Projeto Juntos na Diversidade incentiva a preservação linguística e cultural.
A segunda edição do programa de incentivo à preservação da diversidade linguística e cultural – “Juntos na Diversidade” – uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e a Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural e Assessoria de Desenvolvimento Regional, com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) , teve seu lançamento nesta quarta-feira, dia 12 de julho, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.
O lançamento desta edição reuniu representantes de entidades dessas línguas em vários municípios da região. Na oportunidade, o assessor técnico da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, João Tonus, salientou a importância de se dar visibilidade e reconhecimento à diversidade cultural existente no Rio Grande do Sul. “Se antes as línguas eram censuradas, agora elas precisam ser incentivadas. É preciso manter viva a perspectiva forte que o Rio Grande do Sul tem com a sua diversidade cultural que a língua sustenta. Conforme a Unesco, a morte de uma língua empobrece a humanidade”.
Quanto à UCS ser responsável pela condução desse programa, Tonus destacou o importante trabalho realizado pela instituição – indicada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – em fazer o inventário do talian. “Todos os municípios deveriam realizar um censo sobre as línguas existentes nas suas comunidades”.
Ao renovar a parceria com a Secretaria do Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e também como Banrisul – com a assinatura de termo de cooperação técnica e contrato de patrocínio – o reitor Evaldo Kuiava enfatizou não ter dúvida “que a questão da diversidade cultural é uma riqueza que temos”. Ao citar o filósofo Heidegger – “A linguagem é a casa do ser. É nessa morada que habita o homem” – o reitor ressaltou que “nossa identidade é a linguagem. É a partir dela que saímos em direção ao mundo, que temos a dimensão e compreensão das coisas”.
A solenidade contou com a apresentação artística do Coro Infanto Juvenil Canarinhos de Farroupilha (que conta com 43 integrantes regidos pelo professor Celso Fortes e apoio da Prefeitura Municipal de Farroupilha e da Escola Estadual de Educação Fundamental Carlos Fetter) e palestra da professora Dra. Beatriz Kanaan, que transcorreu sobre “Diversidade cultural”.
“Juntos na Diversidade” é um projeto de incentivo à preservação da diversidade linguística e cultural, cujo público-alvo são crianças e jovens. O projeto foi concebido no âmbito do Comitê Estadual dos 140 anos da imigração para as colônias, sob a coordenação do Governo do Estado, e se estende ao conjunto das línguas nativas e de imigração, em particular o talian, polonês, alemão e o kaingang.
Até o dia 25 de julho, escolas e grupos artísticos e culturais da comunidade regional podem se inscrever para participarem do projeto, que conta com apoio do Banrisul.
Fotos: Claudia Velho