de trocar ideias, expor e amadurecer pensamentos sobre a vida humana, a 12º edição da Olimpíada de Filosofia, é realizada nesta quinta-feira, 24 de outubro, na Universidade de Caxias do Sul. 

De forma não competitiva, 340 alunos do 7º ao 9º ano de Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de 11 escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul participam de 12 oficinas didáticas baseadas no tema geral – nesta edição: Felicidade: busca pessoal ou construção coletiva? – coordenadas por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos estágios do curso de Filosofia da UCS. Os debates foram direcionados aos questionamentos dos jovens diante do contexto sociocultural vivenciado atualmente. 

Na abertura, no Centro de Convivência, o filósofo e reitor da Universidade de Caxias, professor Evaldo Antonio Kuiava, saudou os alunos e enfatizou que, para a felicidade existir, não há regras. “O processo da busca da felicidade é a busca direta de cada um”, definiu. Já o professor e coordenador do programa de estágios do curso de Filosofia, Vanderlei Carbonara, agradeceu a mobilização das escolas e professores para o engajamento para a participação dos alunos na Olimpíada. 

As oficinas: 

  • Felicidade na Era Digital;
  • A felicidade é uma explosão;
  • Amor Fati: você pode amar e ser feliz com o seu destino?;
  • O que é que eu vou fazer com essa tal de felicidade?;
  • Diga-me com quem andas e eu te direi de quem sinto ciúmes;
  • O prazer como caminho para a felicidade;
  • Felicidade dá Trabalho!;
  • O que é necessário para ser feliz?;
  • Caça à felicidade;
  • Três oficinas sobre grupos de investigação – 3° ano do Ensino Médio.

 

Troca de experiências 

Juliana e Maria Laura, estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Carmo.
Mathielly Wichoski, 15 anos, aluna 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Bento Gonçalves.

As estudantes do 7º ano do Colégio La Salle Carmo, Maria Laura Seibel,13 anos, e Juliana de Oliveira, 12 anos, decidiram participar do evento por gostarem de Filosofia, escolhendo a oficina ‘A felicidade é uma explosão’, para elas, uma maneira de trocar experiências com alunos mais velhos que ajuda a aceitar opiniões diferentes. 

A aluna do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Bento Gonçalves, Mathielly Wichoski, 15 anos, relatou que o interesse sobre a Filosofia e a relação com o tema proporcionou uma vivência diferente, a partir de dinâmicas utilizando desenhos e debates organizados em grupo.

Fotos: Claudia Velho